wal mart viagra price

Sou Emanuella Maria (Manu), uma romântica inconsolável que adora coisas vintage e viajar. Há 7 anos moro na capital americana, Washington DC e neste espaço divido um pouco da vida no estrangeiro e o que me inspira no dia-a-dia. Falo das coisas que faço, do que gosto e o que me faz feliz.

Buscar no blog











06.08.2009

Quando falamos das pessoas por trás da moda a primeira coisa que vem a cabeça são os estilistas, aqueles que criam os modelos, os figurinos.

Mas existem profissionais importantes e que dão a cara dos modelos,  são os profissionais que criam as estampas. Eu acredito que o melhor do criador é ver a sua criação tomar forma, vida, ou melhor, ir para as ruas. E para quem está no mundo da moda esse reconhecimento é uma conquista e para Vanessa Sousa essa conquista veio cedo.

A Design Vanessa Sousa

Vanessa Sousa

Natural de São Paulo e cearense por opção. Vanessa, nos seus 28 anos é uma das mais reconhecidas e talentosas designer gráfico do Nordeste.  Suas estampas são vistas em duas marcas famosas em Fortaleza D’metal e Chica fulô. Mas a profissional vai longe, ela escreve um blog sobre estampas e  suas criações já foram publicadas na Europa em uma revista de publicação anual chamada Texitura especializada em print design.
O sonho de muitos profissionais da moda é chegar aonde essa designer chegou e por isso não poderíamos deixar de conhecer um pouco mais do seu trabalho. Confira uma entrevista informal, onde Vanessa dá dicas para os futuros profissionais da área.

Ambiente Vistoriado- Como você se tornou designer de estampas?
Vanessa Sousa – Foi meio por acaso, quando comecei a cursar a faculdade de Design logo no primeiro semestre descobri que queria trabalhar na área, e nesta busca acabei conhecendo Mariangela Bindi que para mim é uma referência em moda, design e claro, estampas! Então comecei a trabalhar para ela na sua estamparia, nesse período aprendi muita coisa, e logo despertou em mim essa paixão por estampas e é claro por moda.

bolao28

AV – Há quanto tempo você trabalha no ramo de design?
VS – O design sempre foi minha paixão e já dava as primeiras rabiscadas mesmo antes de começar a estudar. Acredito que por aí já vão uns sete anos.

AV – Você faz estudos sobre as tendências para criar as estampas ou leva mais em conta a sua inspiração pessoal?
VS – Com certeza faço estudos e planejamentos, por que a inspiração é claro muitíssimo importante, uma boa organização das idéias é fundamental.  E como eu trabalho com moda em uma fabrica, trabalho com metas, datas e em cima de tendências.  No entanto me preocupo sempre em não perder a criatividade e busco originalidade em tudo que faço. Isso para um designer é fundamental.

bolao32

AV – Os seus clientes dizem qual o estilo de estampa que precisam previamente ou você cria livremente?
VS- Aqui na fabrica antes de começar uma coleção eu faço uma pesquisa de tendências de rua, tendências de passarela e do que as pessoas estão querendo usar, ou seja, o que é comercial,  e junto a isso eu desenvolvo o que eu chamo de “tema” que vai me guiar durante todo o desenvolvimento da coleção  para que a mesma tenha uma “cara”, uma personalidade que a diferencie das outras.

AV – Quais os materiais básicos que você utiliza em seu trabalho?
VS – Lápis e papel sempre, o computador usando o illustrator, photoshop, imagens da internet e também o scanner.

bolao7

AV – O que você pensa sobre o mercado brasileiro de confecção de estampas?
VS – Acho que o perfil do brasileiro com a sua alegria adoram andar colorido. Por isso acredito que as estampas nunca vão cair de moda, porém aqui ainda se tem o mau hábito de copiar o que se vê lá fora. No entanto, acredito que isso esteja em queda, pois a originalidade está cada dia em alta e para conquistar um lugar no mercado você não pode ser apenas mais um na multidão.

AV – Qual a dica que você dá para aqueles que estão querendo começar na área de estampas?
VS – Bom, eu diria para irem treinando o olhar, não deixar nada passar despercebido.  Olhe, analise, critique, seja seu crítico e tente. Sente na frente de um computador ou pegue seu lápis, papel e tente. As técnicas são fáceis de aprender, saber mexer num programa gráfico também, agora o seu olhar deve ser treinado.  Análise suas roupas as estampas delas, a sua casa, tudo ao seu redor, pois não são apenas as roupas que possuem prints, eles estão também nos papeis de presentes, papeis de parede, toalhas, bolsas. Estão por todos os lados…. Veja!

pied-de-poule1a

Conheça mais o trabalho da Vanessa Sousa no blog Estampa Minha

Matéria feita por mim e também divulgada no site www.NoStilo.com.br

signature1


Gostou? Compartilhe:

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Pinterest

1 Comentário

Categorias: entrevista | Tags:













1 Comentário em “O Mundo Estampado de Vanessa Sousa”

Katia Monteiro
12/08/2009 ás 14:25

Amei…amigas q dão orgulho! As duas!!! Amo!!!

[Reply]