Jericoacoara o Paraíso Perdido

Já viajei para vários lugares especiais nesse mundo e pretendo conhecer muito mais, mas quando me perguntam qual é meu lugar favorito, sem dúvida vou responder Jericoacoara.

Jericoacoara, ou mais conhecida como Jeri, é uma praia paradisíaca, um oásis, que está escondida no estado do Ceará, na região nordeste do Brasil. Para mim, Jeri é um lugar inigualável e não  me canso de visitar. A última vez que estive  por lá foi recentemente na minha lua de mel em agosto, e contando nos dedos essa foi minha oitava vez. Sou super apaixonada por esse lugar e depois de oito visitas, resolvi fazer um guia de Jeri.

Eu na Lagoa do Coração em Jeri

Primeiro não existe idade, tempo certo, ou um motivo para visitar Jeri; pode ser em lua-de-mel, com os amigos, com o namorado, acampando, de férias, uma viagem espiritual, para farrear, para praticar kite surf, passar ano novo, carnaval, ou mesmo para fazer nada.

Jeri é um lugar que absorve tudo e todos!

ATENÇAO: O único problema de ir para Jeri é que você pode não querer mais voltar.

Na Lagoa Azul

Na Lagoa Azul

A viagem:

Antes de mais nada para chegar em Jeri você tem que passar por Fortaleza. A viagem é meio cansativa, são quase 5 horas de ônibus (ou seja, 300km) e depois você chega na cidade de Jijoca e de lá precisa trocar de transporte. Pegar uma jardineira (que mais parece um pau de arara) e ir por mais 50 minutos se sacudindo entre as dunas até chegar na praia de Jericoacara. A viagem é cansativa, mas vale a pena.

Em Jeri você precisa reservar pelo menos três a quatro dias para curtir as maravilhas desse Oásis. A praia em si é super calma e um colírio para os olhos, mas nos meses de agosto a outubro (a época dos ventos fortes) atrai gente do mundo todo, especialmente os amantes do kitesurf e windsurf. Os meses de julho e janeiro também são bem movimentados por conta das férias.

Passeio de chegada para chegar na Lagoa

Passeio de chegada para chegar na Lagoa

Não existe tempo ruim em Jeri e todo dia é dia de praia.

Detalhe: Jeri foi uma vila de Pescadores e só no ano de 1992 que chegou a energia elétrica por lá. Hoje ela é movimentada basicamente pelo turismo, mas mesmo assim preserva o ar bohemio e as características rustícas. A vila conta com três grandes ruas como referência: a Rua do forró, a Rua principal e a Rua da duna. A vila tem um clima mágico e uma atmosféra única, outra coisa que a torna especial é que não existe calçamento, não é permitido a entrada de carros por lá (só os bugueiros autorizados e ônibus que traz e leva os turistas 2x por dia). A vila foi construída no meio das dunas e tem areia branca e fofinha por todo lado.

Descendo de "ski-bunda" direto na Lagoa

Descendo de "ski-bunda" direto na Lagoa

O que fazer:

Além da eterna calma durante o dia, e da praia maravilhosa com águas mornas. Você pode tirar dois dias, se aventurar de bugy e fazer os passeios que são oferecidos por lá. No primeiro dia vá a praia de Tatajuba, que fica há 30km de Jeri e no caminho você pode ver os cavalos marinhos, passear de balsa, passar pela cidade da velha tatajuba que foi soterrada pelas dunas, conhecer a nova tatajuba (que é maravilhosa) e claro, dá um mergulho na praia.

Lagoa da Tatajuba

Lagoa da Tatajuba

No segundo dia, recomendo fazer os passeios das lagoas – Lagoa do Paraíso e Lagoa Azul. Você vai se surpreender com tamanha beleza. Poder relaxar numa rede no meio da lagoa, descer no “ski-bunda”, tomar uma cervejinha gelada e comer um camarãozinho frito no alho e óleo. Tem coisa melhor?

