Quando sabemos a pergunta certa, o universo te dá a resposta

shutterstock_293356970

“Sua mente vai responder a maioria das perguntas, se você aprender a relaxar e esperar pela resposta.” ~William S. Burroughs

Um dia, reunida com uns amigos, conversávamos sobre questões da vida, do universo e tudo mais. Papo vai, papo vem, e em meio a risadas, uma moça que estava ali acompanhando um amigo nosso disse algo que nunca esqueci: “quando sabemos a pergunta certa, tudo vira resposta”. Na hora, só guardei a frase na memória pra mais tarde refletir um pouco sobre isso – e não é que faz bastante sentido?!

Nossas vidas estão cada vez mais agitadas, repletas de responsabilidades, cobranças, planos e objetivos. Tudo isso faz parte do cotidiano e pode ser saudável se soubermos administrar nosso tempo e nossa mente.

O que não podemos, porém, é deixar que tudo isso nos faça viver uma existência distraída, como se estivéssemos ligadas no botão automático. Pois é isso que nos impede de ouvir nossa intuição e prestar atenção aos sinais que o Universo nos emite para as mais diferentes questões.

E a nossa intuição é o nosso maior aliado.

“Eu defino a intuição como o saber sútil sem ter qualquer ideia de por que você sabe”, disse Sophy Burnham, autora de The Art of Intuition. “É diferente do pensamento, é diferente da lógica ou da análise. É um saber sem saber.”

A intuição vem de uma sensação, uma expressão ou movimento diretamente do coração. É assim que nós somos capazes de fazer nossos sonhos serem concretizados e criar nossas vidas em alinhamento com nossos chamados.

Muita gente me pergunta como ser mais intuitivo e pensando nisso, separei alguns itens que considero fundamentais para estarmos atentos às respostas que o Universo nos emite e entramos em sintonia com nossa intuição.

Uma arma poderosa

O cérebro humano é a mais fantástica e intrigante máquina que o homem conhece. Mesmo com os milhões de estudos existentes, o cérebro ainda guarda mistérios fascinantes e, a cada nova descoberta, se mostra uma poderosa arma para nos ajudar a lidar com a vida.

Nosso inconsciente carrega a chave para o autoconhecimento e é ele o responsável pela maioria de nossas ações – ainda que a gente não consiga perceber isso, justamente por se tratar de algo inconsciente.

Ao trazermos isso à luz e começarmos a reparar nos padrões comportamentais que seguimos, podemos verificar a chave para várias questões e, o principal, transformar uma situação que já se prolonga por muito tempo (às vezes até por toda uma vida). Algumas ferramentas que ajudam nessa trajetória são a meditação mindfulness e a terapia.

Autoconhecimento

Quando passamos a reparar mais nas nossas ações e emoções outrora inconscientes, percebemos dentro de nós mesmos a resposta para nossas questões mais profundas. As mudanças mais intensas que vamos experimentar acontecem sempre de dentro para fora, como um movimento interno que re-configura nós mesmos e o próprio ambiente ao nosso redor.

É por isso que viver uma existência distraída o tempo todo nos prejudica tanto, pois passamos a agir no automático, reproduzindo padrões tóxicos que sempre nos deixarão no mesmo lugar.

Passar por um processo de coaching é uma forma incrível de autoconhecimento, onde pode abrir a caixinha com várias respostas na sua vida.

shutterstock_180258683

O som do silêncio

Pense na quantidade de informação e estímulos que recebemos todos os dias de todos os lugares. Internet, televisão, publicidade, todas as pessoas com as quais cruzamos durante nosso dia. Não é de se estranhar aquela sensação de “cabeça cheia” que temos muitas e muitas vezes.

Uma dica que aprendi há algum tempo e que tem feito toda a diferença é escolher um lugar calmo no fim do dia e respirar, apenas deixando os pensamentos passarem sem que eu me prenda a nenhum. É uma maneira bem interessante e saudável de esvaziarmos nossa mente e, assim, estarmos mais atentos à nossa voz interior.

