Desafio do blog – elogie um amigo, ou até mesmo um inimigo!!!

5749491725_b698dc661d_o“Bendito seja aquele que aprende a admirar, mas não Invejar, seguir mas não Imitar, elogiar mas não bajular, liderar mas não manipular”. – William Arthur Ward

Nas últimas semanas, eu tenho tentado uma pequena experiência na minha vida. Tem sido bastante transformadora e agora quero desfiar a vocês. O experimento é o seguinte:

Inclua um elogio em cada conversa. É simples assim. Mas também é tão difícil.

Esse desafio não começou para mim como uma experiência intencional. Há algumas semanas, eu estava passando a tarde com uma amiga e durante uma pausa na nossa conversa, mencionei uma coisa que eu admiro nela. Foi àquelas frases espontâneas, só senti vontade de falar e falei.

Mas a resposta dela me surpreendeu. Foi ainda mais emocional do que o meu elogio original. Ela levantou a cabeça, me olhou nos olhos e respondeu: “Obrigado Manu. Eu realmente precisava ouvir isso hoje. ”

Hoje também aconteceu algo similar comigo. Tava tendo uma manhã pesada no trabalho e recebi um email de uma leitora que respondeu o questionário no blog. No email ela soltou alguns elogios e fez alguns cometários que mudaram completamente o meu dia.

E aí Lembrei que muitas pessoas estão lutando batalhas difíceis diariamente. Colocamos rostos sorridentes, mas no fundo, estamos machucados por dentro, não é verdade? Às vezes, uma palavra amável é a única fonte de esperança que encontramos no nosso dia. E muitas vezes passamos o dia sem ouví-la.

Eu decidi a partir daquele momento em diante que iria tentar ser mais intencional com os meus cumprimentos e incentivos. Na verdade, gostaria de tentar trabalhar um elogia em cada conversa e interação que tiver com as pessoas.

Esse experimento tem sido ao mesmo tempo desafiador e divertido. E aqui estão alguns dos resultados que tenho notado:

Beneficia outros.

Elogios encorajam as pessoas. Através de palavras amáveis​​, lembramos as pessoas do seu valor e os seus talentos. Todos nós queremos ser notados e receber elogios confirma que estamos fazendo a coisa certa. Elogios fornecem confiança, alegria e esperança.

Ele me beneficia.

Quando compartilhamos a felicidade, nós a recebemos a felicidade de volta. Hoje em dia, depois que passei a elogiar mais, eu vejo mais sorrisos por aí. Eu percebi mais gentileza ao meu redor. O experimento também me obriga a pensar menos em mim e mais sobre a outra pessoa. É bastante auto revelador. Comecei a reconhecer como ofereço poucos elogios em um dia. E tenho sido lembrada constantemente do poder das minhas palavras.

Beneficia o meu ambiente.

As pessoas ao nosso redor criam os ambientes em que vivem, trabalham e se divertem. Espalhar alegria através da promoção de uma cultura de incentivo e desafia os outros a fazer o mesmo. Nosso ambiente de trabalho fica diferente, a nossa vida se sente diferente, e o mundo ao nosso redor começa a mudar um pouco.

5188638347_01878572c4_z

Nossas palavras são importantes. Eles têm a capacidade de transportar vida dentro delas. E oferecendo elogios sinceros é uma das melhores maneiras de conseguir isso.

Se você decidir tentar o desafio aqui estão algumas lições que aprendi:

Deixe que o bom senso seja o seu guia. Nem toda conversa precisa de um elogio. Algumas são curtas, alguns são apenas de passagem, e algumas pessoas falam com você em várias ocasiões durante o dia, principalmente no ambiente de trabalho. Portanto, use o bom senso. Se você conversar com seu chefe, colega de trabalho, ou namorado (a) 10-15 vezes cada dia, oferecer um elogio cada vez pode ficar estranho.

Tente ser específico. Nem sempre é possível, mas elogios específicos sobre uma pessoa e o que você aprecia sobre ela parecem carregar maior peso.

