Tudo sobre minha dieta Detox de 15 dias

IMG_8871 cópia

Hoje terminei meus 15 dias de dieta detox e várias pessoas me pediram pelo Facebook e pelo Instagram (segue aí) para contar mais detalhes, então aqui vai…

Como surgiu a idéia

No final do ano decidi que queria melhorar minha saúde em geral e investir mais nos exercícios físicos e na alimentação saudável. Um amigo me falou que estava fazendo um detox de 15 dias com a esposa e mandou um link do documentário “sick, fat and nearly dead” (gordo, doente e a beira da morte) e fiquei impressionada com o filme. Um Australiano vem para os Estados Unidos fazer um detox de 60 dias e nesse período ele só bebe sucos. Isso mesmo, suco por 60 dias!!! No documentário você pode acompanhar a transformação da vida dele e das pessoas ao redor. É impressionante ver como ele mudou, ficou mais saudável, deixou de tomar remédios, se curou de alguns problemas de pele, literalmente virou outra pessoa. É aquele tipo de documentário que faz a lágrima descer no final.

Então eu pensei que era isso que eu estava precisando. É esse o impulse que estava faltando. Decidi fazer um detox também. Fui pesquisar na net e achei o site do criador do documentário. Hoje dia ele é life coach, dá palestras sobre “juicing” tem um site inteiro com dicas, receitas e programas de suco detox feito por nutricionistas e com resultados concretos. Fiquei fascinada com as informações e convenci meu namorado a fazer comigo. Conversei com meu médico que estava pensando em fazer essa dieta e ele deu o maior apoio, fiz meu check up anual e tudo estava normal.  Conversei com minha irmã, Mirella Sales, que está se formando em nutrição e mostrei o programa, ela me deu algumas dicas, além de recomendar manerar nos exercícios.  Com sinal verde, escolhemos o programa de 15 dias do site Reboot with Joe e começamos nosso detox dia 2 de janeiro.

O que é Detox

O Detox não é apenas uma dieta, é um tratamento que busca restaurar a saúde intestinal e o equilíbrio do organismo. Ele é muito benéfico a saúde porque faz uma faxina geral no organismo, ajuda a eliminar as toxinas e uns quilinhos extras.

Minha irmã, explicou que quando um organismo está intoxicado por falta de uma alimentação saudável e balanceada, você pode ter sintomas físicos e mentais, tais como: ” falta de concentração, sono durante o dia, insónia,  cansaço e falta de energia, má digestão, mau funcionamento intestinal, enfraquecimento do sistema imunológico, inchaço, dificuldade de perder peso, alergias, entre tantos outros problemas”

Lembrando que a dieta Detox e qualquer outra dieta, atividade ou hábito que mexa com a saúde é coisa séria. Para conseguir resultados eficazes, seguros e duradouros, se faz necessário a avaliação e acompanhamento de especialistas. Minha sugestão é que sempre procurem um medico ou um nutrólogo para que possa ter uma dieta personalizada para as suas necessidades e fazer um check up geral.

DIETA DETOX 15 DIAS

O Programa

Eu e meu namorado resolvemos fazer o programa de 15 dias do site Reboot with Joe.

primeiros cinco dias:

Cardápio: Ao acordar você toma um copo de água quente com suco de limão e gengibre. Você toma sucos 3 vezes por dia (café da manhã, lanche da manhã e lanche da tarde) e pode comer sopa ou salada no almoço e jantar.  No programa ele dá sugestão de saladas e sopas.  Todas  são vegetarianas, com pouca gordura. Alguns exemplos: Sopa de cenoura e gengibre, sopa de legumes batida no liquidificadorsalada de couve vegetariana, salada verde com frutas entre outros. E beber uma media de 2 litros de água por dia.