Um mergulho na Lagoa do Paraíso

Um mergulho na Lagoa do Paraíso

Claro que não pode esquecer de tirar um dia e visitar o símbolo de Jeri, a Pedra Furada. Para os mais dispostos, uma caminhada de 40 minutos pela praia, com direito a fotos lindas. O melhor horário para conhecer a pedra é quando a maré está baixa.

Na Pedra Furada

Na Pedra Furada

No final da tarde, geralmente as pessoas sobem a duna do pôr do sol, que é um espetáculo a parte para vêr o pôr do sol, claro!!! Jeri é um dos poucos lugares do mundo onde o sol se põe todos os dias no mar na mesma hora.

Pôr do sol na Duna

Pôr do sol na Duna

Não se engane que em Jeri é só praia, praia, praia. A noite, a farra em Jeri começa tarde e não perde para nenhuma balada. Tem festa em todo lugar e todos os dias. Recomendo voltar pro hotel, jantar, tirar uma soneca e sair de casa depois da meia-noite. Na rua principal ficam várias barraquinhas de coquetéis e tem festa acontecendo em todo canto.

Outro parada obrigatória é ir comer uma tapioca ou a famosa torta de banana da Tia Angelita, que ficou conhecia pela sua misteriosa receita e já foi capa de várias revistas. (Tem uma receita dessa torta de banana aqui) De madrugada depois da balada, dê uma passadinha na padaria da meia-noite, que literalmente só abre as portas as 2:00h da manhã e vai até as 6:00h, para comer um pão de côco quentinho, feito na hora.

Em relação a comida também não se preocupe, em Jeri você vai encontrar desde o buteco fuleragem vendendo feijoada, panelada, pão com mortandela até o restaurante cinco estrelas com cozinha internacional.

Onde se Hospedar:

Na última vez que fui de lua de mel com meu esposo, resolvi ficar num lugar mais especial e nos hospedamos na Pousada Casa de Areia. Um lugar lindo, super especial, indicado especialmente para casais. Ela tem os preço um pouco salgado comparado com as outras pousadas, mas vale a pena cada centavo, pois é um lugar único. Com apenas 4 quartos, a pousada que é um misto de rústico/chic, fica em frente a praia e tem uma vista maravilhosa.

Pousada Casa de Areia

Pousada Casa de Areia

O café da manhã é personalizado e todo dia tem uma surpresa diferente. O atendimento dos funcionários é maravilhoso e você fica super a vontade o tempo todo. Os quartos tem um ar super romântico e tem areia de praia no lounge da entranda (então você tem a praia dentro da pousada).

Dá para perceber que a pousada foi feita e decorada com um cuidado especial e com atenção nos detalhes. Dá vontade de ficar lá e não querer mais sair. Além disso, no topo da pousada tem uma piscina maravilhosa e uma área para relaxar e curtir a vista fenomenal.

Bem, Jeri tem hotéis, pousadas e albergues para todos os gostos e preços. Segue alguns lugares que eu recomendo:

Pousada Casa de Areia – http://www.casadeareia.com/

Mosquito Blue Hotel – http://www.mosquitoblue.com.br/

Pousada Morada do Sol – http://www.moradadosoljeri.com/

Poudada Espaço Nova Era – http://www.novaerapousada.com.br/

Mais informações sobre Jeri:

http://www.portaljericoacoara.com.br/

E então, alguma dúvida onde você vai passar as suas próximas férias?

Deixe um comentário!

