Como ser feliz

Como ser feliz_Considere tudo o que você faz na sua vida, até mesmo aquelas coisas que são difíceis, tipo se levantar as 6:00h da manhã para uma corrida, investir uma grana naquele vestido espetacular que você se apaixonou, iniciar uma prática de meditação, aquela cerveja depois do trabalho com os amigos, tirar uma tarde de domingo para cozinhar o teu prato favorito…

Você sabe por que você faz todas essas coisas? Porque você quer ser feliz.

A felicidade não é constante, ela vem e vai como as ondas do mar. Por isso estamos sempre buscando está no pico, estamos sempre fazendo coisas para sermos felizes. Porque essas pequenas coisas são os nossos momentos mágicos.

Mas também há aqueles momentos em que, não importa o que você faça, a felicidade não vem. Nesses momentos a felicidade é como um ônibus que acabou nunca chegando. Você chega na parada certa, na hora correta, fica lá sentadinha esperando, mas…. O ônibus da felicidade já tinha partido e te deixou sozinha esperando (e você se sente convencida de que todo mundo estava naquele ônibus, menos você).

Em outras palavras, quando você está nesses momentos, você já tentou todas as “coisas que para sair desse buraco.” Você foi já foi praticar yoga, procurou trevo de quatro folhas em todas as esquinas, tentou ler alguns livros de autoajuda sobre “como ser feliz”, mas simplesmente não acontece. A felicidade não vem.

Você já passou por isso? Ou você está passando por isso agora? Pois eu sei como você está se sentindo porque eu também já estive lá. O ônibus da felicidade também já me deixou plantada esperando.  Eu já me vi no fundo do poço e também já consegui sair dele. Por isso escrevi esse texto, para ajudar você a superar esses momentos, quando a felicidade não vem.

Sim, a felicidade é aquilo que você pratica.

Talvez alguém já tenha dito para você, com aquela vozinha Zen, que “a felicidade não é algo que você faz; a felicidade é o que você é”.

Quando eu estava frustrada e deprimida, esse tipo de comentários me faziam querer mandar a pessoa ir passear. Porque eu só queria ficar no meu lugar, anestesiada, sem força e tudo aquilo realmente não fazia o mínimo sentido para mim, pois eu me sentia muito perdida e sozinha.

Hoje, finalmente eu entendo e acredito de uma forma simples e clara que a felicidade é o que você é.

Se você deseja ser mais feliz, se você quer mesmo tocar em quem você realmente é na sua essência, você vai ter que fazer algumas escolhas. E essas escolhas envolvem FAZER.

Você não consegue ver a luz quando você está se escondendo em um quarto escuro, concorda? Então a primeira coisa que você tem que fazer é ligar a luz. Ou seja, é decidir o que você quer e tomar uma atitude: Eu quero ser feliz e, para isso, estou disposto a fazer escolhas diferentes.

frases sobre a felicidade _como ser felizGenética, ou escolha?

Pergunta do dia: a felicidade é pura genética ou escolhas? As melhores pesquisas indicam que se trata de meio a meio (50/50). A primeira metade é tipo uma “cota” de felicidade que nós já nascemos, interessante não é?! Mas e os outros 50%? Não é genética; é escolha.

A Lista Básica da Felicidade

Quando estamos deprimidos, o que não faltam são tentativas para que fiquemos mais ainda no fundo do poço. Entretanto, sair da depressão significa fazer muitas coisas, mas muito diferente daquilo que você está acostumado a fazer.

A depressão consegue te privar do sono e te coloca numa situação de sobrevivência constante, como se seu corpo estivesse em uma montanha-russa hormonal. É uma sensação quase impossível de descrever. Você simplesmente perde as rédeas da sua vida e se desconecta da realidade.

A sensação é de que você está caindo de um precipício, de forma rápida. E você sente o colapso, porém você não tem controle do seu corpo e muito menos forças suficientes que te façam impedi-lo e isso assusta. E muito.

Então foi aí que parei, sentei e fiz uma lista de coisas que eu precisava fazer, a cada dia, para me/te puxar para fora deste precipício.

+ Beba uma tonelada de água.

+ Saia de casa para uma caminhada uma vez por dia, mesmo que seja apenas uma volta no quarteirão.

+ Medite, mesmo que seja apenas cinco minutos.

+ Coma uma salada bem colorida, diariamente. (Nota: isso não é “dieta orgânica perfeitamente light da moda.” É uma salada para te ajudar com as vitaminas que você precisa. Só isso.).

+ Dance ao som de uma canção.

+ Escreve em um diário como você está se sentindo e desabafe.

