Como recomeçar e reconstruir sua vida do zero

FOTO01-

Você sabe o que o inicio do ano, a segunda-feira e o amanhã tem em comum? É o começo de algo novo. É um presente que a vida te dá para iniciar de novo. É um novo começo, uma nova chance, uma nova oportunidade para você criar algo melhor, algo novo e especial.

Quando a vida te pede para que você comece tudo de novo e reconstrua sua vida a partir do zero, em vez de entrar em pânico e olhar para a coisa toda como uma punição, em vez de permitir que o medo paralise você. Tente olhar para a experiência como um novo acaso. Como uma nova oportunidade para você criar a sua vida em uma fundação mais forte e saudável. Uma nova oportunidade para você ser feliz. Para começar tudo de novo e mostrar ao mundo o que tudo é possível.

Eu tive várias oportunidades de começar de novo e confesso que senti frio na barriga, mas não deixei que o medo me limitasse de tentar e acreditar que eu iria conseguir.

heartEu comecei uma faculdade de jornalismo, depois de estar formada e já trabalhando na área de turismo que não me satisfazia.
heartEu comecei do zero, quando deixei um emprego bem remunerado como Relações Públicas no Brasil e resolvi arriscar tudo e mudar para os Estados Unidos.
heartEu comecei de novo quando me divorciei de um casamento que não me preenchia e não me fazia feliz.
heartEu comecei algo novo quando resolvi arriscar e fazer minha especialização na área de Coaching.

Essas são algumas das minhas experiências, da minha história. Tenho certeza que você também teve algumas oportunidades para começar do zero em algum aspecto da sua vida.  Por isso aqui está algumas dicas, de como começar tudo de novo e reconstruir sua vida do zero

1. Seja paciente

Reconstruir sua vida a partir do zero não é uma coisa fácil de fazer. Isso exige uma série de força interior, de coragem, auto-amor, superação, fé e confiança. E a maioria destas coisas levam tempo para serem desenvolvidas, você precisa aprender a ser paciente e gentil com você mesma. E claro, dever aprender a se ​​tratar com amor, compaixão e compreensão.

“Quero lhe implorar para que seja paciente. Com tudo o que não está resolvido em seu coração e tente amar. As perguntas como quartos trancados e como livros escritos em língua estrangeira. Não procure respostas que não podem ser dadas porque não seria capaz de vivê-las. E a questão é viver tudo. Viva as perguntas agora. Talvez assim, gradualmente, você sem perceber, viverá a resposta num dia distante”.- Rainer Maria Rilke

2. Você não é um produto acabado

Reconheça o fato de você não é um produto acabado e que a vida é um processo contínuo de mudança. Você passa a vida tentando encontrar-se , buscando a si mesma. Através de cada pequena coisa que você faz, através de cada palavra que você diz e através de todas as ações que você toma. Você está destinada a descobrir mais e mais sobre si mesma. Sobre a sua jornada interior, sua trajetória de vida e sobre o propósito e significado da sua própria vida.

3. Abrace a mudança

Não podemos ter medo de mudar. Você pode se sentir muito segura na lagoa em que você está, mas se você nunca se aventurar fora dela, você nunca irá saber se existe algo como um oceano ou um mar te esperando Agarrar-se a algo que é bom para você agora, pode ser a razão pela qual você não possui algo melhor.

4. Aceite o que é

Renda-se ao que é. E não importa o quão duro e difícil que seja, aceite a situação em que está, como se você tivesse a escolhido. Abrace a sua realidade atual. Faça as pazes com o momento presente e você estará em paz por toda a sua jornada.

5. Mergulhe profundamente no agora

Nós vivemos tão atarefadas e passamos o dia ligadas no celular, na internet, na tv, no trabalho e quando percebemos o dia passou e você não teve tempo para você. Tire um momento e faça uma limpeza profunda. Preste atenção na sua respiração, desligue a tecnologia por um momento (você escolhe se vai ser 5 minutos ou 5 horas), mergulhe profundamente no momento presente

6. Envolva-se com o universo

Você não precisa ser religiosa para se envolver com o universo. Acredite que tudo conspira o seu favor. Se você acredita que existe uma força superior que te envolve, peça a ela proteção, que te guie.

FOTO 2

7. Não se preocupe com nada; em vez disso, seja grata por tudo.

Encha seu coração com amor, gratidão e apreço e expresse constantemente sua gratidão por todas as coisas que a vida deu para você até agora, e por todas as coisas que vai continuar a lhe dar. Não se preocupe com nada; em vez disso, seja grata por tudo.

