COMO CRIAR A FELICIDADE DIÁRIA (GUIA PARA INICIANTES)

Manu-Ambiente Vistoriado- guia sobre a felicidade

“A felicidade não é algo pronto, feito. Vem de suas próprias ações. ”
Dalai Lama

Tem dias que eu acordo sentindo-me inspirada, como se o universo conspirasse ao meu favor e tudo parece perfeito, até o ar parece mais leve e tudo ao meu redor está mais colorido.

Porém tem outros dias que o ar fica pesado, mal consigo respirar, os dias são escuros e sinto o peso amarrado nas minhas pernas. Nesse momento a expressão: “Passar o dia me arrastando” faz parte da minha rotina.

Você já se sentiu assim?

Acho que nós todos já passamos por isso.

Engraçado que esse mês completei 35 anos e entre todos os presentes e celebrações, recebi um cartão de uma amiga que dizia: “Para a pessoa mais feliz e sorridente que eu conheço”. Essa dedicatória me fez parar e analisar a felicidade na minha vida.

Eu me considero uma pessoa feliz. E acho que 80% do meu tempo eu estou feliz. Para algumas pessoas, 80% parece muito, mas na verdade, uma coisa que aprendi na minha jornada é que a felicidade é uma prática e nós podemos aprendê-la.

Eu sei que alguns dias são mais fáceis de encontrar um sorriso, mas a felicidade é uma escolha diária. É uma mentalidade que podemos nutrir e treinar. Isso não significa que ela vai estar lá a cada segundo, mas quando você percebe o que está faltando, muitas vezes a menor mudança pode te colocar de volta no topo do mundo.

A vida vai testar constantemente sua capacidade de fazer uma limonada com os limões. Portanto, esteja preparada. E aqui está o meu guia para encontrar a felicidade todos os dias:

  1. Tenha um ritual pela manhã

Nós vivemos no piloto automático: acordar, tomar banho, comer o café da manhã e sair correndo para trabalhar ou para escola… Mas que tal mudar um pouco essa rotina e fazer alguma coisa na parte da manhã que vai garantir que o seu dia seja um sucesso? Nada mais é do que um pequeno planejamento e um momento de reflexão.

Tire 5 minutos ao acordar e reflita no seu dia: o que esse novo dia significa para você? O que você pode fazer para aquele dia ser melhor? Que ações você pode tomar que vai te aproximar dos teus sonhos? Uma ideia é fazer uma fichinha com essas três perguntas e deixar do lado da cama. Assim não tem como esquecer.

  1. Planeje menos e viva mais lentamente.

Não se apresse, siga o lema das tartarugas: “devagar, você chega lá”. Um dos criadores do estresse e assassinos da felicidade está na correria da vida e acreditar que você não tem tempo suficiente para parar e cheirar as rosas. Há sempre tempo. E se você não fizer isso, as rosas acabarão morrendo.

Se foque em apenas 1-3 coisas a cada dia. Deixe o resto virar um bônus. Escolhendo três prioridades significa dizer não a muitas coisas, e é isso que faz com que funcione. Energia focada acende-se um alvo. Energia difusa escapa.

Então, tente o seguinte: Dirija devagar, ande mais devagar, trabalhe no seu ritmo, coma mais devagar e aproveite cada segundo. Você pode diminuir o ritmo e ainda fazer várias coisas. Aproveite e comece a praticar mindfulness na sua vida

  1. Perca-se na chuva de felicidade que o universo lhe proporciona.

Gaste alguns minutos do seu dia pensando em todos os pedaços da vida que você é grata. Seja algo grande ou pequeno. O que te dá orgulho? O que fez você sorrir recentemente? Pense nas pequenas coisas que criam um sorriso imediato ou que dão brilho no olho. Quais são as pessoas, experiências e coisas que fazem a sua vida rica?

Quando estamos em um estado emocional de pura gratidão é impossível sentir emoções negativas, como o estresse, a raiva ou a infelicidade. E também acredito que quanto mais agradecemos, mais o universo nos dá de volta.