Do dia 6 ao dia 15: Detox de sucos

É quando o bixo pega e você passa a ingerir só sucos. Pra facilitar a vida o criador do programa dividiu os sucos em cores e lhe dá varias opções. Então o cardápio fica assim:

Ao acordar: Beba 1 copo de agua quente, com suco de limão e gengibre
Café da manhã: Um suco laranja ou Vermelho
Lanche da manhã: Beba água de coco (5ooml)
Almoço:  Um suco verde
Lanche da tarde: Um suco verde ou vermelho
Jantar: Um suco verde
Lanche da noite (opcional se tiver com muita fome): Um suco laranja
Antes de dormir: Beba chá de ervas sem cafeína e durante o dia beba bastante água

OBS: Nos primeiros dias eu bebia o suco depois do jantar, mas depois passei a só tomar chá antes de dormir. Na minha casa temos uma máquina própria pra fazer suco, que já separa a poupa da fruta. Como no Brasil não é tão comum, é mais fácil usar o liquidificador e coar no final. Eu fui mais radical e fiz o programa de 15 dias, mas algumas pessoas fazem um DETOX 3 dias ou 5 dias, então pode passar direto pro cardápio de sucos.

Os Sucos

34b63c02733311e38f680e9793ce04e7_8 (1)

Cenoura – Maçã e Limão
4 cenouras
2 maçãs
1 limão sem casca

Cenoura- Maçã – gengibre
3 cenouras
2 maçãs
1 pedaço de gengibre (2,5cm)

Suco nascer do sol (meu preferido)
4 cenouras
2 laranjas sem casca (ou o suco se preferir)
1 beterraba

65aad6c4628011e391f71261a0fce088_8

Variedade Verde
2 maças verdes
2 pepinos
6 folhas de couve

Limonada verde
6 folhas de couve
3 porções de espinafre
1 maça verde
1 pepino
1 limão sem casca ou o suco se preferir
2 salsão

Jardim das Variedades
1 maça verde
1 laranja sem casca ou o suco se preferir
3 copos de folhas verdes (pode ser couve, espinafre, acelga, alface crespa)

Super suco verde
6 folhas de alface
1 pepino
2 salsão
1 maça verde
1/2 limão sem casca ou o suco se preferir
gengibre (2,5 cm)

d8cb882c634a11e39e3812c048d57f22_8

Un-beet-able
1 maça
1 beterraba
3 cenouras
gengibre (2,5cm)
3 copos de folhas verdes (pode ser espinafre, couve, alcega ou alface crespa)

Sport spice (óptimo para tomar depois de fazer exercício)
2 beterraba
1 cenoura
3 salsões
1/2 limão sem casca ou o suco se preferir
1 laranja sem casca ou o suco se preferir
Um punhado de manjericão

Melancia Crush
2 copos de melancia
1 limão sem casca
1 punhado de manjericão

Tira as cascas, bate tudo no liquidificador e coa no final

Resultados & Considerações:

Antes de mais nada quero dizer que essa dieta não é fácil, principalmente quando você passa a tomar só liquídos. Mas depois do terceiro dia você se acostuma e não sente falta do sólido. O fato de está fazendo com meu namorado também ajudou, porque um estava motivando o outro todo tempo.

Nos dias que trabalhávamos a gente fazia os sucos na noite anterior e levava os vidros cheios de suco pro trabalho.

Li no site Reboot with Joe, que tem pessoas que continuam a fazer o programa por 30 ou até mesmo 60 dias e os  resultados são surpreendentes.

No meu caso perdi 3kg e meu namorado perdeu 6,5kg em 15 dias. É normal para o homem perder peso mais rápido do que a mulher, além disso meu namorado é um atleta e corre uma média de 10km por dia e pratica exercícios regularmente. Então com certeza o metabolismo dele é bem mais acelerado que o meu.

Além da perda de peso notei mudanças significativas no meu corpo. Minha pele limpou total e nesse período não tive nenhuma espinha, nem mesmo antes da menstruação. Passei a ir mais regular para o banheiro, principalmente quando tomava suco de beterraba. Minha barriga diminui consideravelmente, acho que porque estou menos inchada. Estou dormindo como um bebê, antes da dieta estava com um problema de insónia, acordava no meio da noite e demorava horrores pra voltar a dormir. Agora durmo minhas 8 horas sem problema nenhum.

