Morar nos Estados Unidos {dicas de como sobreviver}

Eu já moro há 3 anos, 8 meses e 2 dias nos Estados Unidos, mas especificamente na capital americana Washington DC, e desde o início encontrei vários brasileiros que de uma forma ou de outra imigraram para a terra do tio Sam.  Depois que comecei o blog, tenho recebido diversos emails de pessoas que mudaram recentemente ou estão pensando em mudar para cá, pedindo dicas, conselhos, informações, e também interessadas em saber como foi o meu processo de adaptação. Dessa forma, resolvi escrever um pouco sobre isso.

Confesso que morar em outro país não é fácil (e olha que morei na Alemanha antes de morar aqui) e o período mais difícil de viver em um novo país são os primeiros meses. É preciso ser forte, aceitar as diferenças, ser aberto as experiências e estar preparada para diversas situações. Ligar chorando para a família ou sair correndo de volta para o Brasil não vale, ok?

Idioma
Bem, aqui é o Inglês e todo mundo sabe. Mas em algumas partes, como na California, Miami, Texas e Boston se fala muito espanhol e até encontra muitas comunidades que falam Português, mas esse não é o ponto. O que adianta você sair do Brasil, vir morar nos Estados Unidos e continuar falando português? Se relacionar só com brasileiro? Ou só comer feijão com arroz todos os dias? Dessa forma você não cresce e vai continuar sem falar ingles. O ideal é chegar aqui sabendo pelo menos o básico [ hello! Nice to meet you! How are you? How much does it cost? Where is …? What time is it? Sorry, I don’t speak English. E bla bla] Mas se você não fala nem isso, tudo bem, devargazinho você chega lá. Se matricule em uma escola de inglês. Geralmente os cursos não são baratos, mas são super intensivos e vale muito a pena. Para se ter uma idéia, um curso completo de inglês demora 10 meses, enquanto no Brasil dura 4 anos. Super economia de tempo e dinheiro né? Além disse assistir filmes em ingles com legenda em ingles para treinar vocabulário e pronuncia. Assistir televisão em ingles (você aprende por associação), ouvir radio e se possível praticar, praticar, praticar. Lembre-se a maioria dos americanos só fala ingles e você já tem uma vantage, por que está aprendendo sua segunda ou terceira lingua. Então nada de vergonha, errar faz parte do aprendizado. E claro, fazer novas amizades, terá algo a mais pra fazer durante a semana (é sempre bom manter a cabeça ocupada, acredite!).

Clima
Como morava em Fortaleza, que há apenas duas estações (verão e época de chuva) não estava acostumada com o inverno e as mudanças de estações. E quando cheguei aqui em janeiro de 2007, era muito frio! Frio de não conseguir ficar 10 minutos fora de casa, de colocar todos os aquecedores no máximo, de amanhecer nevando às 9 horas da manhã e às 4 horas da tarde já estar escuro novamente. De passar por dias melancólicos que pareciam não ter fim. Foi difícil, mas “sobrevivi”.  Nessa caso recomendo ter um excelente casaco de frio, sapatos apropriados, cachecol, luva e protetor de orelhas ou gorro. Uma dica: venha com o básico, deixe para comprar roupa de frio aqui. Geralmente são muito mais baratas que no Brasil e mais apropriadas para o frio daqui. Pois o frio do Brasil nem se compara.

Quando as estações estão mudando é lindíssimo, adoro a primavera e o outono. Mas apesar de ser bonitas, geralmente vem acompanhadas com alergias e resfriados. Tome bastante vitaminas, e no casa das alergias (principalmente na primavera) o segredo é sempre trocar de roupa quando chegar em casa e tomar um banho para tirar o polem do corpo. Além disso rezar para que a estação passe logo.

Durante o verão tudo é mais fácil. E para quem cresceu em Fortaleza, um calor de 32C não é nada. Mas não esqueçam que aqui é bem mais humido então você fica com aquela sensação de grudando o dia todo. Tem que beber muito líquido e comer coisas leves. Mas o melhor é que a alegria toma conta das pessoas. Todos vão para as ruas, parques, nos rios e piscinas. Amanhece às 6 horas da manhã e o pôr-do-sol acontece quase 10 horas da noite. Uma maravilha. Usam-se saias, bermudas, chinelas… AMO!

Relacionamentos
Lembre-se que você não está mais no Brasil, essa não é a sua lingua, muito menos a sua cultura. Portanto as pessoas são bem diferentes. Muitas vezes os americanos são muito estranhos e individualistas e, apesar de educados, não são como os brasileiros. Ser educado aqui não significa ser simpático ou amigável. Quando cheguei, não conhecia ninguém, mas estava aberta a novas amizades. Não escolhi amizades, não julguei ninguém e o retorno apareceu. Conheci pessoas do mundo todo e, americanos (claro!). Uns me aproximei mais que outros, mas leva um bom tempo! Primeiro são colegas depois amigos e assim, terminam convidando pra fazer alguma coisa e os laços vão se estreitando. E isso é importante!
Lugar pra morar
Uma coisa é certa: O aluguel nas grandes capitais americanas é muito caro. Alugar um flat pequeno pode passar da faixa dos $1000. A dica é saber o propósito. Se o objetivo é ficar pouco tempo não importa se o lugar é pequeno, mas se pretende morar por um tempo maior, vale à pena investir em algo mais confortável e aos poucos ir mobiliando. Também há opções para dividir apartamentos com outros estudantes. Quanto mais perto do centro, mais caro o aluguel fica. Acho que dividir o apartamente é uma boa opção quando você é novo no local, por que você passa a ter “rommates”, além de dividir os custos, você melhora o indioma e pode fazer novas amizades.  Um site legal para buscar apartamentos ou quartos para dividir é o Craigslist.

O dia a dia
Leva um bom tempo até entender o dia a dia do lugar onde você está. Aqui, os costumes muitas vezes, dependem das estações. Durante o verão os americanos vestem pouquíssima roupa, chinelas com tudo (inclusive para trabalhar) e frequentam muitas piscinas públicas.  Já durante o inverno vão esquiar bastante, saem pouco de casa ou fazem muitas festas em casa.  Com o tempo você vai se acostumando, sempre com muita paciência e nada de julgamentos, pois você está no país deles e terá que se adaptar.

