Como criar uma rotina matinal que irá transformar sua vida (Guia completo + checklist para baixar)

Porque é importante ter uma rotina matinal

Você sabia que criar novos hábitos e ter uma rotina matinal pode transformar sua vida?

Dúvida? Então continue lendo esse artigo.

Pense comigo, o motivo pelo qual gostamos tanto de festas de reveillon está ligado ao fato de que um ano novinho em folha está começando, cheio de possibilidades e oportunidades para fazermos a diferença e mudar aquilo que não nos faz bem.

Se pensarmos assim, podemos considerar cada nova manhã como um mini-reveillon, que nos dá a chance do recomeço, como uma folha em branco na qual podemos desenhar um cenário bem bonito. Todos os dias temos a chance de recomeçar e isso é maravilhoso.

É preciso estarmos conectados com nós mesmos para não perder o foco e termos em mente onde queremos chegar naquele dia específico e além disso, a forma que você começa seu dia vai interferir em todo o seu dia.

Pessoas de sucesso como a Ophra, o Tony Robbins, Obama, entre outros, tem algo em  comum: uma rotina matinal.

Clique aqui para baixar o checklist da Rotina Matinal

checklist-butao

Mas aí você me pergunta:

# Por que você precisa de uma rotina matinal DIÁria?

Em um nível mais simples, ter uma rotina matinal irá te ajudará a superar a procrastinação, ser uma pessoa mais positiva, mais saudável e configurar seu mindset para o sucesso a cada dia.

Legal né? Mas, vamos mergulhar no PORQUÊ por trás de todos esses benefícios.

Vantagens mentais

Responda baixinho: Como sua vida seria diferente se você fosse mais positiva e tivesse mais disposição?

De acordo com um estudo realizado pela American Psychological Association, seguir uma rotina matinal, diminui o stress, a depressão e os níveis de ansiedade, além disso, os seus níveis de satisfação com a vida começam a subir. Você vai perceber que se sente mais motivada e sua lista de coisas a fazer vai parecer menos assustadora.

Benefícios físicos

Rotinas matinal também proporcionam benefícios físicos. Elas fazem você se sentir mais enérgica e forte. Além disso, quando você faz alguma atividade saudável como uma cardio, yoga, ou até mesmo uma caminhada, você também vai desfrutar de uma saúde melhor.

Quando reduzimos o stress da nossa vida, significa um menor risco de ataques cardíacos e derrames, que é uma grande vantagem quando se trata de viver uma vida longa e saudável.

Recompensas espirituais

Quando você usa a sua rotina matinal para desenvolver a meditação, escrever no diário, ou a prática da visualização, você se sente com mais harmonia consigo mesma e com o universo. Você tem a sensação de paz interior que pode ajudá-la através do caos que você pode estar enfrentando no trabalho, em casa, ou em ambos.

shutterstock_441414508

Mais (Qualidade) Tempo

Vivemos em um mundo tão corrido que um dos maiores problemas que eu escuto falar é:

“Eu não tenho tempo para mim!”

Pois ter uma rotina matinal irá ajudar você a criar intencionalmente tempo para para se concentrar em si mesma e consequentemente irá melhorar sua vida.  

E lembre-se de se concentrar nos 20 minutos que você tem e não na 1 hora que você não tem.

Uma rotina matinal que funciona para você

É importante perguntar a si mesma várias perguntas quando você está desenvolvendo sua rotina matinal. Responda: quanto tempo você está disposta a dedicar a sua rotina? O que realmente vai fazer a diferença na sua vida e aumentar o bem estar? Você consegue acordar uma hora mais cedo? Talvez começar com 20 minutos melhor para você?

Essas perguntas são o que realmente irão prepará-la para o sucesso. Seja honesta com você mesma. Não salte de cabeça se você sabe que não vai funcionar para você.

Para aqueles que amam o sono e não quer sacrificá-lo, uma rotina mais curta pode ser a melhor opção. Lembre-se que sua rotina matinal não tem que ter uma hora para ser benéfica. =)

Outra coisa importantíssima, mantenha os eletrônicos fora de sua rotina matinal. Você deve isso a si mesma para estar presente.

# Alguns hábitos para se considerar:

Agora que você sabe algumas das razões para estabelecer um hábito matinal, segue alguns tipos de atividades que você pode considerar para sua rotina matinal e os benefícios pra sua vida.

Algumas das opções incluem:

Meditação Rotina Matinal

  • Meditação para limpar sua mente

Muitas pessoas que meditam preferem realizar a prática pela manhã. Isso acontece porque, em geral, nossa cabeça está mais vazia quando acordamos. Ainda não recebemos os estímulos da vida lá fora, não tivemos contato com informações ou conversas com outras pessoas. Somado ao sono que ainda sentimos logo que saímos da cama, isso faz com que nossos níveis de ansiedade ainda estejam reduzidos, facilitando nossa concentração.