+ Faça alongamentos e Yoga.

+ Tome um banho relaxante, com os melhores produtos que você tiver em casa.

+ Use sua melhor lingerie

Essas coisas funcionam para mim, me dão um UP no meu humor. O mais difícil mesmo é dançar ao som de uma música, porque quando a gente tá triste e tenta dançar, muitas vezes parecemos com um boneco de Olinda, tentando encontrar o ritmo no meio da tristeza. Mas ajuda ter uma happy playlist de emergência com musicas que te colocam para cima.

As escolhas mais difíceis-felizes

  1. Distancie-se de pessoas negativas. Isso significava não falar com ninguém e bloquear nas redes sociais e isso vale para membros da família, velhos amigos, algum colega do trabalho, serve também para aquela criatura que foi sua colega de classe na quinta série que fez da sua vida um inferno, te deixando sempre pra baixo. Enquanto isso, você precisa aprender as lições da responsabilidade pessoal e não dar aos outros o poder suficiente para “lhe colocar para baixo”. Mas enquanto você tenta se jogar um salva-vidas e sair do precipício, nenhum contato com a negatividade. Fique longe.
  2. Cerque-se de coisas fabulosas. Música fabulosa, pessoas fabulosas, comida fabulosa, roupas fabulosas. Comece sistematicamente a trocar e/ou eliminar aquilo que não é fabuloso por aquilo que é! A partir daí comecei a selecionar o que DE FATO é fabuloso para sua vida. Se interesse pelo o que a sua alma clama, o que é de qualidade. Não subestime seus desejos. O que sua alma anseia é, por exemplo, escutar uma música e sentir como se aquela letra fosse um poema de amor só para você.
  3. Mude sua rotina. Faça outros caminhos para chegar a um local comum no seu dia-a-dia, como o trabalho. Pegue um notebook e vá a um café que nunca tinha ido antes. Fique vagando em novas seções de loja de livros. Se hoje você acordou com aquela sensação diferente e pensou: “Eu quero ir para a praia”. Vá! Nem que seja só para ver o pôr do sol. (P.S. Vai valer a pena). Aproveita e leia esse texto, Como ser feliz sozinho. Vai ajudar!
  4. Mude sua linguagem. Evite palavras como “tenho que” por “tentarei”, “Não posso” por “Eu não gostaria”, são frases mais honestas.
  5. Chore. Coloque pra fora suas lágrimas.

como ser feliz na vidaO que acontece depois que fazemos todas essas escolhas

Quando nos distanciamos de pessoas negativas, somos capazes de ver mais claramente o que realmente queremos, sem ser influenciado por eles. A criatividade floresce.

Quando nos cercamos do fabuloso, a vida começa a se fazer mais fabulosa. A partir daí, ficamos mais exigentes sobre o que realmente nos faz feliz versus o que “achávamos que deveria” nos fazer feliz.

Quando mudamos a rotina, conhecemos pessoas novas, muitas vezes mais interessantes, somos mais curiosos sobre a vida. A partir daí, você consegue ver mais possibilidades que te façam pular fora daquele precipício.

Quando mudamos a linguagem, nos confrontamos com a autolimitação que criamos e impomos na nossa cabeça. Daí conseguimos confrontar nossas limitações e percebemos o quão pouco destas realmente existia.

Quando conscientemente choramos, descobrimos que precisávamos chorar e que quando nos damos essa permissão, ao invés de tentar reter tudo isso, percebemos que o que estava do outro lado daquelas lágrimas não era tão assustador como imaginávamos que poderia ser.

Ser feliz é estar conectado com nós mesmos e aos outros. Para ser feliz é importante sentir-se fundamentada em quem somos, e sermos capazes de sentir a nossa energia. A alegria não pode parar, não vai parar, basta abrir o caminho.

divisor

E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse post, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar comigo.  Sua opinião é muito importante para que eu possa cada vez mais trazer artigos de qualidade para inspira-la de forma adequada, compartilhar ideias e dicas e respondendo suas maiores dúvidas.

E claro, não deixe de dividir o amor, compartilha o post com seus amigos =)

Deixe um comentário!

21 comentários

  1. Beatriz Camacho

    Manuuuu, você é maravilhosa! Era o que eu precisava ler esta semana! 🙂

    Responder
  2. Luane

    Amei! Várias coisas boas num só post.

    Responder
  3. Juliana

    Manuu, que lindo!! Eu adorei! Já adotava algumas dicas que você falou, mas irei colocar novas possibilidades apontadas por você
    :*

    Responder
  4. Eleandra Santos

    Manuuu, adorei o texto, as dicas são simples e tenho certeza que colocando elas em prática podemos ser mais felizes e superar a tristeza. Vou aplicar… Como disse “é preciso ascender a luz para iluminar”… Adorei… Você é muito especial.