Os primeiros dois dias você se sente um pouco fraca pois o corpo está se acostumando a dieta, mas depois disso, como bebia só líquidos e o processo digestivo fica reduzido, minha energia aumentou bastante, acho que está até melhor que antes. Minhas unhas estavam fracas e quebradiças e agora estão super fortes e pararam de descamar.

Mesmo na dieta detox estava fazendo exercícios moderados regularmente como caminhadas, yoga, andar de bicicleta e nadar. O meu namorado continuou correndo e não teve problemas.

Quando o suco era muito amargo eu adoçava com uma colher de mel, mas geralmente o sabor é delicioso e as frutas ajudam a adoçar.

O programa recomenda evitar tomar café, refrigerante, açúcar, carne, derivados de leite, suplementos, embutidos e produtos com conservantes durante o detox.  Como meu namorado é viciado em café ele tomava chá verde de manhã depois do café da manhã e ás vezes outro a tarde. Depois de três dias sem café ele se acostumou e nem precisou mais de chá.

Antes de dormir eu tomava um chá de camomila.

Vou continuar a incluir o suco na minha vida.

Google

Deixe um comentário!

35 comentários

  1. JAnete

    Oi Emanuella, adoro seu blog.Deve ser mega dificil… eu adoro mastigar,kkk! DE quanto em quanto tempo é recomendavel fazer essa dieta? Bj

    Responder
  2. JAnete

    OI, Emanuella adoro seu blog. Deve ser muito dificil…eu adoro mastigar kkk! De quanto em quanto tempo é recomendável fazer essa sieta?? Bj

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Janete, eu acho que é opcional e depende dos teus objetivos. Eu pretendo fazer 1x por ano

      Responder
  3. Manuuuuuuu, primeiramente PARABÉNS A VOCÊS DOIS, pela determinação, vocês tiveram foco no objetivo, gente 15 dias não é pra qualquer um. Eu morro de fome !!!!
    Minha nutricionista me recomendou o suco de limão com agua morna, mas apenas 1 x na semana, qdo eu tomo nao me sinto muito bem, fica estranho o gosto parece não sai da boca. E nos demais dias faço o suco verde, que é couve, 1 fruta e 1 copo de agua e 1 pitada de canela ou pedacinho de gengibre pra acelerar o metabolismo e desintoxicar. Esse eu tenho conseguido fazer qse todas as manhas. Só que eu parei por duas semanas e voltei essa semana. Minha pele está cheia de acne, porque eu tenho ovarios policisticos, e não tomo comprimido, antes qdo eu tomava minha pele nao tinha nenhuma, sofro com isso sabe. Meu sonho é ter uma pele sem nadinha de acnes. A noite faço um suco com fruta agua, colageno e linhaça, ou pode ser chia também. Amiga, só posso dizer a você que serves de inspiração para eu me disciplinar. Não adianta, quer resultado, tem que ter disciplina, foco.PARABÉNS MAIS UMA VEZ 🙂

    Responder
  4. Loma

    Eu ando comendo muita besteira, ainda mais aqui na viagem. Tô precisando urgente de um detox e o noivo quer fazer também pois anda se sentindo mal. Talvez eu faça antes de ir embora uns 5 dias para tentar. Seu post tá muito completo e motivador, amei! Beijos

    Responder
  5. Claudia Dias

    show! quero fazer… eu tomei alguns sucos esses dias meio que para treinar meu detox. =) bjk

    Responder
  6. Ana Elisa Miranda

    Parabéns! Eu fiz cinco dias e realmente não é fácil, mas os benefícios valem a pena. Da próxima vez vou tentar 15 dias 🙂

    Responder
  7. Hugo Veloso

    Muito obrigado pelas explicações, sanou todas as minhas dúvidas.

