Os tipos de cabelos cacheados e como cuidar deles.

por

O blog não é específico de beleza e eu nao sou uma expert no assunto, mas quando se trata de cabelos cacheados estou sempre buscando informações, usando novos produtos, tentando algo diferente. O meu video sobre Dicas caseiras de como cuidar do cabelo cacheado fez um super sucesso no youtube e vez por outra, eu recebo comentarios e emails de meninas pedindo mais dicas sobre cabelos cacheados. Então vou tentar dedicar mais posts e videos sobre o assunto aqui no blog.

Antes de mais nada para usar o produto adequado, voce tem que conhecer o seu tipo de cabelo e muita gente nao sabe que existem varios tipos de cabelos cacheados e pra cada tipo existem produtos especificos e uma forma de ser tratado. Entao meninas, esse post vai ajudar a voces conhecerem melhor o seu tipo de cabelo:

Tipo 2 – Cabelo Ondulado

O cabelo ondulado é aquele que não se define, eles não são nem lisos e nem cacheados. Parecem que vivem de TPM e cada dia acordam de um jeito diferente. Geralmente o cabelo ondulado é o mais fácil de tratar, porém tem tendência a ficar cheio de frizz por isso use sempre  leave-in (condicionador sem enxague). Aplique nos cabelos úmidos, isso ajuda a evitar o efeito frizz enquanto seus cabelos secam.

Quem tem cabelo ondulado deve usar e abusar das pomadas, mousses, leave-ins, silicones e óleos pois definem , hidratam, acabam com o arrepiado e ajudam a disfarçar as pontas duplas.

Dica: Para dormir faça tranças frouxas, uma de cada lado da cabeça e solte pela manhã e aplique um sérum nos fios. Outra forma é dividir os cabelos em seis partes, faça rolos bem apertados e prenda com grampos. Com essas dicas, você já pode sair esbanjando charme e sensualidade, com cabelos volumosos e disciplinados pela manhã.

Dica caseira: Quer devolver o brilho? Experimente então utilizar água de coco no último enxágüe uma vez por semana. Essa dica funciona e hidrata até mesmo as madeixas descoloridas ou com química.

Tipo 3A e 3B – cabelo cacheado

O tipo 3 é o cabelo cacheado que tem a forma de S, onde os cachos são mais definidos.  Mas o cabelo cacheado pode ter os cachos mais soltos e abertos que é o 3A  e ir até o 3C que é o cacho fechadinho.

O cabelo cacheado é o tipo mais temperamental dos cabelos. Se você colocar muito produto o cabelo fica oleoso, baixo, sem estilo. Se nao colocar produto suficiente fica Diana Ross nos 80s. hahahahah Além disso o cabelo cacheado tem tendecia a ser ressecado por natureza, então pra deixa-lo sempre bonito tem que fazer hidratacao pesada pelo menos a cada quinze dias, banho de oleo semanalmente.

Dica caseira: Use azeite de oliva no cabelo, fazer massagens circulares no couro cabeludo. Colocar uma touquinha e dormir e  no outro dia voce toma seu banho normal.

Uma dica para não acordar com os fios embaraçados ou arrepiados é usar sob o travesseiro um lenço ou uma fronha de cetim ou seda, porque o cetim deixa os fios deslizarem e não absorve a oleosidade natural do seu cabelo. A fronha de algodão absorve a oleosidade, deixando o cabelo seco e com frizz.

Alguns produtos nacionais indicados para quem tem o cabelo cacheado: máscara Bio Gellattine, leave-in Niely Gold e Bio Gelattinne, Pantene e Hydrous Intensy. Máscara revitalizante com D’Pantenol, Mascara Anti-age da Amend, disciplinador de cachos GB. Todos os produtos da linha Aqua Flora Cabelos Cacheados e Nutri Cachos. Se possivel use os produtos intercalando para o cabelo não se “acostumar”.

Cabelo Super cacheado – 3C

Eu particularmente tenho esse tipo de cabelo, que é estilo molinha, onde cacho é mais apertadinho. É um cabelo temperamental com tendencia a ser super seco, poroso e absove muita água. Pra quem tem um cabelo assim, tente não dormir com ele molhado, nem prender ele molhado. O cabelo precisa de hidratação pesada semanal, banho de cremes e oleos como o cabelo cacheado 3A e 3B. Tente enxaguar o cabelo com agua fria. Tente lavar o cabelo com shampoo diluído em água, praticamente só a espuma e massageando o couro cabeludo.

