Pensamentos soltos sobre a vida “perfeita” das pessoas

A VIDA PERFEITA DAS OUTRAS PESSOAS

Há algum tempo a blogueira do blog Vanilla & Lace escreveu o seguinte no Instagram:

“Se alguém olhou para o meu Instagram e pensou que eu devo ter uma vida perfeitamente linda, eu só queria deixar claro o seguinte. Por exemplo: o que esta foto de sábado não mostra é que eu já chorei três vezes hoje, eu ainda estou com roupa da ginástica e sem maquiagem em quase cinco horas, eu discuti com meu marido, passei o dia inteiro limpando a casa e minha cozinha ainda está um desastre, e eu estou tão pra trás no meu trabalho que eu temo até olhar para a minha lista de afazeres. Eu não escrevo isso para reclamar, eu sou realmente muito abençoada, mas só quero ser aberta e dar-lhe uma visão realista do que um dia pode parecer para mim. Eu luto com a comparação e todos nós precisamos de um pequeno lembrete de vez em quando”.

… E aí lendo isso eu me lembro como a internet é estranha, do lado de fora olhando para dentro. Como ela aproxima as pessoas, mas como também as distanciam. Porém, o mais estranho é que temos que esclarecer para as outras pessoas que as nossas vidas não são perfeitas. Sei que pode  parecer difícil de acreditar, principalmente quando somos bombardeados com fotos de festas divertidíssimas, coquetéis coloridos, comidas extravagantes, vestidos bonitos, sapatos maravilhosos, corpos sarados e viagens incríveis. Mas na realidade, se você pensar bem, tenho certeza que não conhece uma única pessoa com uma vida perfeita, então por que é que a internet faz você pensar que essa pessoa existe? Mesmo as celebridades estão indo para a reabilitação, tem problemas amorosos e acordam do lado errado da cama.

Mas o pior é que até existem blogs e contas no instagram para atacar a vida “perfeita” das outras pessoas. Quando nós “odiamos” alguém por ter uma vida perfeita ou um corpo incrível, não é culpa da pessoa por compartilhar imagens inspiradoras, ou um estilo de vida melhor que o seu.

instagram

Eu não vou Instagram ou no meu Facebook publicar minha cara de ressaca no outro dia depois de uma festa, ou quando estou de TPM e a única coisa que quero fazer é deitar e ficar embaixo das cobertas, ou quando minha casa está de cabeça pra baixo e tenho uma pilha de roupa suja pra lavar. Isso não significa que essas coisas não acontecem comigo. Claro que essas coisas acontecem porque eu sou uma pessoa real, e você é uma pessoa real, e assim é toda a gente. Ninguém tem uma vida perfeita. Mas eu acredito em escolhas e eu escolhi olhar para  a vida como algo abençoado e não reclamar daquilo que não tenho ou daquilo que poderia ter sido. Eu trabalho duro todos os dias para encontrar a alegria no meu dia-a-dia, para não discutir por besteira com meu namorado, para controlar minha insegurança, pra evitar minha compulsão por doces, para fazer o melhor no meu trabalho, para aguentar 50 minutos na esteira sem querer desistir…

Mas ser positivo e compartilhar as partes legais da vida não é um motivo para odiar uma pessoa, ou para ter ciúmes da vida dela. A inveja é uma coisa feia e um atalho para o ódio.

Por favor, procurem não olhar o blog, facebook ou instagram de ​​ninguém e compare sua vida com ele. Lembre-se que “a comparação é o ladrão da alegria”. Em vez de escolher a odiar a vida “perfeita” de alguém, por que não transformar essa inveja em inspiração e escolha viver a sua vida do jeito que você quer vivê-la? Em vez de odiar alguém que está vivendo o seu sonho, por que não sair e perseguir esse sonho também? Mas reconheçam que perseguir seus sonhos e buscar a vida que você sempre quis não significa que você não tenha um dia de cão. Todo mundo tem.

Deixe um comentário!

15 comentários

  1. Tainá Borges

    O mau das pessoas de hoje em dia é pensar que a fulana do instagram ou a do facebook tal tem uma vida perfeita. Quem gostaria de postar uma foto chorando, cabelo bagunçado, limpando a casa? Ninguém!

    http://garotamultifuncional.blogspot.com.br/

    Responder
  2. Jess

    é isso. Perfeito o texto.