8. Inicie no final

Pergunte a si mesma: “Que tipo de vida eu quero criar para mim?” E então, com o poder da sua imaginação, viaje no tempo e idealize como você gostaria que o resultado final fosse, como você gostaria de se sentir. Comece no final e construa sua vida com essa bela imagem em mente. Se possível, escreva essa imagem e guarde-a.

9. Não se preocupe com o resultado

Muitas vezes o nosso problema é que nos focamos no resultado final. Na verdade, a vida é cheia de possibilidades e você não tem como prever o desdobramento dela. Procure viver o momento e dar o seu melhor de si. O resto se acomoda a medida do caminho.

10. Se desapegue

Deixe de lado suas crenças limitantes, suas desculpas, ideias e expectativas sobre como sua vida inteira deve se desdobrar e apenas relaxe. Aprenda a ser flexível. Vá com o fluxo da vida e não tente controlá-la.

11. Confie na vida

Coloque suas dúvidas de lado e tenha confiança na sabedoria de vida. Coloque o seu destino nas mãos de vida, e deixe-a guiá-la. Para levá-la não onde você acha que deveria ir, mas onde você está destinada a ir.

FOTO 3

12. Percorra o caminho da alma, não do seu ego

Faça uma promessa a si mesma para passar a sua curta vida seguindo o caminho da sua Alma, não do seu ego. Que sua vida seja guiada para criar e oferecer um valor, e não sobre a aquisição de um monte coisa. Para derramar o seu amor em tudo o que você faz e para servir o mundo com sua presença, suas palavras e seu trabalho. Para permitir que dinheiro e sucesso venha a você como resultado de ser fiel a si mesma e seu caminho de vida, e não para passar a vida correndo atrás do dinheiro e sucesso, esquecendo completamente sobre o trabalho que sua Alma veio aqui para fazer .

P.S. Não há nada errado em ter dinheiro e sucesso. Mas se você passar a vida correndo atrás dessas coisas, você não está andando no caminho da Alma. Você não está alimentando sua Alma, e sim o seu ego.

13. Faça as pazes com a ideia de que a vida é uma jornada, não um destino

Faça as pazes com essa ideia de que a vida é uma jornada, não um destino, e adquira o hábito de apreciar e desfrutar cada momento da sua vida. Seja grata por cada dia que você tem. Abrace cada momento, porque cada momento é a sua vida, e cada dia é um presente inestimável. Discipline sua mente para estar presente com o que é. Para abraçar a vida que você está vivendo, e pare de esperar a vida “real” começar.

14. Confie na sua sabedoria interior

Siga os conselhos de Steve Jobs e não desperdice sua vida. “Não caia na armadilha do dogma – que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe o barulho da opinião dos outros calar a sua própria voz interior. Aprenda a ouvir a sua voz interior e seguir sua própria intuição. Confie em sua sabedoria interior mais do que você confie na voz de fora e do medo do que te rodeia.

15. Jogue fora todos os seus medos e limitações

Jogue fora todos os medos, todas as desculpas, todas as limitações, e mergulhe corajosamente para o centro da vida. Viva cada dia como se fosse o último e cada momento como se fosse único. Faça o melhor de cada momento, de cada experiência e de cada interação que a vida envia no seu caminho. Agarre as oportunidades, cometa erros. Não tenha medo do fracasso. Viva uma vida sem arrependimentos.

16.Lembre-se de se sentir bem

Sentir-se bem é a razão pela qual nós fazemos todas as coisas que fazemos. Então se certifique de que não importa o que você faz e não importa o caminho que você anda, que você tenha paz, tranquilidade, alegria, felicidade e realização correndo nas suas veias.

17. Agradeça a si mesma

Agradeça a si mesma por ser corajosa o suficiente para começar tudo de novo, por se atrever a embarcar em uma nova jornada, em uma nova aventura. Diga obrigada a si mesma por toda sua força, sabedoria e confiança. Agradeça a si mesma por todos os seus esforços e todo o trabalho que você faz todos os dias.

Agora reflita, se você soubesse que você ia deixar este planeta em um ano a partir de hoje, o que gostaria de fazer? Como você gostaria de ser lembrada? Eu gostaria de saber o que você pensa sobre isso. Você pode compartilhar suas ideias, se unindo a conversa nos comentários abaixo.

Com amor,

Manu


Se você gostou, se inspirou, se esse texto cutucou a sua alma ou mexeu com algo lá dentro, por favor, espalhe para o mundo! Vamos dividir o amor.

Deixe um comentário!

86 comentários

  1. Patricia Leardine

    Acho que é um post muito propício para o começo do ano, e aliás, para todos os começos da vida. Eu não esquento a cabeça com mudanças, por isso já tive vários inícios na vida. Cada um dos itens é especial para gente levar para a vida, por isso eu gosto tanto de estar aqui e ler os textos. Se já me sentia inspirada, volto definitivamente motivada para os começos deste ano por vir.