16 comentários

  1. Viviane Araújo

    nOSSA……… eu tbm sou uma eterna apaixonada por jerii.. se nao fosse pelo tudo o mais da vida da capital q atormenta nosso juixa.. ja teria me mudado ctzaaaaa viu… jeri eh meu futuro tenho ctza!!!! hhahahaha meu paraiso por enquanto…. rsrs bjinhos

    Responder
  2. loma

    que delícia! nossa, babei nas fotos! hoje tá um frio aqui e ver essas imagens lindas de sol e praia foi inspirador!! eu nunca nem tinha ouvido falar!! amei a dica, Manu! como sempre rs

    Responder
  3. go

    lindo …maravilhoso…adorei…valeu apenas

    Responder
  4. Flávia

    Nooossa, esse aí eh um paraíso uhauah e olha que eu nem to tão longe desse lugar, qro muito conhecer, perfeitooooo. Bjos Manu 😉

    Responder
  5. lea

    que lugar lindo, otima indicação., bjos

    Responder
  6. Raquel

    ohh que sitio maravilhoso!
    obrigada pelo comentário tão fofo no meu blog 🙂

    Responder
  7. Carol Moraes

    Eu amo Jeri minha primeira viajem que fiz com meu amor fomos pra lá….

    Eu já fui pra Jeri em época de chuva e mesmo assim foi maravilhoso.
    Na minha última ida pra lá eu descobri que 5 entre 10 nativos são viciados em crack!!

    Fiquei surpresa e assustada,queria poder ajudar de alguma forma para que Jeri não fique igual canoa quebrada,perigosa e comercializada:(

    Responder
  8. Mineiro

    Olha, esse lugar é perfeito, adorei. Pode-se dizer que esse é o lugar dos sonhos. Muito bonitas as fotos, os lugares são perfeitos. O blog também muito legal, ta nos favoritos.

    Responder
  9. Joana Ude

    Oi Manu…amei o blog…estou indo pra jeri em Lua de Mel em Setembro…ficaremos 3 dias em Jijoca e 4 em jeri(prea)…pensamos em alugar um carro em Fortaleza…vc aconselha?Sairia meis em conta que fretar o transporte tradicional.Abçs

    Responder
  10. afonso Guerra Corrêa

    Parabéns Manu pelo blog, muito lindo e otimo texto sobre a paradisiaca praia de jericoacoara.
    Adoro esse lugar!
    O site http://adoroviagem.uol.com.br/cidade-jericoacoara-ce tem diversas dicas sobre o tal paraiso jericoacoara.

    Responder
  11. Renata Maria

    Olá Manu, tudo bem… amei suas fotos, estou indo para Jeri dia 12/09 e vejo que vç conhece bem o lugar, gostaria de saber se o lugar é perigoso a noite, ouvi dizer que o local é meio perigoso, é verdade? Aguardo sua resposta…abrç.

    Responder
    1. Anônimo

      Ah esqueci de dizer a pousada que irei ficar é na pousada papaya

      Responder
    2. Manu ♥

      Oi Renata, Jeri é um paraiso, super tranquilo. Nao é perigosa nao. La todo mundo se dar bem com os turistas e os nativos. Tem sempre baladinha na praia a noite e o ideal eh ficar pela rua principal, a rua do forro ou a rua da duna.. sao as ruas mais movimentadas a noite, onde tem os restaurantes e pousadas. amo jeri

      Responder
  12. Rayane

    Esse lugar é maravilhoso.

    Responder
  13. Cleide Souza

    Preciso ir em Jeri para ir buscar meu filho , gostaria muito de conhecer em outra ocasião , preciso de um local pra ficar com preços bem econômico., sou de Belém do PA

    Responder
  14. Sergio

    Manu, estive duas vezes em Jeri hospedado no Mosquito Blue hoje mudou de nome. Adoro estar lá e fazer aqueles passeios todos, visitar as lagoas, Pedra Furada, Preá, Mangue Seco etc.
    Pena que com o avanço da civilização tem acontecido algumas coisas desagradáveis como o assassinato da italiana Gáia e a pouco tempo morreu outro turista no Serrote.
    Estou querendo viajar de férias proximamente e não consigo encontrar um lugar com o mesmo astral de Jeri.
    Vc que tem andado por ai, se puder me de alguma sugestão que eu ficarei grato.
    abs do amigo!!!!!!!!!!
    e.t. sugiro que vc coloque em seu blog na parte de comentários, uma janela para que possamos anexar algum arquivo fotográfico.

    Responder