Tempo de mudança

Estações mudam, e nós também.

Estações mudam, e nós também.

Quando acontecem mudanças na nossa vida, muitas vezes nos sentimos perdidos, procurando conforto, sem saber por onde começar. É um sentimento normal, afinal mudanças as vezes assustam. Mas com o tempo, começamos a ver com mais clareza e as mudanças se tornam nossos aliados. Como diz o ditado: “mudanças são sempre boas”.

Recentemente minha vida sofreu por uma mudança radical e apesar de ter sido difícil os primeiros dias, acredito que esta mudança está sendo positiva. Claro que ainda estou definindo meus passos, estou tentando me re-encontrar e começar uma nova vida. Ainda vou precisar de tempo para mim, curar as feridas, mas a vida é como um carrossel, que roda no mesmo lugar, naquele balanço constante, mas ás vezes você precisa descer.

Sei que muita gente por aí, também está passando por um momento de mudança na vida e quero compartilhar com você três novas lições que estou aprendendo com as mudanças:

1 – Mudanças nos fazem mais flexíveis. Ser teimoso e resistente ao novo nos deixa apreensivos. Mudanças ajudam a você a viver mais o momento e se deixar levar sem rumo, e isso é sempre bom.

2 –  Mudança nos deixam mais espertos. Se nada na sua vida mudar, você nunca aprenderá algo novo. E com as mudanças você aprende novas habilidades – mesmo que seja apenas como adaptar-se. Hoje você é muito mais esperto do que você era ontem.

3 – Mudança nos faz lembrar que tudo é possível. É fácil pensar que tudo o que está preso vai ser para sempre sempre (ou seja, a carreira que não vai levantar do chão ou o relacionamento sem graça que você vai empurrando). Mas quando você vê as coisas mudando, seja na sua vida ou na vida de alguém é o incentivo de saber que nada permanece do mesmo jeito para sempre.

Deixe um comentário!

21 comentários

  1. Regina

    Lindaaaa mta força pra vc, mta energia positiva e pode acreditar vc está nos pensamentos e orações de tds suas leitoras. Super beijo e forte abraço, fica com Deus.

    [Reply]

    Responder
  2. Ana Flávia

    Esse termo “… relacionamento sem graça que você vai empurrando.” parece que foi escrito para mim.
    Preciso de uma mudança, mas antes preciso de coragem, para fazê-la acontecer e conseguir vivê-la.
    bjos

    [Reply]

    Responder
  3. Frau

    Olá Manu, sempre passo por aqui, mas nunca havia feito um comentário.
    Nossa não imagina o quanto essas palavras me confortaram, também estou passando por algo inesperado em minha vida e a primeira sensação é “o que eu vou afazer agora?”. Mas, realmente o tempo tem se mostrado amigo e a dor e o temor estão ficando cada dia mais distantes, e o que tem ficado é o aprendizado.
    Força para ti, que esse recomeço seja sublime, haverá dias em que a autoconfiança vai tentar te abandonar e ás vezes o que vai precisar é de um bom choro debaixo do chuveiro para reanimar…mas lembre-se… “Tudo tem começo e meio, o fim só existe para quem não percebe o recomeço.”

    Bjs..

    [Reply]

    Responder
  4. Bruna Otomura

    Manu, que bom que você está se sentindo um pouco melhor agora… Espero que essa mudança faça-lhe crescer ainda mais como pessoa que acredite, sua vida pode estar lhe reservando coisas muito boas… Lembre-se, estamos torcendo muito por você! Vc dará a volta por cima e quando td passar vc tirará o melhor do que aconteceu… Como vc sempre nos ajudou com seus textos, estamos aqui pra vc agora…

    [Reply]

    Responder
  5. Kássia Almeida

    Boa noite Manu! Há pouco tempo leio seu blog, e confesso que ele já me ajudou bastante, e sou super grata a você por isso! Hoje abri seu blog em busca de palavras que me acolhessem, mais vejo que hoje vc é quem precisa delas! Então .. queria lhe propor um desafio que vc já nos propôs .. SORRIR! Apenas sorrir! Pois como vc mesma disse, mudanças vem pra nos fortalecer, e vc está num momento de fortaleza, então use teu sorriso para que tudo seje mais facil! Pois com teu sorriso sempre aberto, que audácia a tristeza terá pra te dominar?

    [Reply]

    Responder
  6. Carol

    Sempre abro um sorriso de identificação quando leio seus posts. Tão bom..

    Beijos,

    [Reply]

    Responder
  7. jo

    Nossa, Manu, fico tão feliz em saber que as coisas estão se encaixando em sua vida!! Isso nos mostra o quanto podemos aprender com as mudanças e tenho a certeza de que elas não veem sem algum motivo, seja ela para acrescentar ou para que mudemos certos hábitos, enfim, as mudanças são inerentes ao homem, então tire o que de melhor elas podem ofereçer, não fique lamentando que tal coisa deveria ser de um jeito x,mas quando na verdade fica bem melhor de jeito y, só assim as coisas fluem…

    Desejo tudo de melhor para vc nessa sua nova fase, seja ela sobre quais circunstâncias forem, seja sempre forte e tenha a certeza que fará (fez)uma escolha feliz.