    Responder
  8. Mariana Avilla

    Adorei, Manu! Quero fazer asap.
    Algumas duvidas:
    * Quantos mls de suco d'a? So para eu saber qual copo/ garrafa comprar para levar no trabalho…
    *Voce fez a compra de todos os ingredientes de uma vez? Sou meio sem nocao na cozinha..rsrsrs

    Obrigada!
    Bjs,
    Mari

    Responder
  9. Thiago Grijo Dal-Toe

    Muito bom post. Ja fiz uma vez esse reboot tbm depois de ter visto o filme. Fiquei por sete dias (perdi 6 kg) tomando soh o suco verde… gostei de ler as diversas receitas que tu apresentou. Vou tentar de novo agora com essa variedade. Valeu!

    Responder
  10. Jess

    também estou precisando de um detox. Apesar de não ter espinhas, dormir muito bem e ter unhas fortes, tenho tanto problema intestinal que ultimamente está difícil saber o que não me faz mal. Se eu tomo água de manha, já me faz mal o DIA TODO 🙁

    Entendo que preciso mudar hábitos, e seu post foi inspirador.

    Responder
  11. Bianca Moraes

    Geeeente! Que incrível! Eu fiz uma reeducação há algum tempo, junto com exercícios. Perdi 17Kg em 10 meses. Fiz questão de não perder tão rápido, pra não fazer mal pro organismo. Porém, estou há um ano estou só no pilates e nos últimos meses, passei a me alimentar muito mal. Não engordei, mas me incomoda muito essa falta de disciplina que estou tendo, sendo que antes não era assim.
    Ler seu post me deu um ânimo pra me alimentar direitinho e voltar pros eixos. Fiquei com muita vontade de assistir ao documentário e já salvei nos favoritos para ver amanhã mesmo! Não penso em uma dieta detox assim de 15 dias, pois minha pressão cai com muuuuita facilidade. Mas, com certeza uns 3 dias assim fariam muito bem! 🙂

    Obrigada por compartilhar sua experiência por aqui! Prometo voltar pra dizer o que achei! ^^

    ;**

    Responder
  12. Grazi

    Poxa, é disso mesmo que meu corpo está precisando ^^. Sério, muito bom saber dos inúmeros benefícios dessa dieta. Pensando seriamente em tentar fazer pelo menos a de cinco dias (=. Achei dez as receitas das sopas/saladas serem vegetarianas.
    Obrigada por compartilhar!

    Responder
  13. Emanuella Maria

    Oi Mariana, cada receita faz uma média de 500ml de suco. O site recomenda usar as mason jars, porque ela fecha bem e os sucos nao perdem os nutrientes.
    A gente ia ao supermercado a cada 5 dias.
    beijos

    Responder
  14. Raissa Meridiano

    Super vou fazer um detox de 3 dias. Só tenho medo de ficar com tanta fome e querer comer o mundo. Vocês fazem exercícios em academia? Ou só correm na rua? Minha academia é tão cara que penso em cancelar e correr na rua.

    Responder
  15. Monica Platz

    Oi Manu moro em Connecticut e comecei a ver o documentario que vc falou hj,vou tentar o detox tambem.Obrigado por compartilhar.

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Mônica eu comprei no Amazon. Elas se chamam Mason Jars.

      Responder
  16. Monica Platz

    Em que lojas vc comprou os jars? Tem alguma para me indicar? Bjs e Thanks

    Responder
    1. adelia

      walmart ou onde vende coisas pra cozinha…

      Responder
  17. Dedyane

    Não conhecia essa dieta. Gostei porque ela é bem ampla, além de perder peso, regula muito bem o organismo em todos os aspectos. Bjs.

    Responder
  18. Junior Macedo

    Muito boa as dicas, já vou repassar aqui em casa.

    Convido a você conhecer e seguir meu blog, está sempre cheio de novidades.