Geralmente eu agradeço por três coisas do meu dia antes de dormir. Já virou um ritual e eu faço isso junto com meu namorado. Eu digo: “Hoje eu sou grata por…” e depois ele fala o que ele grato naquele dia. Outra ideia é criar um diário criativo da gratidão e escrever as três coisas que você é grata naquele dia. Detalhe que não vale repetir a coisa do dia anterior.  Tenho uma amiga que criou um pote da gratidão e todos os dias ela escreve algo que ela é grata e nos dias que ela não está 100%, vai ler e reler os papeizinhos e se motivar novamente.

jarra da gratitude - ambiente vistoriado

  1. Saiba o que te faz feliz.

Todos nós temos coisas que imediatamente muda nosso estado de espírito. Que nos fazem sorrir, nos inspira e simplesmente nos faz feliz. Talvez seja uma música especial, um filme, um vídeo do YouTube, um certo treino, um livro, um caminhada no parque, passar tempo com um amigo, entre outras coisas.

Gaste 10 minutos fazendo uma lista no seu diário de coisas que te fazem feliz e adicione e mantenha essa lista sempre atualizada.  Quando surgir algo que te faz sorrir, corre lá e escreve na lista. Eu até escrevi a minha lista com 50 coisas para fazer quando se está triste e hoje virou o post mais visitado do blog.

   5. Sorria!

Tão simples, mas tão poderoso. Sorrir é contagioso. Seja conhecida como a pessoa que está sempre sorrindo, especialmente para aqueles que estão franzindo a testa.  Tem uma expressão americana que diz: “Fake it until you become it”. – Finja até você se tornar. E eu acredito nisso piamente. Várias vezes quando eu não estou sentindo o sorriso, procuro sorrir mesmo assim e percebi que logo, logo ele vem naturalmente. Além disso, todos os tipos de estudos têm mostrado que o ato físico de sorrir dispara substâncias químicas no cérebro e criam a felicidade.

  1. Se aproxime de pessoas que fazem você feliz.

Quando você esta triste, a última coisa que você quer é estar perto de outras pessoas. Resista a todo custo se isolar. A vida é sobre relacionamentos e conexões e não se enfurnar no quarto.

Apenas certifique-se que você escolheu com cuidado. Perceba que tipo de pessoa você gosta de estar ao seu redor e quem lhe incentiva positividade. Qualquer um que não se encaixam nessa regra não vale o seu tempo, nunca. Eu fico chocada quantas pessoas gostam de gastar o tempo em torno de pessoas negativas que só o traz para baixo. A vida é muito curta. Escolha sabiamente.

  1. Seja altruísta.

Uma rota quase imediata para a felicidade é a realização de fazer algo para alguém. Pode ser tão simples como abrir a porta ou tão grande como ajudar alguém a conseguir seu emprego dos sonhos. Isso é o que faz as experiências ricas. Faça pequenas coisas para fazer alguém sorrir diariamente.  Não interessa o que.

Para mim, minha felicidade chega em torno de e-mails, mensagens no Facebook, no twitter, nos comentários do blog. Todos os dias recebo agradecimentos de leitoras de todos os lugares do Brasil e do mundo que foram tocados por algum texto que eu escrevi. Para mim isso isso não tem preço.

  1. Se encontrar um problema, procure um profissional

Identifique se você tem ou não depressão e procure ajuda se necessário de um especialista. Há muitos sintomas comuns associados com a depressão. Alguns tipos de depressão resultam de, ou são um efeito colateral de condições médicas, problemas hormonais, tendências genéticas ou deficiência de algumas vitaminas. Você não precisa viver com depressão.

  1. Parta para ação e procure um Coach

Se você sabe que não tem depressão, mas gostaria de mudar suas ações e sua forma de pensar para ser uma pessoa mais equilibrada na sua vida e se autoconhecer. Então procure um Coach. Um processo de Coaching de vida tem uma abordagem mais holística que irá te ajudar a mudar algumas crenças limitantes, a se conhecer, mudar sua forma de pensar e consequentemente de agir.

