Sacie um pequeno prazer

OS PEQUENOS PRAZERES DA VIDA

“A felicidade consiste em viver cada dia como se fosse o primeiro dia de sua lua de mel e no último dia de suas férias.” ~ Leo Tolstoy

Quando eu paro pra pensar tenho uma lista épica de pequenos prazeres da minha vida.

Assistir Games of Thrones e Mad Man no domingo a noite. Sorvete de manga na casquinha. Fazer doce de leite caseiro e comer as raspas da panela.  Passar um sábado de pijama lendo meu livro favorito. Tirar um dia de folga na semana e fazer uma fuga da cidade. Dormir até as 10 da manha num sábado. Sentar num bar em Fortaleza e pedir uma cerveja estupidamente gelada. Andar de bicicleta num dia não muito quente e não muito frio. Pão quentinho com uma manteiga derretando. Tomar banho de chuva…

Ahhh, eu encontro tanta alegria fazendo essas coisas, que alguns chamas de pequenos prazeres, outros de “guilt pleasures” prazeres culpados, mas que eu nunca senti nenhuma pontada de remorso.

Aqui nos Estados Unidos, nos 40 dias que antecedem o domingo de páscoa, muita gente deixa de fazer algo que gosta, pra receber algo em troca. O mais comum é relacionado a comida. Muitas pessoas deixam de comer açúcar ou cortam carne vermelha da dieta e só voltam a comer depois da páscoa. Eles chamam isso de lent. Uma vez perguntei a um amigo se ele ia fazer lent e ele respondeu inocentemente “já há tantas negações na vida – por que eu deveria optar por desistir de mais uma outra coisa”, eu ri alto.

Muitas vezes a vida exige – jogo de cintura, trabalho duro, maturidade – e acaba nos negando certas coisas simples. De vez em quando é bom para a alma, perder o controle. A vida é curta e no final de tudo isso, você quer ser capaz de olhar para trás e saber que não só trabalhou duro, mas que você também aproveitou tudo que a vida tinha para oferecer.

Por isso eu aconselho, vá em frente e sacie um pequeno prazer hoje.

Uma dica que dou é criar uma kit de emergência de pequenos prazeres. Arrume um potinho de compota ou uma caixinha e alguns post –its. Escreva em cada papelzinho idéias de pequenos prazeres e coisas que te fazem feliz momentaneamente. Seja criativa e adicione qualquer coisa que vem a cabeça. Exemplo:

Passar óleo perfumado no corpo depois de um banho de beleza | Assistir um filme no computador | Comer uma colherada enorme do seu doce preferido | Andar no quintal de pés descalço | Dar banho no cachorro (juro, tem gente que adora) | Experimentar vários outfits e tirar fotos | Criar listas | Cantar a música do Legião Urbana – Faroeste Caboclo | Cozinhar seu prato favorito | Ligar pra sua avó, tia, amiga que você não fala há séculos| visitar o blog Ambiente Vistoriado.

Depois coloque os post-its dentro da sua caixinha. Guarde-a num lugar seguro. Toda vez que você estiver meio down, pra baixo, ou estressada com algo, sortei um post-it no kit de emergência e sacie um pequeno prazer.

pequenos prazeres da vida

Para inspirar mais: O vídeo “The Pleasure Of” compila de uma forma dinâmica diversas coisas simples que fazem a vida ser tão boa quanto ela é.

Um lindo final de semana para todos!!

Deixe um comentário!

2 comentários

  1. y

    Pizza ou batata frita num sábado à noite! Vento friozinho num dia ensolarado! Bolo coberto com glacê! Observar os beija-flores e cambacicas (sebinhos) no bebedouro aqui de casa… Filme ou série no computador num dia friozinho embaixo das cobertas… Passear com a família inteira… Minha lista de prazeres também é composta de coisas simples. Todas elas me fazem feliz. Algumas dependem de mim, outras não e a maioria é baratinha 🙂

    Responder
  2. Renata T.

    Bolo de cenoura com cobertura de chocolate num fim de tarde; Passar esfoliante no corpo; dia no parque; brincar na rua com a minha filha; Pizza no sábado a noite; Abraçar o meu marido numa madrugada fria; Acordar a minha filha com muitos beijinhos.

    Responder