Quando você vai encontrar um tempo pra você mesmo?

colorado_aspen_2013

“Às vezes, a coisa mais importante em um dia inteiro é a pausa que temos entre duas respirações profundas.” ~ Etty Hillesum

Tem dias que eu desejo que o dia tenha mais de 24 horas para terminar tudo da minha lista de coisas para fazer. Além do trabalho de oito horas por dia, tem o Yoga ,  a academia, a aula de pintura, tenho que dar atenção ao namorado, a limpeza da casa, cozinhar, atualizar o blog, responder e-mails,  encontrar com os amigos, ligar pra família no Brasil. Ufa!!

Você já se parou pra perguntar, quantas horas de seu tempo são dedicadas ao trabalho, dentro e fora de casa? Quantas delas são dedicadas a cuidar do outro? Quantas são para cuidar das obrigações cotidianas? Mas e para você, qual é a fração do tempo que resta? Se é que resta, depois de tanta correria, não é verdade?

Pensando nisso eu resolvi fazer algumas mudanças na minha rotina.  Tiro um momento todos os dias pra recarregar minhas energias, para me acalmar, me planejar, entrar em sintonia comigo mesma. E aconselho a você a fazer o mesmo. Sei que no início não é fácil encontrar espaço para nós mesmos na agenda. Mas se a gente não o fizer, esse espaço nunca estará disponível, acredite.

Chega da desculpa de que o dia é pequeno demais para tantas coisas – Se o dia fosse maior, provavelmente você iria enchê-lo com outras dezenas de compromissos e sempre faltaria tempo. É que nem aquela história, quanto maior é sua bolsa, mais cacareco você vai colocar nela!

COMECE HOJE MESMO

A ideia é se dedicar a você mesmo, de maneira sagrada e comprometida, por pelo menos 15 minutos do seu dia. Não precisa ser algo mirabolante. Pode ser algo simples, segue algumas idéias:

♡ Se desplugue da internet, coloque o telefone no silencioso e vá caminhar no parque ou numa rua calma e tranquila que tenha perto da sua casa.

♡ Sente num banco e fique observando o movimento da vida e relaxe.

 vá para seu jardim e dedique um momento pra cuidar das suas plantinhas. Não tem um jardim, faça uma horta no seu quintal, comece um jardinzinho de temperos na janela da cozinha.

♡ Vá ler calmamente aquela revista que você assina e joga no canto da sua casa. Ou comece a ler um livro novo que você está planejando há tempos. Aliás, você já terminou de ler aquele livro que começou meses atrás?

♡ Faça uma massagem nos seus pés no final do dia, usando o seu melhor creme hidratante ou o seu óleo mais cheiroso.

♡ Vá pedalar e se conectar com a vizinhança. Perceba a vista, as pessoas, a paisagem.

♡ Prepare um lanche especial para você, cuidando de cada detalhe que lhe agrada, mesmo que seja só um sanduiche e um suco e come calmamente no seu canto preferido da casa. Ou melhor, vá fazer um picnic e comer num parque.  Eu tenho uma varanda na minha casa e gosto de sentar lá no final do dia, na hora do pôr do sol. Geralmente eu faço um chazinho de gengibre, limão e mel, pego uns biscoitinhos amanteigado e gosto de sentar lá pra curtir meu momento.

O tempo de presente é o melhor presente que você pode dar pra você mesmo. Primeiro porque você vai aproveitá-lo e segundo por que vai dar espaço pra você conquistar seus sonhos.

Faça a sua própria lista, acrescente a cada dia algo especial e que lhe faça se sentir bem. Comece reservando pelo menos 15 minutos na sua agenda, todos os dias, para cultivar o prazer e o bem-estar. Marque mesmo, defina a cada dia um horário, deixe visualmente escrito para que você se acostume com a ideia de que aquele momento é seu. Banque esse compromisso gostoso com você mesma.

Você gostou desse post? Compartilhe!!!

Google

Deixe um comentário!

7 comentários

  1. Gorete

    Muito o que foi comentado nesse post..condiz com a nossa realidade, o nosso dia a dia..Nessa vida corrida em que vivemos, prescisamos dese momento para o nosso bem estar e bel prazer

    Responder
  2. Paula Fliess

    o que realmente importa, e nos falta… ♥

    Responder
  3. Lainne Araaújo

    Verdade, ótimo texto =)

    Responder
  4. Dilce Carolina Rossato

    Amei… ! Não nos damos conta que ter amor próprio é necessário….Obrigada!

    Responder
  5. Perfeito! Acho que essa correria toda é o que me faz me sentir triste ás vezes! É bom fazer o que gostamos de vez em quando. Faz bem ao ego!

    Responder
  6. Gostei imenso do seu texto. E é nesmo verdade! Na nossa correria de sempre tudo se faz em corrida contra o tempo sem o sentirmos…temos de mudar! Obrigada por me lembrar!…

    Responder