Comida
Desde pequena minha mãe me ensinou a comer de tudo e não deixar comida no prato e isso tem me ajudado muito nessa minha experiência internacional. Como moro numa cidade internacional/ metropolitana, encontro todo tipo de comida e restaurante, mas evito comer comida brasileira. Bem, gosto de experimentar coisas novas e quando vou comer for a de casa procuro tentar uma coisa que nunca comi antes e geralmente tenho surpresas positivas. Mas comer fora nem sempre é barato (mas aqui um prato individual num restaurante é mais barato que no Brasil), comer fast food é barato mas não é legal para a saúde. No supermercado você tem tudo e os preços são bem em conta, mas não se assuste com o tamanho das porções, tudo aqui é G ou GG. Cozinhe suas refeições, mesmo se você nunca cozinhou na vida enquanto estava no Brasil. Pegue receitas na internet, dicas de livros e quem sabe você aprende um novo hobbie. 😉

Etc..
Não encare as pessoas na rua, ninguém gosta disso.

Não fique batendo papo com crianças desacompanhadas, os americanos tem uma neura com pedófilos e é melhor não arriscar.

Geralmente para serviçõs você paga gorjeta (que eles chamam de tips) e a media é 15 a 20%. Você paga tips no restaurante, no taxi, no salão de beleza, no bar …

Transporte
Bem eu moro em DC e o transporte público aqui é excelente. Não tenho carro e vou para todo canto de metrô, ônibus ou bicicleta. Mas não se engane algumas cidades americanas são completamente isoladas e você pode/ ou não precisar de um carro. O ideal é dá uma pesquisada antes sobre o lugar.

Lembre-se: viver for a em outro país é uma experiência única que vai fazer você amadurecer e aprender novas coisas.

imagens: weheartit

Deixe um comentário!

104 comentários

  1. Hanid

    Muito legal suas dicas para quem pensa em morar aqui.
    Moro aqui uns 3 anos e minha situacao foi bastante confortavel porque me casei com americano e logo consequentemente tive meu greencard muito rapido, mas rapido mesmo.
    Mas o importante para quem pensa em morar aqui nao venha com muitas expectativas. Americano como a Manu falou eles sao estranhos e individualista. E vao ver voce como uma pessoa que quer roubar o emprego deles . Eh verdade. Eles tem verdadeiro horror aos imigrantes e pessoas negras. O racismo ainda resiste aqui. Sao educados? Sao sim.Mas eles nao tem a paciencia e a boa vontade em ajudar. Eu sei o que estou falando. Aprendi ingles na marra. O seu conselho de asssitir televisao com legendas ja fazia desde quando morava no Brasil (e olha que nem tinha intencao de morar aqui. No maximo viajar para visitar minha irma no Texas). Leia muitos livros (infantis sao otimos) e preste atencao na pronuncia. Porque aqui se vc nao fala fluentemente eles nao perdem tempo em ouvir vc. Quando ia nas lojas e perguntava sobre preco, ou o tamanho era um horror.
    Alguns lugares vc nem precisa de carro outros lugares onde eu moro se vc nao tiver carro vc esta na mao. Aqui nao temos onibus e mal mal vc ve um taxi. Morar so em cidade grande que tenha bons meios transportes ou que vc possa andar a pe. Aqui tem essa vantagem vc pode andar a pe e ninguem te assalta. Mas tem que ter cuidado, nao tem muitos assassinatos ou roubos mas tem muita morte por atropelamento. Eles sao muito loucos dirigindo e invadem a calcada.
    Sinto feliz por ter escolhido aqui para morar. Quando leio os jornais sobre a violencia no Brasil que esta cada mais fora do controle, penso que nem vale a pena visitar minha familia. Gostaria que minha mae e minha irma viessem morar aqui.
    Me sinto em casa com tantos restaurantes brasileiros e supermercados. Nao acho nenhum graca na comida daqui, eh muito calorica. Gracas a Deus meu marido e minha filha amam a comida brasileira e nos so comemos em restaurante brasileiros. Que me perdoem os americanos, mas ninguem faz bolo, comida melhor que nos.E eles sabem disso.
    Entao, so me resta dizer good luck aos que pensam em morar aqui.
    Bjs

    Responder
    1. Panfila

      Ola ! Me chamo Pânfila e achei super pertinete seu comentario ,gostaria que me add no whats para tirar algumas duvidas 27999665967

      Responder
    2. Marina Araujo

      Como faço para morar nos Estados Unidos?

      Responder
  2. Emanuella maria

    Super concordo com a opnião da Hanid, a questão da violência é bem menor por aqui e o que realmente sinto falta do Brasil são as pessoas. Não tem igual!!

    Responder
  3. Camila F.

    A fase de adaptação deve ser a mais complicada mesmo. Já pensei em morar na Europa para fazer uma pós-graduação e sempre penso que deve ser super interessante, mas também bem complicado… quem sabe um dia?

    Responder
  4. william haddad

    wowwwwwwwwwwwwwww menina foi apaixonante tuas dicas embora não tenho eu motivos para sair do Brasil por ora nunca é demais ter dicas para ao menos enriquecer sua própria cultura kisses very kisses

    Responder
  5. Jeny Jeny

    Mesmo ainda não pretendendo ainda ir aos E.U.A. eu curti as suas dicas, foram muito bem apresentadas e bem elaboradas, simples e de fácil entendimento.
    Gostei mesmo!

    Responder
  6. Mônica

    Olá,
    Gostei das dicas. É sempre bom aprender mais e mais.