    PS. Assinei a lista para receber o livro, mas não consegui baixar. Você poderia me ajudar?

    Responder
    1. Raquel Storti

      Patricia, eu consegui baixar, se você não conseguir, me passa seu e-mail que te encaminho o pdf.

      Bjs

      Emanuella, parabéns pelo texto, excelente como tudo que você escreve!!!

      Responder
      1. Fatima

        Oi Raquel tudo bem,vc pode também enviar pra mim?pois tbm não conseguir baixar….bravo manu

        Responder
      2. claudia Barros

        Lindo Manu, procurei vários blogs e este foi iluminado.
        Que Deus te abençoe.

        Abraços

        Responder
  2. Denise

    Foi um presente pra mim ter encontrado esse blog viu Manu? Me faz muito bem!!!
    Obrigada por tudo!!!

    Responder
  3. Laíza Helena

    Manu, seus textos são muito inspiradores. Agora, por exemplo, estou passando por uma fase complicada, com problemas de saúde na minha família; por isso é sempre bom ler textos cheios de inspiração e amor como esse para me lembrar de ser grata pelo momento presente.

    Responder
  4. Lelii Martins

    Descobri o seu blog faz uma semana e estou tão inspirada! Me identifiquei muito com seu trabalho e com seus valores. Nesta última semana, sempre que posso, dou uma olhadinha aqui! E agora me deparei com este post lindo. Estou passando pelo primeiro ‘novo começo’ em minha vída, aliás, ele está em processo desde o início do ano passado. Entretanto, eu fico muito impaciente com os resultados e fico cheia de dúvidas. Estou tentando entrar em paz com a vida e fazer o que minha alma deseja, mas o caminho tem sido longo!
    Beijos.

    Responder
  5. <3
    Obrigada por compartilhar suas experiências e reflexões! Conheci seu blog há pouquíssimo tempo e comecei a seguir o feed no meu leitor, sem pensar duas vezes nem conhecê-lo bem, pois suas postagens me fazem ver exatamente meus últimos tempos.
    Ano passado foi um período de grandes mudanças para mim, e me refiro principalmente à forma de encarar a vida. O ano foi cheio de pressões e só no final eu parei, olhei para mim e pensei "caramba, como é que mudei tanto?". Do finalzinho do ano para cá eu senti esse ar de mudança, de 2015 e energias renovadas, se intensificar e me motivar mais a tudo. Sinto esse momento como algo tão bom que sei que é assim que devo me manter sempre: Disposta a me encaminhar ao que tenho vontade; sem pressa, confiante e aproveitando cada momento como ele é.

    Semana passada, quando estive na casa de praia de meu vô, onde costumo ativar ainda mais o meu lado de escrever sobre minha vida (puro hábito de, desde pequena, ir para lá, levar comigo uma agenda do ano e escrever minhas ideias para o mesmo), foi quando descobri seu blog (creio que através do Sernaiotto). Cheguei aqui por causa do seu e-book (que eu só tenho a agradecer). Gosto muito de fazer listas, principalmente no início do ano, e respondi todas as perguntinhas de auto-conhecimento. Era o que eu estava precisando! Inspirada do jeito que estou nesses últimos tempos, rever meus sonhos e desejos para o meu futuro só me fez pensar: Ué, por que não começo a tomar iniciativas desde já, aproveitando cada momento fazendo um pouco mais do que gosto e sem pensar no "quando eu chegar lá"?
    Estou renovando meu blog, que mantive arrastada de 2009 a 2013 pelo fato de que ainda não havia encontrado o que eu queria. Sempre gostei de ler e ter blogs, e agora estou inspirada a inspirar ^^
    Ainda estou corrigindo eventuais erros e fazendo alterações no design que criei, para ele ficar com a minha cara, mas a ideia é compartilhar sonhos, projetos, ideias, inspirações e o que tenho feito nesse caminho prazeroso das sensações da vida, pois quero ajudar as pessoas encontrarem a si mesmas e também será de grande ajuda para eu me organizar melhor 🙂

    Agradeço por ter colaborado com minha inspiração e desejo um ano de tranquilidade e beleza para você!

