De tostão em tostão se gasta um milhão

 

Se eu fosse somar todo o dinheiro que já gastei aqui nos Estados Unidos, desde que mudei ha quatro anos, com certeza não chegaria a um milhão, mas eu poderia ter dado entrada numa casa de praia em Fortaleza =/

É gente, morar nos Estados Unidos está nos sonhos de muitas pessoas, mas poucos sabem quanto custa morar numa grande cidade americana. DC está entre uma das mais caras cidades dos Estados Unidos, alguns preços são bem altos, até mesmo comparado com Nova York ou Chicago, como é o caso do transporte público. Mas por outro lado, aqui se ganha bem, as pessoas tem qualidade de vida, a cidade é limpa, segura e tem emprego.

Aqui não existe a idea do salário mínimo e alguns trabalhos se ganha por hora, mas geralmente o profissional de carreira, com mestrado e alguns anos de experiência, ganha em média de $40 mil a $80 mil por ano.  Mas claro que existem salários mais baixos e mais altos, vai depender da sua experiência, qualificações, escolaridade e claro, do seu network. Mas até mesmo um garçom, que ganha salarário+gorjeta, tira em média $500 a $800 por semana. Uma babysitter em DC, que trabalha por hora, ganha em média de $13 a $16/ hora, e eu tinha uma amigo bar-man, que ganhava $300 por noite de trabalho.

Mas enfim, o dinheiro entra e depois sai, e se você tem planos de vir morar aqui em DC, tem que ter uma noção dos custos básicos de vida aqui. Bem vamos aos preços:

#Taxi – ao entrar no taxi geralmente você já paga $4 só para sentar, e para cada passageiro a mais, eles cobram $1,00 por pessoa. Se levar mala no bagageiro eles cobram $0.50 por cada mala. Sinceramente acho um roubo, mas é a realidade.

#Ônibus – custa – $1,70 a viagem e você tem um cartão magnetico e pode rodar por até 2 horas gratis. Nesse periódo você pode pegar quantos ônibus quiser com esse cartão. Mas compessa comprar o passe semanal de ônibus que é $15 e você anda de ônibus até enjoar. Esses passes so vende no caixa do supermercado tipo Safeway ou Giant.

#Metrô – não existe um valor fixo, pra cada estação se paga um preço, quanto mais longe, mais caro. O valor mínimo é $1,60 e o mais caro $5,00 (uma viagem). Lembrando que os horarios de pico de 6:00am -9:00am e de 15:30-19:00h os valores sao mais caros . O Passe de um dia para o metrô é $9 ( pode ser usado de 9:30h ate as 16:00h)  e o passe semanal (válido por 7 dias)  custa $32.50 que também tem algumas restrições. Para comprar os passes pode consultar o site > http://www.wmata.com/fares/purchase/store/

#Balada – Isso é minha perdição e onde vai uma boa parte do dinheiro. Geralmente uma cerveja long neck nas festas custa $6. Entrada vai depender da festa, mas fica em torno de $10 a $15 . Já show eu acho muito barato. Semana passada fui pro show do Cut Copy e The Presets e paguei $20 pelo ingresso. Ou mesmo Bloc Party que paguei $15. O mais caro foi The Cure que paguei $40

#Sports – Assistir jogos aqui pode pesar muito no bolso. Um tkt pra um jogo pode ser carissimo, ficando em torno de $45 (você lá em cima e o jogadores parecendo formiguinhas) a $350 (cadeiras especiais – em tempo de levar uma bolada no rosto hahahahaha)

#Aluguel – Morar em DC é caro, viver de aluguel é difícil e comprar uma casa então, pode ter certeza que chega em torno de 1 milhão (ixe até rimou).  Conheci uma família aqui em DC que  tinha uma town house simples, daquelas típicas de filme. 3 quartos, sala, cozinha, sotão e quintalzinho e vendeu por quase $800 mil.  Já em relação a aluguel pode variar muito, se for um studio, o tipico kitinet do Brasil, que é quarto, sala e cozinha tudo junto e so o banheiro separado fica em torno de $900 a $1300 por mês. E um ap com um quarto, sala, cozinha e banheiro custa uma média de $1.400 a $2.000 por mês. Mas nesses valores estão incluídos a água, luz , o aquecedor, tem máquina de lavar roupa e secadora de roupa no prédio, alguns prédios também tem academia própria, outros tem piscina que é aberta no verão. E aqui, as casas e apartamentos já vem com a cozinha completa (fogão, geladeira, microondas e muitas vezes vem com máquina de lavar pratos). Se você tem carro e quer estacionar no prédio tem que pagar um extra de $150 a $200 por mês. E muitos prédios não aceita animais e se aceitar, geralmente tem que pagar uma extra por mês por cada animal. (por exemplo aqui no meu prédio só aceita gatos e tenho que pagar extra $25 por mês no aluguel)