E lembre-se que a felicidade hoje não é igual à felicidade de amanhã.

Para alguns, a felicidade vem fácil. Não precisa de nenhum pensamento ou rotina. Para outros, lembretes e práticas simples são tudo o que é preciso. A felicidade é uma escolha e ela sempre será. A felicidade só existe hoje. Não há espera. Se você não está feliz hoje, então você não está feliz.

Não se convença de que sacrifício hoje vale a esperança de felicidade no futuro. É um jogo de tolos. Você pode ter os dois, se quiser hoje.

Agora você sabe o segredo. Eu escolho a felicidade. E você?

divisor

Deixe um comentário me contando o que achou do artigo?  Sua opinião é muito importante para que eu possa cada vez mais trazer artigos de qualidade para inspirá-la de forma adequada, compartilhar ideias e dicas e respondendo suas maiores dúvidas.

E claro, não deixe de dividir o amor, se gostou, compartilhe o post com seus amigos e familiares. Vamos mudar o mundo juntos, uma pessoa de cada vez heart

 

Deixe um comentário!

29 comentários

  1. Renata Moltocaro

    Manu, seus textos sao sempre inspiradores e da para sen5ir a suavidade e alegria com que escreve! Obrigada pelas palavras!

    Responder
  2. Jakeline

    Malu,
    Renasci lendo seus artigos, nasce novas atitudes e um novo olhar para a vida , mais feliz.
    Obrigada!!!

    Responder
  3. Emília

    Olá!

    Gostei muito do texto. É sempre importante lermos orientações para lembrarmos que a vida pode ser diferente a partir das nossas ações.
    Obrigada

    Responder
  4. Manu, é engraçado como, mesmo não nos conhecendo pessoalmente, sinto como se quando leio seus textos você estivesse na minha frente falando cada palavra e frase neles escritos, para mim. Pretendo levar esse guia de Como Criar a Felicidade Diária comigo, de agora em diante e permanecer sendo grata à todas as coisas que me fazem bem.

    Muito obrigada por tocar minha alma com suas palavras, o bem q fazes às pessoas não há dinheiro no mundo que pague!

    Responder
    1. Muito boa sua observacao final ; ” A Felicidade só existe hoje.Nao há espera. Se você nao está feliz hoje, entao você nao está feliz”. Nao devemos gastar nossas energias em funcao de uma feliciidade futura.Devemos estar felizes pelas simples coisas que a vida oferece.
      Obrigada Manuella por me fazer a refletir e buscar dentro de mim valores que fazem a diferenca.
      Beijos e que Deus te ilumine sempre,
      Marcia dos Santos Peterek

      Responder
  5. sandra

    Obrigada pelo seu post me sinto inspirada e renovada cada vez que vc posta ,a credito que Deus sempre coloca as pessoas certas no nosso caminho quando estamos se sentindo perdi dos sem sentindo mais a final e se perdendo que nos encontrarmos e que decobrimos maravilhosa s qualidades sobre nós bjs

    Responder
  6. Franciele Vieira

    Muito boas suas dicas, vou começar a exerce-las, bjo!

    Responder
  7. Marcele Andrade

    Adorei o texto! Tem tudo a ver com o que penso!
    Ah… feliz aniversário atrasado!!! 😉

    Responder
  8. Andreia Soares

    Manu sua linda, que msg linda e inspiradora. Eu tbm escolho a Felicidade todos os dias e creio que ela está dentro de mim, pois Cristo Jesus me dá está paz e alegria que o mundo oferece através de ilusões. Deus te abençoe e te dê cada dia mais sabedoria para escrever aos seus leitores. Um super, hiper bjim em seu coração.

