Super Guia para Sobreviver a TPM

Ahhh TPM. (Desculpe, rapazes.) Será que tem alguém que realmente gosta? Acho que não. Mesmo aquele povo super-raiz, “Mãe Terra” que gosta de falar sobre os ciclos da lua, provavelmente, (mesmo que secretamente) detesta a tão famosa TPM!

Eu sei que no meu caso eu sou um completo clichê. Sempre sofri de cólica, e todo primeiro dia do meu ciclo tenho uma dor de cabeca péssima, minhas pernas ficam inchadas, sinto minhas roupas apertadas, tenho desejo por açúcar e posso comer um pote de sorvete em menos 1 hora. Ja deixo o creme de espinha no banheiro e um pacote de lenço na bolsa porque choro por tudo. Até comercial de sabonete me emociona. Eu realmente fico “moody”, impaciente, sem contar os chocolates. Ahh gente, sou o protótipo da TPM quando esta chegando (e durante) meu ciclo.

Com estas coisas em mente, eu pensei que era o momento certo para escrever sobre uma seleção de coisas que podem fazer “essa época do mês” ir um pouco mais suave. Como podemos torná-la mais relaxante e agradável, e menos estressante? Eu tenho algumas idéias e voces podem me ajudar com as suas ideias, afinal esse blog tambem eh um lugar pra trocar figurinhas!

1. Usar uma lingerie linda (e confortavel)!

Sei que é tentador usar aquela calcinha mais foló nesta semana, mas resista! RESISTA! Claro, você precisa de algo confortável, mas vestir algo uó faz essa semana ficar mais desconfortável ainda.

Felizmente, eu só descobri  uma calcinhas próprias pra menstrução , chamadas Harebrained Period Panties, e eu adoro!

2. Saiba quais alimentos deve abraçar … e quais deve evitar!

A má notícia é que os alimentos que você provavelmente está desejando – como açúcar, sal, café e álcool – só irá agravar seus sintomas e fazê-los piorar. Tô mega-triste!

Aqui está o porquê de evitar essas coisas. Comer açúcar aumentara seu pico de açúcar no sangue e depois bruscamente vai cair , o que irá torná-la ainda mais irritada. Sal irá causar maior retenção de água, por isso, se você já está se sentindo inchada, uma grande tigela de batatas fritas vai fazer você inchar mais! Finalmente, a cafeína eleva produção de estrogênio, que por sua vez provoca sintomas da TPM ainda mais louco. Ela também irá aumentar consideravelmente sensibilidade mamária, muito!

A boa notícia é que há uma abundância de grandes coisas que você pode comer o que vai realmente fazer você se sentir melhor!

Coma com mais frequência! Quando você come com mais regularidade, ela mantém o seu metabolismo acelerado, que por sua vez lhe dá mais energia e fará você se sentir bem. Na verdade isto é verdade o tempo todo, não apenas durante a semana da menstruação,  tentar ter cinco-seis refeições pequenas durante o dia ao invés de três grandes, vai fazer você se sentir melhor!

Ingira uma extra dose de vitamina B6 e vitamina C! A vitamina B6 é como um pequeno milagre: ela ajuda a aliviar os desejos pré-menstruais, diminui o cansaço, as alterações de humor, a retenção de água e inchaço. O que é uma beleza! Há uma grande quantidade de vitamina B6 em peixes , na carne de peru, castanhas, bananas, batatas e ovos. A vitamina C tambem ajuda a reduzir sintomas – você pode obtê-la em todas as frutas cítricas, ou no couve.

Beba muita água! Mesmo que pareça contraditório, já que provavelmente você está retendo água, mas mantendo-se hidratada vai realmente fazer você se sentir muito melhor. Na verdade, algumas das razões que você está segurando toda a água no seu corpo, pode ser apenas porque você está desidratada! Beba bastante H2O e sinta a diferença!

Se você tem enxaqueca, mude o que você come! Se eu comer minha dieta nomal, eu tenho enxaquecas que me tornam incapacitada no segundo dia do meu período. No entanto, se eu fizer um esforço para cortar no pão branco, açúcar refinado e laticínios, e optar por substituir os alimentos com mais legumes, frutas, nozes, frango ou peixe! É um alívio imenso. Eu definitivamente recomendo tentar isso uns tres a quatro dias antes do seu ciclo e durante tambem.

3. Evite manchas e espinhas!

Na semana que antecede e durante o seu ciclo, tenha um cuidado extra na sua pele. Além das coisas habituais, como lembrar de tirar o seu make-up durante a noite antes de dormir, aqui estão algumas outras dicas que voce pode tentar!

Coma alimentos ricos em vitamina A & D! Eles são ótimos para a pele e irá ajudá-la a evitar manchas. Algumas excelentes fontes de vitamina A & D sao as cenouras, espinafre, melancia, pimenta,damascos secos, salmão, atum, ovos & cogumelos!

Tome suco de limão durante o dia. É maravilhoso para a sua pele!

4. Mexa-se!

Por mais tentador que seja para passar quatro dias enrolada embaixo das cobertas, assistindo e re-assistindo os terríveis reality shows, você vai se sentir muito melhor se você se levantar e se mover! Serio gente!

Você não tem que correr uma maratona ou andar a cavalo ao longo da praia, como as mulheres nos comerciais do Always … Pode ser algo fácil, um simples alongamento ajudará maravilhosamente.