Você pode sempre terminar a conversa com um elogio. Mais do que algumas vezes eu ofereci meu elogio no final da conversa: “Foi bom falar com você hoje”, ou “Estou feliz que você tirou um tempinho para falar comigo,” funciona muito bem se eu não tive a chance de fazer um elogio durante a conversa.

Usando um cumprimento como uma transição também pode ser útil. “Ei, você que é bom em matemática. Eu tenho uma pergunta para você. “” Eu noto que você faz um bom trabalho na gestão de pessoas, posso te perguntar uma coisa?” Esse tipo de elogio precisa de um pouco de reflexão, mas funcionam muito bem.

5186197080_b8ebbaf610_o

Quanto mais você conhece alguém, mais fácil pensar em algo bom de dizer. Como é de se esperar, o melhor que você conhece alguém, mais fácil é pensar e oferecer um elogio específico. Eles tendem a fluir mais naturalmente.

Aprenda com seus erros. Haverá várias vezes que você vai esquecer de oferecer um elogio. Não desista. Em vez disso, tente aprender com isso. Enquanto você vai embora, veja se você consegue descobrir por que você esqueceu. Há provavelmente várias razões, mas eu eu percebi que geralmente foi o simples fato de que eu estava mais focado em mim mesmo durante a conversa do que a pessoa que eu estava falando.

Tente por alguns dias. Eu recomendo se comprometer com o desafio por pelo menos três dias.

Comece o seu desafio hoje. Não espere para amanhã. Tente adicionar um elogio na próxima conversa hoje, ou deixe um comentário verdadeiro aqui no post.

divisor

Se gostou do artigo compartilhe com os amigos. Vamos aumentar o números de soldados dessa guerra do amor.

Bom final de semana pra todos!

Fotos de ilovedoodle

Deixe um comentário!

8 comentários

  1. Josele Lopess

    Achei interessante, pretendo praticar mais vezes…gentilezas são sempre gentilezas ^.^
    Seu blog tem conteúdo, parabéns ^.^

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Josele, obrigada pelo comentário. E você está certa: gentileza, sempre trás mais gentileza na nossa vida.

      Responder
  2. Anônimo

    Ola Manu. Nesses tempos modernos, com tantas exigencias esquecemos de pensar nas qualidades das pessoas e as vezes nos limitamos a enxergar os defeitos e criticar. Eh muito importante valorizar o outro assim como é importante nos valorizarmos. Tudo começa conosco. Gentileza gera gentileza e bondade gera bondade. Gostei muito do seu post, os exemplos que deu comprovam isso, quando dividimos boas energias com as pessoas recebemos felicidade em troca. Beijos

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Sim, concordo com você e desde que comecei esse experimento tenho percebido reações maravilhosas das pessoas. Recomendo a todos tentar

      Responder
  3. Tais Cruz

    Oi, Manu! Eu adoro o seu blog e o acompanho já há um tempinho.
    Essa ideia do elogio, eu tive quando percebi que algumas coisinhas me faziam ganhar o dia. Como, por exemplo, quando eu implicava com um dentinho torto e uma senhora me disse um dia “menina, que dentes lindos você tem! Olha só que sorriso mais lindo!” 😀
    Comecei, então, a perceber que se faz bem para mim, pode fazer para os outros também.
    Mas, ao ler esse post, notei outras consequências para mim e para o elogiado, rs. Um outro ponto de vista!

    Muito obrigada, Manu.
    Um beijo!

    Responder
  4. Izabele Renata

    Acho muito importante elogiar verdadeiramente as pessoas. Muitas pessoas precisam de apenas um elogio para transformar seu dia. Pretendo, ainda mais, elogiar as pessoas. E “hoje” vou começar com você.

    Ótimo texto, muito reflexivo e importante. Conheci seu blog agora e já gostei. Pretendo acessar mais para no meu blog indica-lo (o conhecendo)no “Blogs que mais gostei no mês”. Beijos *-*

    Responder
  5. Danilo Pedro

    beijocaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Responder
  6. Vitoria

    Manu, seus cachos são lindos, e seu sorriso me encanta! Você é linda por dentro e por fora! Beijão! <3

    Responder