Retrospectiva 2017 – altos e baixos

Todos os anos eu gosto de encerrar o ciclo refletindo no ano que passou. Acredito que fazer essa retrospectiva me ajuda a aprofundar nas lições aprendidas, reviver meus sucessos, focar nos pontos de melhoria e além disso, me faz apreciar mais ainda o poder de um ano novo.

Esse ano de 2017 foi preenchido com muito crescimento, viagens, conexão com amigos, criação e aprendizado. E sou profundamente grata por tudo isso.

Quero dividir um pouco do meu ano com vocês, não para me gabar das coisas que aconteceram, mas para mostrar que também sou humana com erro e acertos e quem sabe te inspirar a ter um ano melhor. Além disso, estou dividindo um pequeno presente no final desse artigo que vai te ajudar com a sua retrospectiva 2017.

Algumas coisas que aprendi esse ano:

• Nossas palavras moldam o nosso mundo.
• Há sempre alguém para oferecer amor, bondade e apoio. Nós só precisamos estar dispostos a pedir o que precisamos.
• O crescimento é gradual, contínuo e desordenado.
• A flexibilidade é uma ferramenta incrível para lidar com tudo isso.

Sucessos de 2017:

1. Casamento – Acredito que de todas as coisas que aconteceram esse ano, o que mais me marcou foi meu casamento em Washington DC. Foi um dos dias mais felizes da minha vida e para sempre vou me lembrar desse momento. Realizei uma celebração pequena, para 80 pessoas (amigos e familiares mais próximos) que nos conheciam bem e vivenciaram junto com a gente o nosso amor nos últimos 5 anos. Foi lindo receber meus familiares do Brasil e amigos que viajaram grande distância para estar com a gente nesse dia tão especial.

2. Viagens – Esse ano fiz viagens fantásticas, tive o prazer de visitar 3 continentes. Fui para a Costa do Marfim na África, visitei um grande amigo em Paris, depois passei minha lua de mel na Tailândia e Bali e agora estou escrevendo esse post diretamente do Brasil. Viajar é uma das minhas grandes paixões e acredito que seja a única coisa que a gente paga e nos deixa mais rico.

3. Trabalho – No aspecto do trabalho esse ano foi bem positivo. Além dos meus clientes de coaching individual, abri duas turmas do meu coaching em grupo Alquimia Pessoal e dei um grande passo fora da minha zona de conforto fazendo meu primeiro workshop presencial em Sao Paulo. Para a gente conseguir resultados diferentes na nossa vida, temos que agir diferente e esse workshop foi bastante impactante. Tenho certeza que foi o primeiro de muitos que virão.

4. Bem Estar – Um dos meus focos em 2017 foi a área do bem estar e como consequência passei a praticar atividades físicas regularmente e entrei no Crossfit. Outro grande passo foi em relação a alimentação, durante 2 meses fiquei sem comer açúcar e inseri uma alimentação mais saudável na minha rotina, comendo “comida de verdade” (sem processados, com muitos vegetais, pouco carboidrato, gorduras boas e proteínas).

5. Redes Sociais – Tive um crescimento significativo nas redes sociais organicamente em 2017. Quando iniciei o ano tinha 6.425 mil seguidores no instagram, hoje dia 20/12 tenho 14.800 mil inscritos. A minha newsletter também deu um grande pulo e hoje tenho 9.234 pessoas que recebem meus emails. Meu grande xodó, o instagram stories passou a fazer parte da minha rotina e eu adoro dividir um pouco da minha vida por lá. Mas também estou sempre dividindo novos insights, dicas, receitas e etc. Pra me acompanhar nos stories é só seguir no insta e clicar para receber minhas notificações >> @emanuellamaria

Meu Fracassos de 2017

Eu considero os fracassos como sucessos, porque mesmo as coisas que dão errado ou não são do jeito que planejamos tem muitas lições por trás. E é uma oportunidade de crescimento e também uma forma de mostrar que não sou perfeita.

1. Nao teve o desafio #vidavistoriada – nos três últimos anos iniciei um projeto gratuito chamado desafio vida vistoriada que teve um grande sucesso. Uma oportunidade de ajudar pessoas se conectarem com elas mesmas e ser mais presente no dia a dia. Esse desafio cresceu em proporções incríveis, porém, esse ano por conta dos projetos pessoais (como o casamento e as viagens), fui adiando esse projeto, até que não encontrei mais espaço para realizá-lo na minha agenda de 2017. Fiquei um pouco chateada em não ter concluído essa meta, mas por outro lado já estabeleci o calendário de 2018 mais organizado e já tenho data para o próximo desafio (eba!!).