    Beijo grnde e tudo de bom mais uma vez.

    P.s Nos mantenha informadas!! =D AMO ler ao seu blog!

    [Reply]

    Responder
  8. Sueli Oliveira

    Querida, voce e das pessoas que fazem “as coisas acontecerem” e isso e muito bom, voce nao parece ser do tipo de deixar a vida no conformismo… Isso significa coragem! Amiga bola para frente… Já já voce encontrara seu novo caminho tenho certeza, simplesmente e uma questão de tempo e paciência, difícil sim pode ser, mas com certeza tudo vai dar certo!
    Muitos beijos

    [Reply]

    Responder
  9. viviane

    oi manu,
    Só queria dizer que seja lá o que você está passando seja um pouco mas forte do que você já é. Acompanho seu blog á algum tempo e sei que você é um mulher forte , corajosa e admirada. Sei que você já conquistou coisas que muitas pessoas desejam mas mas tem medo de tentar. Ou medo de perder algo que eles nem ao menos se atreveram a ter. Você é uma mulher muito querida e admirada até mesmo por quem não te conhece pessoalmente . Eu estou segura que esse momento de tempestade vai passar logo.

    [Reply]

    Responder
  10. Mônica

    Manu !!!
    Tenho certeza de que vc vai passar por isso logo logo e vai nos contar belas histórias de crescimento.
    Novos caminhos irão se abrir, outras janelas.

    Vai dar tudo certo, porque vc é uma pessoa que deseja ser feliz !!!!

    Bjão, fica com Deus

    [Reply]

    Responder
  11. Maraysa Carvalho

    Manu, todas as minhas melhores energias eu dedico a você.
    Força, fé, coragem, sabedoria, luz e amor.
    Grande abraço de sua leitora assídua.
    Mara.

    [Reply]

    Responder
  12. TALI

    Oi Manu Força, coragem nunca comento nada, mas Adoro seus post sempre me ajudam muito voce é muito inteligente. TE ADORO FICA COM DEUS QUERIDA E FORÇA DEUS TE ABENÇOE UM BEIJÃO DE SUA FÃ TALI

    [Reply]

    Responder
  13. Rayane Souza

    Manu,muitas forças para você que você esqueça do passado e bola para frente,que uma nova vida irá surgir.Que você não fique triste,que Deus te de muita fé e esperança para o que vir pra frente!

    [Reply]

    Responder
  14. Silvia

    Sucesso nessa nova fase! Que seja um período de grandes alegrias e conquistas!

    [Reply]

    Responder
  15. Trat

    Que você tenha forças para suportar tudo. O tempo vai ajudá-la. Fica com Deus.

    [Reply]

    Responder
  16. Gabriella

    Fica bem, viu! Tenha certeza de que será um período de muitas descobertas e coisas maravilhosas. Conte sempre com a ajuda de Deus! Ele é o nosso melhor amigo, sempre sempre! Beijo super grande!

    [Reply]

    Responder
  17. Gabriella

    Encerrando Ciclos (enviar por aqui é melhor 😉

    Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos – não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

    Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação?
    Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país?
    A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

    Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

    Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

    As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração – e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

    Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
    Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

    Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.

    Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa – nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.

    [Reply]

    Responder
  18. Mariane

    Muita força, essas mudanças nunca são em vão. Deus sabe o que faz, mesmo que pareça confuso em nossas mentes. Nada é facil, nem duradouro mas é uam benção. Aproveite essas mudanças para observar em sua volta e a você mesma e perceba que será benefico todas as pedras, essas mudanças para o seu crescimento e sua felicidade. Cada pedrinha é um degrau desfarçado. Sorte, fique com Deus <3

    [Reply]

    Responder
  19. Mariane

    “Não podemos parar no nossos limites humanos. Precisamos avançar, dia após dia, com coragem e determinação. É claro que sozinhos não conseguiremos nada, mas apoiados na Misericórdia Divina , somos capazes de caminhar a passos largos e desbravar novos horizontes, porque ela nos traz a força da vida que vem de Deus e nos sustenta.” – Luiza Santiago
    Sempre leio alguns posts do site da Canção Nova, acho que não importa religião e sim a mensagem. Li e sei lá, resolvi transcrever para ti. Sorte <3

    [Reply]

    Responder
  20. Dayenne

    Hee Manu como sempre inspirando nossos dias.

    [Reply]

    Responder
  21. Esporte

    Muito legal seu post! Mudanças as vezes são necessárias mesmo!

    [Reply]

    Responder