Decidi mudar o meu blog depois de 10 anos

 Dez anos atrás eu decidi começar esse blog que mudou o curso da minha vida. 

Quando comecei esse blog eu era uma pessoa completamente diferente.  Tinha acabado de mudar para os Estados Unidos, estava estudando inglês full-time e me preparando para começar meu mestrado. No meio período estava trabalhando de babá para pagar as despesas e tinha terminado um namoro recentemente.

Eu queria um espaço online para escrever em Português, dividir um pouco da minha nova realidade e conectar com outras pessoas que estavam tentando se encontrar, assim como eu.

E quanto mais e mais fui escrevendo, fui me conhecendo e conhecendo pessoas incríveis. Fui fazendo amizades reais e virtuais que mudaram a minha vida.

Engraçado que comecei esse blog sem pretensão e nunca imaginei um dia ganhar dinheiro através do meu cantinho na internet.  E por meio de tentativa e erro, muitos cursos e experiência, fui aprendendo à medida que avancei nesse mundo virtual.

O que mudou?

Hoje sabemos que blogs e as redes sociais se tornaram um grande negócio. Na atualidade é muito difícil alguém querer bloggar por bloggar, o negócio é ser digital influencer.

Na época de ouro dos blogs, existia um espírito de comunidade e as pessoas realmente se importavam em parar pra ler, hoje em dia está tudo espalhado nas plataformas e ninguém tem mais tempo pra nada.

Quando eu comecei meu hobby, logo se tornou uma obsessão. Eu adoro escrever e compartilhar ideias, portanto encontrei no blog a plataforma perfeita. E com o tempo o site foi evoluindo junto comigo. E além de ser um canal de comunicação para dividir minhas ideias, se tornou um espaço de trabalho e fonte de renda.

Também passei a usar também as redes sociais como um canal para dividir diário meus insights com o mundo, principalmente o instagram (que é meu queridinho), onde estou sempre entregando valor através de stories ou no feed. Portanto se você ainda não me segue lá, é só clicar no meu perfil para passar a me acompanhar –>> @emanuellamaria.

Como eu monetizo meu blog?

Quando eu comecei eu não tinha ideia de como o blog é poderoso. No início eu não tinha muitas pretensões, mas à medida que uma comunidade foi crescendo ao meu redor, fui vendo novas possibilidades.

Minha primeira forma de fazer dinheiro foi abrindo uma lojinha online. Eu vendia produtos importados que na época não tinha no Brasil, como roupas e maquiagem. A lojinha teve um sucesso muito grande, inclusive apareceu em outros blogs maiores como o depois dos quinze e no blog da capricho. Mas com o mestrado e a falta de tempo, a lojinha passou a consumir demais minha vida e resolvi parar quando estava no auge do sucesso.

Depois ganhei dinheiro através de ads e parcerias. Nada muito significante, mas o suficiente para pagar as despesas do site e tirar uns trocados.

Logo veio minha formação de coaching, passei a usar o site como um canal de divulgação do meu trabalho. E através dele vendi processos de coaching individual, coaching em grupo, mentorias de comunicaçao para empreendedores, cursos online e workshops ao vivo.

Meu blog tornou-se facilmente meu maior trunfo e hoje eu tenho certeza que o blog é a fundação do meu trabalho

O futuro do blog

Eu sei, estatisticamente falando, que os blogs não são tão lidos tanto quanto costumavam ser, mas escrever para mim é minha vida. Faz parte da minha essência, é algo que faço com amor e não podemos deixar morrer as coisas que amamos.

“E o que vem depois?” É uma pergunta difícil de responder. Nesses 10 anos eu amadureci e mudei. Não sou mais a menina de 27 anos que estava começando a vida em outro país, cheia de medos e sem saber o que a vida me reservava.

Hoje sou uma mulher de 37 anos, morando no coração de Washington DC, casada, que trabalha com o que ama e que já impactou a vida de centenas de pessoas.

E isso significa que eu expandi e meu blog também precisa expandir.