    Grata,
    bjão 😉

    Responder
  7. GISELE

    A MANU SEMPRE NOS ENRIQUECENDO COM SUAS DICAS E POSTS MARAVILHOSOS:)
    EU NUNCA FUI AO E.U.A. MAS CONVIVI COM ALGUNS AQUI NO BRASIL POR 2 MESES E REALMENTE ELES NÃO SÃO MUITO RECEPTIVOS E CALOROSOS QUE NEM NOS BRASILEIROS…
    QUASE ME CASEI COM UM AMERICANO MAS SOU MUITO CARINHOSA COM AS PESSOAS E PENSEI MUITO ANTES DE ACEITAR EM ME MUDAR PARA OS E.U.A. GRAÇAS A DEUS TENHO UMA FAMÍLIA BEM ESTRUTURADA AQUI EM TDOS OS SENTIDOS E NÃO OS ABANDONEI P/ SEGUIR MEU EX NAMORADO QUE APESAR DE SER UMA ÓTIMA PESSOA NÃO ME PASSOU MUITO CALOR HUMANO NA ÉPOCA EU PREFIRO UM BOM BRASILEIRO COM TDOS NOSSOS COSTUMES E ESTRAVAGANCIA 🙂
    SOMOS CALOROSOS,ALEGRES,AMIGOS,APERTAMOS A MÃO,NOS ABRAÇAMOS,CHORAMOS QDO ESTAMOS FELIZES OU TRISTES O QUE IMPORTA???
    O MELHOR DA VIDA É SE SENTIR BEM COM SÍ PRÓPRIO E LÁ NOS E.U.A. EU TENHO A CERTEZA DE QUE NÃO ME SENTIRIA BEM COMIGO MESMA E P/ MIM ESTAR BEM COM AS PESSOAS É PRECISO ESTAR BEM COMIGO MESMA…
    BOM CONHECER OUTRAS CULTURAS E OUTROS PAÍSES SEM DÚVIDA NOS ENRIQUECE MUITO ,MORAR UM TEMPO POR LÁ TBM DEVE SER BOM APESAR DE DIFERENTE MAS DEIXAR MEU BRASIL PARA MORAR DEFINITIVAMENTE NOS E.U.A. OU EM QQ OUTRO PAÍS EU AINDA NÃO TENHO ESSA CORAGEM RS
    ACHO QUE ENTRARIA EM DEPRESSÃO PROFUNDA A NÃO SER UMA PESSOA QUE NÃO TENHA VINCULOS AFETIVOS AQUI OU QUE QUEIRA ESTUDAR OU QUE TENHA UMA ÓTIMA PROPOSTA DE TRABALHO QUE GARANTIRÁ O SEU FUTURO AÍ SIM EU DARIA A MAIOR FORÇA E ENTENDERIA TBM.
    PQ MUITOS SAEM DO BRASIL NA ESPERANÇA DE MELHORAR DE VIDA E SE DECEPCIONAM AMARGAMENTE E EU CONHEÇO PESSOAS MARAVILHOSAS QUE SENTIRAM NA PELE ESSA SITUAÇÃO…
    BOM PARA OS QUE FOREM BOA SORTE E PARA OS QUE JÁ ESTÃO NOS E.U.A. LUTEM ACREDITEM E SEJAM FELIZES…

    BIG BJOS PARA TDOS VCS!!!

    Responder
  8. adelia

    Eu tambem estou aqui ha 4 anos anos fez 4 anos no ultimo dia 23, minha experiencia com americanos foi bem melhor acho que melhor com brasileiros onde eu moro existe uma grande parte de pessoas do interior da roca mesmo ,eu nao estou descriminando nao mas…..ninguem sabe nada de nada e me colcoam como snobe quando falo(entao melhor ficar quieta) .a dificuldade em se ter um trabalho que nao seja limpar casa e ter de ir sentada ao lado da pesoa todos os dias as 7 da manha as 5 da tarde ouvindo elas falarem so de dinheiro de vaca, galinha, plantacao de tomate( Eu sou de Sao paulo nao entendo nada disso vejo essas coisa no supermercado rs) que precisam comprar isso ou aquilo no Brasil e horrivel eu sempre gostei muito de ler e usar o computador pra informacao mas pra que serve informacao se vc nao tem com quem trocar. Eu nao estou trabalhando mais limpando casas estou tentando em vao emprego de garconete mas…….o problema nao e o ingles e outro. Fazem 2 meses que eu vejo o mundo pela janela do meu quarto eu nao saio de casa e quando saio e rapido volto correndo acho que estou entrando num quadro de depressao pos viagem meio tarde rssssssss. I’m down.. Manu voce esta sendo minha tabua de salvacao adoro ler seu blog adoro seu jeito positivo de ver as coisas e sabe? um dia (espero)vou fazer o meu blog com as minhas experiencias e aspiracoes.”entao me deixe aqui quieta” beijinho.ufa sorry acho que distribui demais..ok me economiza nao?rsssss

    Responder
  9. Gabariela

    Olá a todas,

    Muito legal as dicas!

    Estou indo para EUA se tudo der certo ano que vem 2011, em Fevereiro.

    Irei ficar na Newport beach california. Gente vocês que moram a um tempo preciso muito saber o custo de vida pelo menos com gasolina e alimentação no mês. Com certeza irei fazer mercado pois comer na rua, em qualquer lugar do mundo acredito ser caro durante o mês. Rs Já tenho onde ficar e não será cobrado nada por isso, ainda bem!

    Quem poder ajudar com alguma infomrção por favor entre respindendo pelo blog ou pelo meu e-mail: gabrielacortezsouza@gmail.com

    Responder
  10. Paula Fliess

    Amei o post. E, um dia irei lê-lo novamente. Porque meu sonho, é morar em D.C. também. A cultura norte amaricana me encanta muito. E, já estou treinando pra me mudar, rsrs

    Responder
  11. Radiáa

    Oi Manu,

    Adorei seu blog, muito legal mesmo. Por favor me dê uma dica de onde comprar roupas de inverno em Washington DC.
    Muito obrigada, e parabéns pelos posts.

    Responder
  12. Jaqueline Alves

    Oi Estou morando em Virgina a 03 semanas, dps de passar os sufocos de chegada descobri o teu blog, parabéns, você explica muito bem sobre as dificuldades e etapas que são enfrentadas, agora me deu até um novo folego para seguir em frente.
    gostaria de saber sobre a questão de carro, sabe se eu posso comprar um carro mesmo sendo “turista” eu possuo uma carteira internacional de direção (PID).
    adoraria manter contato com você se possivél.
    abs
    Jake

    Responder
  13. Katchucia

    Oi tudo bem!!!! Adorei o blog ainda mais que estou super afim de sair daqui. Vc focou num ponto realidade em qualquer cidade do Brasil, a violência, sinceramente dá até medo de sair nas ruas, mora em uma cidade pequena no interior do estado de Santa Catarina, onde a violência está chegando aos poucos. Sem falar no impostos pra tudo, tenho uma pequena lan house aqui e os impostas são praticamente o que eu deveria ganhar de lucro, faço muitos outros trabalhos aqui dentro da lan para sobreviver, mas ser micro empresário no Brasil ainda é sinônimo de impostos altíssimos. Sempre tive vontade de sair daqui e agora minha vontade aumentou, o problema é que não falo inglês (alguma coisa eu sei, talvez o básico do básico, hehehehe). Mas gostaria de me corresponder com vc por e-mail para trocar idéias. Inicialmente, com quantos dólar seria o ideal para começar a pensar e me organizar a ir para o exterior, tomando por base a sua cidade??? Gostaria de saber como é as chances de talvez ter meu próprio negócio ai no exterior. Aguardo contato.

