Como lidar com a Insegurança

558

Numa sociedade onde ser a melhor ou a perfeita é quase um requerimento, fica mais fácil se sentir insegura e ansiosa.  E quando você é uma pessoa insegura isso reflete negativamente em várias áreas da sua vida: com suas amizades, seus relacionamentos, sua autoestima e até mesmo no seu ambiente de trabalho.

Eu costumava passar uma enorme quantidade de tempo me preocupando com a opinião das outras pessoas. Se elas gostavam de mim. Ou o que as pessoas pensavam de mim. Ou o que elas achavam da roupa que eu estava usando. Ou se o meu cabelo era adequado.

E levei muito tempo para perceber duas coisas:

1- A maioria das pessoas não estão nem aí pra nós. (Eles estão muito preocupados com o que as outras pessoas pensam deles).

2- Dos poucos que estão nos observando, ou nos julgando, geralmente são pessoas que não nos rodeiam e que não fazem nenhuma diferença na nossa vida.

Faz sentido, certo?

Mas por que será que nos importamos tanto com o que as pessoas pensam?

Eu acho que, em termos simples, isso esta construído na nossa natureza humana. Somos criaturas sociais, por isso queremos ser sociáveis; e pensamos que, a fim de ser sociável, todo mundo tem que gostar de nós. Mas isso não é verdade.

Quem tem que gostar de você é você mesma.

O nosso pior inimigo é a nossa própria mente e quando repetimos a mesma coisa pra nos mesmos, acabamos acreditando nela. E depois as outras pessoas também acabam acreditando nisso. Os nossos pensamentos se tornam realidade.

Sei o quanto a insegurança e ansiedade afetam muita gente e por isso reuni no meu vídeo minhas dicas secretas para combater a insegurança.   Não deixe de assistir:

Mas resumindo , o melhor tratamento para insegurança é o autoconhecimento e auto estima.  Por isso lembre-se:

// Não foque na sua insegurança, mude o pensamento e faça algo que  gosta.

// Tenha um amuleto que te coloque pra cima

// Olhe-se no espelho. Pense em algo bom sobre você

// Uma pessoa confidente não é a pessoa mais popular da festa, ela é alguém que se sente bem com ela mesma e não precisa da admiração ou a aceitação dos outros.

// Não se compare com as outras pessoas e nem se coloque pra baixo.

//Se você tem um namorado/ marido, não seja insegura no relacionamento. Se ele está com você foi porque te escolheu.

// Lembre que no mundo tem milhões de pessoas igual a você passando pela mesma situação.

// Aceite o que você não pode mudar e seja feliz.

Espero que vocês gostaram do post. Não deixem de deixar a sua opnião sobre o assunto e como vocês lidam com a insegurança na sua vida. Além disso ajude me a compartilhar essa mensagem, divida o link com seus amigos.

 

Deixe um comentário!

7 comentários

  1. Gabriela Ferreira

    Amei esse texto, me ajudou muito;) vou passar para meus amigos bjuss

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Ah que bom Gabriela! Fico feliz que ajudou 🙂

      Responder
  2. Eu adoro esse blog!! Embora mtos posts não sejam o que eu gostaria de ler no momento, há sempre algo a acrescentar… Na vida td é válido e td soma, basta a gente querer!! 😉

    Responder
  3. Karine Araujo

    parabéns! tenho enorme dificuldade em em aceitar coisas em mim que não posso mudar… tenho que exercitar sempre o auto conhecimento o amor próprio. a ansiedade já esta controlada rsrsr só a aceitação que me aflige. e difícil…amo seus textos!! vamos ao projeto livros da "manu" bjo

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Karine! Eu entendo muito bem voce, eu ja estive na mesma situacao e tinha muita dificuldade de aceitar as coisas que eu nao podia mudar. Mas isso é um trabalho diario e permanente. A yoga e a meditação me ajudaram bastante. E o livro, vai vim sim… Lembre-se é mais importante a direção do que a velocidade

      Responder
  4. Bruna Ferreira

    Sou muito insegurança em todas as áreas da vida, tenho medo que as coisas não iram dar certo. Mas sempre penso no melhor, para que essa insegurança vá embora, é um exercício diário, para que as coisas mudem na minha vida. A insegurança já me atrapalhou muito, mas eu gostaria de reverter essa situação, por isso minha força de vontade de mudança 😀

    Responder
  5. Sara

    Não só este texto , mais desde que comecei a ler e assistir seus videos, minha auto estima esta mudando bastante, ate mesmo minha forma de pensar, muito obrigado !!

    Responder