    Responder
  5. Mille MW

    Post super esclarecedor! Li logo de manha e, com certeza, viverei esse dia de outra forma 🙂

    Responder
  6. Sara

    Talvez funcione comigo… Quem sabe, não é?! Obrigada pelo post, Manu.

    Responder
  7. Gisley Scott

    Uma vez vi uma citação no Pinterest que tem muito haver com esse post:

    “A vida é da cor que a gente pinta”,

    E é muito verdade. A resposta está em que a gente se torna e não nas coisas que fazemos. O nosso interior se manifestará no nosso exterior.Até a própria Bíblia diz que um coração alegre aformoseia o rosto.

    Beijos!

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Gisele concordo plenamente com essa citação. Nós ultimos dois anos percebi que meu grau de felicidade aumentou significamente, pois eu escolhi ser feliz. Minha vida mudou completamente quando resolvi fazer escolhas melhores =)

      Responder
  8. Bruna Ferreira

    Te digo que teus textos sempre vem em momentos que eu necessito, e este é um dos momentos que eu necessitava de uma palavra. Para mim este texto está sendo muito significativo e muito importante, nesta nova fase que eu estou passando, obrigado por suas palavras <3

    Responder
  9. cida

    Vixe… hoje o dia começou de mau teigo, quando li… me acalentou, me inspirou, valeu amei!!!

    Responder
  10. Jéssyca

    Manu, esse texto foi fabuloso. Além da inspiração, você trouxe verdade e esperança aos nossos corações. Acredito que esses esclarecimentos são essenciais para vermos que nós fazemos a felicidade. Apesar de todas as circunstâncias da vida, nosso mundo pode ser melhor: basta “acender a luz” e deixar que o brilho interior resplandeça! Sou grata por você existir! Continue esse trabalho lindo! =**

    Responder
  11. Ambiente Vistoriado

    Oi Bea, obrigada! Fico super feliz que gostou do post

    Responder
  12. Ambiente Vistoriado

    Oi Bruna, obrigada por suas palavras. Pra mim é muito gratificante perceber que meu trabalho te ajudou de alguma forma. =)

    Responder
  13. Alessandra koch

    Manu, compartilho de tua forma de pensar, apesar de que quase não escrevo por aqui, te acompanho e torço para que teus projetos saiam sempre bem. Teus posts, dão muitas vezes aquela sacudida que a gente precisa de vez em quando. Siga assim tão inspiradora e positiva que só coisas boas irão acontecer! Obrigada por fazer parte destas mudanças que tanto precisamos. Beijos e bom finde!