    Responder
    1. Ah, e P.S.: Também deixei meus cachos viverem heheheh

      Responder
  6. mariane

    A pergunta “se você soubesse que você ia deixar este planeta em um ano a partir de hoje, o que gostaria de fazer?” , não cabe a mim no momento, penso em passar no vestibular no final do ano, se pensar que em um ano não estarei aqui, para quê estudar? rs Mas o que gostaria e pretendo fazer é estudar, estudar para passar na universidade que almejo e no curso que me satisfaça. Ao invés de mudar de carreira após estar formada, eu desisti da faculdade que estava cursando e procuro dentro de mim, algo que me faça feliz e que possa me orgulhar.
    Esse texto vale para o ano todo e em todo momento. Parabéns, Manu!

    Responder
  7. Maria Chantal

    Adoro os textos e a partir de hoje já estou mudando muita coisa no meu modo de pensar. Bjs.

    Responder
  8. isabel

    Comecei do zero em 98,superei um diagnostico de uma doença autoimune, com um bebê prematuro,o abandono.Hoje estou mais forte que nunca graças a Deus.Posso hoje,falar e escrever sobre isso sem chorar. Obrigado!seu texto é
    uma terapia,uma libertação.

    Responder
  9. Moema Condado

    Já salvei nos favoritos, seu site sera minha leitura diária. Texto maravilhoso!

    Responder
  10. Rogério Leão

    Nossa que belo texto. Obrigado por compartilhar os seus aprendizados! Serão muito úteis em minha jornada. Foi providencial e inspirador ler este texto. MUITO OBRIGADO!

    Responder
  11. Maria J C. Oliveira

    Sem medos

    Responder
  12. Manuella Firminy

    É a primeira vez que leio um post seu, me inscrevi na sua newsletter há pouco tempo e só agora li algo seu. Na verdade, eu li lá no Brasil Post, mas fiquei mais a vontade de vir comentar aqui…

    Chega um momento na vida que a gente só quer recomeçar, né? Mas não sabemos como fazer isso e foi aí que o seu post me ajudou, me ajudou demais! Me fez ver o quanto alguns pontos são importante para criar uma imagem pontilhada lá na frente.

    Não tenho palavras para mostrar o quanto esse texto me ajudou, mas espero que esse comentário entenda…

    Beijos da sua xará.

    Responder
  13. Juliana Palma

    Estou numa fase de transformação, e tenho / tinha uma postura errada, de querer querer e não conseguir chegar nos meus objetivos, to aprendendo a viver e a deixar a vida me guiar. Existem coisas que estão no meu alcance, outras que não estão ainda , e outras que por sua vez, não devem ser alteradas por mim, e sim pelo tempo.
    Estou aprendendo a me desprender dos meus medos, e do meu imenso ego… Percebi que estava correndo atras das coisas erradas e esquecendo de no caminho me descobrir. ♥ obrigada!

    Responder
  14. mario gomes

    Gostaria de conhecer os textos.

    Responder
  15. Aparecida Santos

    13. Faça as pazes com a ideia de que a vida é uma jornada, não um destino, todo o texto é maravilhoso mas essa frase me encantou. Deus te abençoe.

    Responder
  16. Anderson

    Você é Luz no Mundo… Parabéns!

    Responder
  17. Paula

    Muito bom…maravilhoso!!!

    Responder
  18. Kemilly Nicolly

    Tudo oq eu precisava ler
    E agora Fazer obrigado
    Jogar fora todos os meus Medos

    Responder
  19. Marta

    Obrigadaaaaa!!!coloquei este texto no favoritos para ler e reler varias vezes!!!está me ajudando muito mesmo!!! uma ferramenta de estímulo muito importante!!!
    Obrigada,abraço
    Marta

    Responder
  20. Giovana Guimarães

    OBRIGADA,

    Responder
  21. Renata

    Começarei a viver um momento de transformações profundas em minha vida e texto como este me encoraja a seguir firme em meu propósito. É preciso muita coragem. Obrigada!

    Responder
  22. Adriana

    Poxa eu fiquei muito emocionada, ei estou passando por mudancas e foi de muito valor suas palavras …Obrigada bj fica com deus.
    .

    Responder
  23. Marcia Regina

    O texto é muito bom e inspirador, mas as vezes estamos tão perdidos que é difícil introjetar as ideias de coragem quando o medo nos mantém aprisionados numa concha. Quero desabrochar. sei que tenho muito a oferecer e muito a receber, mas não consigo ainda descobrir como. Estou tão perdida que tenho medo até de perder os medos. Acho que são a única coisa que me resta e não consigo me desprender deles. Sei que vou conseguir até porque não posso desistir de mim mesma que é a única coisa que possuo.

    Responder
  24. Texto muito inspirador. Estava precisando dessas palavras. Obrigada!

    Responder
  25. nathalia

    obrigada, sinto que… independente de qualquer coisa, não temerei mais o amanhã, e vc me ajudou mt nisso, em ver e viver meus pensamentos mais insanos,, muito obrigada, com carinho… Nathália!

