medication without a prescription

Sou Emanuella Maria (Manu), uma romântica inconsolável que adora coisas vintage e viajar. Há 7 anos moro na capital americana, Washington DC e neste espaço divido um pouco da vida no estrangeiro e o que me inspira no dia-a-dia. Falo das coisas que faço, do que gosto e o que me faz feliz.

Buscar no blog















04.01.2013

92112754848815411_zJVi7XOw_c

É incrível como pequenas mudanças nos nossos hábitos tem um impacto enorme na nossa vida.  Segundo a autora Gretchen Rubin, que escreveu o best-seller “O Projeto Felicidade”, explica que fazer a cama é a “mudança de hábito número um, mais impactante na vida das pessoas”. Também o autor Charles Duhigg,  que escreveu o livro “The Power of Habit”, diz que fazer a cama todas as manhãs está correlacionada com a melhora na produtividade e aumenta a felicidade. Mas como é que pode, que um ato tão pequeno, que leva menos  de três minutos, realmente fazer muita diferença na nossa vida?

Aparentemente, arrumando a cama (além de outros pequenos hábitos, como fazer exercício, ou cozinhar sua própria comida) é algo chamado hábito chave. Ou seja, são aquelas rotinas que, se você consegue fazer no seu dia-a-dia você consegue espalhar e criar novos hábitos. De acordo com Duhigg, mudando ou cultivando hábitos chave “ajuda outros hábitos a florescer através da criação de novas estruturas, e estabelecimento de culturas onde a mudança se torna algo contagioso.” Um hábito chave é como um catalisador para outros bons hábitos.

Eu particularmente, quando estava crescendo não gostava de fazer a cama. Acho que é culpa um pouco da minha mãe, que estava sempre ali disposta a organizar a bagunça do meu quarto. Mas depois que fui morar sozinha, comecei a fazer vez por outra. Mas geralmente ficava aquela bagunça na semana e sempre encontrava uma desculpa pra não fazer e ai o quarto virava aquela zona. Parece que a cama desarrumada, levava a jogar as roupas pros lados, a deixar o closet aberto, a jogar a bolsa por ali, um sapato por acola e quando eu chegava no final do dia do trabalho ficava com mal humor porque o quarto estava um caos.

Então depois de ler esses dois livros resolvi tentar estabelecer a meta de arrumar minha cama todos os dias. Percebi que fazer a cama, me inspira a deixar outras coisas organizadas no quarto, a colocar os sapatos na sapateira, a bolsa no closet, as roupas nas gavetas ou no saco de roupa suja. Que me inspira a lavar a roupa suja e não deixar nada acumulado, que me inspira  a organizar a sala e dar um grau na cozinha e também a abrir todas as cortinas e janelas e deixar a luz do sol entrar. Que me inspira em comprar flores, e cozinhar algo gostoso e a ouvir musica que eu gosto e dançar pela casa e a tomar uma taça de vinho, que me inspira a convidar alguém pra vir comer comigo ou a sair e fazer algo. É meio que um ciclo de bom humor. E estou fazendo tudo isso com um sorriso no rosto.

Karen Miller, autora do livro  de ” Hand Wash Cold” , explica que: “o estado de sua cama é o estado de sua cabeça.” E hoje em dia eu concordo, me sinto mais oraganizada e dona da situação.

Eu não tenho certeza qual a conexão exata de arrumar a cama com a felicidade, mas arrumar a cama me faz sentir mais em cima das coisas e mais organizada, o que provavelmente segue para as outras partes da minha vida. Eu acho que o ritual de arrumar a cama lhe dá aquela sensação de que, se você pode parar e fizer uma coisa pequena, que pode parecer entediante, você pode tomar todo o tempo do mundo para fazer outras tarefas que você está inclinado a adiar.  Além disso, você percebe que não é tão ruim assim e que nem leva muito tempo.

E depois de um dia estressante, nada me faz mais feliz do que cair em cima de uma cama bem feita, limpinha e confortável. É quase como aquela sensação quando você deita na cama, quando viaja de férias! <3

 


Gostou? Compartilhe:

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Pinterest

13 Comentários

Categorias: comportamento | Tags:













13 Comentários em “Mude seus hábitos para ser feliz”

Cintia
04/01/2013 ás 17:10

Ótimo post!!!Serviu direitinho para mim…meu quarto é uma bagunça :(
Vou com certeza praticar isso tb!Obrigada Manu ;)

[Reply]


Nadja
04/01/2013 ás 21:47

Foi bom eu ler este post. Vou passar a arrumar a minha cama, em vez de outros arrumarem.Começarei 2013 com hábitos novos. =)