E por falar em sono, existem inclusive meditações para espantá-lo e nos ajudar a ficar mais

focados durante todo o dia.  Para quem tiver interesse em meditar, existem aplicativos com meditações guiadas e mantras, como o Sattva e headspace.

Eu já pratico a meditação mindfulness há mais de um ano e posso garantir que mudou a minha vida. Hoje me sinto uma pessoa muito mais calma, centrada e menos ansiosa. Comecei fazendo 3 minutos diários e hoje já medito 20 min. Pra quem quer começar fiz um post completo com um guia para meditação mindfulness.

  • Fazer exercícios

Já sabemos que, pela manhã, nossa cabeça está mais vazia que em outros horários e isso facilita a concentração. Uma forma de turbinar esse foco matinal é fazendo exercícios.

Experimente acordar cedo, meditar e logo em seguida sair para fazer atividades físicas, como uma corridinha, yoga ou até uma caminhada, por exemplo. Além disso, você estará mais descansado e renderá mais, pois energia gera energia.

  • Ler ou ouvir algo inspiracional

Depois de meditar e fazer exercícios, reserve um período da sua manhã para a leitura ou ouvir um podcast que te inspire. Ao ler pela manhã ou ouvir algo inspiracional, seu cérebro terá o resto do dia para processar as informações, propiciando, inclusive, novos insights criativos.

E clique aqui para ouvir o meu podcast test Vida Vistoriada. Aproveita e me dá teu feedback e diz o que você achou, preciso saber a sua opinião

  • Escrever em um diário da gratidão

É possível utilizarmos truques para ajudar nosso cérebro a nos ajudar =). Se ele associar o ato de sair da cama a uma atividade prazerosa, será muito mais fácil vencer a função soneca do despertador. Então faça da sua manhã um momento de alegria no seu dia.

Você pode, por exemplo, escrever num diário, enquanto ouve sua banda favorita. Escrever num diário irá ajudar com o seu crescimento e desenvolvimento pessoal. E ao registrar regularmente os seus pensamentos você vai obter insights sobre seus comportamentos e seu estado de espírito e vai poder refletir sobre suas ações. Para se inspirar leia o post como escrever um diário criativo

  • Criar uma planejamento de coisas pra fazer

Toda manhã, reveja aquela sua lista com as suas prioridades do momento e pense o que pode ser feito naquele dia para caminhar na direção aos seus objetivos. Olhe com carinho para cada item e sinta-se grato por poder fazer planos e agir por conta própria para que eles se realizem. Visualize sua vida daqui a um, cinco ou dez anos já com o seu sonho sendo realidade e acredite no poder do pensamento positivo.

corridinha rotina matinal

 

Uma lista de hábitos pra você se inspirar:

  • Meditação
  • Alongamento / Yoga
  • Água morna com limão
  • Arrumar a cama
  • Suco Detox
  • Exercícios
  • Ler/ouvir podcast para se inspirar
  • Desenhar
  • Fazer afirmações positivas
  • Escrever uma lista To do (e planejar o dia com as tarefas)
  • Escrever no diário
  • Alimentar seu corpo com um café da manhã saudável
  • Escrever três coisas que você é grata na sua vida
  • Sorriso de 30 segundos

APPS e Recursos

Você conhece outros sites e recursos para criar uma rotina matinal? Compartilhe nos comentários, vamos dividir o amor!

Baixe agora mesmo o checklist para criar uma rotina matinal clicando abaixo. Esse checklist vai ter ajudar a começar uma nova rotina que irá mudar sua vida.  

checklist-butao

✨minha rotina matinal de bem estar:

Pra mim ter uma rotina matinal é também uma oportunidade de me conectar com meu espírito. Então todos os dias quando acordo tiro 20 minutos para meditar e refletir. Se tenho algo que esta no meu caminho, faço uma limpeza de pensamento no meu caderno de insights e crio uma intenção para o meu dia. Procuro uma frase de poder e motivação que vai estar presente comigo todo o dia.

Logo após, eu arrumo minha cama, que pra mim é um habito importante que ajuda a trazer harmonia pra minha vida. Já até falei sobre isso num post: Mude seus hábitos para ser feliz  que fez o maior sucesso.

Tomo um suco detox (estou sempre dividindo a receita no meu snapchat >> snapemanuella e vou para a academia. Faço pelo menos 30 minutos de cardio, às vezes uma corridinha, às vezes uma caminhada e depois um pouco de musculação.

Gosto de fazer exercícios ouvindo podcasts para me inspirar e tirar insights positivos para o meu dia. ✴

Conclusão: Pronta pra começar uma rotina matinal e mudar sua vida para melhor?

No final, sabemos que nada muda até que você faça. Então, se você quer uma vida melhor, mais gratificante, mais feliz  e cheia de sucessos surpreendentes, você tem que fazer algo para te ajudar a chegar lá. E construir uma rotina positiva matinal que funciona para você e sua vida pode ser o primeiro passo para fazer isso acontecer.