    Responder
  26. Gabriela Borges

    Texto perfeito!
    A parti do momento que li, conseguir criar meu ponto de parti e recomeçar.
    Era disso que estava precisando, dessas palavras, desse incentivo, desse despertar!

    Obrigada!

    Responder
  27. Samara

    Belo post! Em um ano u me vejo soznha sentada em uma cachoeira sem som, sem pessoas, somente eu durante horas depois eu estou no meu restaurante fazendo o que eu faço, lidando com pessoas, satisfazendo-as eu sou a junção de duas personalidades uma quer ficar cheia de gente e a outra precisa de um tempo de solidão, eu to tentando conciliar tudo acho que consigo um dia!

    Responder
  28. Vicente

    Manu, boa tarde!
    Ainda não consegui receber, gentileza me enviar e-book de A Arte de se Auto conhecer e Como desempacar na sua vida. Nem preciso dizer o quanto estou ansioso.
    Atenciosamente,
    Vicente Garcia.

    Responder
  29. Eliete

    Amei o texto!!!! Amei as dicas!!!! Veio em um momento muito especial para mim, momento que preciso mudar o rumo de minha vida. Obrigada.

    Responder
  30. Almerinda

    Gostaria de tem oportunidades de viajar para várias cidades, provar vários sabores. Subir num lugar bem alto e gritar muito. Queria que as pessoas fossem ela foi muito feliz

    Responder
  31. andrea oliveira

    Mt bom ler td isso, eu estou de um jeoto que acho q não vou conseguir, td conspira errado e as portas tds se fechatam, perdi meu marido q fazia td por mim e me ajudava em td, hoje vivo sem destino e td que penso em fazer da errado, minhas contas atrasadas e n sei o q fazer, somente buscando a força de Deus p não entrar em uma profunda depressão.

    Responder
  32. maria elena

    apos 17 anos trabalhando com mercearia, com muitos erros e tristezas, vou re-começar tudo de novo, mas agora com nova visão e uma bagagem de tuudo que me sucedeu, sei que não posso permitir mais erros grosseiros…. enfin estou naluta e vou vencer…. artigo otimo … obrigada

    Responder
  33. kalina lígia

    Muito bom , vivemos realmente um processo de mudança diário e muitas vezes não estamos entendendo mas tudo e para o nosso crescimento. AMEI !!!

    Responder
  34. kalina lígia

    Muito bem vindo esses comentários , servem de inspiração estava precisando para o momento pois muitas coisas boas podem vir das situações que você menos espera.

    EXCELENTE TEXTO !!!

    BJSSS

    Responder
  35. Maria Massaneiro

    É muito díficil começar depois dos 40 na verdade tem que ter muita coragem se valorizar, eu acho que nao me valorizo por isso pra mim ta dificil estou sofrendo demais, mas sei que preciso parar de pensar tanto nos outros e pensar um pouco mais em mim . Acho que tudo tem seu tempo, precisamos como vc falou nos preparar psicologicamente e ainda estou muito confuza sem chao.

    Responder
  36. Bruno Marques

    Tem certeas coisas meio dificeis de desapegar para poder seguir em frente,no meu caso seria pessoas mesmo,mas os conselhos foram incriveis,mais pessoas deveriam ler isso,muita gente como eu querendo ver a vida mais feliz…

    Responder
  37. Eliane Espinelo

    Procurei e encontrei o que talvez me tirará desse mundo sem graça em que vivo. Só pensei em ajudar os outros e não decepciona-los e no final acabei sozinha, sem expectativas , sem vontade de viver. Mas não quero desistir de mim mesma. Quero recomeçar, quero viver, quero ser eu mesma , viver pra mim , me amar. Enfim,renascer das cinzas. Se vou conseguir , não sei, mas vou tentar. Obrigada.

    Responder
  38. Eliane Espinelo

    Fiquei muito feliz em encontrar esse espaço maravilhoso. Estou tentando me reinventar. Bom, encontrei aqui uma maneira bem interessante de recomeçar. Descobri que me amo demais! Bjs.