    BLOG: http://www.junhiimce.com
    INSTAGRAM: http://www.instagram.com/junhiimacedo

    Responder
  19. Tainá Borges

    Eu estou precisando muito fazer um detox, até porque eu sempre passo mal e a maioria dos motivos é a minha alimentação,mesmo tentando sempre controlá-la. Vou consultar uma nutricionista, preciso mudar de hábitos. Eu aguardava ansiosamente esse post, Manu. Beijos!

    Responder
  20. adele

    vc tem razao qto onsultar um medico ou nutricionista nem todo mundo esta apto a fazer uso do detox ou seja ingeir somente o suco odia todo..Eu tentei quase dois dias nao completei ja tenho enxaqueca cronica e o quadro piorou.. me senti com tonturas o proprio corpoavisa ou pede carboidratos e proteina.(nao como carne vermelha)..No meucaso eusou magra tenho 1:70 e peso 54 meucaso nao e perder peso talvez seje isso ter falhado so o suco nao da..ma recomendo como um lance da tarde e otimo.

    Responder
  21. Marilia

    Oi Emanuella, adorei a matéria está tudo muito explicadinho e irei fazer tambem hehehe.
    Mas fiquei com uma duvida: vai tudo com casca para a centrifuga??

    Responder
  22. Jessica Lauton

    Cheguei aqui por recomendação da Jess, do Caos Criativo e tô tão feliz por ter clicado no link =). Gostei muito do post, bem completinho. Dei uma olhada no Reboot with Joe, achi as informações fantásticas e tô considerando fazer o de 1 semana. Obrigada por compartilhar sua experiência, foi inspirador. bjbj

    Responder
  23. Bárbara Leoni

    Oi Manu! Tudo bom?

    Passei pra deixar um recadinho de gratidão =D
    Eu estava namorando uma dieta detox já fazia um bom tempo, tentei começar ela algumas vezes mas as receitas dos sucos eram tão elaboradas que não era fácil de encontrar algumas frutas em feiras e mercados, acabava sempre desistindo =/
    Te sigo no instagram já faz um tempinho e fiquei super interessada quando começou a postar os sucos, vim correndo aqui pra saber mais.
    Ontem terminei os 15 dias de Detox, resultado 4Kg a menos e muito feliz! A maioria das receitas são fáceis de fazer e gostosas também, não passei fome e nem me senti cansada nem nada. Foi bem legal! Obrigada por ter compartilhado essas informações =) foi de muito proveito!
    Agora me preparo para a dieta Dukan com muita esperança, quero reeducar minha alimentação e principalmente manter os kgs perdidos. O Detox foi um grande início para mudar o jeito como cuido do meu corpo 😉

    Parabéns pelo blog! Vou acompanhar sempre.
    beijos!

    Responder
  24. Jackie Eller

    Manu, no filme ele usava centrífuga. Pelo que eu entendi, vc usou o liquidificador pra fazee os sucos… E aí, a centrífuga é indispensável ou é só usar o liquidificador e a peneira? Obrigada por este post!"

    Responder
  25. vou faser os 15 dias preciso emagrecer estou acima do peso com , 90kg e 1,75 altura estou me sentindo mal.

    Responder
  26. Oi Manu. Excelente matéria. Parabéns! Tenho apenas uma dúvida: você coava os sucos?

    Responder
  27. Ops … Agora encontrei onde você diz que é só bater e coar.

    Responder
  28. Loren Gonçalves

    Puxa vida, Parabéns prá vocês dois, fiquei emocionada e motivada a também fazer esse detóx para melhorar o ânimo…. rsss, OBRIGADA por terem conseguido, tô muito feliz e agora vou tentar também….um forte abraço

    Responder
  29. Kenia

    Fiz kum dia de detox e no outro dia estava tão inchada que minhas pálpebras saltavam dos olhos, o que pode ser?

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Kenia provavelmente no meio detox você comeu algo que lhe causou alergia

      Responder
      1. Juliana

        Qual o link do site que tem as receitas dele? Obrigada

        Responder