Como lidar com problemas que são inevitáveis

por

Foto_av

“Na vida, o único caminho é para frente. E nos momentos difíceis, é preciso muita força, coragem e apoio”. A vida é um potinho cheia de surpresas e diante dos desafios, o mais difícil envolve enfrentar o inevitável. Há sempre aquelas decisões inevitáveis, atitudes inevitáveis, problemas inevitáveis e claro, que há perdas inevitáveis.

Recentemente descobri com exames rotineiros que estou com pedra na vesícula. Nunca tive a “crise da vesícula” que é comparada a dor do parto #ui, mas já venho sentindo um mal-estar na boca do estômago, após me alimentar. Visitei alguns especialistas, fiz vários exames e fui indicada a remover a vesícula.

No inicio foi aquele choque, só em pensar em tirar a vesícula e ficar sem o órgão, ter que mudar minha alimentação, minha dieta. Tudo isso estava me aterrorizando. Mas fui lendo a respeito, conversando com um e com outro e descobri que essa cirurgia é mais simples do que se imagina e duas das minhas melhores amigas já fizeram e tem uma vida completamente normal. Claro, que tem aquelas exceções que ficam com algum tipo de sequela depois da cirurgia, mas estou tentando ser positiva.

Essa quinta (dia 20) vou entrar na faca, como se diz la no nordeste. Estou com um pouquinho de medo, mas minha irmã veio do Brasil pra ficar comigo, meus amigos lindos estão sendo super prestativos, atenciosos e me dando bastante suporte. E realmente isso pra mim não tem preço.

Há certas coisas sobre as quais temos controle, outras que temos influência ou podemos agir indiretamente, mas tem aquelas que não temos nem controle, nem influência e aí nesse caso é necessário exercer a aceitação.

Uma vez li algo que dizia: “diante de situações inevitáveis, talvez seja impossível evitar a tristeza, mas é possível evitar a mágoa. Talvez não possamos evitar a indignação, mas podemos evitar o ódio e o o rancor”.

Eu sou um ser-humano como qualquer outro e vez em quando tenho que ultrapassar minhas adversidades, como essa cirurgia.  Eu realmente não tenho uma fórmula pra resolver os problemas mas posso indicar pra vocês qual a perspectiva que uso no meu dia-a-dia:

# Enfrente os problemas.

Aceite que a adversidade é inevitável na vida. Não quero dizer com isto, que sejamos passivos com tudo e que ao aceitá-la nada façamos para minimizar ou se recuperar dos problemas. Aceitar é um caminho para se desprender e reestruturar-se, é procurar caminhos alternativos e seguir em frente. Claro que também devemos buscar todas as soluções possíveis. Uma amiga dizia que os problemas vêm com as sementes de suas soluções dentro deles. Basta olhar para a solução e você vai encontrá-lo, olhar apenas para o problema, e a solução vai ficar escondido para sempre!

# Tenha Auto-confiança

Outro recurso valioso é a auto-confiança. A Confiança  que tudo vai dar certo, a esperança que sempre há uma luz no fim do túnel, e esperança que “este infortúnio também passará.” Tudo na vida tem o seu lugar e propósito, cabe-nos a nós fazer essa gestão

# Procure Suporte

Busque o suporte dos seus amigos, familiares e pessoas mais próximas. È muito difícil enfrentar os problemas sozinhos. Mesmo que seja alguem só pra lhe ouvir desabafar, ou um ombro pra chorar. Se você não consegue se abrir com as pessoas mais próximas, vale a pena conversar com um profissional (psicólo, psiquiatra, assistente social, terapeuta…)

#Seja Positivo

Lembre-se que a adversidade faz parte da vida. Aceitar as adversidades, ajuda a superá-las. Olhe para as oportunidades de aprendizagem que todas as situações adversas contêm.

Bem, eu não sou uma pessoa religiosa, mas tem uma oração que carrego no meu coração e que ajuda de vez em quando:

“Senhor, concedei-nos a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar; a coragem para modificar aquelas que podemos; e a sabedoria para distinguirmos umas das outras.”

Depois do dia 20 volto com um post pra contar como foi a cirurgia!!

Beijos e cupcakes para todos!

 

Deixe um comentário!