Minha mais nova obsessão é o yoga. É muito gratificante e definitivamente uma boa maneira de alongar, ajuda na respiracao, nas dores. Há varios tipos de yoga, do lento ao mais fácil, mais rápido e ate mais “brutal”, tente conhecer algumas variações e veja qual você mais gosta. (Comecei fazer o Ashtanga Vinyasa na academia do trabalho, e é o meu tipo favorito!) Minha parte favorita da classe, porém, é onde você se deita no final e tira um sono sob um cobertor. É uma sensação tão incrível, adoro!!!

Tente um bambolê! Volte a ser criança. O bambolê é um excelente exercício para aumentar a circulação abdominal, diminuindo as cólicas e o inchaço, além de ser divertido.

5. Utilize o poder dos óleos aromáticos!

Eles podem fazer você se sentir muito melhor! Você pode adicionar algumas gotas num balde com agua, (se nao tiver banheira em casa) e tomar um bom banho quente, no final joga essa agua cheirosa do pescoco pra baixo e deixa secar naturalmente. Coloque umas gotinhas no queimador  e deixe todo o ambiente com um chero agradavel, ou você pode pingar um pouco de oleo nas pontas dos dedos e massagear nas laterais da sua testa.

Em relacao as fragancias,  bergamota e sálvia podem ajudar a manter o seu humor mais ameno, mas se você simplesmente se sente pessima em geral, você pode usar gerânio. Se você está mais chateada do que irritada, tente óleo essencial de rosa. Lavanda pode ajudar a relaxar, enquanto pimenta pode aliviar dores de cabeça. Limão eh ótimo para o inchaço também.

Segredo: eu adoro usar oleos nas minhas pernas inchadas, sempre peço pro meu marido fazer uma massagem nas minhas pernas depois do banho =) Ajuda muito!!

6. Não faça nada doloroso!

Você provavelmente já aprendeu isto, mas fique longe de coisas dolorosas na semana que antecede e durante o seu ciclo.  Coisas como tirar a sobrancelha e depilar podem parecer uma tortura. O corpo fica mais sensivel. Nada de inventar de fazer uma tatuagem nesse periodo. Deixe o seu salto de 12 cm  no armário e arrase neles quando estiver se sentindo melhor!

7. Pegue um saco de água quente … ou um pequeno animal!

Sacos de água quente é um salva-vida nesse momento. Eu sempre tenho um a mão e coloco sobre a minha barriga, ou na parte inferior das costas, para ajudar a aliviar a tensão muscular. Se você nao tem um saco de agua quente a sua disposicao,  coloque um animal de estimacao (tipo um gatinho) dormindo e fazendo peso na sua barriga! Isso ajuda muito, e vai te fazer sentir muito melhor!

8. Arruma-se!


Uma roupa mais alegre e jovial e um rosto com uma pintura discreta deixarão você mais bonita e se sentindo mais autoconfiante. Mesmo que não pretenda sair de casa, arrume-se para esperar seu marido/namorado. Nunca descuide da sua aparência. A auto-estima geralmente fica baixa no período pré-menstrual. Elevá-la é fundamental, pois você terá mais disposição para tudo e não se sentirá tão mal. Às vezes, a melhor coisa a fazer quando você está se sentindo acabada é ir em outra direção. Entre debaixo do chuveiro e lave o seu mau humor, em seguida, coloque aquele seu vestido favorito & va FAZER algo! Ver uma exposição de arte que você está morrendo de vontade de olhar, ir ao cinema, mesmo que sozinha, ou ate ir ao supermercado. Realmente não importa o que você faz, contanto que você der um grau pra ocasião.  Isso vai ajudar a fazer voce se lembrar,  que voce eh linda e que o periodo eh algo temporario.

Deixe um comentário!

5 comentários

  1. Leli Correia

    Amei essas dicas… e vou colocar algumas em prática já!

    [Reply]

    Responder
  2. Ahlana Ramalho

    Ótimas dicas viu, vou tentar seguir a maioria =))
    gosto muito desses posts com dicas, sempre aproveito algo!

    beijo

    http://www.dommas.com.br

    [Reply]

    Responder
  3. Franciele Santana

    ótimas dicas, algumas eu vou seguir .. mas, de modo geral eu tenho sorte, pois minha TPM não é muito forte e nem frequente, ela acontece as vezes …

    Se puder, segue meu blog?
    http://temainconstante.blogspot.com/
    beijos :*

    [Reply]

    Responder
  4. Mirella

    Eu nem preciso dessas dicas, nem tenho tpm!
    Kieh??? ta duvidando!?!?!?!?
    kkkkkkkkkkk ;*

    [Reply]

    Responder
  5. Marcelle Mendes

    Adorei as dicas e algumas delas eu já pratico, como:
    Sempre procuro usar lingeries confortáveis, mas bonitas (com renddas principalmente).
    Bebo muita água
    Uso cremes para as espinhas
    Faço caminhadas e só uso rasteiras
    E uso bolsas quentes na lombar e na barriga. Engraçado que tenho um cachorro pequeno, Pinscher, que sempre que estou com cólicas encolida na cama, ele vem sorrateiramente, lambe meu rosto e deita na minha barriga. Isso é bom… rsrs
    Meu único pecado nessa época é o chocolate, viro uma louca esfomeada quando estou sem comê-lo… Tenho que me controlar… rsrs
    Bjks

    [Reply]

    Responder