O que fazer quando se está perdida na vida e não sabe o próximo passo

o que fazer quando se esta perdida na vida

Você sabe o que fazer quando parece que a vida não te ajuda a atingir as muitas coisas que você tão desesperadamente queria alcançar?

Essa dúvida do que fazer quando a sensação é estar perdida e não se sabe qual o próximo passo é muito comum. Seria muito fácil se tivéssemos uma bola de cristal e pudéssemos ver o que vai acontecer depois, não é verdade? Mas a maioria das pessoas não tem controle sobre os próprios pensamentos e sentimentos, muito menos da vida dos outros e do mundo em que vivemos.

A vida tem seu próprio caminho, ritmo, fluxo e seus próprios fins, e o nosso trabalho não é controlar a vida, mas sim seguir com o fluxo dela. Pois quando tentamos interferir com o fluxo natural da vida é quando fazemos todo tipo de planos rígidos e então desesperadamente tentamos ajustar a vida de acordo com nós mesmos, e assim não há como não se machucar.

Eu já quebrei muito a cara, pensando que as coisas iam sair de um jeito, quando na verdade tomaram um rumo completamente diferente. Um exemplo foi quando me divorciei do meu ex marido e muita gente achava que tínhamos a relação perfeita e eu também tinha essa ilusão. Mas quando finalmente tirei as lentes cor de rosa e pude perceber os erros e problemas que tínhamos, a nossa relação estava longe de ser perfeita. Naquela época eu estava com 31 anos, já tinha 3 anos de casada e estava me preparando mentalmente para dar passos maiores na nossa relação. Tudo parecia se encaixar perfeitamente, estávamos na idade ideal, tinhamos uma certa estabilidade e já estávamos juntos há alguns anos. Mas em questão de dias os planos foram por água abaixo e tivemos que encarar um divórcio amigável.

Então o que você faz quando nada parece certo e  quando os sonhos e planos parecem estar caindo aos pedaços?

É importante saber que existem 2 lados no ser humano. Há o ego que criamos, que possui medo e egoísmo, constantemente procurando amor, aprovação e validação nas outras pessoas, em coisas e experiências. Esse é o lado rígido, ligado a ideia de como as coisas devem ser, como a vida deve se desdobrar e como todos devem se comportar. Eu gosto de chamar esse lado de nosso mecanismo de defesa.

E tem o outro lado que é a pessoa real, que pode ser chamado de alma, ou essência. Este lado está transbordando de amor. O amor por si e amor pelo mundo em torno de si. Este lado conhece a razão da própria existência, e o propósito da vida. Esse lado reconhece a si em todas as coisas e pessoas, e sabe que tudo que acontece na vida é destinado a servir à pessoa, para fazê-la crescer e fortalecer.

Mais direção

Quando nós nos sentimos perdidos e não sabemos qual será o próximo passo, o ideal é não ter medo, desde que ficar perdido é apenas outra tentativa da sua essência para trazê-la de volta ao caminho da vida.

E essa volta ajuda as pessoas a elaborar a vida em uma base forte, amorosa e saudável. A essência está lá para nos guiar, motivar e nos levar aos próximos passos necessários para criação da vida verdadeira, amorosa, equilibrada, e alegre, ou seja, a vida que merecemos realmente.

Naquela época do meu divorcio foi difícil ver o que a vida estava me reservando. No momento, tudo parecia injustos, pois eu tinha meus planos e sonhos e eles estavam sendo estraçalhados em mil pedaços. Mas o fato é que depois a vida me levou tao longe, me deu a chance de crescer, de viver minha essência verdadeira e melhor ainda, de encontrar um novo amor que me completa 100%. Hoje eu entendo o que eu precisei passar foi essencial para me tornar na manu que sou hoje, para poder abrir meu coração para as novas possibilidades que a vida estava guardando pra mim.

Lembre-se que ao se sentir sozinho, a sua essência está tentando chamar atenção, lembrando a você para ser suave como a água. Para abandonar planos e conceitos fixos e permitir que acontecimentos sigam seu curso natural. E ao se entregar, a vida cuidará grandiosamente de você, com toda certeza.

Vivendo a essência:

Imagine como seria a sua vida se você vivesse 90% do tempo a sua essência. Como seria a sua vida se não existe o ego, o medo, ou egoísmo? O que mudaria nos seus relacionamentos, no seu trabalho, o que mudaria no seu relacionamento com você mesma?

E se eu te disser que é possível viver as sua essência verdadeira a maioria do tempo. Que é possível fazer essa mudança significativa, e mudar as várias áreas  da sua vida: como carreira, relacionamentos, autoestima e etc para um lugar onde o seu mecanismo de defesa não comanda o show. Sim, eu posso te confirmar que é possível.

Uma das opções que pode te ajudar a encontrar a essência é com leituras incentivadoras, como os textos que você encontra aqui no blog. Que dão um clique lá dentro e fazem a gente pensar e refletir na nossa vida.

A Yoga e a meditação também ajuda a encontrar o equilíbrio e o alinhamento entre as áreas da vida.

Mas para mim a mudança definitiva aconteceu quando eu encontrei o processo de coaching. Foi um processo de autoconhecimento muito intenso que mudou minha vida. Tanto, que acabei virando uma coach, para facilitar esse processo de transformação na vida de outras pessoas.

Claro, que não existe uma fórmula mágica ou esquema mirabolante, mas sim um trabalho árduo com o qual você vai ter que se comprometer e muito. A minha única promessa é que vale muito a pena criar as suas próprias regras e viver da sua essência inteiramente.