    Responder
  39. Victoria Kamila

    Recomecei a minha vida há 3 meses atrás, deixei a faculdade, trabalho e o relacionamento, realmente não deu nada certo e joguei tudo para o alto, fui viajar. Volto com o coração cheio de gratidão, felicidades e a segunda chance de ser feliz, daqui a 2 meses estou partindo para o sudeste, iniciarei a minha nova jornada. Esta tudo planejado e agora é seguir em frente, confesso que dá um friozinho mesmo na barriga, olhei um pouco pra trás de como eu estava vivendo e não feliz de verdade, portanto, sigo em frente agora e preparada para qualquer obstáculo, lutar e enfrentar cada barreira, realizar os meus sonhos, meus objetivos e viajar mais hehe. Seu texto foi inspirador demais para ter mais gratidão na minha vida, lagrimei um pouco e sorrir. Obrigada, viu?! Compartilhando esse texto, desde já 🙂
    Beijos do Amazonas <3

    Responder
  40. Victoria

    Recomecei a minha vida há 3 meses atrás, deixei a faculdade, trabalho e o relacionamento, realmente não deu nada certo e joguei tudo para o alto, fui viajar. Volto com o coração cheio de gratidão, felicidades e a segunda chance de ser feliz, daqui a 2 meses estou partindo para o sudeste, iniciarei a minha nova jornada. Esta tudo planejado e agora é seguir em frente, confesso que dá um friozinho mesmo na barriga, olhei um pouco pra trás de como eu estava vivendo e não feliz de verdade, portanto, sigo em frente agora e preparada para qualquer obstáculo, lutar e enfrentar cada barreira, realizar os meus sonhos, meus objetivos e viajar mais hehe. Seu texto foi inspirador demais para ter mais gratidão na minha vida, lagrimei um pouco e sorrir. Obrigada, viu?! Compartilhando esse texto, desde já 🙂
    Beijos do Amazonas <3

    Responder
  41. Roberta Siqueira

    Amei estou me sentindo bem melhor com seus textos , parabéns obrigado , Deus te abençoe

    Responder
  42. Cinira

    Boa tarde, li sua história, e decidi abreviar a minha, nasci em um ambiente sem qualquer estrutura, minha mãe não sabia ler meu pai bebia …passei fome e teve momentos que nem casa tive…estudei até o primeiro ano me apaixonei e me casei aos 19 , acreditei que as dificuldades tinham ficado no passado ,mas me enganei…com tudo, me esforcei muito por uma vida melhor, comprei um terreno fiz 2 cômodos inacabados,onde moro a quase 2 anos, estou casada a 20 anos tenho uma filha de 16 más meu casamento acabou …não vejo como deixá-lo por questões financeiras ,pois não tenho dinheiro nem para compra do mês,enfim…as vezes só precisamos nos identificar …

    Responder
  43. LEILA ALMEIDA

    Muito bom ,estou em mudança de vida ,alias minha vida mudou de um dia para o outro perdi quase tudo ,tenho que começar do zero a força ,e entendi com está leitura que devo ser paciente comigo mesma e não me maltratar querendo resolver tudo de uma vez ,ficando angustiada com a situação ,Gostei quando lia que deveria agradeçer ,é verdade…Devemos agradeçer a Deus e assim as coisas acontecem ao nosso favor.E quando menos percebemos chegaremos lá e seremos felizes !

    Responder
  44. Altamira Medeiros

    gostei muito obrigada

    Responder
  45. Cláudia

    Estava num relacionamento com um rapaz de outro país. Eu estava com ele vivendo junto, mas para permanecer no país dele, precisávamos nos casar. Como ele estava vivenciando stress no trabalho ao ponto de ser demitido, simplesmente sentiu frustração profunda ao ponto de sentir um medo extremo do futuro. Este episódio afetou nossa vida afetiva completamente, desanimando-o para continuar nossa relação. Como pensar em casamento numa situação de stress profunda e medo de estar desempregado? Como meu visto terminava, não pude estar mais com ele, então nos separamos fisicamente. Propus a ele vir no Brasil porque aqui tenho trabalho, mas ele não quer. Estou arrasada porque depositei toda minha energia e expectativa (principalmente que ainda não tive nenhum filho e estou com quase 37 anos). Estava toda feliz, mas agora aceitei a perda e estou muito mal com isso. Agora quero recomeçar e preciso com urgência porque a ferida está aberta, doendo, mas eu sei que vou superar. A minha motivação é porque para poder gerar uma vida não posso esperar mais por muito tempo…. meu tempo é curto

    Responder
    1. Fernanda

      Estou passando por algo parecido. Morava com meu namorado até 1 mês atrás, quando ele saiu de casa por um medo excessivo do futuro. Ele já tem 2 filhos de outro casamento e está achando que não é justo me fazer viver com os filhos dele, quando eu não tenho filho e ele não quer ter outros filhos. Não me preocupo com a questão de ser ou não mãe, isso acho que se for pra ser vai ser, mas a gente se dava muito bem, tínhamos muita afinidade em tudo. Faz 1 mês que ele saiu de casa de repente, até agora não conseguiu me falar que acabou de verdade, só consegue falar que me ama mas tem certeza de que não vai dar certo e a gente vai sofrer muito mais no futuro.
      Está bem difícil porque ainda tenho esperanças de que ele vá voltar.

