Vida em arco-íris.

por

Não pensem que esse blog está entregue as baratas, estava só dando um tempo para colocar a vida em ordem e definir os próximos passos. Não tenho como agradecer as mensagens lindas e os emails de apoio que recebi nesses ultimos dias. Me sinto muito amada e isso é muito bom. Obrigada gente!

A vida é cheia de surpresas, as vezes ela aparece romântica cor de rosa, outras vezes ela vem em tons de amarelo radiante, mas pode acontecer de aparecer em um tom de roxo meio triste. Mas so cabe  a você saber interpretar essas cores e definir se vai ou não pintar um arco-iris com elas. E assim está sendo minha vida, cada dia uma cor diferente. Mas eu tenho escolhido ver o lado mais bonito das cores, mesmo daquelas que eu não gosto tanto.

Sou muito fatalista e acredito que tudo na vida tem um motivo, pois tudo são ciclos com começo, meio e fim.  E como diz Glória Hurtado, “Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver”.

Desde que me mudei pra DC, há cinco anos atrás, sempre quiz morar numa townhouse. Que são aquelas casas típicas de filme em cidade grande. A Carrie do Sex and the City morava num predio estilo townhouse. O fato é que nunca deu certo morar numa townhouse, ou porque era muito caro, ou porque nao ficava numa localização que eu gostava, ou porque era velha demais. Sempre tinha um porque e meu sonho parecia ficar mais e mais distante. Mas como a vida dá muitas cambalhotas, ao final do mes de maio irei realizar meu sonho e estou me mudando para uma charmosa townhouse numa rua super colorida em DC <3

Texto lindo da Glória Hurtado que uma leitora compartilhou comigo.

Encerrando Ciclos

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos – não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação?
Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país?
A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração – e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.

Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa – nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.

Deixe um comentário!

13 comentários

  1. Jess Lice

    que tudo de boM!!!
    Boa sorte nessa nova etapa <3

    Responder
  2. Liliana

    Manu, esse texto definitavamente não tem características do Fernando Pessoa. Respeito a boa iniciativa da sua leitora, mas respeito mais ainda ao Fernando. Dando uma simples “googlada”, é possível encontrar que quem escreveu esse texto se chama Glória Hurtado. Há muitos textos por aí atribuídos a autores importantes que não são, especialmente ao Caio Fernando Abreu e a Clarice Lispector. Frases que, na minha humilde opinião, se perdem ainda mais porque são tiradas de contexto.
    Muitas coisas legais nessa sua nova fase! Qualquer mudança, mesmo as boas, é feita de etapas. Acredito também que as coisas geralmente acontecem por um motivo, mas é normal levar tempo para processar tudo e se adaptar a uma nova vida. É normal sentir raiva, negação e tristeza, somos humanos. Com todo respeito, não me manifestei antes porque todo mundo parece estar numa de “supera rápido”, e acho que a coisa não é bem assim. Tome o tempo que achar necessário e siga em frente, é claro, mas não deixe de viver cada fase.
    Fica ao seu critério publicar este comentário ou não, não ficarei chateada se não, eu entenderia. O importante era dar o recado para você mesma, e não necessariamente torná-lo público.
    Aconteça o que acontecer, que você continue a ser essa pessoa cheia de vitalidade que é, o que me parece ser a sua maior virtude! XO

    Responder
  3. Camila C

    Acho lindo townhouse! Sempre quis morar em uma também :)
    Que essa etapa na sua vida seja a cada dia mais feliz!
    Beijo

    Responder
  4. jo

    Nossa, como é bom saber que voçê está bem,e, que as coisas estão se encaixando. Estava tão peocupada =/ (sem ao mesmos te conheçer, tomei um enorme carinho por voçê, devido aos seus posts e que pelos quais me apaixonei e que por intermédio de alguns, pude tomar decisões importantíssimas. Obrigada!)

    É uma delícia ler a seu blog em um dia de chuva como o que eu estou tendo hoje, é uma sensação muito gostosa (Risos) e melhor ainda é saber que voçê está seguindo em frente e com pesamentos positivos.

    Muitas felicidades para voçê em seu novo lar dos sonhos, muitas mesmo!

    E que texto belíssimo do Fernando Pessoa, amei, não conhecia este texto. Muito inspirador e cativante.

    Siga em frente Manu, vá realizar seus mais lindos sonhos e sem olhar para trás. Sucesso na vida.

    Beijo.

    Responder
  5. Lunara

    Adorei essa ultima frase: “Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é”.
    Que texto maravilhoso!
    E verdade que as mudanças assustam e a gente sempre procura uma explicação.
    Está de parabéns!
    :D

    Responder
  6. Frau

    Que maravilha…já estou imaginando como a decoração…que bom ver que vc já está fazendo uma boa limonada com “esse limão”…é isso aí bola pra frente, mas sempre respeitando seus momentos..boa sorte, que Deus te abençoe muito nesta nova etapa que tenho certeza será cheia de sentimentos, pessoas e situações maravilhosas…bjs.

    Responder
  7. Luciana Alves

    Eu amo este texto. Ele tem me ajudado em vários momentos. Às vezes é difícil simplesmente seguir, mas é preciso. E você está seguindo com sua vida. Isso é ótimo. Parabéns. bjos

    Responder
  8. Manu

    Você falou em cores que a vida tem e eu lembrei que na minha existe um lugar que são as pessoas que colocam suas cores nele. Cada pessoa em que convivo tem uma cor, embora algumas ainda não pintaram a sua ou eu ainda não a identifiquei. Só sei que este lugar é mto colorido, independente da cor que a vida está, se está cinza, cor de rosa ou feito arco-íris. E é tão bom olhar pra ele e ver o qto de azul ele está ou o qto de rosa… vejo que a pessoa é mto presente na minha vida, significando-se no que é mais precioso pra mim. Aí, a vida mesmo estando em tons de inverno torna-se colorida a partir deste lugar cheio de significados e significantes. =)

    Muitas felicidades pra vc nesta nova fase… que sua townhouse seja do jeitinho que vc sonhou. Bjns.

    Responder
  9. Angelica

    Vc é mesmo uma fortaleza, digo isso porque me separei recentemente e não é fácil…te admiro muito, e te desejo tudo de muito bom…bjos

    Responder
  10. Nathiane Capibaribe

    A vida segue, e mais uma vez você é exemplo disso! Feliz por te vê colher só os bons frutos!

    Responder
    1. Emanuella Maria

      obrigada <3

      Responder
  11. Juliane

    Oi Manu,

    Fiquei contente em entrar no seu blog e ver que aos pouquinhos vc esta se recuperando…Eu nao era muito de ficar antenada com o mundo virtual, mas agora estou morando em outro Pais e na falta de familia, amigos e trabalho tenho muito mais tempo livre (..em fase de adaptacao…) e pude conhecer o seu blog…adorei seu jeito …
    Espero que seu coracao seja curado rapidinho e que voce encontre novamente a felicidade…
    Um beijao no coracao e forte abraco e que Deus te abencoe.!!

    Responder
  12. Luiza

    Manu! Amei o post, amei o blog… Tô chegando aqui hoje, por intermédio de outro blog que adoro, o “A Casa que a minha vó queria”… Assim como a Ana, já estou xonada!
    O que tenho pra te dizer sobre esse post é: Nada é por acaso!!! Teu sonho se realizou com “um plus a mais”!!! Além de ser uma townshouse, é numa rua colorida, alegre, festiva!!!!!
    Tudo de melhor nessa nova etapa da tua vida!!! Estarei sempre por aqui! (um pouco mais de amor pra ti!)
    Beijocas!!!

    Responder