Alguns produtos indicados para o cabelo 3C:
RMC da Amend, Máscara de reparação intensiva da Natura , Máscara Gold Black da Amend. Hidratante Marianas, Gel de linhaça, Ativador de cachos flores e vegetais. Disciplinador de cachos da Amend, Ativador de cachos da Raiz Line, Relaxante natural da Capicilin, Toda a linha da Keramax também é ótima e a linha Deva Curl

Cabelo Crespo – Tipo 4

Geralmente o cabelo crespo é um cabelo super delicado, existe uma crença de que o cabelo crespo é forte, mas não é verdade. Entre os tipos de cabelo, os crespos é o cabelo mais frágil, mais seco, quebra com muita facilidade. Por isso se você tem o cabelo crespo deve ter cuidado redobrado nele, usar condicionador leave in diariamente, fazer hidratação profunda toda semana e banhos de óleo de coco. Use pomada na raiz do cabelo pois ajuda no crescimento dos fios.

Tente usar cremes bastante consistente, pois tem determinados produtos que não fazem efeito no cabelo, apenas perfumam. Os cabelos crespos devem ser penteados e desembaraçados quando ainda estão úmidos e com bastante delicadeza para nao quebrar os fios

Uma dica legal que peguei no blog Cabelo crespo é cabelo bom é usar o oleo de coco no cabelo. Pode usar antes de dormir (assim acordará com o cabelo mais maleável) ou de manhã (depois que umedecer os fios, passe o óleo de coco e, em seguida, o leave-in).

Produtos para cabelos crespos:
Marianas, Linha Gold Black da Amend, Shampoo, Redutor de volume capicilin, Deva Curl.

Gente eu não conheco muitos produtos nacionais por isso se você tem cabelo ondulado, crespo, cacheados deixe um comentario e diga quais os produtos que voce usa diariamente nos seus cabelos, os produtos que indicam ou nao indicam.

Além disso, visitem  no meu canal do Youtube, tem um vídeo com varias dicas caseiras para cabelos, tem minha resenha da linha do moroccan oil e estou aqui tentando postar meu ultimo video falando do meu ritual diário com meus cabelos cacheados e outras dicas para cabelos. Por isso entrem no meu canal do Youtube e se inscrevam. http://www.youtube.com/user/emanuellamaria  ;)

Se você gostou deste artigo, por favor, deixe um comentário e passe para os outros.
Não deixe de compartilhá-lo no Facebook, RT no twitter.
Siga-nos no facebook twitter.
Inscreva-se para receber as atualizações por email.

Deixe um comentário!

25 comentários

  1. Ana Flávia

    Nem sei bem onde se enquadra o meu cabelo … ele é a mistura de nada com tudo rsrs. A um ano deixei de de relaxar e assumir os cachos. Ultimamente ele anda muito seco e os cachos perderam a forma, e nem é por falta de hidratação porque hidrato todo sábado (que pra mim é dia santo rs dedico o dia a mim, faço unha, cabelo, depilação… ja começo o dia hidratando o cabelo) entao semana que vem resolvi fazer pela primeira vez o permanente afro, ate li sobre o processo no blog Cabelo crespo é cabelo bom. To ansiosa pra ver como fica. Quanto os creme que uso to sempre trocando, não gosto de ficar sempre na mesma coisa , mas tem o Leite Umidificador de Cachos da linha Hydra Max para cabelos cacheados da Elsève L’Oréal Paris que eu adoro. Rle controla os fios durante horas os cachos ficam lindos e disciplinados, agora tenho sempre um na bolsa.

    Beijos e pães de queijo!

    Responder
  2. Gê Galvão

    esse post salvará a vida[e a cabeleira] de diveeersas cool girls dos cabelos cacheados! o meu é tipo 3C! pense! tá relaxado[cacho aberto!]mas o foco é deixar todo original! sonhando com ele todo “inho” como veio ao mundo!Afinal há “cucas maravilhosas nos cabelos encaracolados”! :D

    abç de Maceió

    Responder
  3. Diego

    Dentre os produtos nacionais, existe a Grandha, que faz um trabalho muito legal para cachos. Se procurar por “grandha curl wave” no youtube, vai aparecer um vídeo super legal de um tratamento específico para valorização de cachos!