O paraíso são os outros

Você com certeza já ouviu falar que temos dentro de nós o universo, que somos constituídos da mesma matéria, da mesma centelha de criação. É também com base nessa informação que buscamos dentro de nós mesmos as respostas para várias questões, certo?!

Então, se seguirmos a mesma lógica, não é difícil concluir que todo ser humano é constituído desse mesmo material. Conectar-se com o outro também é conectar-se com o universo!

No fim das contas, o que levamos de mais precioso dessa vida são as conexões que fazemos com aqueles que nos são queridos e passam por nossas vidas para nos ensinar e acolher. As relações que cultivamos também carregam importantes respostas para nossas vidas. Vamos ficar atentos?! =)

shutterstock_296196317

Fazer a pergunta certa

Para encontrar as respostas, precisamos saber fazer as perguntas certas. Aqui estão quatro perguntas a perguntar-se que irá instigar a sair do intelecto e corajosamente ouvir a sua intuição:

Imagine que você está com 90 anos, feliz e sadia, sentada na sua cadeira de balanço. Que conselho você do futuro daria para você do agora?

O que meu coração realmente quer nesse momento?

O que seu sentimento está dizendo a você?

O que você faria agora se decidisse NÃO seguir a sua intuição?

Lembre-se que a voz intuitiva é um poderoso aliado, e pode orientar e apoiá-la durante toda a sua vida.

—–

Espero que vocês tenham gostado das dicas de hoje. Boa parte delas faz parte do Desafio gratuito #VIDAVISTORIADA – 7 dias para uma vida com mais propósito e significado. Durante o desafio você irá dar os primeiros passos para uma jornada linda de transformação. Uma oportunidade para sintonizar mais com você, ser mais presente e conectar-se com o universo.

E caso você queira participar do próximo desafio gratuito #vidavistoriada  é só cadastrar na minha lista

Com amor!
Manu

Ei, psiu: Se você conhece alguém que adoraria receber essas dicas e conhecer o Ambiente Vistoriado. Então faça um favor para ela (e para mim) e compartilhe esse artigo. Vamos mudar o mundo juntos, uma pessoa de cada vez. =)

E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse texto. Deixe um comentário sobre o que você mais gostou, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar que ajude a aumentar a sua intuição.

Imagem da mulher parada e imagem da mulher com guarda chuva  e da garota com o caderno via Shutterstock

Deixe um comentário!

6 comentários

  1. Ellen

    Manu,
    te encontrei na internet, nem sei como, estou em um momento de reflexão, meio perdida, sem saber que direção tomar, mas certa de que preciso mudar minha vida. E como você disse não é fácil. Tenho muito medo e penso até que não consigo. Mas acredito que preciso me conhecer melhor, quero alguma mudança que ainda não sei dizer. Quero ser uma pessoa melhor, quero fazer algo melhor, que eu goste e me sinta bem. Quero ser uma pessoa mais leve. Ter em mente que a vida pode e deve ser simples. Não me preocupar com questões “tolas”. Saber fazer essas perguntas , conseguir entender as respostas e principalmente, ter coragem de mudar.

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Ellen, obrigada pelo comentário e por dividir um pouco dos seus sonhos e vontades aqui comigo. Fico feliz que meu trabalho te inspirou. Você já está dando um primeiro passo, que é se permitir e isso já é muito lindo <3

      Responder
  2. Alexandra Sampaio

    Olá, Manu! Adorei o artigo e o vídeo. Muito obrigada. Já me inscrevi. Sonho morar nos EUA desde 16 anos.O.k.
    Depois da história de vida da Miriam, da senhora do avião, há esperança para mim. Obrigada. You rock, gal!
    Um abraço de luz

    Responder
  3. Aline rosa

    Oi Manu,
    Não sei como encontrei esse site, mas foi benção de Deus na minha vida que é tão tumultuada.
    Você vai longe. Parabéns e muito sucesso.

    Responder
  4. Sara

    Muito motivador.. Sinto-me mais calma, mas confiante, mais determinada nas minhas escolhas e objetivo da vida.

    Responder
  5. Valter Luiz

    Leio e assisto todos os artigos, me fortalece muito.

    Responder