#Comida – comer fora é sempre caro em qualquer lugar no mundo, mas aqui tem os fast food da vida e você compra um Big Mac completo com batata e coca 1 litro por menos de $5 (acho que é $4,97)
Um jantar descente num restaurante 5*, super chic sai em torno de $35 por pessoa + gorjeta por fora (que é uma média de 15 a 20%), sem bebidas. Mas tem restaurante muito bom que sai em torno de $15 a $20 por pessoa. O supermercado não é caro e alguns produtos acho muito mais barato do que no Brasil. Agora aqui está na moda os produtos orgânicos, se você quer comprar tudo orgânico com certeza vai pagar mais caro. Por exemplo uma caixa de ovos normal custa $1,90 e uma caixa de ovos orgânicos custa $4,20. Algumas coisas eu prefiro comprar orgânico porque realmente você não sabe a procedência e aqui tudo parece que é artificial. Tipo um dia desse eu comprei umas tangerinas sem sementes e uma manga rosa que o caroço era bem pequeninnho, todos modificados geneticamente. Fiquei passé composé!

#Saúde: Aqui nos Estados Unidos não tem saúde pública como no Brasil.O ideal é você fazer um plano de saúde por que um médico aqui pode ser muito caro. E mesmo que você não fique doente constantemente se um dia você precisar de uma emergência vai se arrepender profundamente por não ter um plano. Você vai pro hospital, eles te atendem, mas depois vem a conta e você fica devendo até a alma. Por exemplo, eu tive uma epoca que estava sem plano de saude porque achava que era besteira, mas um dia tive uma infecção no olho por causa da lente e fui pro hospital. Fui atendida tudo direitinho, fiz todos os exames, medico otimo, mas depois em duas semanas veio a conta de $1.800. BuFA!!! E foi so uma consulta no hospital, imagina uma cirugia? Ouvi falar que um parto aqui pode custar até $80 mil.  Sério gente, vale a  pena investir num plano de saúde que custa uma média de $150 por mês.

#Educação: Americano entra na escola com 5 anos, antes disso é estilo creche e você tem que procurar privado ou deixar o filho com baba. Mas a partir dos 5 anos ate terminar o segundo grau a escola é gratuíta. E o ensino é de qualidade. Em compensação as universidades americanas, são pagas e um curso de direito na Harvard pode chegar a ser $70 mil o ano.

#Compras – essa é a melhor parte e a mais difícil de controlar.  Comprar roupa, sapato ou eletrônicos aqui é bem mais barato do que no Brasil e talvez até do que a Europa. Meu computador da MAC foi $1200 no Brasil estava avaliado o mesmo por R$4,999 Tem noção?? Perfumes aqui é um absurdo, você compra geralmente um vidro grande de J´adore por $85, no Brasil custa quase R$400. Roupas nem se fala, todas as marcas, são bem mais em conta e aqui o dinheiro rende e você enlouquece com o consumo.

Se você gostou deste artigo, por favor, deixe um comentário e passe para os outros.
Não deixe de compartilhá-lo no Facebook, RT no twitter.
Siga-nos no facebook twitter.
Inscreva-se para receber as atualizações por email.

Deixe um comentário!

16 comentários

  1. Dedyane

    De informação em informação se aprimora o conhecimento =) Obrigada por compartilhar cada dica. De todos o que mais me deixou impressionada foi a SAÚDE. Nossa como é caro!

    [Reply]

    Responder
  2. Raquel Andrade

    Ahh, não sei…tirando o aluguel, nem achei o resto tão caro assim. Tudo bem q em DC é dólar, mas as pessoas tbm recebem em dólar, né?? Eu morava em Fortaleza e na minha mente já achava que as coisas lá estavam ficando caras…dai agora tô morando em Sorocaba (SP)…deus do céu…aqui eh tdo muito caro. Passagem de ônibus eh 2,85 e não tem essa de pagar por semana e andar o qto kizer…um um Big Mac completo eh 13 reais…show de artistas mais conhecidos são de 50 pra cima, uma blusinha fulera em uma C&A da vida eh 39,90, sair pra jnatar em um restaurante mais ou menos é 40 por pessoa. Plano de saúde vc tbm tem que pagar, pq se for depender da saúde pública vc morre e não consegue uma consulta. Aluguel aqui eh um pouquinho mais barato, mas por fora tem que pagar o condomínio que na maioria das vezes só inclui água e vaga na garagem. Educação?! São poucas as escolas públicas de ensino primário, fundamental e médio que formam bons alunos, então a melhor opção pra quem tem um pouco mais de dinheiro acaba sendo escola particular…Agora ensino superior público aqui teoricamente é de qualidade…acho que dificilmente alg vá gastar 70 mil por ano com ensino superior aqui no Brasil.
    Nossa…me empolguei demais, mas adorei o post…

    [Reply]

    Responder
  3. Thais

    Oi Manu, td bem??? Encontrei sei blog totalmente por acaso na net e olha a coincidência: estou planejando minha viagem à Washington ano que vem!!! Vou passar 1 mês estudando inglês, por isso estou amando suas dicas. Só não decidi ainda se vou em Março ou Abril, o que você acha? Alguma sugestão?