    Responder
  9. Gina Melo

    Meu primeiro agradecimento no dia será por ter recebido seu email !
    Através dele pude perceber o quanto estou envolvida na correria da vida e sem aproveitá-la.
    O que mais me envolveu em suas palavras foi a delicadeza. Obrigada por ser especial. Bjins.

    Responder
  10. Vou experimentar as dicas já! Sou muito grata pelas suas palavras. Seu blog foi um achado precioso.

    Responder
  11. Rodrigo

    Adorei seu site. Minha sogra morreu anteontem e o clima esta triste e pesado aqui em casa,até meu filho de dois anos q ñ entende direito esta estressado, esse post seu me fez lembrar de como é bom ser feliz, pois sempre tento ser um pilar p minha esposa. Você esta de parabens, continue ajudando as pessoas, sempre vou dar um passadinha. Tudo de bom e muito obrigado.

    Responder
  12. Camila

    Não sei como demorei tanto tempo pra encontrar esse blog. Que texto mais maravilhoso num momento em que estou precisando tanto. Vou adotar a ideia de agradecer por três coisas todos os dias – às vezes eu me esqueço de tudo o que a vida me dá de bom e foco nas coisas ruins. Seu blog é sensacional, Manu! Parabéns pelo trabalho maravilhoso.

    Um beijo!

    Responder
  13. Maysa Araújo

    Sempre que leio seus textos, as coisas voltam a ter algum sentido por aqui. Beijão

    Responder
  14. Eloá Kalina

    Adorei o artigo, amei seu blog, estou viciada, estou viciada na felcidade também.

    Responder
  15. Ana Paula

    Acredito que temos que buscar a cada dia o amor a Deus e ao próximo para encontrarmos a felicidade.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    Responder
  16. Andrea F J Almeida

    Oi Manu, li esse artigo hoje e ele me ajudou muito a perceber algumas coisas que estão acontecendo comigo, perdi meu pai em fevereiro e por ser a véspera do dia dos pais estou num momento muito triste, meu pai era meu amigo, meu exemplo, meu porto seguro… Mas sei que ele está junto de Deus e com minha mãe a quem ele tanto amou, e num lugar bem melhor que nós. Suas dicas pra criar a felicidade diária vão sim me ajudar a sair desses dias tristes e seus artigos sempre me dão um incentivo para ser melhor… bjs e fique com Deus!

    Responder
  17. Carolina

    Oi, Manu!
    Suas palavras me lembram muito a filosofia budista de Nitiren Daishonin.. Você segue essa linha do budismo?

    Gosto muito do teu blog e sempre venho aqui pra me inspirar um pouco. Um grande abraço e que a felicidade continue sendo uma constante em sua vida para continuar fazendo o bem a todos a sua volta. 🙂
    Até!

    Responder
  18. Vera Bernardo

    Manu:
    É muito gratificante e acolhedor ler seus textos. A felicidade é criada e sentida por nós. Quantas vezes, mesmo diante de dissabores, permaneço com um sorriso nos lábios, agradecendo a Deus por tudo. Tenho o hábito de dar bom dia as pessoas por onde passo. E muitas vezes, no mais profundo dos problemas, consigo sorrir. Perdi meus pais num prazo de dois meses. A minha mãe, renal crônica, estava hospitalizada, e esperávamos a qualquer momento a sua ida. Eis que meu pai tem um infarto fulminante. Com dois meses exatos de seu sepultamento, a minha mãe faleceu. E faleceu no dia em que completei 50 anos. Fui tão amada por eles, que sigo a minha vida feliz em saber que eles me amaram como ninguém. A ternura dos seus olhares, das palavras que eles me dirigiam, são ações que me acompanham até hoje e me fazem seguir em frente com a felicidade que um dia eles sentiram quando eu nasci. Um grande abraço, Manu. Parabéns pelos belos textos!