    Responder
  14. Randerson

    vc comentando sobre a america, pensei ja em sair fora do BRASIL, e me mandar pra ir, meu sonho e conhecer a america, se cuida !! se possivel for !! eu entro e contanto com vc, se eu pensar um dia ir pra ir !!

    Responder
  15. Rayane

    Oi, Manu eu queria saber como faço para morar aí para sempre?
    Sem precisar ter que ficar aí por só alguns anos.
    Eu queia morar aí por um longo tempo,ou nunca voltar ao Brasil.
    Eu preciso de alguma autorização?
    Por favor me informe!
    Beijos Rayane.

    Responder
    1. Manu ♥

      Oi Rayane, aqui nos estados unidos pra vir morar voce tem que ter um visto de estudante, trabalho ou um green card. Pra conseguir um visto de estudante vc tem que esta matriculada em uma escola americana e aplicar pro visto no brasil, trabalho voce tem que conseguir a vaga no brasil e aplicar. Uma opção eh vir pra ca como AU Pair, tem um texto no blog falando sobre isso e voce encontrar muita informacao na net. Ja o green card voce so consegue atraves de casamento com americano.
      boa sorte

      Responder
  16. Rayane

    não tem como ir morar aí de outro jeito?Porque eu não sei falar inglês e só tenho 16 anos.É o meu sonho ir morar aí.

    Responder
    1. Manu Huessy

      pela sua idade voce pode tentar um programa de intercambio e morar com uma familia americana. Ou entao esperar completar 18 anos e vir no programa de au pair. Tenho um video e post meu aqui no blog esplicando sobre o que eh esse programa de au pair e eh uma excelente saida e uma porta pra vir morar nos estados unidos. Segue o link do post http://ambientevistoriado.com/au_pair/

      Responder
  17. Rayane

    Manu,por favor me conte a cada passo de como vc teve a oportunidade de ter conseguido a chance de tar morando nos Estados Unidos.
    Queria que vc contasse tudo disso pra mim passo a passo.
    Eu queria ter uma noção de um pouco de pouco para o meu futuro.
    E já queria estar ligada em tudo isso,por favor me fale!!!

    Responder
    1. Manu Huessy

      querida eu vim aqui a trabalho, como jornalista. Ja tinha uma profissao e trabalhava na area.

      Responder
      1. Rayane

        Obrigada pela dica,vou ser mesmo uma babá para me envolver com novas pessoas conseguir o cartão green card e se isso der certo morar lá pra sempre obrigada beijo tchau!!!!

        Responder
  18. Giovanna

    Bom eu tenho 13 anos e estou deixando o Brsil pra ir morar com meu pai que ja esta csado ai em D.C. haha, bom eu estou realmente assutada com a ideia porque eu ainda sou uma criança e deixar toda a família e ir morar com o pai é realmente uma decisao dificil… retomar uma relação que ficou realmente esquecida no tempo por alguns anos é dificil. Bom eu realmente tenho muito medo dessa ideia por causa do bullying com brasileiros, porque realmente nao sei se é mito ou verdade e nao sei se o fato de eu virar cidadã(porque meu pai é)muda um pouco essa situação.. queria um conselho :S

    beijos gigigalhardo@hotmail.com por favor responde!!

    Responder
    1. Manu Huessy

      Oi Giovanna,
      DC é uma cidade linda, bem diferente do Brasil. Provavelmente você irá gostar.
      Falar uma nova lingua, viver uma nova cultura, se adaptar a uma nova rotina nao é facil, mas acredito que aqui nos Estados unidos voce ira amadurecer mais rapido e tera mais possibilidades que no Brasil.
      Essa coisa de bullying com brasileiros é mito, pelo contrario, todo mundo adora brasileiros, nunca sofri preconceitos e ate hoje nunca conheci ninguem que teve esse problema.
      Acho que os maiores obstaculos que voce vai encontrar estarao dentro da sua cabeça e esses obstaculos voce pode comecar a ultrapassa-los de agora, ainda no Brasil.
      Voce deve tentar e ver qual vai ser o resultado. Tenho certeza se voce nao gostar ou quiser voltar pro Brasil no futuro sera possivel.
      Boa sorte na sua escolha.
      Manu

      Responder
  19. Giovanna

    muito obrigada me enti melhor depois que li a sua resposta, muito obrigada, ja estou mais tranquila em relação a essa nova experiencia, tanto porque li a sua, e a de outras pessoas alem de ter exemplos na minha familia, acho que se eu me ocupar com os estudos e me exforçar vai dar tudo certo! brigada viu!!! ah e vc teria dicas de lugares legais de dc? e sabe queis sao as cidades com praia proximas dai?? brigadao

    Responder
    1. Manu Huessy

      Ola Giovanna, as praias mais perto de DC sao ha mais ou menos duas ou tres horas dirigindo (virginia beach e ocean city). tem alguns posts sobre DC aqui no blog na categoria Por dentro de DC http://ambientevistoriado.com/category/dentro-de-dc/

      Responder
  20. Giovanna

    oi entao eu queria mais uma dica, como arrumar a minha mala? oque eu ponho? minhas roupas ou só algumas?? sei la to bem perdida

    Responder
    1. Manu Huessy

      oi Giovanna,
      voce tem que pensar que aqui nos estados unidos eh o melhor lugar pra comprar roupa e que aqui em DC tem as quatro estacoes do ano bem definida. Alem disso voce so tem direito de trazer duas malas. Voce tem escolher bem as roupas que voce mais gosta e que vai sentir falta. livros, fotos, e lembrancinhas tambem ter que ter espaco na sua mala.
      beijos
      manu

      Responder
  21. Juliana Lopes

    Olá,
    Adorei as dicas,são muito interessantes!
    Eu pretendo fazer faculdade nos EUA(um programa de bolsa recente aqui no Brasil)e gostaria de saber sinceramente como é o racismo aí, e se dar pra viver com 300 dólares por mês,tirando a moradia,seguro-saúde e alimentação.
    Desde já agradeço.

    Att,

    Responder
    1. Manu Huessy

      Oi Juliana, com $300 vai ser meio apertado, depende muito onde voce vai morar. Por exemplo, se for em cidades como DC. NYC, San Francisco com certeza vai ser complicado (porque sao cidades super caras) Mas se for em cidades pequenas, talvez seja mais facil. Porque sempre tem o extra, e servicos, coisas que voce vai querer comprar, se quiser ter internet ou telefone ai ja vai pelo menos $100 do orcamento mensal.