    [Reply]

    Manu ♥ Reply:

    OI Thais , que bom q voce gostou do post e do blog. Depois procura que tem outros posts sobre DC. Melhor voce vir no final de abril porque eh menos frio e ja eh primavera. marco ainda eh frio e chove muito

    [Reply]

    Responder
  4. michele

    É bacana o post!! Aqui no Brasil temos o sistema universal de saúde, com seus altos e baixos, ainda temos hospitais referência no país, sim!!!! E o ensino tb é gratuito porem a coisa inverte, na faculdade tem que ralar pra passar no vestiba que é o grande funil

    [Reply]

    Responder
  5. Pati Sato

    Oi, Manu!
    Adorei o post ! Parece que foi feito para mim. Há alguns dias te mandei um e-mail dizendo que vou passar uma temporada aí em DC, como vc chama, por conta de um curso que meu marido vai fazer. Adorei, nossa foi mto útil. Com certeza essas informção são da mais alta valia para mim.
    Qdo chegar aí quero mto te conhecer!
    beijos e mto obrigada por ser essa pessoa tão generosa que vc é! Dá para ver pelos seus posts, o quão do bem vc é! Parabéns, o mundo precisa de muitas Manus como vc.
    Pati Sato

    [Reply]

    Manu ♥ Reply:

    Ola pati,que bom que esta vindo pra dc. Tenho certeza que voce vai curtir a cidade. Quando estiver aqui me avisa
    beijos

    [Reply]

    Responder
  6. Bruna Ferreira

    Oi Manuzita.. Muito bom esse post..!!!
    Sabe sigo a muito tempo seu blog.. Gosto muito dos seus posts..
    Sou universitária e moro em Sp, meu sonho é morar ai nos Esteitis!!
    Seu blog me faz entender um pouco do cotidiano por ai!! e me serve de muita inspiração..
    Gostaria de saber se você conhece/ indica alguma escola de inglês para brasileiros??

    Milhões de beijos, e até mais..!!

    [Reply]

    Manu ♥ Reply:

    Oi Bruna tenho q pesquisar algumas escolas pra estudar em ingles e fazer um post sobre isso porque nao eh a primeira vez que alguem me pergunta sobre escola,
    bem aqui em dc eu conheco a LADO, muito boa. http://www.lado.com

    [Reply]

    Responder
  7. Beatriz Dias

    É muito bom esse tipo de post pra que o sonho americano de muita gente tenha o pé no chão!
    Nada contra sonhos americanos porque assim como você sou super a favor de se ter uma experiencia internacional e coisa e tal.

    [Reply]

    Responder
  8. monica

    Sempre aprendendo com Manu.

    Obrigada linda.

    [Reply]

    Responder
  9. Marcela

    Oi, manu! Adorei o post, você dá dicas tão boas de viagens e oportunidades no exterior, uma pena que você só possa falar sobre DC.. eu pretendo viajar um dia.. mas eu lembro que você disse que por aí a linguagem é bem diferente da que estamos acostumados, né ?

    Agora, esses valores que você passou são em reais mesmo ? Quanto é o salário mínimo aí ?

    beijo!

    [Reply]

    Responder
  10. Nathiane Capibaribe

    Bem, adorei o post e realmente concordo com tudo. Levando para minha realidade, Iowa: Moradia é “barata” comparada a Washington/DC.. O resto é tudo do jeito que citou…

    [Reply]

    Cynthia Kelsiane Reply:

    arrasou!!! adorei o post!!!e mais: já super lia seu blog e via tb uns vídeos no youtube e eu cá com meus botões, vendo as atualizações dos meus amigos, inclusive da mirella, minha amiga da dança de salão, super vejo ela contigo e ligo uma história na outra!!! ela já tinha falado de vc, do blog, mas nunca tinha atinado!e ela dizendo q eu super ia gostar de te conhecer pq próximo ano tô indo praí dar uma de au pair pq “fortaleza não me cabe mais”, como diz vc em vários de seus posts!tô beje com as coincidências!inclusive o útimo vídeo q vi seu foi justamente falando do au pair! tsc, tsc… sei naum viu!mas adorei saber q vc é irmã da mirella!beijos e big hugs!!!

    [Reply]

    Manu Huessy ♥ Reply:

    Oi Cyntia, a minha irmã já tinha me falado de vc também. Que coincidência nao eh? Que bom que vc ler o blog e acompanha os vídeos. Fico super feliz!!
    Mirella voltou hoje para o Brasil..
    Bjo
    Manu

    [Reply]

    Responder
  11. Afsantos Francisco

    Lula bem o disse: USA deveria copiar o SUS do Brasil (Quac)!!!

    [Reply]

    Responder