Nos últimos anos vinha pensando que o nome Ambiente Vistoriado era muito amplo e ambíguo. E para mim o nome pareceu mais uma comodidade, por já existir. E hoje as pessoas que se conectam com meu site vem pela Emanuella Maria, pela Manu e eu quero que elas vejam a pessoa real que está por de trás – alguém que eles possam genuinamente se conectar.

E eu percebi que os melhores líderes no mundo, unificam as pessoas através do próprio nome, valores e visão. E qual é a minha visão? Eu quero empoderar mulheres no mundo todo a viver a história que elas querem contar, assim como eu vivo. Quero ajudar essas pessoas a reescrever suas histórias, elevarem sua mensagem para viver uma vida e um trabalho de sucesso, com mais oportunidades e fazendo a diferença no mundo. 

Estou num processo de mudança de casa virtualmente e muito feliz com isso. O Ambiente Vistoriado vai migrar e mudar de nome também. Não estou com medo, pois sei que mudanças são sempre boas e essa vai ser especial. Pois é uma mudança que significa uma expansão.

É sobre nos capacitarmos para sermos vistos e sermos vulneráveis.

É sobre a escolha de compartilhar nossos melhores talentos e presentes com o mundo, mesmo que isso nos assusta totalmente.

É sobre empoderar a si mesma e mostrar o melhor que tenho em mim. =)

E claro, tenho que agradecer aqui pois eu não poderia ter feito nada disso sem você. Ainda fico chocada quando recebo mensagens no Instagram ou em outro lugar de pessoas que têm me seguido há anos. O fato de você ter ficado por perto quando a internet está repleta de coisas novas e emocionantes me surpreende e sou eternamente grata por isso. E se você leu esse post até o final, aproveita e deixa um comentário dizendo como e quando me conheceu. Adorarei saber =)

Estou totalmente preparada para os próximos dez anos, pois sei que vão ser totalmente diferente dos últimos.

E não importa onde você esteja nesse momento na sua jornada – mesmo que se sinta perdia, ou já tenha se encontrado – eu acredito em você. Lembre-se de que você está exatamente onde deveria estar. E lá na frente você vai entender que TUDO faz parte do seu crescimento.

Deixe um comentário!

27 comentários

  1. Telma Farges

    Te acompanho e gosto muito do que escreve e transmite. Conheci no google quando pesquisava sobre auto estima. Beijinhos

    [Reply]

    Emanuella Maria Reply:

    Ahh Telma que bom que você gosta do meu conteúdo. Eu adoro esse tema de autoestima e empoderamento =)

    [Reply]

    Responder
  2. Pedro

    Manu eu estou muito animado com toda essa mudança, que por sinal vai ser incrível como tudo o que faz! Eu te conheci por aqui ao pesquisar sobre um tema no google, cai de paraquedas e amei, isso já vai fazer uns três anos. Muita gratidão!!!

    [Reply]

    Emanuella Maria Reply:

    Olha que maravavilha Pedro. Que bacana que já me acompanha há tres anos. Gratidão!

    [Reply]

    Responder
  3. Welinádia

    Te conheci a pouco tempo, mas o suficiente pra me inspirar e me botar em AÇÃO! Tenho vivido minha jornada com muita ansiedade e as vezes te escutar e ler os teus textos me põe no agora. Sabe a ânsia de dar certo, de que tua vida ainda não começou e você fica procurando esse start?!?!?! Tenho me trabalhado muito e sua mensagem tem sido um motivador ou as vezes um “desacelerador” o que é muito bom. Gratidão!!!!

    [Reply]

    Responder
  4. Silvana lehn

    Oi Manu, adoro teu trabalho no insta, que foi indicado por uma amiga! Me identifico com a tua simplicidade e a tua sabedoria. Isto me ajuda a refletir sobre a não linearidade da vida, e cuja mudança, depende do nosso esforço e paciência. Estou criando o meu blog também, pois como você, tenho a paixão pela escrita. Obrigada por inspirar meu dia-dia. Bjo,

    [Reply]

    Responder
  5. Deborah

    Eu cheguei aqui antes do teu primeiro casamento. Não me lembro como mas acho que foi pelos vídeos no YouTube sobre a vida em Washington

    [Reply]