    Responder
  4. karina de lima

    cabelos encaracolados são lindo e diferentes . deemos parar de ser escravos da escova ou da chapinha

    http://www.blogescolhas.co.cc

    Responder
  5. Raquel

    Meu tipo de cabelo é 3c, já fiz permanente para definir os cachos, mas o problemas é q o permanente detona com as pontas do cabelo, então, não tem como deixar o cabelo crescer, as pontas vão ficando horríveis e além do que, o cabelo vai ficando ralo. Depois de 5 anos fazendo permanente, acho que minha cabeleireira se cansou, e disse que o produto que usava saiu de linha, então eu tive que procurar outra pessoa. Aí comecei a relaxar com guanidina, mas daí o meu cabelo começou a ficar alisado, indefinido, então apelei para o babyliss, até que encontrei um salão especialista em cabelos crespos/cacheados, o Lunablu, e comeci a relaxar o cabelo lá… Mas ainda não dava para deixar de usar o babyliss. Já faz 1 e 9 meses que trato meu cabelo lá e tenho visto que meu cabelo voltou a enrolar, então há 1 semana, decidi abandonar o babyliss e usar meu cabelo natural. Tenho que confessar que tem sido difícil resistir a tentação do babyliss, não esou mais acostumada com o volume que meu cabelo voltou a ter. O problema nem é o volume. É o frizz, que deixa o cabelo com aspecto de mal tratado. Tenho usado o leave-in que vende no Lunablu, o creme de pentear para cabelos cacheados da Pantene, o leite de pentar da L’oreal, creme de pentear da Vitaderme, o Vitafashion. Estou testando tudo. Comprei uns produtos importados, da Twista Sista, mas ainda não chegaram e comprei um kit da Alfaparf e óleo de coco. O óleo de coco comecei a usar hoje, espero que ele melhore o aspecto de ressecado do meu cabelo. Também uso aquelas ampolinhas da Pantene, 3 minutos milagrosos e recomendo muito! São muito boas, você já sente a diferença na hora que passa! Vou testar os produtos que faltam chegar e envio minhas observações sobre eles.

    Parabéns pela matéria, está ótima!!!!

    Responder
  6. fernanda maria de barros

    gostei muito, pois era isso que eu estava procurando.
    tenho o cabelo cacheado e sempre procuro saber mais sobre cachos.thauuuuu.

    Responder
  7. Camila

    Tenho sorte de ter um cabeleireiro negro que entende de cabelo cacheado e ele me aconselhou a não usar produtos da natura, por mais que ele seja feito de produtos naturais é como se ele só desse a forma ao cabelo mas não a resistência necessária!
    Ta ai a dica ;)

    Responder
  8. Mariana Sodré

    amei o post, acho que foi o primeiro que eu vi falando de cabelos cacheados de verdade, a maioria do povo só põe os primeiros tipos, que quase não tem cacho nenhum, dai a gente que tem o cabelo de molinha fica sem saber o que fazer!! amei mesmo e tô amando seu blog! bejocas :D

    Responder
  9. Dyane

    Manu arrazou no post de cabelos cacheados.O meu é o tipo 3A. Faço relaxamento só na raiz(três dedos a cada três meses, acho que da uma soltada nos cachos(se eu não fizer eles viram 3C).Mais não é alizamento o produto que uso apenas “solta” os cachos. O produto é baratinho(R$ 7,50)e chama Hair Life Relaxin & Natural, facil de encontrar em qualquer perfumaria aqui em São Paulo(Capital). O cheiro deste produto é ruim (esgoto) mais o resultado vale a pena e o odor sai após o enxague. Outro produto que gosto, muito barato tambem R$5,00, é o creme de pentear chamado Hair. Não me lembro a marcar, ele é branco com a tampa azul, também facil de encontrar em qualquer perfumaria aqui em São Paulo. Só não exagerem na quantidade, pois se passar do ponto ele pesa o cabelo e fica da um aspecto oleoso. Eu ao menos não gosto de cabelo “pastoso”. Espero que aproveitem as dicas, como eu aproveite as da Manu.Beijos