      Responder
  22. Vanessa Ann Locker

    Oi Manu!!! Que bom encontrar um blog como seu!!! Eu moro em São Paulo, mas sou cidadã americana (filha de Pai americano). Eu, meu marido e filha de 10 anos temos vontade de tentar a vida aí nos states. Eu falo um inglês intermediário, já meu marido básico. Ele é formado em gastronomia e com isso acredito que poderia trabalhar na área. Talvez gostaríamos de morar em Orlando. Como estão as ofertas de emprego em 2012??? Talvez no começo seriam sub empregos??? Sei que existe tb cursos de inglês gratuito em escolas americanas, para imigrantes!! O que vc acha??? Será que ainda é uma boa idéia??? Obrigada pela sua ajuda, abraço Vanessa

    Responder
    1. Manu Huessy

      Oi Vanessa, obrigada pelo comentario. Fico feliz que voce gostou do blog.
      Infelizmente eu nao tenho muita referencia em relacao a Orlando, nao posso dar dicas sobre o campo de trabalho por la. Mas com a crise, muita gente ficou sem trabalho e infelizmente ainda voce encontra resquicios da crise em alguns lugares. Mas eu tambem nao sei nada relacionado a area de gastronomia. Se voce tiver contatos na Florida, fica mais facil.
      De repente, pra voce eh melhor mudar pra Miami, pois tem muitos restaurantes, um bom sistema publico de transporte e facil acesso. Em Orlando voce nao vai pra nenhum lugar se nao tiver um carro.
      Como voce eh cidada americana, fica mais facil, e voce pode dar o green card pro seu esposo e pro filho, mas talvez tem que fazer isso no Brasil (nao tenho certeza). Sobre a questao do curso do ingles, eu nao acho que aqui nos estados unidos oferece cursos gratuitos para imigrantes, nunca ouvi falar sobre isso. Acho que essa eh o maior problema aqui nos estados unidos, estudar ingles nao eh barato e isso cria uma barreira muito grande pras pessoas que estao imigrando e vivendo aqui. Fazer uma mudanca dessa, tem que ser bem pensada pois existe altos e baixos (adaptacao a nova cultura, barreiras com a lingua). Eu fiz um video no youtube exatamente sobre isso, depois asssiste http://youtu.be/o8mQUQZsuzw
      Boa sorte na sua escolha

      Manu

      Responder
  23. Rosana Alves

    amei sua página, penso seriamente mudar de país e de cultura, estou pesquisando a cidade de Newport Beache 40 milhas da california, só que busco mais informações e não consigo… na nete é muito restrito as informações da cidade… sei que terei que passar por muitas barreiras e adaptações como uma nova cultura… conheço Fortaleza amei seu estado… sou carioca… vc poderia se informar pra mim algumas coisas que preciso saber como que além do inglês, quais os outros idiomas se falam nesta cidade… se existe também brasileiros nela… agradeço muito pelo seu carinho e saiba que não existe lugar no mundo melhor que o nosso Brasil… um grande abraço pra vc e se cuide menina! beijos!

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Ola Rosana,
      Eu nao conheco newport beach e nao tenho informacoes relacionadas a testemunhas de jeova. Mas eu acredito que na california voce deve encontrar muitas pessoas que falam espanhol, alem do ingles.
      Um abraco

      Responder
  24. Rosana Alves

    gostaria tbm saber se em newport beache tem Testemunhas de Jeová que falam a lingua portuguesa!

    Responder
  25. Rayane Souza

    Um sonho de todos aqui leitoras é morar nos United States of America como o meu sonho tambem o que mais me chama a atençao nos ESTADOS UNIDOS é um lugar de muita paz,alegria,conforrto,SEGURANÇA,as casas,e o que mais me chama a atenção é a NEVE.Meu sonho fazer um boneco de neve pular,brincar e sentir ela na minha lingua.Espero que todos vocês leitores e seguidores da MANU consigam essa oportunidade de morar nos UNITED STATES como eu tambem um dia vou conseguir.E que essa oportunidade chegue logo né?quem não quer?

    Responder
  26. Rayane Souza

    QUEM AQUI CONSEGUIU OU ESTÁ PRESTES A CONSEGUIR ME AVISE PARA EU DAR OS MEUS PARABENS!GENTE EU DESEJO A VOCÊS BOA SORTE!

    Responder
  27. Charlene

    Olá

    Então, casei com um americano e estou indo embora com meu filho de 2 anos q não é filho dele. Estamos indo mês q vem. estou muito ansiosa, estou com medo de não me adptar, uma vez q vou morar numa fazenda q fica a 10 min de carro da cidade mais proxima. Vou chegar bem no inverno, confesso q sempre sonhei em passar um natal ou ano novo com neve, mas ficar uns 3 meses praticamente presa em casa por causa da neve, não sei se vou me acostumar. Falo inglês, tenho experiencia de viajar a outos paises da europa. A familia do meu marido todos se mostram muito gentis e ansiosos com minha chegada.
    Gostaria de saber, o que devo levar na minha bagagem, coisas nas quais não encontrarei aí, como medicamentos, alimentos…

    Responder
  28. Caitlin

    Manu, simplesmente a-m-e-i as dicas! Procurava algo mais certo e encontrei aqui, mas será que eu poderia te perguntar uma coisa? Eu estou pretendendo ir pra Mill Valley, Marin County, e é MUITO raro eu encontrar alguem que fale mais puxado pro lado dessa parte da California, voce conhece algum lugar, onde eu possa encontrar mais algumas informações? Obrigada, e parabens pelo blog 🙂

    Responder
  29. Yumi tome

    Ola. Tudo bem ?!
    Então eu tenho 18anos e estavo pensando ir mora em Miami ‘
    O ingles eu Sei bem poco. Queria sabe qual e a primeira coisa que eu tenho que faze Depois que chegar ‘
    E lugar pra mora assim eu vejo Depois que chegar no lugar ?
    E muito dificil conseguir empregos?