    Responder
  6. ANDREIA

    Oi Manu. escrevo pra voce aqui da Espanha, aquele sonho virou meta e se tornou realidade. Sucesso na nova fase do blog. Beijos,

    [Reply]

    Responder
  7. Lilia

    Oi Manu, te conheci há 3 anos, procurando no Google temas como autoestima, conheço seu blog,vídeos YouTube e adorei, dai participei do programa RyL 2016/2017 que me ajudou muito, num processo de separação e autoconhecimento, sou muito grata por vc compartilhar seus conhecimentos e experiências através das redes sociais. Boa sorte nos seus novos desafios, bjs

    [Reply]

    Responder
  8. Rita De Cassia Da Silva

    Oie Manu, tudo bem? Conheci você numa mentoria que faço parte, desde então, acompanho seu trabalho que é demais.. Sei que virá coisas extraordinárias por ai rsrs . Sucesso nessa nova jornada!

    [Reply]

    Responder
  9. karine

    Oi Manu, te conheci há um tempo por causa dos cabelos…. rsrsrs
    Seus vídeos mostrando como cuidava dos cachos me fizeram conhecer seu trabalho e adorar tudo o que você compartilha aqui e nas redes sociais. Parabéns e muito mais sucesso. Um beijo.

    [Reply]

    Responder
  10. Avila

    Parabens pelas conquistas. Eu conheci seu site num momento muito difícil da minha vida e até te mandei um email ( que nunca teve resposta kkkkk) mas td bem, a msg que vc escreve é boa e é isso que importa! Que as mudanças venham!!! Parabéns

    [Reply]

    Responder
  11. Paula

    Oi Manu, te conheci procurando no google “como ser feliz” rs, estava numa fase conturbada da minha vida, pós término de namoro, e me sentia completamente perdida.
    O blog e você me ajudaram a encontrar aquele “trampolim” para me reerguer. Desde então eu não te abandonei mais, vou acompanhando seus e-mails, e tentando sempre me reencontrar quando me sinto perdida.

    [Reply]

    Responder
  12. Cristina Lira

    Olá Manu,
    Não lembro exatamente como cheguei aqui a 1 ano atrás mais ou menos, mas de cara me identifiquei muito contigo. Também sou cearence, tenho uma carreira muito bem sucessidade na “cidade grande” (SP) mas estou em busca de uma realização maior, autoconhecimento e plenitude. Amo tudo o que escreve e também sou completamente apaixonada pelo layout do seu site, tem todos os detalhes que gosto (inclusive se na mudança for mudar o layout gostaria muito de fazer um blog com esses detalhes, escrever também é um hobby meu).
    Desejo ainda mais sucesso, plenitude e amor na sua vida. Tenho certeza que o que vem por ai é maravilhoso!

    [Reply]

    Responder
  13. cida

    odorei , estou num momento difícil, lá na frente você vai entender que TUDO faz parte do seu crescimento, essas suas palavras vão me ajudar muito pois é isso que acordo

    [Reply]

    Responder
  14. Josele Lopes

    Te conhecer através de sorteios é muito legal. Te seguir no instagram é maravilhoso.
    Me sinto sua amiga de longa data <3
    Sucesso e bjs bjs

    [Reply]

    Responder
  15. Maria

    Oi Manu, te conheci há uns quatro anos. Estava pesquisando no Google e cai de paraquedas no seu blog que simplesmente amei e passei a te visitar todos os dias através do blog. Participei do desafio #vidavistoriada. No entanto não consegui te contar em vídeo como foi minha experiência no desafio e no que a minha vida tinha mudado, porque sou leiga no mundo digital.

    [Reply]

    Responder
  16. Louise

    Oi Manu!