    Responder
  19. Manuela Poli

    Olá Manu,
    Comecei à ler ontem o seu Blog, e estou totalmente inspirada e renovada. Descobri que posso ser feliz diariamente. Já ouvi isso de muitas pessoas, mas, na verdade, eu nunca levei esse conselho à sério, sempre achei que a felicidade é uma busca contínua, mas na verdade ela é uma vivência contínua, se é que esse termo não é um pleonasmo!
    Adorei os seus posts que li até agora e estou com sede de mais e mais leituras como as que tive desde ontem! Parabéns pelo seu blog, pela sua iniciativa.
    Eu tenho depressão faz muito tempo, apesar de ser nova. Estou procurando psicólogo pela enézima vez, mas com certeza estas dicas e inspirações que você coloca aqui, farão toda diferença na minha vida daqui pra frente.
    Não pude deixar de salvar seu blog, seguir seu Instagram e te acompanhar diariamente.
    ADOREI! Beijos e muita luz!

    Responder
  20. Sinthia Fernandes

    O ambiente vistoriado já virou uma das coisas que me fazem sorrir, e já está na minha lista! 😀

    Responder
  21. Iara

    Ola Manu, tentei comentar pelo facebook mas nao consegui, enfim, o mais interessante e que tenho lido em uma hora sentada na frente do computador, quase todos os seus posts (exagero), haha, mas li bastante ja, e comecei do nada, numa busca no google sobre coisas a se fazer em NYC, logo abaixo fui clicando em outros posts e outros e estou encantada com as dicas e facilidade de expressao que vc tem. Acabei de compartilhar esse post na linha do tempo de uma amiga que esta precisando se renovar quanto a felicidade interna dela, espero que suas palavras possam dar a ela, o brilho no olhar que me deram hoje, a sua missao nessa vida e linda, continue, seus pontos la em cima devem estar altos, voce consegue fazer seus leitores refletirem. Obrigada por hoje e pelos proximos dias. (desculpe a falta de acentuacao, o computador que estou usando e americano e eu nao faco ideia cade os acentos).
    um forte abraco!

    Responder
  22. Jeruza

    Aceite que os erros e as perdas são sinais que você está viva e é com adversidade que crescemos. A sua vida não é um acidente, você pertence a ela. O que passou já passou e decida que nenhum passado é poderoso o suficiente para limitar você.
    Olá Manu, nada na vida é por acaso, então eu estando num momento turbulento em minha vida, fuçando no meu not, não encontrei seu site seu e-book!!
    Encontrei voce, encontrei uma alma, porque fui lendo, lendo algumas coisas suas,
    e naquele exato momento acolhi sua alma, vibrando uma energia que me contagiou e me deixou numa frequencia melhor.
    Gosto de escrever, porém são trilhoes de coisas que vem na cabeça, muitas coisas e acabo travando o pensamento inicial com milhões de informações.
    Diante de uma tristeza muito grande que estou passando, estou conseguindo reorganizar meus pensamento lendo tudo que escreve.
    Éi sso querida Manu, um grande abraço muita luz pra voce e todos os seus leitores.
    Jeruza Andrade

    Responder
  23. Alessandra Lima

    Amei muito!

    Responder
  24. Dominique Prates

    Que blog mais sensível e maravilhoso. Foi uma sorte e tanta eu achar, você é uma pessoa incrível e bem iluminada espiritualmente, para poder ter o dom de nos motivar, alegrar. Sucesso, você merece. Quero acompanhar esse blog lindo todinho!

    Responder
  25. Claudia Sanches

    Manu, vc não tem noção de como me ajuda, sou grata e iniciei esta nova vida a 3 meses, ainda estou no berçario mas acreditp que chego lá….realmente cada dia é uma luta pra deixar as coisas tristes da vida….mas…
    Grande beijo

    Responder
  26. Willys França

    excelente artigo sobre a felicidade… Gratidão!

    Responder
  27. Ivone Alves

    Boa tarde!Gostaria de agradecer por palavras tão inspiradoras; muito obrigada bjs

    Responder
  28. Anilzia

    Como fazer essa felicidade se estou sempre do lado de uma pessoa negativa

    Responder