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Ola, desculpa mas não tenho informações sobre Miami. O ideal é você ter amigos e contatos por lá para ter um suporte. Boa sorte

      Responder
  30. Wesley Carvalho

    Olá, adorei seu vídeo! Bem meu nome é Wesley, moro em Vilhena-Rondônia.
    Desde os 12 anos tenho um grande sonho de ir morar nos Estados Unidos. Bem Hoje estou com 19 anos. Gostaria que me mandasse algo no email. Pois o assunto que queria falar talvez aqui não seria bom, não me expor assim. ( observação nada de grave! Mas aqui no Brasil ainda é um enorme TABU )
    Quero morar aí, não para estudar! Mas para trabalhar, viver e ter uma vida americana, esse é meu maior sonho desde sempre. Imagino claro que é difícil.
    Como conseguir o visto para ter uma vida aí? Seria mais difícil? Já que minha intenção não é ir para estudar e sim morar?
    ( please responde no meu email. Wesley-Noturno1@hotmail.com )
    >< Obrigado! Ah adorei o visu! Luxo total :p Abraço para tu e sua família.

    Responder
  31. Evaldo Holanda

    Excelente seu blog acho super interessante suas dicas se nao se incomodasse poderia me mandar um email pra tirar umas duvidas com você. Minha esposa é formada em Direito e eu em Adm e gostaria de ir estudar com ela mais com suas dicas sem duvida me ajudaria bastante se poder fico no aguardo do seu email abs. Evaldo@machrepr.com.br

    Responder
  32. Gilcivan Tomaz

    eu gostei

    Responder
  33. Caio Borges Breno

    Gostei , eu e mais 2 colegas vamos tentar morar ai , meu sonho , minhas vontades e morar aí , e outra coisa todos nós somos de Fortaleza uhhuull , obrigado gostei demais agradeço , um abraço e você ja ganhou seu green card ?

    Responder
  34. João Ângelo Frari

    Obrigado e muitíssimo grato pelas dicas…
    Só quero ir fazer um curso para sair da neura de saber o basico, pois nas escolas não consigo aprender….e psicológico. Se tornou um saco de merda na minha cabeça. Todos os filhos falam Inglês e eu não consigo, com o ingles de escola…então vou até aí…nem se for para ficar 3 meses numa escola, para apren der o intermédiário do idioma.

    Responder
  35. Claudiene Saldanha

    Ótimo, ajudou muito.

    Responder
  36. Rafhaela Trindade

    muito legal,sempre sonhei em morar lá.

    Responder
  37. Rafhaela Trindade

    muito legal,sempre sonhei em morar lá.

    Responder
  38. thayna rute

    Oi manu,bom eu tenho 16 anos penso en ir para os estados Unidos quando completar meus 19 anos,eu queria saber se você save como faço para conseguir um emprego lá? Como babá, en restaurantes ou algo do tipo.. bom como muitos tem sonhos o meu é morar nos Estados unidos..
    Eu presciso saber como faço para conseguir o visto para morar lá ? Mais tipo como faço para conseguir um emprego aqui no brasil para ja começar quando chegar lá você conhece algum site que me ajude conseguir um emprego antes de ir porque nao da para entrar sem o visto so a trabalho… por favor me ajude você tem bastante conhecimento pelo fato de morar ai..
    Me responda por favor… :/
    Taina_-@hotmail.com

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Thayna,

      Acho que na sua idade, o ideal eh pensar em vir como au pair. Eu escrevi um post sobre isso e acho q pode te ajudar
      http://ambientevistoriado.com/au_pair/
      beijos

      Responder
      1. thayna rute

        Entendo, mais assim esse programa dura quanto tempo mais ou menos porque quero ficar bastante tempo por ai .qual a duração? Sera que tenho chance de ficar perto de new York?

        Responder
  39. Vitoria Rosa

    olá manu , adorei sua informações eu tenho 14 anos e e meu sonho mora no eua , minha professora mim ajuda muito com isso pois ela sempre que pode ela vai pra ir , então ela sabe um pouco das coisas q acontecem por ai. essa ano ela me disse de uma bolso de estudante q tinha por ai q o governo ia escolher 30 pessoas com tudo pago. Mais infelizmente não tive nem a oportunidade de conseguir uma bolsa pois eu tinha apenas 13 anos e minhas nota era sempre media 7 e não sabia quase nada de inglês. Mais não abaixei a cabeça ainda, estou fazendo inglês e o ano q vem vou dar o meu macimo para tirar apenas notas altas. Mais em fim o meu maior medo de tudo isso e sobre o racismo , pq sou mulata tenho medo se eu conseguir ir pra ir as pessoas não me aceitarem pela minha cor. Eles tem muito preconceito sobre a cor da pele ? gostaria de saber muito . obg vitoria

    Responder
  40. Lariih

    Olá, tenho 17 pra 18 anos e queria muuuito ir pros EUA (talvez a capital de Iowa, Des Moines) e queria saber se tem como começar uma faculdade aqui no BR mas terminar em uma outra de mesma área la. Ou então começar uma profissão e continuar nela la? Obrigada. Larissa

    Responder
  41. edmar oliveira

    Bem lembrado nada de ser incoveniente com as pessoas, ser cordial e vejo que tem uma civilidade sem igual, fiquei 5 meses em Miami e alguns condados e observei essa particularidade, gosto da forma de tratamento respeitoso com as pessoas. Me sinto uma outra pessoa :-)!

    Responder
  42. Leandro Pimenta

    Comentário improdutivo…

    Responder
  43. Welliton Silva

    Obrigado , moro em portugal gostaria morar no estados unidos trabalho aq fazendo pizza . ai melhor do q portugal ?

    Responder
  44. Silva

    Adorei suas dicas!
    Ja fui varias vezes pro Texas, e estou pensando em morar em uma cidade que o custo de vida seja pouco, pois minha pensão e de $ 1000, voce teria algumas sugestão. bjs

    Responder
  45. Kellyane Brandão

    Ótima obrigado , mi ajudou muito! vou mora em Califórnia com minha family bjos

    Responder
  46. William Fernandes

    Gostei muito da explicação, eu a um tempo atrás coloquei esse sonho no meu coração de morar nos Estados unidos, tenho apenas 21 anos, tô me esforçando o máximo para terminar estudos me qualificar para por conseguir morar aí. E isso gerou um desejo muito grande no meu coração e sei que Deus vai me ajudar a conseguir isso, então aí está meu email quem poder me ajudar com o máximo de informações possíveis ficarei muito grato!!!

