Faça as pazes com seus cachos

Voltando a série Força na Peruca vou falar um pouquinho dos cuidados do dia-a-dia que ajudam a vencer a batalha com os fios encaracolados. Por que eu sei que não é fácil não amiga, mas vale a pena, os cabelos cacheados são a sua identidade, o que fazem de vocês diferentes. E não pense que só as celebridades tem cabelos bonitos não, todas podem ter é só saber cuidar e paciência…

Um dos problemas mais comum que as pessoas que tem cabelo cacheado reclamam é a falta de definição dos cachos. Mas amiga, nada de desespero, vocês vão só precisam entender a causa do problema pra encontrar uma solução. E entre elas, as mais comum são 1) falta de corte, que costuma deixar uma parte ondulada e outra esticada; 2) uso errado de produto nos cabelos; 3) dormir com a cabeça molhada (acaba com os fios) 4) pentear ou passar a mão no cabelo seco.

Agora vamos criar um plano estratégico de ataque:
O primeiro passo é descartar todos os maus hábitos citados acima. Feito isso, você pode lançar mão de dois acessórios: o babyliss de espessura média, para garantir cachos perfeitos e intactos (tem vários vídeos no youtube ensinando a usar o babyliss, não tem segredo), ou o difusor, que deixa as ondas com ar natural. Vale a pena carregar na bolsa um ativador de cachos. Ao contrário do leave-in, ele pode ser usado várias vezes ao dia para fazer pequenos retoques. Basta borrifar no comprimento ou e apertar os cachos. Um bom creme de hidratação.

Outro problema comum é o excesso de volume
Eu particulamente não acho que seja problema, adoro cachos armados e selvagens. Mas enfim, para o excesso de volume também há uma solução. Pois alguns cabelos armados está diretamente ligado ao ressecamento, então da-lhe hidratação semanal, banho de óleos, usar shampoos e condicionadores especifico pra essa finalidade, um bom corte repicado ou em camadas ajuda e o uso do leave in regurlamente.

O meu segredo do sucesso para ter cabelos cacheados é o seguinte:
– Eu não lavo com shampoo todo dia, molho diariamente, mas lavo com shampoo a cada dois dias. Mas entendam que o cabelo cacheado é mais ressecado por natureza e quando você lava todos os dias acaba tirando os óleos naturais do cabelo.
– Toda semana faço uma boa hidratação em casa. Geralmente aplico o produto no cabelo durante o banho, ponha a toquinha e fico 10 min disfilando pela casa e depois molho de novo e tiro os cremes
– 2x por mês,faço um bom banho de óleo. Pode ser óleo de côco, óleo de jojoba ou mesmo óleo de øliva. Passa uma boa quanticade nos fios e deixa por uns 20 min. Depois tira e lava normalmente.
– Uso creme leave in todos os dias. Tipo uso uma boa quantidade no cabelo, divido o cabelo em 4 partes e vou passando nas partes com o cabelo ainda molhado desembaraçado e vou separando as mechas com os dedos e apertandos com as mãoes
– Uso um ativador de cachos da metade pra baixo e vou secando no difusor. Se não tiver, vai deixa secar naturalmente, mas sempre apertando com as mãos. (um segredinho: use umas piranhas para dá uma lenvantada na raiz enquanto seca..Deixa o cabelo mais volumoso e não fica a raiz pregada)

Pra ajudar vocês a usar os produtos em casa eu achei esse vídeo, (o vídeo é em inglês e faz propaganda dos produtos), mas nem reparem nesse detalhe. Prestem atenção como a modelo, passa os produtos, separa os cabelos, usa o difusor. O que ela usa (leave in, ativador de cachos, e no final ela passa uma pomada pra dá brilho)

E é isso garotas!!

Deixe um comentário!

10 comentários

  1. Vanessa Gomes

    Adorei as dicas!
    Meu cabelo é cacheado e bem volumoso, e eu nunca sei o que fazer com ele…rsrsrs
    Sei que mexo nele de forma erradissima, mas depois das dicas desse post, vou ver se cuido um pouco mais do meu cabelo…rsrs
    Nunca nem passou pela minha cabeça fazer progressiva, alisamento e essas outras coisas pra deixar os cabelos “esticados”…AMO meu cachos e assumo!!…rsrs
    Bjão!!
    Van

    [Reply]

    Responder
  2. Kati Monteiro

    Manuuuu,
    Arrasou no post, mas detalhado impossível.
    Adorei as dicas das piranhas, a minha raíz q é mais lisa, sempre ficava esse efeito”pregado” rs até já estava melhorando pois passei a usar o difusor na Alemanha, agora q tô por aqui vou continuar usando, já q perdi uma boa parte dos meu cachos por contas das progressivas da vida. Vou tentar demais as piranhas…

    bjssss

    [Reply]

    Responder
  3. Nona

    Eu sou a Nona, nasci no Rio de Janeiro, mas morei um bom tempo em Fortaleza. Hoje moro no Michigan- U.S.A
    Meu cabelo e lisissimo, nao tem uma curva, MAS ele e assim naturalmente
    Bem interessante seu blog
    Boa sorte e sucesso para voce
    Nona

    [Reply]

    Responder
  4. Rachel

    Oi Manu!
    Eu acho que usar cabelo cacheado e volumoso é uma questão de personalidade, tem que ter mt atitude e acho lindo, poderoso e sexy!

    Bjs

    [Reply]

    Responder
  5. Ludimila Campos

    Adorei o post!! Super apoio a iniciativa.. se tivece cabelo cacheado, ia sair por aí, encarnando a Tais Araujo!

    Bjo
    .-= Ludimila Campos´s last blog ..Avon Smooth Minerals [TESTADO e APROVADO] =-.

    [Reply]

    Responder
  6. Geovana Arruda

    Meu cabelo é cachiado e tem um volume…Antes odiava meu cabelo,mas hoje curto!!Valeu pelas dicas…bjooooooooooo
    .-= Geovana Arruda´s last blog ..Moda de rua… Xadrez =-.

    [Reply]

    Responder
  7. Dani

    Ei manu, adorei as dicas. Tb tenho cabelos cacheados e agora cortei curtinho, um pouco acima do ombro e ficou lindo, mas quando seca, fica lá pelas alturas, kkkk…
    Pena que pra fazer todos esse passos no cabelo eu teria que acordar muito mais cedo do que ja acordo e essa seria a parte realmente difícil, hehehehe…
    Beijos querida e uma ótima semana!!!

    [Reply]

    Responder
  8. SI

    MANU,
    Tenho um blog que trata exclusivamente sobre cabelos e tudo o que envolve o tema.
    Gostaria de convidá-la para postar essa matéria lá; com espaço livre para divulgar o que quiser…
    Seria maravilhoso poder contar com sua participação, já que sou fã do seu blog.
    Para contato: blog@cabelosfortes.com
    Agradeço desde já sua atenção.
    Um grande abraço,
    SI
    .-= SI´s last blog ..O Segredo da Depilação a Laser =-.

    [Reply]

    Responder
  9. adelia

    Existe um shampoo and condicionador !00%sulfato free que danifica o cabelo afro e cacheado o nome eh Deva Curl e o salao da produtora fica em New York.nao lembro o nome dela mas cabelo cacheado igual o dela nunc vi… eu estou usando meu cabelo e liso mas fica ondulado nao tem adstrigente muito bom.!

    [Reply]

    Responder
  10. tays

    ameeeeeeei , todas as dicas !

    [Reply]

    Responder