Dicas para ser mais feliz

 

Mas o que é felicidade?

É difícil dizer, mas não é o que muitas pessoas pensam que é.

Eu aprendi que a felicidade não virá até você como um novo par de sapatos, um corpo mais magro, uma conta bancária lotada, ou com prato enorme de lazanha. Também não se materializará depois de você se aposentar, casar, ter um filho ou sair do seu trabalho. Na verdade, é um pouco mais complicado do que isso.

A felicidade não é definida por circunstâncias externas – é uma atitude, algo que vem de dentro. Não há uma resposta concreta, mas é algo que buscamos constantemente.

Recentemente eu li um livro muito interessante chamado The Happiness Project e me fez refletir bastante sobre a felicidade e de como procuramos ela em todos os lugares, mas o fato é que só a encontramos dentro da gente.  Como esse blog também é de motivação, quero dividir com vocês algumas dicas que melhoraram minha vida imensamente, e pode fazer o mesmo por você, pois todos nós temos um objetivo em comum: a felicidade.

<3 Seja fiel a si mesma. Comprometa-se com você mesma. Pare de tentar impressionar ou agradar os outros. Afinal, quando se trata de sua vida, o que é mais importante? Você, claro! Não se sinta obrigada a gostar das mesmas coisas que o seu namorado, ou ir para uma carreira que seus pais querem, ou casar com aquele noivo de oito anos que você nem acha que ama mais, só por causa da pressão dos amigos e da família. Lembre-se: você é a única que tem que viver com as consequências de suas escolhas, por isso certifique-se de tudo o que faz está de acordo com seus amores pessoais, seus desejos e suas ambições. Essa frase é meio clichê, mas é verdade:  a vida é uma única viagem, portanto faça-a mais prazerosa possível.

<3 Aprenda a amar e se aceitar, independentemente de sua situação financeira, intelectual, nível de escolaridade, tamanho ou estilo. Aprenda a aceitar e perdoar a si mesma, não importa quais erros você pode ter feito no passado. Todas estas coisas são triviais e não importam mais. Se olhe no espelho e observe as suas qualidades, seus pontos positivos, se ame intensamente. Assim os defeitos ficam imperceptíveis. Seja confortável com quem você realmente é por dentro é o que conta. Uma vez que você aprenda a se aceitar, qualquer coisa em cima é apenas um molho.

<3 Não rotule a si mesma: isso só restringe e limita. Aprenda a melhorar a si mesma e se comprometa em ser uma pessoa melhor. Esteja aberta para a aventura na sua vida, seja selvagem de vez em quando. Faça tudo com integridade. Seja honesta. Fale com intenção, não seja adepta a fofocas ou tirar sarro de outras pessoas. Deixe de lado qualquer culpa, parar de se preocupar, libere-se das expectativas dos outros. Viva a vida que você quer viver.

<3 Use frases de auto-afirmação no dia-a-dia. A idéia da auto-afirmação é algo que você diz regularmente e que ajuda a combater qualquer pensamento negativo que você tem. A melhor maneira de traçar algumas afirmações para si mesma é fazer um balanço de sua vida, decidir o que não está funcionando para você e então tentar corrigir. Por exemplo, vamos dizer que seu grande problema (na sua opinião) é que você não tem nenhum amigo. A frase de afirmação que você vai usar a partir de agora poderia ser algo do tipo: “Eu sou popular com uma super vida social!”

Agora, o problema com as frases de auto-afirmação é que muitas pessoas têm a idéia errada sobre elas. Não é apenas sentar e repetir essa frase que vai mudar sua vida. Bem, não é tão simples. Se você realmente deseja se mover em direção ao seu objetivo (ter muitos amigos), você precisa ir mais fundo e também tomar medidas.

Nós estamos governados por nossas emoções. Então você não pode simplesmente dizer algo e esperar que isso vai mudar sua vida – Pode até acontecer, mas será um processo muito lento. Não há nenhum ponto em dizer alguma coisa do tipo (“Eu sou uma atriz famosa!”) Quando suas emoções estão dizendo o contrário (“Oh meu deus sou um fracasso como vou pagar as contas esta semana”). Suas emoções vão sempre ganhar essa batalha.