12 comentários

  1. Ana Flávia

    Torço por voçê… força e pensamento positivo (para atrair coisas positivas)
    Bjos!

    Responder
  2. Malu Gabriele

    Vai dar tudo certo…

    Responder
  3. Carolina

    Que ocorra tudo bem! :)
    Grande abraço!

    Responder
  4. Marina

    Oi *-*
    Primeira visitinha no seu blog e logo me apaixonei, parabéns.
    Em segundo lugar, espero que corra tudo bem e como vc disse pense sempre positivo.
    Vaai dar tudo certo <3

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso@blogmarinah_gInsta

    Responder
  5. Paula Fliess

    Minha mãe fez essa cirurgia a muito tempo (na verdade, eu nem me lembro, só sei que fez) e, hoje ela come de tudo (as coisas que ela não pode, são por causa da hipervitaminose e afins) e enfim, deu tudo certo. E de todas as pessoas que eu conheci que fizeram essa cirurgia (acredite, são bastantes, por que a pessoa fala os ‘sintomas’ para a minha mãe, e ela fala: pode procurar um médico que ele vai dizer que é vesícula, rs) deu muito certo. E com você, não vai ser diferente :D

    beijos, Paula

    Responder
  6. Brunna Ferreira

    Tenho certeza que já deu tudo certo…!!!! ótima cirurgia… ♥

    Responder
  7. Fique tranquila… é um procedimento relativamente simples e você terá vida normal. Fiz a cirurgia para retirada da vesículo em 2001, e sim, as dores de crise parecem contrações (ou próximo do que mães já descreveram). Eu sempre achava que estava tendo um ataque do coração, tamanha a dor que sentia, que como explicou meu cirurgião era uma espécie de “cãimbra” no estômago.

    Depois da cirurgia é bom maneirar no consumo de qualquer tipo de fritura, pois a vesícula auxilia justamente na liberação da bile que sintetiza as gorduras, sem ela, o processo digestório é mais lento.

    Que Deus te cuide e guie as mãos do cirurgião para que ele tenha um trabalho tranquilo e possa cuidar de você!

    Beijos e tudo de bom, Carla Mariano

    Responder
  8. Jess

    Manu espero que tenha ocorrido tudo bem!!!

    energia positiva pra vc!
    BJOCAS

    Responder
  9. Vanessa Dias

    Nossa Manu, estava morrendo de saudade dos seus textos… Que bom que voltou! Desejo toda força do mundo a você, e espero que dê tudo certo! Beijãoooo

    Responder
  10. Maria Margarida

    Manu, conheço o seu blog já faz algum tempo, gosto muito de blogs! Porém, não sou muito dada a comentários.
    Foi pelo blog, por meio de suas postagens, que acompanhei alguns momentos felizes da sua vida, e outros nem tão felizes, mas que fazem parte da vida. É inevitável! Hoje ao ler seu texto, senti o desejo de deixar essa mensagem:
    Para que você fique tranquila, mantenha o seu alto-astral e positividade, que as forças boas do universo vão contribuir para que dê tudo certo. Fica tranquila! Que 2013 seja repleto de conquistas.
    Um forte abraço.

    Responder
  11. Adriel Christian

    Manu, eu acredito que tudo o que acontece na nossa vida tem um propósito e a gente tem que tentar entender essas situações chatas, mas necessárias para o nossos crescimento espiritual.

    Lendo o post eu lembrei de um texto que escrevi: “a gente nunca vai ser feliz até reconhecer que mesmo humanos nós somos falhos e que a perfeição é uma qualidade que nunca vai ser alcançada por nós.” http://blog.naomevenhacomdesculpas.com/em-busca-da-felicidade/

    Só tenho que te desejar melhoras!

    Bjs!

    Responder
  12. Edmilson Santos

    Oi,boa noite!
    Meu nome é Edmílson estou com três dias de operado,onde retirei a vesícula e de quebra uma hernia no umbigo.Estou com uma tristeza estranha parecendo que estou com falta de alguma coisa,é comum.Depois de passar a fase da cirurgia tudo fica normal? Um abraço e DEUS a abençoe você por escrever sobre um distúrbio que incomoda muita gente,eu acho.
    Edmilson

    Responder