    Responder
  47. Marley

    Muito legal seu blog. Eu ja moro nos estados unidos vai fazer 7 anos. Moro em Nova Iorque e concordo plenamente com voce, pra que sair do Brasil e ficar aqui so andando com brasileiros e ouvindo musica brasileira, e comendo comida brasileira. Ta aqui pra morar tem que aprender o ingles mesmo e se adaptar. 🙂

    Responder
  48. Carla Dionizio de lima Pereira

    Olá ! Meu nome é Carla sou natural de Santo André/SP, mas moro atualmente em Santos/SP. Sou cabeleireira e trabalho por conta própria, e estava eu andando pelos sites quando me deparei com o seu Blog, muito legal as suas dicas para quem quer se aventurar fora do país. Mas como sou muito curiosa em conhecer as coisas, fui logo entrando e matando um pouco da minha curiosidade. Sou casada há 4 anos e não tenho filhos, graças a Deus, mas venho pensando muito em um dia morar fora do país, ás vezes penso em morar perto de lugares onde tenham mais brasileiros, mas como sou um “cagona”, não sei se conseguiria ir embora assim. É muito difícil! mas mesmo assim adorei suas dicas e fica com Deus querida.
    Abraço.

    Responder
  49. Douglas Feliciano

    obrigado tou mais desproucupado agora valeu

    Responder
  50. Laryssa Bruna

    Obrigado , em abril estarei indo morar aí … E sozinha confesso que estou muito assustada.

    Responder
  51. Moises Rodrigues

    estou pretendedo fazer faculdade nos eua e vou mora na faculdade

    Responder
  52. Estou pensanoo, e muito, em ir para os EUA. Você pode me ajudar? "Tenho o visto, mas preciso começar do zero…

    Responder
  53. Evelyn ECamilo

    Jean Martins tem algum grupo no whatsapp sobre isso? Podia criar um so pra quem pretende morar la ,para conversarmos tirar duvidas,etc…add eu tbm por favor

    Responder
  54. em qustões de vistos e tals queria saber !? ou você está ilegal ?

    Responder
  55. Thiago Santana

    gostei muito! Estou querendo ir com minha esposa e minha filha de 14 anos, e gostaria de saber como matricular ela em uma escola? coisas assim.

    Responder
  56. Mia Figueira

    você está morando nos eua legalmente?

    Responder
  57. Ericles Santos

    Eu tenho medo de ir para os eua e não conseguir me conectar passar baque e tal… Não conseguir um emprego, aí eu queria lhe perguntar o que você acha disso? Manda para meu e-mail ericleschines@hotmail.com

    Responder
  58. Ericles Santos

    Hei brother me addd lá no grupo, 55 98 981240335 Ericles , quero muito meter o pé daqui do Brasil ….

    Responder
  59. Danielle Gonçalves

    tbm querro fazer parte desse grupo, me add se possivel

    Responder
  60. Marina yzabel

    Eu gostei tô pensando em ir com meu irmão e minha mãe pra lá, suas dicas são boas ajudaram bastante agora já tenho uma idéia de como viver lá, vou realizar um grande sonho de morar lá, obrigado pela dica!!!

    Responder
  61. Leila

    Bom dia Manu, gostei muito das dicas. Conheço pessoas que vão com visto de turista e pretendem ficar nos Estados Unidos trabalhando mesmo ilegalmente. dizem eles, que não te deportam se você não tiver antecedentes criminais aqui no Brasil e nem lá. Vão ficando e depois não sei…Pode me responder essa questão, por favor? meu e-mail é LSMALTEZ@HOTMAIL.COM
    Att.
    Leila

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Leila, desconheço dessa informação. Se você está trabalhando ilegalmente você está ilegal e se for pego com certeza é deportado. Aqui nos Estados Unidos tem prisões específicas para ilegais.

      Responder
  62. Mateus França

    Você conseguiu? 🙂

    Responder
  63. Gabriel Teixeira

    Já fizeram o grupo? Estou indo para os EUA no próximo ano, dezembro de 2017.

    Responder
  64. Marcos Roberto

    Oi como vai?tenho muita vontade de ir para EUA mas não tenho nada em maos como fazer para estudar e trabalhar por lá?

    Responder
  65. marina

    Oi Emuella! Você ainda está morando em DC? Moro em Alexandria! Queria poder tirar algumas dúvidas e curiosidades com você! Obrigada é muito boa sua matéria!

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Marina, moro em DC. Me manda um email

      Responder
  66. Gleyson

    Oi….bacana seus comentários, curti muito oque postou, tenho vontade em mora fora do Brasil, porém estou estou estudando ainda, quero sair do Brasil com uma profissão, estudo mecânico de aeronave, minha pergunta é não conheço ninguém é nada por ai, na sua opinião, como eu poderia fazer ?tenho família, porém queria ir sozinho primeiro para conseguir trabalho e moradia, como poderia iniciar? Depois levar esposa e filhas, abraço…

    Responder
    1. Gleyson

      Oi….olhando os comentários, percebi que tem, ou irá fazer um grupo do watsap, se possível pode me add tbm 11 962985005, abraço

      Responder
  67. michelle

    Olá Emanuella, você disse que nao tem carro em Washington DC….como vc faz para fazer compra de supermercado grande? eles fazem entrega domiciliar gratuita?

    Obrigada!

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Michelle, geralmente eu uso sacolas reutilizaveis e dá para carregar um monte de coisa. Levo tudo na mão. Não faço compras para o mês, faço semanalmente ou as vezes a cada 15 dias. Mas existe esse tipo de serviço comprando online. Nunca usei.

      Responder
  68. Obrigada pelas dicas amei

    Responder
  69. Newton Rabelo

    um dia eu arrisco rsrs

    Responder
  70. Aruana

    Estou morando ha 6 meses em Cumberlan Eua, e confesso nao ser nenhum pouco facil,se Eu nao tivesse me namorado que e americano com certeza ja teria voltado para o Beasil.Sem contar o pre conceito que Eu sofro nao indico a ninguem que nao tenha uma excelente profissao e um excelente ingles a vim para esse Pais…minha opniao

    Responder
  71. Adriana Aguiar

    Obg pelas dicas!
    Uma curiosidade: nunca entendi nos filmes pq os jovens vão pra longe da família fazer Faculdade. Nunca tem uma Universidade no local onde moram!! Sabe como funciona isso? Acho mt estranho os filhos terem q se separar dos pais assim. Nossa cultura é mt diferente…

    Responder
  72. eddy

    Ola….este e o primeiro blog que leio sobre outro país e que não seja fantasiado demais….parabéns…..

