Em época de crise, criatividade é preciso!

_DSC9429

Nesse período onde todo mundo está buscando soluções, uma maneira de driblar a crise é bater na porta da criatividade, melhor ainda se você começar a empreender.

O empreendedor nada mais é aquela pessoa que aproveita a oportunidade para criar mudanças. E pensando nisso, resolvi criar uma série de entrevistas com empreendedores e influenciadores criativos aqui no blog. E para abrir a conversa, convidei minha mentora criativa, a Anna Hilbert.

A Anna é o que eu chamo de empreendedora criativa, com apenas 26 anos é jornalista, palestrante, especialista em comunicação e marketing digital, está à frente da Clockwise, agência especializada em Inbound Marketing e Gestão de Cursos Online. É organizadora do 1º Fórum Brasileiro de Negócios Criativos, também é colunista no blog da Elo7, além de ser Embaixadora Oficial do Hootsuite. Ufa!!

Quer se inspirar mais? Leia a entrevista…

Qual é a primeira coisa que tem vem a cabeça quando você pensa sobre criatividade?

Sabe aquelas festas de cores, que o pessoal solta pó colorido e a galera se enche de cores? É aquilo só que dentro da nossa mente!

O que significa ser uma empreendedora criativa?

Ser empreendedora criativa significa colocar no seu produto ou serviço toda a bagagem que vem com você – seja de coisas que viveu, livros que leu, músicas que ouviu, cursos que fez e assim por diante. Essa nossa bagagem, esse nosso estilo próprio é que nos torna criativos e é uma das matérias primas da economia criativa. Talento, ideias e criatividade são o mix necessário para a economia criativa!

Anna Hilbert _ Ambiente Vistoriado

Como você gostaria de ser lembrada?

Como uma pessoa que inspirou e que transformou de alguma forma a vida de outras pessoas. Eu sempre falo que as pessoas são mais importantes que o lucro. Quando criamos um produto ou serviço precisamos pensar na pessoa que vai querer o que estamos oferecendo, de que forma meu serviço pode ajudar essa pessoa? Como posso transformar a vida dela? São essas perguntas que faço antes de criar um curso, dar uma consultoria ou fazer um trabalho de marketing.

Portanto, por mais que eu não atinja milhões de pessoas, se eu conseguir impactar de maneira positiva cem pessoas, já fico super feliz!

O que te inspira?

Procuro a inspiração em diversas situações. Se assisto à algum seriado tento tirar alguns insights criativos de lá. A mesma coisa vale para palestrar que vou, músicas que escuto, livros que leio, vídeos que assisto na internet e por aí vai. Eu acredito que podemos nos inspirar a todo o momento o lance é saber tirar proveito disso para as resoluções de problemas no dia-a-dia.

Se seu trabalho criativo fosse comestível. Qual sabor teria?

Salada de frutas!

A criatividade pode ser desenvolvida nas pessoas ou é algo que nasce com elas?

Acredito que nascemos todos criativos. Somos criativos quando crianças, questionamos, inventamos, deixamos essa coisa toda de criatividade aflorar. Com as responsabilidades aumento e a falta de incentivo quando se é adulto, muitas pessoas deixam de lado atitudes que contribuem para o desenvolvimento da criatividade. É como se colocasse numa caixinha e deixasse no fundo do armário, para ninguém mexer – nem você! Mas na verdade precisamos ser questionadores, curiosos, precisamos brincar e nos inspirar a todo o momento, assim podemos libertar a criatividade de dentro da gente.

Se você tivesse apenas 24 horas de vida, como você gostaria de passar o seu dia?

Bem relax! Ver o nascer do sol, encontrar com os amigos, pegar um vento no rosto, tomar um sorvete, ouvir minhas músicas preferidas e finalizar o dia ao lado das pessoas que amo!

Picture 10

Como você lidar com bloqueios de criatividade?

Eu costumo dar uma pausa. Se quero muito encontrar uma solução e fico nela por horas não vou chegar nunca em um resultado legal. Então faço uma pausa e vou fazer algo que me estimule – faço um bordado, escuto música, saio para uma caminhada ou simplesmente foco em outro trabalho que tenho para fazer.

Que conselho você gostaria de dar para as pessoas que estão motivadas em ser mais criativas?

Inspirem-se no jeito como as crianças veem o mundo. Seja questionador, tenha um caderninho para anotar suas ideias, saia da zona de conforto e assista filmes de outros tipos (saia da comédia romântica e veja ficção científica), tente fazer uma receita diferente… DESCUBRA o que te motiva, o que te estimula e faça mais disso. Ah, e tenha um tempo para você mesmo – seja 10 minutinhos do dia, uma tarde na semana, o importante é relaxar, focar um pouco mais em você e se descobrir!

Gostou da Anna? Baixa o ebook dela: Mídias Sociais para Criativos

Deixe um comentário!

17 comentários

  1. camila

    nossa incrivel!
    me Inspiro a ser mais criativa e libertar um lado meu que estava preso.
    obrigado

    Responder
    1. Anna Hilbert

      Oba! Que bom, Camila! Fico feliz em poder te inspirar. <3

      Responder
  2. Lelii Martins

    Curti muito as dicas e sei que todas funcionam mesmo! Quando eu as seguia (sem nem perceber), as ideias fluíam de uma maneira incrível! Elas vinham quando eu ouvia música, via um filme e etc. Passei por um bloqueio bem difícil e bem longo, mas mudei minha postura/hábitos e já estou sentindo melhoras!

    Responder
  3. Kadu Fernandiz

    Parabéns, Anna Hilbert! 🙂
    Sucesso.

    Responder
  4. Miro Barth

    Show! Inspiração, criatividade e muito amor pelo que faz!

    Responder
  5. Nuno Arcanjo

    Que bela essa sua palavra, "tia Anna Hilbert" 😉 bem bonito te conhecer melhor! (parabésn também pela condução da entrevista e e edição da postagem, Manu! Supimpa!!! 😉

    Responder
  6. Lilian

    Manu, você me apresentou a Anna um tempo atrás e eu admiro muito o trabalho dela! Assim como dos meninos do Vá mais longe, cada canal de inspiração e criatividade que você me apresenta, ajuda na minha transformação pessoal e eu sou muuuuito grata por isso! <3

    Responder
    1. Anna Hilbert

      Ô, Lilian!! Que bom saber que você passou a me acompanhar por causa da Manu. Ela é ótima! E que lindo saber que de alguma forma eu pude te ajudar com essa entrevista!

      Responder
  7. Bruna Ferreira

    Amei as dicas, parabéns Emanuella e Anna por serem mulheres tão inspiradoras <3

    Responder
  8. Anna Hilbert

    Obrigada, Nuno!! <3

    Responder
  9. Anna Hilbert

    Obrigada, Bruna!! <3

    Responder
  10. Anna Hilbert

    Valeu, Kadu!! <3

    Responder
  11. Anna Hilbert

    Thanks my love! <3

    Responder
  12. Bruna Ferreira

    <3

    Responder
  13. Luciana C. A. Costa

    Show!

    Responder
  14. Carolina Borlenghi

    Eu amei tudo fantastico. Estou tão tão desanimada que me vejo doente de stress Ser cuidadora do lar me exauriu.Perdi meu E-mail deixo meu whats caso deseje me add(19)983397085 Carolina

    Responder