      Responder
  46. John Clay

    Não sou bom com palavras ,mais sim vejo de outra forma .Obrigado.

    Responder
  47. Belíssimo texto. Uma pequena contribuição, não comece do zero. Comece a partir de algo concreto que lhe dará base e sustentação para o novo edifício que estás a construir. Comece a partir de Cristo, pois "Quem tem um porquê na vida suporta (enfrenta) qualquer como" (Viktor Frankl).

    Responder
  48. marcio araujo

    Texto maravilhoso, no momento estou passando dificuldades familiares onde talvez o improvavel seja o mais oportuno. Mas minha fe em Deus e minha perceveranca nao me fazem Jamais retornar. Acredito sempre e com a minha perceveranca aguardo em Deus solucoes mais positivas e firmes

    Responder
  49. Celina

    Tudo que li parece que tinha alguém me falando como se fosse para mim mesma,adorei mto mto obrigada!

    Responder
  50. Wanessa Duarte

    Obrigada, Manu! Virou parte de minhas leituras diárias e inspiração pra viver melhor.

    Responder
  51. Luciana Magalhães

    Textos tão felizes! Como um abraço de mãe! Um verdadeiro acalanto… Parabéns e continue assim, fazendo o bem às pessoas!

    Responder
  52. Roberto Carvalho

    muito bom texto, realmente pensando se tivesse que deixar o planeta dentro de um ano, comecaria a pensar em mim, em como seria essa vida fora do planeta. e pensando nisso na vida real seria como o próprio texto descreve, como recomeçar de novo depois de um determinado tempo cheio de vicios e valores que as vezes ate a nós mesmos prejudicam, acho que já seria um bom recomeço deixar as magoas de lado os rancores os arrependimentos , e comecar a pensar em fazer tudo diferente, se desligar do passado mas com muita atenção para que não cometamos os mesmos erros. começe por analisar vc e não as outras pessoas, decisões a seu respeito quem as toma somos nós mesmos o resto é resto, e esteja preparado pra emfrenta- lás no memento certo.

    Responder
  53. Regina

    Eu precisava muito disso esses dias! Muita gratidão pelo seu trabalho!

    Responder
  54. Maria Inês Coelho

    Lindo texto, pensando desta maneira também recomecei várias vezes. E cada uma sai mais segura e feliz , e tudo requer organização e disciplina.

    Responder
  55. Lorena Fernandes

    este texto foi um alívio para minha alma , obrigada e parabéns!

    Responder
  56. Leourdina muniz

    Sim realmente é o que eu buscava para seguir em frente sem receios de errar .pois nossa vida só tem sentido se seguirmos realmente nossa voz interior sabendo que a opinião dos outros só servem pra eles mesmo.E encantador imagina como será daqui pra frente pois somos capazes de realizar tudo que idealizamos em nossa jornada. Vou viver amar fazer o bem sem esperar algo em troca pq já perdi muito tempo de minha vida e quando olho para trás tudo foi ilusão. Talvez eu tenha um ano ou cinco de vida vai depender de mim o curso de minha doença. Mas vou viver cada momento como se fosse o último.

    Responder
  57. Precisava ler essas palavras… Obrigado!

    Responder
  58. Cristina Pessoa

    Muito bom texto cheio de energia positiva
    Parabéns manu

    Responder
  59. Silmara Freitas

    Manu.. há algum tempo ando me sentindo vazia. Sou casada tenho 3 filhos más me sinto infeliz. Falta algo em minha vida tenho sonhos desejos as vezes tenho vontade de jogar tudo pro alto e viver o que eu quero de verdade. Ir pra outra cidade fazer faculdade começar do zero,mas ainda não tive coragem. Passo noites em claro porque é um desejo tão grande que não sai dos meus pensamentos e lendo tudo que vc escreve em seu texto sentir uma imensa vontade de correr atrás dos meus sonhos. Más queria tanto um conselho seu.

    Responder
    1. Danielle de paula

      Querida, vc tem toda a oportunidade de fazer o que te completa. .. vá atrás do seu sonho de estudar, mas não tome decisões definitivas sob pressão emocional. .. A família e muito valiosa. … Talvez o q lhe falta seja investir em si mesma, como ter um hobbie, fazer curso, ter um negocio qvc gosta,… Ou seja acreditar mais em vc e escutar sua intuição. ..

      Responder
  60. Graça Uberti

    Gostei muito do texto! Estou querendo dar um novo sentido para a minha vida! E busquei nas tuas palavras inspiração para continuar minha busca pela mudança! Parabéns e muita luz para você!