[Reply]


Emile Brito
04/01/2013 ás 22:28

Adorei, meu quarto fica um caos, mas sempre arrumo minha cama ao acordar. QUando troco a roupa da cama, quero arrumar o quarto todo e fica tudo tão lindo e mais arejado, entendo bem essa sensação de que as coisas estão no seu devido lugar, bem lindo!
:)

[Reply]


Nick
05/01/2013 ás 08:08

Nossa! Nunca parei para pensar nisso.
E eu bem concordo.
O meu quarto sempre foi arrumadinho. Uma das primeiras coisas que faço ao levantar, é arrumar a cama. E não importa se estou mega atrasada e sem tempo. Eu sempre arrumo.
Não consigo nem imaginar, eu saindo de casa, sem arrumar a cama.
É uma questão de costume, mesmo. Por sempre fazer isso, acho até normal.
Acho que a desorganização em si, só serve para estressar. rs
Com tudo no devido lugar, organizadinho, arrumadinho e limpinho, o nosso humor muda e o dia fica mais produtivo.

Adorei o post, Manu. Como sempre!
Um beijo, querida:*

[Reply]


Melissa Medeiros
05/01/2013 ás 08:26

Manu vocÊ é muito inspiradora ler seu blog de manhã me deixa tãooo animada, vou arrumar a casa todo dia agora rs Beijaummm.

[Reply]


Elvira
05/01/2013 ás 12:58

Oi Manu.
Durante a semana eu arrumo a minha cama todos os dias, antes de ir para o trabalho. Já aos finais de semana, quando estou em casa, meu quarto é um caos.
Ler o seu post me fez pensar em algumas coisas e fiquei interessada em ler os livros que você indicou. Aliás, o “Poder do Hábito” passou pelas minhas mãos lá na biblioteca um pouco antes do Natal mas não tive tempo de dar uma olhada. Vou ver se ainda está lá.
Ah! Estou indo arrumar a minha cama…
Beijos.
Elvira

[Reply]


Izabel Cristina
19/01/2013 ás 11:09

Ótimo texto! E eu acho que faz todo sentido…. a nossa casa já é um refugio e estando em ordem é uma maravilha! Nada melhor mesmo que chegar em casa e curtir um ambiente gostoso e confortável… bjs linda adoro o blog

[Reply]


Daniella
14/03/2013 ás 15:17

Nossa, inspirador!! :D

[Reply]


Renata
20/05/2013 ás 10:35

É a primeira vez que eu vejo alguém sentir a mesma coisa em relação a quarto desarrumado. Eu não tenho o hábito de arrumar o quarto todos os dias pelo mesmo motivo: sempre tem alguém que faça por mim, entretanto essa pessoa também não pode deixar tudo arrumado diariamente. No final das contas, todos os dias meu quarto está SUPER desorganizado, aquele ambiente poluído de livros jogados, bolsas na cama e roupas penduradas na cadeira. Vou tentar arrumar minha cama todos os dias agora pra ver se dá um up na situação hehe. Adorei o post.

[Reply]


Julhia Presley
04/11/2013 ás 03:07

Outro dia li a seguinte frase: ''Tem pessoas que querem mudar o mundo mas nem ao menos arrumam sua cama pela manha'',lendo esse post tenho certeza de que isso 'e verdade,outro dia estava observando que a casa pode estar toda arrumada mas se a cama estiver desarrumada ou a pia com loucas a casa dar um ar de suja e depressiva,parabens pelo post :) .Ps: Teclado come os acentos rsrs

[Reply]


MOnica
15/01/2014 ás 06:33

Manu, lendo seu post de 2014, sobre a lista de coisas para fazer em 2014, cliquei nessa opção que estava marcada, pois coloquei ocmo meta arrumar minha cama. Faz 3 dias que arrumo ela, incrivel como é bom, me sinto melhor, mais motivada a fazer outras coisas. Pretendo seguir com esse habito, fazer de tudo para continuar e criar novos habitos. Super beijo !!!!!

[Reply]


Tainá Borges
15/01/2014 ás 11:55

Eu já tinha percebido que no dia em que eu não arrumava a minha cama eu ficava mal-humorada o restante do dia. Agora tudo faz sentido. rsrs ;)

[Reply]


Tantas Coisas | Um espaço onde registro em imagens e palavras tudo o que sou e que amo.
16/02/2014 ás 15:25

[…] Dicas para mudar alguns hábitos e ser mais feliz […]