    Responder
  10. Mônica Figueiredo Brandão

    Ainda não experimentei nenhuma das suas dicas, mas confesso que vou experimentar. Estou usando atualmente aquele gel definidor de cachos Queratan K.Pro (profissional) e de shampoo Brilliance (profissional) da Wella, reconheço que não são baratos esses produtos, mas valem a pena, pois deixam os meus cabelos macios e cheirosos. Ah, ambos o gel e o condicionador são leave-in. São encontrados na chicmix, na internet. O tipo do meu cabelo é 3C. Vou experimentar o óleo de coco, o problema é que agora ele está na moda por causa do emagrecimento que ele provoca. Rs. Também ADOREI o seu blog e além de tudo você é uma simpatia… Quanto à produtos importados não tenho nenhuma restrição, nem quanto ao preço; por isso continue falando as marcas dos produtos. Abraços e muito prazer!

    Responder
  11. Emanuella, valeu mesmo, sua matéria foi ótima, agora sim eu sei qual é o meu tipo de cabelo.. Ele é ondulado! Nossa, vc falou tudo sobre meu cabelo quando falou de cabelo ondulado ! Nossa, to me sentindo em casa…. Primeira matéria que eu leio aqui no seu blog e to adorando.. Eu já vi seus vídeos no youtube e através dele cheguei aqui.. Valeu mesmo, vc tem alguma dica especial para cabelos ONDULADOS?

    Responder
  12. Anonymous

    Amei , pretendo apreder mas coisas. Claudiana bay

    Responder
  13. meu cabelo é crespo tipo 4,mais não fica tão bonito e armado,depois que usei shampoo e condicionador da TRESemmé ficou horrivel tirou meus cachos socorro me ajudem preciso que volte o que era antes mais com vida…quero meu cabelo crespo tipo 4 outra vez…obrigada

    Responder
  14. bruna

    meu cabelo e cacheado so nas pontas ; so q eu quero ele mais caceadoas.

    Responder
  15. bruna

    como faz pra deixa o cabelo mais cacheado ??

    Responder
  16. Leila

    Eu tenho um problema, vários cabeleireiros já me disseram e eu já percebi:Meu cabelo é misto( sim, misto)!!! Ele é liso nas têmporas e na nuca e crespo na frente e no alto da cabeça. Se eu fosse um senhor calvo seria tudo de bom porque aí cairiam só os cabelos crespos e restariam os cabelos lisos rsrsrsrsrsrsrsr
    HELP-ME!!!!

    Responder
  17. Grazielle Lima

    Oi Manu, adorei seu post!! Bem completo e vai me ajudar bastante… Estou começando um blog sobre beleza natural: http://belezasobreonatural.blogspot.com.br/
    Sou modelo e tenho cabelo 3C tbambém. Postei inicialmente epsódios da série “Raíz Forte”. Entra, dá uma olhadinha e assista os curtas que são maravilhosos. Espero que goste e comece a me seguir né!! Valew!! Bjs!!

    Responder
  18. cintia borges

    eu uso kit agua do beleza natural e o kit de manunteção linha intesiva e muito bom meus cabelos ficam macios

    Responder
  19. alice carvalho

    oi ainda n sei kal o meu tipo de cabelo, acredito k super cacheado. daki a uns meses vou saber de certeza. adorei todas as informações e vou pulicar tb p ajudar mais amigas cacheadas a tirarem duvidas. bjs

    Responder
  20. Fernanda Barros

    os meus cabelos sao mais ou menos uma mistura de 3C com 4A e estou passando pela transiçao capilar a um dois meses por conta de um alisamento mal feito que resultou em cabelo elastico, poroso e sem cor. Estou super ansiosa para ver o resultado em breve com o BC. Bjus*

    Responder
  21. Cissa Sousa

    ADOREI AS DICAS

    Responder
  22. Cissa Sousa

    ADOREI AS DICAS

    Responder
  23. Halley Star'kov Ivo

    adorei as dicas. . ! Mas gostaria de saber se posso usar oleo de coco diariamente, gel e spray para o cabelo ?

    Responder
  24. amei as dicas!1

    Responder
  25. Rosy Ramos

    eu tenho cabelo do tipo 4b , agora para hidratação estou a usar um creme estruturante de óleo de coco e estrato de bambu

    Responder