2. Canal do Youtube parado – Venho tentando resgatar meu canal do youtube, mas ainda não é uma coisa natural pra mim. Esse ano liberei alguns videos novos, mas não fui consistente. Sempre recebo muito feedback positivo quando tenho video novo e emails pedindo mais vídeos. Confesso que AMO escrever, mas para vídeos as vezes bate aquela preguiça, principalmente quando penso na parte chata da edição. Porém eu sei que com a velocidade que a comunicação, as vezes acho que blog esta ficando ultrapassado e preciso me focar nos vídeos em 2018. Essa com certeza vai ser uma prioridade para o novo ano.

3. Nao consigo comer saudável quando viajo – por mais que tenha inserido uma rotina saudável na minha vida, quando viajo tudo fica embananado. Quero provar tudo, tentar tudo e acabo saindo da linha, que eu sei que não é bom para mim. Eu como muito melhor quando estou em casa, na minha rotina. Preciso aprender a ser mais disciplinada pra continuar no foco durante as viagens em 2018.

4. Um novo hobby– Esse ano de 2017 estabeleci que começaria um novo hobby que não teria haver com exercício ou escrever. Tentei iniciar um novo idioma e fazer aulas particulares de francês, mas não fui consistente e acabei parando. Eu adoro idiomas, e além do inglês, falo espanhol. Quero muito aprender uma nova lingua e não vou desistir do Francês, 2018 vou gerar espaço para isso na minha vida.

Livros que eu li e indico

Pesquisei no meu kindle e no Amazon pra ver quais os livros que eu li esse ano e acabei selecionando os livros que tiveram um maior impacto na minha vida em 2017.

1. Propósito: A coragem de ser quem somos – Sri Prem Baba
2. Originais: Como os Inconformistas Mudam o Mundo – Adam Grant
3. O Codigo do Talento – Daniel Coyle
4. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen R Covey
5. A Arte da Felicidade – Dalai Lama
6. O Milagre da Manha – Hal Elrod
7. Inteligencia Emocional – Daniel Goleman
8. O jogo do dinheiro – Tony Robbins
9. Os quatro compromissos – Don Miguel Ruiz
10. Porque fazemos o que fazemos – Mario Sergio Cortella
11. Roube Como Um Artista – Austin Kleon

Os melhores posts de 2017

Os meus TOP 5 artigos de 2017.

1. Qual o sentido da vida?
2. Pare de esperar o seu sonho
3. Porque a autoajuda nao funciona?
4. Nao tem nada de errado com você
5. Arrumar a cama vai te fazer mais feliz.

Para dar novos passos e pensar nas soluções de ano novo você precisa olhar pra trás e fazer uma retrospectiva do ano que passou.

Olhar para trás é um exercício de crescimento enorme, é buscar pontos de melhoria, agradecer pelas coisas boas, para poder estabelecer as soluções do ano seguinte. E isso vai te dar consciência das prioridades para o ano novo que vai começar.

Para te ajudar, resolvi te PRESENTEAR com um guia com 32 perguntas para usar como ponto de partida e refletir sobre os diferentes aspectos do seu ano que passou. Baixe o guia clicando no link abaixo, tire um momento para você, pegue seu diário e responda as perguntas.

Preencha o formulário com seu nome e email para baixar o guia de ano novo. (Se o formulário não abrir, só clicar AQUI para o link)

Me deixa saber aqui no comentário o que você achou da retrospectiva.

Deixe um comentário!

3 comentários

  1. cristina

    Oi manu, quero te agradecer pela sua ajuda tenho 20 anos e estou tentando medicina ainda nao consegui mais nao vou desistir! Ler seus posts me ajudam muito .. Principalmente quando as pessoas não me apoiam ..
    Manu eu eu tenho uma duvida ter um idol e ruim? E se você amar ele ? Sei que nao vou poder casar nem nada.. Mais e uma pessoa tão especial .. As vezes não sei se isso me faz bem gosto de ouvir as musicas quando estou triste sempre me alegram e me divirto .. Mas as vezes parece tudo ilusório sei la … Eles sao sul coreanos e eu adoro a Ásia sempre gostei muito do Japão agora da coreia do sul também.. Se eu quiser ir la um dia o que devo fazer ? Que passo tomar para ter a vida que eu sempre quis ?

    [Reply]

    Responder
  2. Renata

    Oi Manu! Muito legal sua retrospectiva. Inspiradora! Sempre avalio o ano que termina, mas escrevendo parece que fica mais claro. Grande beijo. Sucesso

    [Reply]

    Responder
  3. Rute Aline

    Emocionante , são detalhes que nos fazem sentir que Deus tem o melhor para nós , basta prestarmos atenção …
    Que Deus abençoe o seu 2018 traga novas experiências , alegria muito amor e sabedoria no seu casamento

    [Reply]

    Responder