Não desista dos seus sonhos

NAO DESISTA DOS SEUS SONHOS“Nunca desista de seu sonho. Se ele acabou numa padaria, procure em outra”. Barão de Itararé. Eu sei que essa frase parece boba, mas ter um sonho é muito importante. A capacidade de sonhar sempre foi o grande segredo daqueles que mudaram o mundo. Os sonhos alimentam a alma e dão asas a inteligência.

Mas eu sei que chegar lá e conquistar esse sonho não é fácil. Todos nós enfrentamos obstáculos na busca de nossos objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais.

Antes de deixar de lado um sonho, um projeto ou um plano, pergunte si mesmo

// Você está agindo por impulso ou emoção ou realmente é uma decisão pensada?

Às vezes, nossas emoções nos dar dicas sobre o que queremos e o que devemos fazer, mas outras vezes eles são apenas respostas ao estresse, e talvez até mesmo, indicações de que estamos no caminho certo. Se você está agindo nesse momento por intensa emoção, seja raiva, medo ou frustração, você pode se arrepender uma vez que a onda passou.

Então sente-se. Tome nota do que você está sentindo. Em seguida, faça algo quando você se acalmou. Pelo menos, você saberá que você tomou sua decisão em um momento de paz e clareza.

// Quanto você já investiu ?

Um estudo em psicologia chamado “the sunk cost principle” indica que quanto mais nós investimos em alguma coisa, menos provável que vamos nos afastar prematuramente desse plano.

Quanto você investiu na sua meta? Quanto dinheiro e tempo você dedica? Quantos sacrifícios você já fez? Você está realmente disposto a jogar tudo para cima

// Você tem medo de ter sucesso?

Um dos maiores problemas das pessoas é que ninguém gosta de responsabilidade. Há muitas coisas que gostaríamos de fazer, mas resistimos porque eu não queremos impactar, ferir,  ou decepcionar outras pessoas. Mas isso não significa que não temos sonhos. Mas temos medo do que sua realização implica.

Se você pode se relacionar com esse sentimento, talvez você deva seguir esse mantra: “Grande poder vem com grande responsabilidade, mas também traz grandes recompensas”. Se você passar o jogo todo sentando no banco de reserva assistindo a o jogo você não vai machucar ou decepcionar ninguém, mas você também não vai ajudar ou inspirar ninguém. E, igualmente importante, você não vai ajudar ou inspirar-se.

Tendemos a dizer a nós mesmos que não vamos conseguir, que conquistar um sonho, um plano, uma meta parece impossível e nessas horas precisamos ouvir aquela voz que é mais forte e te diz para não desistir, para persistir que vai valer a pena quando você chegar lá.

Esses dias fiz um hike na montanha, foram 10km subindo e descendo. Foi bem difícil para mim e muitas vezes precisei parar no caminho, para descansar, beber agua e ficava repetindo que não ia conseguir. E no meio desse hike aprendi uma lição e quero dividir com vocês.

Se tiver um tempinho assista meu vídeo de 2 minutos.

Deixe um comentário!

7 comentários

  1. Karine Araujo

    PERSISTIR, INSISTIR E NÃO DESISTIR!

    Responder
  2. Soraia Alves

    Manu, você inspira tanto! É tão bom acompanhar seus videos, artigos e tenho aprendido tanto! É aquela amiga daquelas horas em que não tem ninguém pra contar, pra ouvir, aconselhar! Venho num processo intenso de autoconhecimento, reestruturando minha vida pessoal e profissional, estou solteira há 3 anos e há 7 meses buscando uma oportunidade profissional. Suas palavras estão me ajudando a manter o meu propósito, de ser feliz! Muito Obrigada!!

    Responder
  3. Carolina Soares

    Brigada, Manu! *_*

    Responder
  4. Clara Sol

    Bom dia AMBIENTE.
    Amiga nunca, ninguém deve desistir de seus sonhos, sonhar é a mola que impulsiona para seguir em frente em busca de um propósito para a vida ser melhor.
    E esta frase de boba não tem nada ao contrario é simplesmente dinâmica.
    Tenha um excelente dia.
    Um grande abraço.
    ClaraSol

    Responder
  5. Alves Alvin

    A vida é generosa para aqueles que acreditam nela ( … ) !!! OBRIGADO PELOS TEXTOS/VÍDEOS INSPIRADORES. Beijo.

    Blog Cereja Cariri

    Responder