    A gente tem uma grande tendência a se comparar com os outros. Eu tenho sentido que a cobrança da sociedade as vezes leva a gente a sempre correr e a sempre querer ser melhor que todos. Isso é doentio, precisamos sempre nos vigiar quanto a esse tipo de sentimento.

    obrigada por compartilhar conosco manu!

    Responder
  3. Aline

    Outro dia eu li a seguinte frase no instagram: “Tudo é maravilhoso e ninguém está feliz”. É por aí. Lendo o relato dessa blogueira eu penso: se ela teve um dia difícil e naquele momento viu beleza em algo, tem todo o direito de compartilhar. A questão é que as pessoas só vêem o que está escrachado. A comparação não é com o interior de outro, mas com o exterior, e é aí que mora o perigo, por que ninguém é só o que deixa ver.

    É bem dificil deixar de se comparar por que é o ensinamento que recebemos desde criança, sempre olhando uma figura de sucesso e consequentemente, se comparando. Mas agora que somos crescidos e temos pleno poder sobre nossas escolhas, é válido pensar que começar a olhar mais pra si e se aceitar e amar como é, traz coisas muito melhores do que qualquer “algo externo” faria. É um exercício né?

    Responder
  4. Rickardino Mendes

    eu gostei de ouvir essas verdades

    Responder
  5. Rose Martins Teixeira

    Amei!

    Responder
  6. Anna

    A gente só que mostrar as coisas boas da vida, que nos inspira, o que nos move. Mas não significa que não passemos por maus momentos. Post perfeito 🙂

    Responder
  7. Fernanda Maria

    Muito legal seu blog, achei ele lindo…
    Bom, vejo muito isso no facebook, na internet em geral a vida “perfeita” das pessoas mas eu sou o contrario ou do contra mesmo, mostro minha vida como ela é mas tenho evitado reclamar por que na boa, as pessoas entendem assim que eu to reclamando então decidi me calar…
    Sabe que, eu queria saber escrever textos assim, sinto meu blog meio sem identidade queria que ele fosse mais criativo, original, fico triste com isso por que, o que uma pessoa com depressão que quase não sai de casa vai escrever? dai acabo postando futilidades rsss coisas legais que eu gosto e que outros vão gostar e as vezes quando saio e tiro fotos eu posto também…
    Ninguém tem vida perfeita, apenas alguns se esforçam muito para dizer o quanto são felizes na internet ao invés de realmente ser isso sim, mas nós sabemos, ninguém tem uma vida perfeita.

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Fernanda, escrever eh prática como qualquer outro hobby que queremos aperfeiçoar. Uma coisa que me ajuda muito é ler. Gosto de ler livros sobre os assuntos mais variados e isso me faz fluir na hora de escrever um texto. Acho que um blog tem que ser algo individual e unico e deve transparecer as coisas que voce gosta e ama de verdade.

      Responder
  8. Natália Galhardo

    Muito bom!!

    Responder
  9. Iara Lunes

    simplesmente o que estava pensando, perfeito!!!

    Responder
  10. Talita

    Estou lendo vários dos seus posts! Gostei muito do que você escreve! No momento estou meio perdida, mas quem não está não é verdade?! Ninguém é perfeito.

    Abraços

    Responder
  11. Muito bom!
    Eu sempre falo "Não queira pra você a felicidade faceboookiana das pessoas"!

    Responder
  12. Uma vez li, nalgum sítio: “antes de julgares a minha vida, calça os sapatos
    Percorre os anos que percorri, tropeça onde tropecei
    Levanta-te como me levantei. Vive as minhas tristezas
    Minhas perdas e as minhas vidas”
    Gente, cada um tem a SUA PROPRIA HISTORIA
    Não compare a tua vida com a vida dos outros, não deseja a vida de ninguém, mesmo que “pareça perfeita”. NINGUÉM TEM NOÇÃO DO QUE CADA UM PASSA NA VIDA

    Responder
  13. Stephanie

    Que post maravilhoso!

    “Mas o pior é que até existem blogs e contas no instagram para atacar a vida “perfeita” das outras pessoas. Quando nós “odiamos” alguém por ter uma vida perfeita ou um corpo incrível, não é culpa da pessoa por compartilhar imagens inspiradoras, ou um estilo de vida melhor que o seu.” – Juro que não consigo entender isso! Tanta coisa para viver, aprender, tentar, experimentar, alcançar e ainda há pessoas perdendo tempo para atacar a vida dos outros…

    Beijos!

    Responder