    Responder
  61. Perla

    Olá!
    Eu amei seu blog, suas palavras me tocaram… continue assim.
    Enorme beijo!

    Responder
  62. José santos

    Obrigado eu prcisava ouvir isso.um excelente conselho,Deus abençoe.

    Responder
  63. Paulo Trin Junior

    Ninguém no texto mencionou com que idade estavam ao recomeçarem suas vidas do zero.

    Responder
  64. Amanda

    quando li foi como Deus falace co migo

    Responder
  65. Isabela

    Oi, hoje não é fim do ano. Não é segunda-feira. Não é meu aniversário. É só mais um dia comum pra mim. Só que há dias eu tenho sofrido, tenho estado inconformada, sentindo-me perdida em um abismo horrivel, sentindo que estou caindo para mais fundo cada dia mais. Só que não aconteceu nenhuma tragédia comigo e na verdade estou “bem”. Estudo, trabalho, estou me formando em curso técnico, a faculdade ta legal, estou no inicio do meu próprio negócio. E simplesmente SEI LÁ.
    Eu desabo quando PARO. E hoje fiquei com medo de ficar aqui desabada e parada, ai eu percebi que precisava de ajuda, porque algo estava muito errado. E sim, eu pensei que poderia ser frescura minha, fricote, qualquer coisa assim. Mas decidi que não iria inventar essas desculpas pra mim mesma, e pesquisei COMO RECOMEÇAR.
    Bem, li tudo aos prantos e afirmando o tempo todo: EU VOU RECOMEÇAR .
    Obrigada, você me ajudou hoje e amanhã com certeza será um novo dia pra mim!

    Responder
  66. Mateus

    Tenho 18 anos e acho que minha vida tava meio devagar ate agora e precisava desse tipo de concelhos obrigado por me ajudar a vida e uma jornada incrível e vou embarcá-la nela sem medo

    Responder
  67. Juvenil

    Muito bom, excelente.. parabéns Manu.
    Parece que foi feito para mim..
    Até salvei em favoritos.
    : )

    Responder
  68. Renato Borges

    Olá… Gostei do seu blog e das suas mensagens… Quando não percebemos o que está ao nosso redor, ficamos confusos, sem orientação sobre como seguir em frente… E mensagens como estas nos dão um sentido para repensarmos… Muito obrigado

    Responder
  69. Nilza

    Recomecei em diversos monentos de minha vida…não temo o recomeço…que nem chamo de ré…pra não ir para traz…..primeiro começo….obrigada…sábias dicas

    Responder
  70. Arno de Sousa Moura

    Gostei muito. Ainda não tinha pensado exatamente assim. Só sabia que tinhamos que : : : levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.
    Muito obrigado.

    Responder
  71. Giovanna Cris

    um post que influencia as mudanças! que devemos ser destemidas , corajosas e deixar que o tempo nos surpreenda! adorei. parabéns!!!

    Responder
  72. Sandra

    quero muito tranforma minha vida mais nada como invegelico pois não agredito neles

    Responder
  73. Fernanda t

    Obrigada….suas palavras foram importantes…estou gravida de 8 meses…largando essa loucura chamada sao paulo a caminho do Maranhão..la tem so terra e vamos construir a casa com nossas maos..plantar , colher e comer o que a terra da..viver de.graca e do que Deus pode nos oferecer….tenho 30 anos, saude e vontade…e medo. ..muitos medos e receios..sou da cidade…mas quero a vida e a essencia…suas.palavras ajudam aseguir a jornada.

    Farei um blog com.a.evolução, compartilhar com todos..para inspirar.

    Responder
  74. Cristiane

    Lindo resto! Parabéns! Com certeza ajuda muitas pessoas!

    Responder
  75. Cristiane

    * Lindo texto! Parabéns! Com certeza ajuda muitas pessoas!

    Responder
  76. Iris

    Gostei muito do texto, veio de encontro ao momento que vivo.

    Responder
  77. Lari

    Obrigada pelo texto!

    Responder
  78. Monica

    Manu, encontrei o blog por acaso e no momento certo! Muitíssimo obrigada!

    Responder
  79. May

    Que texto lindo! Você não imagina o quanto suas palavras me confortaram nestes momento tão delicado de minha vida. Hoje estou recomeçando minha vida, estou me divorciando e tenho um baby pequeno, estou terminando minha faculdade, organizando um novo lar… Enfim, ainda tenho muito coisas para resolver dentro de mim.

    Que Deus te abençoe.

    Responder
  80. Cleidiane

    Adorei todos os tópicos.
    Traz um roteiro para recomeçar com maturidade uma nova experiência de vida.

    Responder