Lembre-se que tudo começa com uma decisão.

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Conte aqui nos comentários o que você achou e se você tem alguma rotina matinal.

E claro, se gostou realmente desse post e tirou algum insight positivo COMPARTILHE com seus amigos, vamos mudar o mundo pra melhor. Uma pessoa de cada vez!!  

Deixe um comentário!

15 comentários

  1. Erika

    As ideias são ótimas e adorei o checklist. Tenho uma pequena rotina matinal, mas não consigo incluir meditação, quero trocar os minutos de olhar nas redes sociais pela meditação e um alongamento. Obrigada adorei o post!

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Erika, no inicio você começar com pequenas metas, tipo 3 min, 3x por semana. Depois você aumenta a meditação quando se sentir mais confortável. Tem algumas apps que ajudam também. E também fazer na mesma hora todos os dias vai ajudar a criar um hábito novo 🙂

      Responder
  2. Fran

    Há algum tempo comecei a fazer meditação assim que acordo. Hoje, quando por algum motivo não faço, sinto que o dia corre diferente, faz falta. Além disso, passei a deixar pra ligar o celular só depois de tomar o café da manhã. Assim estou muito mais presente e atenta ao start do meu dia

    Responder
    1. Emanuella Maria

      A meditação também mudou a minha vida. Já venho fazendo há mais ou menos 2 anos e agora já faz parte da minha rotina diária. =)

      Responder
  3. Fabiana

    Amei o posto Manu! Eu já venho tentando a algum tempo estabelecer uma rotina matinal, incluindo orações, exercícios de alongamento e yoga, e meditação. Mas quando o sono bate mais forte e eu acordo um pouco mais tarde, tudo enbanana kkkk. Bjos

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Fabiana, que bom que gostou do post, muita gente pensa em adotar ou mudar a rotina matinal e não sabia por onde começar, então achei que fazer um guia, com checklist é um primeiro passo. Que bom que você já estabeleceu pequenas coisas que aumentam seu bem estar.

      Responder
  4. Carol

    Oi Manu.
    Obrigada pelo post. Foi muito valioso pra mim. Um incentivo para eu voltar a fazer
    tudo isso. Dei uma cambaleada. Mas sei que toda essa rotina nos faz muito bem, ainda estou lutando para virar um hábito toda essa sequência. Adorei a dica de ouvir nossas músicas preferidas enquanto fazemos nossa To do list e o registro de gratidão. Eu costumo fazer a lista de gratidão à noite, mas pela manhã nos dá mais energia, né. Obrigada e um beijão =)

    Responder
  5. Natália Oliveira

    Já te falei que você é incríiiiiivel , hoje ?
    Eu amo teus posts há muitos anos! E eles só amadurecem! Fico encantada.
    Sempre que preciso de dica encontro aqui, se estou vivenciando um momento, encontro as respostas certas. Deus nos uni Manu ! E eu sou grata por tê-la encontrado. Gratidão por tudo o que você faz e como faz! Sua alma , as positividades estão todas espalhadas pelo blog, As floes também , basta que nós apreciemos e colhamos.
    Minha rotina matinal têm sido bem agitada e ansiosa … realizarei a meditação e irei me organizar de forma mais tranquila e relaxada. Assim , sei que meu dia renderá muito mais!!!!
    Obrigada mais uma vez por ser tão inspiradora!!!! Beijos

    Responder
  6. Eulália

    Parabéns! !! Gostei bastante ótimas dicas bem didático e leitura leve.

    Responder
  7. Mariana Martins

    Oi Manu 🙂
    Adorooo seu trabalho!
    Quero ouvir seu podcast, mas não tenho nada da Apple, como faço?
    Obrigada
    Bjo

    Responder
    1. Mariana Martins

      Ahhh, adorei esse post sobre rotinas matinais, já tinha ouvido você falar bastante sobre isso no snap e t

      Responder
    2. Mariana Martins

      Ahhh, adorei esse post sobre rotinas matinais, já tinha ouvido você falar bastante sobre isso no snap e tbm na live no Facebook… Eu andei lendo também sobre Miracle Morning Routines e achei muito interessante, estabeleci uma para mim, com novos hábitos e horários, coloquei metas e recompensa, do jeito que você sugere e começo na segunda 🙂
      Bjinhos

      Responder
  8. Semir Lira

    Estou precisando de por em prática essa rotina. Acredito que irá mudar as minhas manhãs e meu dia. Estou acordando muito tarde e passo o dia sentindo culpa e pressa.

    Responder
  9. Lorena

    Amei o post Manu!
    Vai me ajudar muito!
    Vc ouve algum podcast em português que te inspira?

    bjs!

    Responder
  10. Ingrid Pereira

    Olá Emmanuela!
    Achei seu site sem querer e estou amando cada lugarzinho!
    Parabéns! Sem contar que suas dicas são maravilhosas!

    Beijos!!

    Responder