Então, se você quiser que as frases de auto-afirmação te ajudem, você precisa sentir o que está dizendo. Como você se sentiria se você fosse uma atriz famosa? Feliz, confiante, poderosa? Ok, então – concentrar-se nas emoções. Sinta as emoções lá dentro de você. Por exemplo se você não tem amigos, você não se sente tão só, porque quando você diz suas frases de auto-afirmações, você sente que o amor e amizade está vindo para você – e quando você sair de casa, você vai sorri para as pessoas que encontrar, vai olhar nos olhos, falar com estranhos, ser mais aberta e receptiva.

As frases de auto-afirmação me ajudaram muito no meu trabalho, pois sou extremanente tímida pra falar em público. No início era um terror pra mim, ter que falar em ingles, achava que ninguém ia me entender, que meu sotaque era feio, isso ou aquilo. Mas comecei a usar as frases de auto-afirmação como uma forma de encorajamento no dia-a-dia. Em vez de usar meus pensamentos pra me colocar pra baixo e me deixar com medo, eu pensava que minha apresentação ia ser um sucesso, todo mundo ia adorar, que ninguém nem ia notar que meu ingles não era minha primeira lingua e assim foi dando certo. Hoje não tenho nenhum problema de falar em público.

<3 Estabeleça metas e fique motivada. Quando estabelecemos metas isso vem interligado com as coisas que queremos alcançar, que nos ajuda a dar uma direção para nossa vida. Caso contrário, ficamos como um barco a vela no meio do oceano, completamente sem rumo. Nossa vida se transforma em uma rotina monótona, onde tudo o que fazemos é ir trabalhar, comer e dormir. Sem metas ou ambições, corremos o risco de acordar com 60 anos nos perguntando o que fizemos com a nossa vida – ou  pior, passar anos fazendo algo que nos deixa miseráveis​​, simplesmente porque não sabemos como escapar.
Pense sobre suas pessoas favoritas ao longo da história: atores, escritores, músicos, artistas e cientistas. Se eles não tivessem objetivos ou motivações, você provavelmente nunca teria ouvido falar deles. Talvez eles teriam morrido sem ter contribuído nada para você lembrar deles. Se você quer ser excepcional ou realizar algo significativo, o primeiro passo é trabalhar para fora o que você quer.

<3 Tenha controle da sua vida. Embora muitas vezes não podemos fazer nada sobre a forma como  as outras pessoas se comportam em relação a nós, não se engane – você está no completo controle de como você pode responder a essas pessoas. As pessoas são livres para serem rudes, ofensivos e insensíveis, mas você não tem que ser! Você está no controle do que você faz, de quem você ama e como você vive, por isso sempre procure o seu melhor. Sempre!

Leia mais:

Como ser feliz

Como viver uma vida linda!

40 formas para começar a amar a si mesmo.

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhá-lo no Facebook, RT no twitter.
Inscreva-se para receber as atualizações do blog por email.

Deixe um comentário!

6 comentários

  1. eve czar

    Aiiiiiiiiiiiiiii Manuuuuuuuuuuuu, adorei, adorei, adorei!!

    Responder
  2. Tatiele

    Eu estou em um processo de mudança. Na

    Responder
  3. Luana Montemor

    Manu você sempre inspirando e motivando nós leitoras, amei como sempre!

    Responder
  4. Gabriela

    Manu! Você como sempre me inspirando.
    Só gostaria de informações de como posso comprar este livro, já que moro no interior de SP. Este site é confiável? Quero muito lê-lo. Um beijo, e obrigada.

    Responder
    1. Manu Huessy

      Oi Gabriela, eu acho que o Amazon não envia pro Brasil. Só envia pros estados unidos. Sempre compro todos meus livros por la, mas eu nao sei onde voce pode encontrar esse livro no Brasil :/
      Beijos
      Manu

      Responder
  5. Layla Mattos

    Manu, acho que posso lhe chamar assim! rs Adoro seu blog, sempre o leio. Amo a forma como decidiu ver a vida e a si mesma. E também acho interessantissimo ler sobre o cotidiano de uma brasileira que mora em outro país, coisa que desejo fazer, mas é um plano a longuíssimo prazo. Lhe parabenizo pelos seus escritos. E sabe, me casei com o meu grande amor, que ja era meu grande amigo a bastante tempo. E vamos adotar um gato. E troquei de faculdade. Digamos que estou num momento de mudanças muito positivas, assumindo responsabilidades porem com sorriso no rosto! Mil beijos! Layla

    Responder