Faça uma mudança hoje!

O nosso mundo está sempre mudando. Fisicamente estamos sempre mudando. As ideias das pessoas estão sempre mudando. E então, porque nós não estamos mudando?

A mudança é sempre algo positivo. Ela nós engrandece por que está criando novos desafios e apenas quando enfrentamos desafios é que amadurecemos e podemos ver nossas verdadeiras cores.

Mas uma coisa é certa, mudança nem sempre é fácil. Na verdade, a mudança pode ser muito difícil – até mesmo as pequenas.

Desde cedo eu aprendi que as mudanças eram importantes pra mim. Quando eu tinha 8 anos, meu irmão mais novo faleceu, mas logo depois nasceu minha irmã. Quando eu tinha nove anos saí de uma escola particular para estudar numa escola pública e mais pra frente estudei num colégio de freiras só para meninas e logo depois, mudei para um colégio marista onde terminei meu segundo grau.  Com 15 anos tive meu primeiro namorado e quando eu tinha 17 ele mudou de estado com toda a sua família. Com 18 tive um outro grande amor, que acabou quando a gente notou que o amor não era tão grande assim.  Quando eu tinha 19 anos comecei a estudar turismo e com 21 descobri que odiava turismo, com 22 entrei pra faculdade de comunicação e com 30 terminei meu mestrado em relações internacionais.  Trabalhei pro setor privado, trabalhei pro governo, trabalhei pra mim mesma e agora trabalho pra uma organização internacional.

Eu sei que em momentos de crises, quando as mudanças são repentinas e não estamos preparados, queremos voltar do jeito que era antes, mas nem sempre é possível. No entanto, se você já passou por um episódio de grande mudança pessoal, você vai notar lá na frente, que as mudanças trazem a transformação e nos ajuda a buscar o conhecimento.

O fato é que as mudanças vão acontecer na sua vida. Não tenha medo é o meu conselho. Mas o melhor é se você estiver preparada para isso, pois você não terá tantas dificuldade para se adaptar. Mas se aceitar as mudanças agora, torná-las parte de você, como um amigo íntimo – você estará pronta para quase todas as mudanças que surgir. É importante lembrar que, às vezes, a mudança não tem que ser uma ação, mas apenas uma decisão.

Então eu tenho um dever de casa para você:

Comece simples, faça uma pequena mudança hoje.

Anote num pedaço de papel a sua rotina diária. Pode ser uma lista começando com os horários, ou tempo que gasta pra cada uma das tarefas. Seja honesta! Você realmente acorda as 6:00h, faz exercícios, toma um café da manhã reforçado e começa o dia? Ou acorda as 8:45h e mal tem tempo pra pentear os cabelos?

Se questione se essa é a sua rotina ideal? Você está feliz desse jeito? O que gostaria que fosse diferente? O que pode ser mudado para melhorar seu dia normal?

Quando você muda o seu dia-a-dia, tudo muda também. E hoje é o momento perfeito para mudar sua rotina, o que você come, como você se exercita, com quem e como você passa o seu precioso tempo.

Muitas vezes nos enganamos em pensar que a mudança dos velhos hábitos é impossível, que é um exercício de futilidade, um desperdício de tempo. Mas o que tem de tão mal em uma pequena mudança? Na verdade, a razão pela qual a maioria das pessoas deixam de fazer algo novo é por causa de medo da mudança.

Não tenha medo, sonhe e quem sabe viva esse sonho. 

Em uma nova página, escreva sua nova rotina com os elementos que gostaria de mudar. Vale tudo! Mas lembre-se não faça uma lista de coisas que você pensa que o mundo quer de vocês, faça lista com coisas que te deixam feliz, que te engrandece, que seria maravilhoso se fosse assim.

Agora implemente!! Avalie as mudanças que você quer, tente aos poucos incorporar na sua rotina, “little by little”, pouco a pouco faça algo novo e surpreenda-se como mudanças podem ser maravilhosas.

Foto da shesjack

Deixe um comentário!

6 comentários

  1. Iolanda

    Oi Manu. Este ano será para mim de~ mudanca de emprego. Vou desempenhar atividades totalmente novas pra mim. To com um frio na barriga, mas ao mesmo tempo feliz e ansiosa pra comecar uma nova etapa. Seu post foi um toque muito bacana. Obrigada!

    [Reply]

    Responder
  2. Patricia

    Eu acho demais esse blog. Adicionei a minha lista de favoritos.

    Quando puderam, façam uma visita ao meu blog tb: http://www.patixavier.com

    Eh novo mas foi feito com mt carinho. Beijos amigos. Boa semana!

    [Reply]

    Responder
  3. Maraysa Carvalho

    Belo escrito, Manu, parece que foi feito pra mim.
    Muito obrigada por suas palavras, são realmente inspiradas!
    Beijo!!

    [Reply]

    Responder
  4. Gisele Crisóstomo

    Você, como sempre, me inspirando a iniciar as mudanças que tanto planejo e nunca faço! Esse ano estabeleci metas simples para alcançar, mas que vão fazer toda a diferença pra mim… me alimentar melhor e voltar a usar o cabelo cacheado! Aliás, você poderia dar mais dicas, né? Acho seu cabelo liindo, e provavelmente também usarei curto no começo, já que vou ter que cortar a parte com muita química. Mas é isso aí… as mudanças só dependem de nós!

    [Reply]

    Responder
  5. Adriel Christian

    Lendo o post lembrei de um poema lindo do Carlos Drummond de Andrade chamado “Faxina da alma”. Recitei o poema ano passado no colégio, quando eu ia recitando sentia que precisava de mudanças na minha vida. Tem um trecho que eu nunca esqueço:
    “Jogue fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes. Fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados.”
    (Leia todo o poema aqui: http://sonhosdalua.br.tripod.com/faxina.html)

    O teu post foi mais um incentivo para mudar o rumo que minha está tomando!

    Beijos!

    [Reply]

    Responder
  6. Mônica

    Eu amo mudanças…mudei este ano..DE CIDADE, DE ESTADO, DE APTO PARA CASA, DE LITORAL PARA A SERRA, DE LUGAR QUENTE, PARA LUGAR FRIO, DE CULTURA…
    Tive um pouco de medo SIM, não posso negar, mas as mudanças me atraem, dá uma sensação de novidade, oque será que eu vou encontrar ? quem será minha mais nova amiga ? como será a minha rua ? como vo decorar minha nova casa ? onde irei trabalhar ?.
    Cada dia é um desafio, estou adorando. Minha qualidade de vida melhorou muitooooo.

    Bjusss

    [Reply]

    Responder