Inspirando a simplicidade. Leitura de final de semana

Inspirando a

Hoje tá um sábado chuvoso aqui em DC e a única coisa que quero fazer é tomar meu chazinho, ficar de baixo da minhas cobertas e curtir o início do outono com uma boa leitura. Antes de me perder em algum livro estou revendo o questionário do blog e algumas respostas me chamaram bastante atenção. Principalmente das pessoas que depois de lerem meus posts vivendo a vida simples e como viver de forma simples resolveram adotar uma vida mais simples.

O minimalismo é a promoção intencional das coisas que realmente tem valor e a remoção de tudo o que nos distraí. Pra ser minimalista (ou viver uma vida simples) exige uma decisão consciente. É um estilo de vida contra-cultural que está contra a cultura de consumo excessivo que nos rodeia. Parece difícil né? Mas não é.

Aqui em DC eu tento levar uma vida simples dentro das minhas possibilidades. São pequenas mudanças que fazem diferença na minha vida. Já fazem quase quatro meses que não compro roupas ou sapatos. Pra mim isso é uma conquista, até porque moro na país do consumismo exarcebado. E além disso, sempre que entra uma coisa nova na casa, uma outra coisa tem que sair. Caminho ou vou de bicicleta todos os dias pro trabalho. Há mais de 6 meses fazemos compostagem das comidas. No nosso quintal temos uma hortinha linda, onde durante todo o verão e acho que até comecinho do inverno vamos tirar nossa saladinha diária. Pratico meditação e yoga com meu namorado. Pra mim isso é um meio de me conectar mais ainda com ele e aprender a conhecer o corpo, a respiração e claro, nossos limites.

Sei que o mundo em que vivemos não é amigável para a busca do minimalismo. Suas tendências e campanhas publicitárias implacáveis ​​nos chamam para adquirir mais, melhor, mais rápido e mais recente. A jornada de encontrar simplicidade requer inspiração consistente.

Por essa razão, eu espero que você vai fazer um esforço neste fim de semana para encontrar um momento de tranquilidade com uma xícara de café ou chá e desfrutar alguns destes artigos escolhidos a dedo para incentivar mais simplicidade em sua vida.

// Vida Larga – Esse é o blog do Camilo e de sua família. Eles abriram mão da “estabilidade” para viver de acordo com o que acreditam. Vale a pena a visita.

// Lindo artigo contando a experiência de começar uma horta hurbana.

// Muito interessante a experiência dessa alemã que passou um ano sem comprar e que agora virou um livro.

// E se você fala inglês, super recomendo esse artigo sobre minimalismo e uma família australiana que jogou fora mais de 20 mil itens e vivem uma vida simples.

E você conhece mais algum exemplo de vida simples, minimalismo ou tem um link bacana pra dividir?

Deixe um comentário!

13 comentários

  1. Renata

    Oi Manu! Cobheci seu blog há pouco tempo atraves do Bramare e me encantei. Gosto muito de ler sobre o tema Minimalismo! Tenho alguns blogs para compartilhar: busywomanstripycat.blogspot.com e notasobreumaescolha.wordpress.com! Beijos

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Renata, seja bem-vinda ao blog! Adoro a Bia do Bramara. Que bom que gostou do AV. Obrigada pela dica de blogs. Já vou visita-los. 🙂

      Responder
  2. Karine Araujo

    adorei a dica do blog "vida Vida Larga obg!

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Karine, pois é o blog vida larga é muito bom. Fico emocionada com a história do Camilo e de sua família. Além disso os textos dele são bem reflexivos. Muito bom!

      Responder
  3. Ana

    Oi Manu, deixo aqui alguns links:
    Vidaminimalista.com
    Minimalizo.blogspot.com
    Zenhabits.net
    Bemorewithless.com
    Theminimalists.com
    Missminimalist.com
    Slowyourhome.com
    E o meu blog anagoslowly.blogspot.pt
    Espero que goste dos links! 🙂

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Ana que lista bacana. Já vou passar por esses links e claro, conhecer seu blog também.
      Beijos

      Responder
  4. Patrícia Leardine

    Que legal, Manu. Alguns blogs que você indicou eu já conhecia, outros estou indo agora procurar. Também tem aquele Vida Minimalista que gosto bastante. Aqui eu costumo sempre ficar de olho nas coisas que estão guardadas e não uso mais, e arrumo um destino para elas. Tento não acumular, e se compro algo, outra coisa sai de casa. Tento não jogar as coisas fora, por isso conservo bem para poder doar e ainda ser útil para alguém.

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Muito bom Patricia não conhecia o vida minimalista. Vou visita-lo!!! Ah acho valido essa atitude de doar quando não se usa mais e desentulhar.

      Responder
  5. camila lacerda

    TOP demais esse post!!
    Estou aprendendo a viver no minimalismo e olha, está sendo até que facil 🙂
    Vou visitar os sites!

    http://www.chadecalmila.com

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Camila, que bom que gostou do post. Tenho percebido que mais e mais pessoas tem investido nesse estilo de vida. Fico muito contente com isso. Espero que goste da leitura!! beijos

      Responder
  6. Jess

    eu tenho aplicado pouco a pouco esses princípios em minha vida. Sue blog é um dos que me inspiram!

    outros que gosto:

    vida minimalista
    vida organizada (fala mais sobre frugalidade e organização mas seus princípios tem me ajudado a gerenciar melhor a vida, o que torna possível o minimalismo.
    notas sobre uma escolha
    mil petála

    🙂

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Poxa Jess que lista legal! Acabei de conhecer o vida minimalista e adorei. Vou visitar o vida organizada, to precisando de organização na minha vida. Não conhecia os outros dois, excelente dica.
      Tambem adoro muito o seu blog, o caos criativo.. Muito bom ;]
      beijos

      Responder
  7. sheyla- DMulheres

    Estou à procura de um estilo de vida assim! Belo post e adorei conhecer seu blog.
    Bjos,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    Responder