    Responder
  73. brenda

    sou de Fortaleza e estou me preparando para a mudança. bjs

    Responder
  74. Valéria

    Parabéns pelo seu blog Manu!
    Eu estou morando aqui nos EUA já faz uns 5 meses, trabalho em DC e moro em Bethesda. Sou de Fortaleza como você e nem sequer conheço o “inverno”, tão pouco o frio. Encontrei o seu blog a partir das minhas dúvidas e dificuldades na língua, o inglês. Às vezes sinto que não estou evoluindo e isso me deixa triste, porém continuo seguindo em frente com as minhas limitações. No Brasil, eu fiz apenas 1 ano de curso durante o ensino médio. Agora depois de 15 anos eu vim trabalhar e estudar aqui. Ficarei apenas durante 1 ano. Como você mesma disse em seus comentários os primeiros meses são bem complicados, difíceis, adaptação em outro lugar onde tudo é diferente é pra quem tem coragem e perseverança. Eu espero seguir em frente forte e determinada a aprender coisas novas, amizades e o inglês.

    Responder
  75. Jéssica

    Olá td bem? Vc saberia informar o procedimento para fazer uma pós graduação aí nos EUA? Se existe algum programa que dê bolsas ou formas mais baratas de se conseguir isso?

    Responder
  76. Guilherme Mota

    Obrigado, suas dicas foram ótimas, estarei me mudando para Ohio, queria saber o preço do seguro saúde, se emprego é difícil, se estudar nos EUA é muito caro, essas coisas…. preço estimado do transporte público, essas coisas.

    Responder
  77. Fabio

    Oi boa tarde, adorei seu post, suas dicas. Ao contrario de muitos, eu fico super empolgado quando vejo algo dando certo para outra pessoa, vejo que no começo para não foi fácil, mais que bom no fim ter dado tudo certo! Tenho um sonho, de morar nos EUA, não sei exatamente quando, como e onde, só tenho esse desejo obcecado de viver neste país, tenho 26 anos, trabalho atualmente com telecomunicações, sou atualmente mais adaptado a áreas de informatica e tecnologias. As vezes faço algo que pode parecer bizarro, mais gosto de acessar o Google Street View e ficar passeando pelas cidades dos EUA principalmente as de meio e pequeno porte, como é tao lindo as casas, a vizinhança, parece ser tudo de bom! Sendo direto, sou humilde, ganho salario em torno de R$1.500,00, pago aluguel e continhas básicas para sobreviver, gostaria de uma opinião sua, claro que o dinheiro é o fator principal, deve precisar de muito para poder manter pelo menos as viagens, mais tipo, é bom eu ter conhecidos já morando para tentar me arranjar um trabalho ou um brasileiro consegue emprego chegando com a cara e a coragem? As vezes a minha auto estima baixa não me favorece com este sonho, sei que é muio muito difícil, mais quero pelo menos sonhar :/. Bjos se cuida!!!

    Responder
  78. Sandy

    ola, tenho 18 anos em exatamente 4 anos sonho em morar fora do Brasil e decidir que seria em EUA/Canada, queria saber quanto você acha que eu deveria levar para começar uma vida la ate que eu consiga arrumar um emprego?
    Os custos de vida ai são mais caros que no Brasil ?
    Eu e minha prima iremos morar em janeiro, você acha que dividir as despesas entre nos duas seria melhor?

    Responder
  79. Cristiane Melo

    Olá, gostei das dicas. Conhecer os Estados unidos sempre foi um sonho, vou retomar as aulas de inglês pois tenho uma familiar que pretende morar no texas. E vou fazer questão de passar um tempo lá para vivenciar a cultura do país.

    Responder
  80. Ge Linhares

    Eii Emanuella.

    Adorei suas dicas, sinto mais confiante para morar nos EUA.

    Bjss.

    Responder
  81. Raffael maciel

    Tipo tenho uma dúvida vou morar em DC em junho e estou no segundo ano do ensino médio e queria saber se irei continuar o mesmo ano ou voltar um pff me responda rápido muita dúvida se meu inglês nn é tão bom mas me salva muitas vezes e quase melhor que o básico

    Responder
  82. Elvis

    Boas dicas espero me dar bem nessa my New history

    Responder
  83. Érica Cristina

    Olá meu nome é Érica, tenho 18 anos que quero daqui uns 5 anos me mudar para Austin no Texas ou para New York, mais tenho medo por que não conheço ninguém pra lá e vou sozinha e queria sabe se você tem algumas dicas para me dar.

    Responder
    1. Danielle Dinkins

      Esse negocio de falar que americano tem horror a pessoas negras nao e verdade. Eu sou negra e moro aqui a quase nove anos em bairro de brancos de classe media nao de pobre, e nao passo por isso . Eu acho eles que tem mas preconceito com pessoas do perfil latino , tipos brasileiros
      e pessoas que nao sabe falar ingles e se acha .So escrevi esse comentario porque to legal de brasileiro racista que se acha melhor que os outros porque ta aqui na america ,trabalhando de faxina e ainda que falar da minha raca negra nao adimito.

      Responder
  84. Katy

    O problema e que as pessoas acham que morar nos Estados Unidos e um mar de rosas.
    Quando voce ja tem uma profissao solida e deseja pratica-la em outro pais, ai sim e vantajoso.
    Porem, a maioria das pessoas nao tem nem ingles e querem ir para os Estados Unidos. Saibam essas pessoas que se a sua meta é ganhar dinheiro eu te digo que muito dificilmente voces vao conseguir, pois alem do custo de vida ser caro, o emprego que voces vao ter disponiveis e na faxina, atendente de Mc Donalds, garçom, babas, empregadas domesticas, caixa de supermercado, enfim, so empregos que eles nao querem e preparem – se para ralarem muito, mas muito mesmo para ganhar sua graninha, porque aqui voce ganha por hora, entao voce vai ter que trabalhar umas 12 a 13 horas por dia, se quiser ter um dinheirinho a mais no mes.
    Enfim, no meu ponto de vista o Brasil nao e o melhor pais para se viver, porem se for pra voce deixar o seu pais e ficar longe das pessoas que voce ama, realmente tem que ser algo que valha a pena, portanto, antes de imigrar para qualquer outro lugar no mundo, pense bem quais sao os seus objetivos. Se for somente para experiencia pessoal, digo que ate esses subempregos sao boas experiencias, mas se o objetivo e ganhar grana e ajudar a familia, caso nao tenha uma profissao e queira vir de qualquer maneira, te aconselho a ficar no Brasil, estudar e fazer um bom conurso publico. Te garanto que voce ganha bem mais.
    Me desculpe pela falta de acentos, meu comptador e daqui e nao tem acentos.

    Responder