    Passei a te seguir no blog em 2009, por ai. Acompanhei seus looks, sua história, o tempo que você deu uma pausa, e depois voltei a te acompanhar já com toda a proposta de coaching e empoderamento.
    Algo que admiro e gosto bastante em você é sua sempre presente calma e forte empatia! A empatia é um passo enorme pra humildade, e me sinto bem por poder acompanhar alguém que se preocupa genuinamente com os outros. Sinto isso desde um dos primeiros posts seus que li.
    Obrigada por ter compartilhado. Obrigada por não ter desistido, e muito obrigada por sempre se reinventar!
    <3

    [Reply]

    Responder
  17. Laudiane Claudiaa

    Manu, que linda experiência, cheia de coragem e desafios, é inspirador conhecer a sua trajetória. Bem, não me lembro bem como cheguei até teu insta, mas foi resultado da minha curiosidade, devo ter visto alguma mulher que passou por um processo de mudança de vida e carreira e foi conduzida por você. Tenho acompanhado seus stories , posters e lido os e-mails e quero dizer que é muito prazeroso e empolgantes, ver seu dia a dia, a vida profissional é uma deleite. Gratidão por contar tanto de sua história e mostrar que a vida tem sentido sim, basta ser vivida no estado presente, na real, com tudo que ela tem, o que é bom ou mais ou menos. Siga transformando vidas pelo exemplo. Um abração.

    [Reply]

    Responder
  18. Juliana

    Oi, Manu!
    Conheci seu blog em 2014, quando pesquisava sobre o documentário “sick, fat and nearly dead”. Desde então te acompanho principalmente pelo Instagram. Confesso que desde que o Google Reader morreu eu tenho dificuldades de acompanhar blogs. Testei outros agregadores como o Feedly mas acabei mesmo perdendo o hábito, então entro de vez em quando para me atualizar. Já estou curiosa sobre essa mudança, desejo muito sucesso na nova fase! 🙂

    [Reply]

    Responder
  19. Marcia

    Conheci seu trabalho num momento muito complicado de minha vida e acabei participando do vida vistoriada que me ajudou muito. Apesar de ainda estar perdida não posso deixar de comentar que foi uma luz participar do trabalho de reencontro com parte de mim. Obrigado por ter feito parte de uma parcela de meu crescimento num momento de muita escuridão e minha vida.

    [Reply]

    Responder
  20. Agatha

    Olá Manu,
    Eu amo seu conteúdo.
    Conheci o blog a uns três anos atrás em um momento dífiicl da minha vida, mas vários dos seus textos me ajudou a ver a vida com outra perspectiva.
    Gratidão! ♥

    [Reply]

    Responder
  21. Julia Nascimento

    Te conheci através de uma amiga muito querida, ela indicou seu livro “A Arte de se Autoconhecer”. E desde então, comecei até acompanhar pelo Instagram, e em menos de 8 meses iniciei o processo de Coaching, o qual afirmo categoricamente que revolucionou minha vida!

    Feliz com a mudança e por você, espero continuar lendo suas reflexões.

    Gratidão por estar comigo e por ajudar a tantas pessoas.

    [Reply]

    Responder
  22. Rosana

    Boa noite Manu! Acabei de te conhecer, por indicação da minha filha que resolveu me amalisar elencando algumas atitudes e me aconselhando a me autoconhecer, por isso a indicação.
    Mas, refletindo nas coisas ditas por ela cheguei a conclusao que ela esta com a razão.
    Tenho que me autoconhecer e tomar muitas decisoes no auge dos meus 55 anos e com uma doença que afetou minha vida em todos os sentidos.

    [Reply]

    Responder
  23. Nathiane Capibaribe

    Manu…não sei se irá lembrar de mim, mas te acompanho desde o início. Ná época eu morava nos Estados Unidos. Tinha 20 anos. Hoje tenho 30… Também sou de Fortaleza, também sou jornalista. E amo o processo que passamos. Hoje sou comissária de voo. Acompanho suas mudanças e também tenho mudado e aprendido muito contigo! Porém nesses 10 anos ainda não a conheci pessoalmente… Mas quero muito!

    [Reply]

    Responder
  24. Serginho Leal

    Conheci o Ambiente Vistoriado em 2011, foi amor a primeira vista, amo seus textos e suas histórias. Sucesso Manu.

    [Reply]

    Responder
  25. Maria vilma

    Simplesmente posso te dizer , sou sua fã.
    Me sinto tão perdi , no profissional e no sentimento.
    Tenho 37 anos e ainda estou sem rumo ,Preciso urgentemente me encontrar?

    [Reply]

    Responder