E eu te pergunto, você está vivendo a sua essência?

divisor

Você gostou desse post?

Se você gostou desse artigo e gostaria de ver mais posts como este, deixe um comentário mais abaixo.

Sua opinião é muito importante para que eu possa cada vez mais trazer artigos de qualidade para inspira-la de forma adequada, compartilhar ideias e dicas e respondendo suas maiores dúvidas.

 

Deixe um comentário!

22 comentários

  1. Marinete Ferrarezi

    São exatamente as palavras que eu preciso, para que eu possa atravessar o turbilhão de duvidas…

    Responder
  2. margareth krause

    Nossa!!!! Tô amando ter encontrado seu projeto, pois está me inspirando muito, em um momento que precisava demais! Obrigada por compartilhar sua essência e transformações, já baixei o e-book. Beijos

    Responder
  3. Magnolia Rodrigues

    Manu estou apaixonada pelo site. Parece que os post tem tudo a ver com o que estou passando no momento. Bjs

    Responder
  4. Eliana Martins

    E incrível ver o seu crescimento…te acompanho há algum tempo…Beijocas

    Responder
  5. flavia

    Olá!! Estou pssando por 1 momento mto complicado…depois de 39 anos de relacionamento, estou separada e sozinha…numa cidade que n é a minha, sem amigos ou família. Enfim, enqto não me encontro, voltei a estudar e preencher o meu tempo c diversas atividades! Às vz me sinto bem, outras, péssima!! Acredito que ele esteja passando pela “síndrome do Peter Pan”mas não quero esperar para ver….me sinto perdida, pois, depois de 1 vida inteira dedicada ao casamento…me sinto ôca, preciso me achar e me reconhecer…só quero ser feliz!!!

    Responder
  6. Anndryny

    Eu simplesmente, amo tudo que você posta.

    E esse não seria diferente amei!!!

    🙂

    Responder
  7. Maryanne

    Esse texto é simplesmente fantastico!

    Responder
  8. Maria Silva

    O hábito de ponderar por alguns instantes, sempre nos ajuda a chegar a algumas conclusões importantes. Uma delas, que precisamos orar e receber de Deus forças pra realizar aquilo que por nós mesmos não podemos realizar sozinhos. E Ele, Deus, faz questão de nos dar provações pra enxergarmos nossas fraquezas, sermos mais gratos, humildes e nos achegarmos mais a Ele.

    Responder
  9. maria Ione

    Olá, eu tenho vivido esse momento …de desencontro comigo mesma, tenho 41 anos e naõ sei o que fazer da vida…fiquei 4 anos anos fora do mercado de trabalho o que parece ter sido 40.
    Hoje estou recepcionista , mas infeliz… Meus filhos são minha maior felicidade, mas ultimamente ..não consigo interagir como antes…meu casamento tb não me satisfaz..e vou levando …mas tenho me sentido exausta…como se morasse em um pote de vidro. Preciso de ajuda para achar minha propria estrada…obrigada pelo texto. Maria Ione

    Responder
  10. Cátia Rodrigues

    Sim sim…. Tem me ajudado bastante!!!!

    Responder
  11. Oliver Thi

    <3

    Responder
  12. Hum que delicia te lêr….

    Responder
  13. Madames Assumidas

    Manu, mais um vez texto maravilhoso. Parece que foi escrito para mim, e para o momento que estou vivendo agora. Muito obrigada, de ♥
    Grande beijo ♥

    Responder
  14. Camilla

    Obrigada Manu <3
    Estou precisando tanto de coisas assim. Estou numa fase péssima da minha vida. Um abraço grande e que sua vida seja iluminada!

    Responder
  15. Vânia Maria

    Conheci agora seu blog. Estou em um momento de incertezas, desânimo, não sei q rumo tomar….

    Responder
  16. eu

    solução: Deus!

    Responder
  17. Rejane

    Adorei Manu! Obrigada por compartilhar!

    Responder
  18. Michelle Valle

    Olá, só queria agradecer de todo o meu coração. Estou passando por uma dessas fases, onde tudo o que eu sempre planejei e desejei simplesmente foram buraco a baixo. Estava me sentindo inútil, impotente, sem vontade de viver e acima de tudo: perdida. Ainda me sinto um pouco, mas sinto de que posso respirar fundo e aceitar o que a vida reservar para mim. Seu texto foi muito importante e por isso agradeço novamente. Quando eu sentir que as coisas começarão fazer sentido novamente farei questão de vir aqui. Abraços.

    Responder
  19. Weslei

    Um dia pronto deixarei de existir, seja o que tiver que ser, morrer tanto faz, o diabo é deixar de viver. (Maqui Quintana). É assim que eu me sinto, vivendo um diabo de vida, talvez eu já esteja pronto, pronto pra deixar de existir. estou com 36 e até hoje tive uma vida que não valeu a pena ser vivida, uma infância triste, um trabalho broxante e um casamento sem afeto. Sou um baiano, baixinho, calvo, pobre, fraco de aparência, estou por um fio para ganhar mais dois prêmios, são eles ficar desempregado, e sozinho. Que vida de merda.

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Weslei, você tem duas escolhas: Deixar do jeito que tá e continuar tendo os mesmos resultados ou fazer algo diferente daqui pra frente e ter resultados diferentes. Boa sorte na escolha!

      Responder
  20. Julina

    Amei …é tudo q eu precisava ler….eu estou perdida
    Sem saber o q fazer da minha vida.

    Responder
  21. Julina

    Amei …é tudo q eu precisava ler….eu estou perdida
    Sem saber o q fazer da minha vida.

    Responder