    Responder
  14. Fernanda Maria

    Sabe Manu, eu sei que felicidade é o que somos, o que eu sou e que é feita de escolhas, tenho noção de que as escolhas que fiz me levaram onde estou hoje o problema é, na pratica as coisas ficam complicadas.
    Eu hoje estou me conhecendo e descobrindo quem eu sou mas sim, não é processo fácil;
    Estou pronta a perder “amigos” a deixar certos hábitos, crenças?
    Se eu te disser que sei quem eu sou e que isso está tão enraizado e fundo dentro de mim que não existe forma de fugir ou se esconder?
    Se eu te disser Manu, eu sou uma bruxa? qual é a sua reação? mas assim, sinceridade total porque eu não me magoo não, sério, sempre gostei de debater e conhecer pessoas diferentes de mim, pessoas muito parecidas comigo me cansam, elas não discutem, não debatem nada sabe…ficam com medo de magoar, de serem grossas…nesse mundo eu aprendi que, é muito pior esconder o que se sente e pensa porque mais tarde vamos descobrir, não tem jeito de esconder a vida toda o que sente e pensa sério, então para mim é melhor falar logo o que pensa…
    Eu sou Bruxa, e Bruxa não é religião, seita ou nada de satã ou diabo não, ser Bruxa é uma forma de ser e ver o mundo e as pessoas, vemos e sentimos tudo diferente e é engraçado e estranho, eu sei quem eu sou desde que nasci mas as pessoas falam que é errado que é ruim vê, as pessoas não querem deixar que você seja você mesma e por isso passei a me esconder por muito tempo.
    Um dia fui em um centro espirita e conversei com um espirita, falei do meu medo de fogo do nada e ele perguntou “porque você tem medo de fogo? como você sabe que dói? como sabe que não morre na hora?”
    E dai ele disse que isso pode vir de vidas passadas e ok, eu sempre pensei assim: “Se eu tive vida passada ela é passado, já foi, o que importa é o agora” mas depois disso eu entendi de uma vez por todas que;
    Eu sempre fui Bruxa e sempre serei, é do meu passado, do meu presente e do meu futuro, não tem como escapar ou fugir é algo que vai além de sangue, do racional, da alma.
    É estranho ainda pra mim mas de uma forma que nem entendo eu hoje compreendo quem eu sou a um nível que nunca pensei…
    E se quem você é vem desde antes de você nascer? e se nossa alma já sabe quem somos e isso fica com a gente?
    Eu não sei ser diferente sério, eu tentei de todas as formas ser diferente, ser quem queriam que eu fosse mas não rolou, não rola.
    Mas isso não quer dizer que está tudo certo, não, ao contrario, não estou bem, tenho depressão e preciso me curar mas, o engraçado é que sinto que aceitar, me aceitar totalmente faz parte do processo e que ser Bruxa é parte integral disso.
    Um dia minha crença foi abalada, me senti mal, me disseram que magia não existe foi como se tirassem meu chão, foi como morrer por dentro, acho que nunca senti algo tão ruim e desesperador na vida.
    Hoje, se falam que magia não existe eu deixo queto, o que importa é que sei e sinto, o que importa e nossa fé, nossa fé tem Deus, Jesus, anjos até porque não fadas, duendes, deuses e deusas?
    Respeito toda e qualquer religião e ainda acredito em Jesus e Maria, tenho amigos evangélicos e dizer que até hoje eles foram os melhores que já tive…acho que tudo é questão de aceitar e se aceitar, preconceito é bobo é querer estar certo e pronto, sabe, coisa de criança elevada a nível de adulto.
    Eu sei que ainda tenho muito o que fazer mas sei que, ser eu mesma é o caminho…é engraçado falar que sou Bruxa sendo que vou a igreja ainda, é engraçado ver o olhar das pessoas quando vêem o colar do pentagrama…
    Uma outra coisa a se saber;
    Desde que me entendo por gente acredito em anjos e essa talvez seja minha maior crença, isso jamais foi abalado, jamais duvidei, acredito neles tão fortemente que nem sei explicar, quem eu sou hoje e ontem é por causa deles, se gosto de branco tanto assim é por causa deles é algo que não se explica só se sente.
    Você pode explicar porque acredita que Deus existe?
    Não é algo que se explica, é algo que se sente é fé pura e simplesmente…saiba que até os ateus acreditam em Deus mas não sabem ainda.
    Um deles afirmou o seguinte “Acredito que uma força maior criou o mundo e o universo e está em tudo o que vemos e sentimos”.
    Acho que foi a coisa mais linda que já li na vida sério…ou seja, eles acreditam em Deus mas não se deram conta.
    Deus tem vários nomes mas é o mesmo ser a mesma força, não se pode definir só sentir e no fim de tudo o sentir é mais importante e é o que nos leva a nós.
    Pronto, fim de livro hahahahaaaaa fiquei inspirada, sorry

    Responder
  15. Carol Braga

    Como eu me sinto bem depois de vir aqui 🙂 Acompanho o blog desde a época que ele apenas falava sobre moda e essas coisas e também acompanhei tudo que aconteceu…e é lindo ver que você conseguiu dar a volta por cima e ainda mais ajudar as pessoas que precisam de UP na vida <3

    Responder
  16. dalia

    Amei..grata espalhando e recebendo energia positiva e amor…<3 <3

    Responder
  17. flávia martins

    Não sei como vim parar ao seu Blog, muito menos a este post, mas sinceramente era tudo o que eu estava precisando neste momento…me ajudou numa fase menos positiva que estou passando. Vou seguir alguns dos seus conselhos, nomeadamente afastar-me de coisas e pessoas com baixo astral. Obrigado! Vou deixar seu Blog nos meus favoritos. Beijinhos.

    Responder
  18. Danielly

    Manu você é linda, por dentro e por fora!! Que presente ter encontrado seu blog! Estou amando tudo. Tudo que precisava ler tenho encontrado aqui!!
    Beijão!!

    Responder
  19. Ana zicala

    Olá Manu

    Eu adorei a lista basica da felicidade, e prometo que vou seguir a risca, pois me identifico com as dicas, este post ajudou bastante, obrigada pelo carinho, obrigada por ser minha amiga, conselheira virtual, obrigada mesmo.
    Bju

    Responder
  20. Antonia de Moura Guedes

    Manu, bom dia!
    Sou muito grata por tudo que você escreve, pois me trouxe esperança nesse período estranho da minha vida!

    Obrigada!

    Responder