Como alcançar as estrelas e definir metas surpreendentes na sua vida

Um dia escutei uma frase que nunca saiu da minha cabeça: “Aim for the moon, that way, even if you miss you’ll still be amongst the stars!” Mire para a lua, dessa forma, mesmo se você errar, ainda acertará as estrelas! E hoje em dia levo essa frase bem a sério, como lema de vida. Sempre gostei de sonhar grande e de querer o melhor para mim, seja na vida pessoal ou profissional. E acho que todo mundo deve seguir esse lema. A vida é curta, vamos fazer dela um paraíso. “Querer é poder minha gente!!”

Não precisa esperar 31 de dezembro para você fazer a listinha de objetivos e metas para o novo ano. Todo dia é dia de começar. Que tal começar AGORA com novas ambições e decisões para o futuro que está por vir? Não existe formula mágica para atingir os objetivos, mas existem alguns passos que podem ajudar a você acreditar que vai conseguir e assim traçar as metas mais definidas.

♡ Pense grande
Se você não sabe por onde começar, ou se você sente que não têm nenhuma ambição, tire um tempinho para você mesmo e deixe a sua mente vagar. Se permita sonhar. Lembra do pequeno principe? Ele morava num planeta bem pequenininho, sozinho e ele morria de vontade de conhecer os planetas distantes, ficava imaginando como seria a vida nesses planetas, quem morava lá, o que eles comiam, se eles eram solitários, até que um dia ele resolveu se arriscar e pegar carona nos cometas. Por isso sonhe, imagine, pense, questione…

Que tipo de estilo de vida você sempre quis ter? Você gostaria de viver em uma comunidade hippie no meio do Brasil, ou num condominio chic em Nova York? Já pensou em fazer um voluntariado na Africa, ou ser a diretora de uma empresa multinacional? Você sempre quis fugir e se juntar ao circo, ou gostaria de iniciar uma cozinha comunitária onde as pessoas podem comer refeições maravilhosamente saudáveis, tudo organico e bem barato? Tente imaginar tudo no estilo de vida de vida que você quer. Será que você dirige um carro ou anda de bicicleta? O seu quarto vai ser em um estilo marroquino, super colorido e dourado, ou minimalista e bem zen? Você tera um marido, esposa, amante, namorada, namorado, um harem? hahahaha. Você tera algum animal de estimação? Que tipo de amigos você gostaria? Pegue um pedaço de papel e comece a rabiscar suas idéias. Não julgue a si mesmo enquanto você escreve, apenas escreva. Você não precisa fazer nada disso se você não quiser, mas apenas vai te dar algumas opções. Em seguida, reduza a coisas que realmente podem virar seu mundo de cabeça para baixo e daí parta para um segundo passo.

♡ O quê e quando?
A melhor maneira de definir uma meta é definir o sucesso com perguntas básicas: o quê? Quanto? e quando? Por exemplo, “ser famoso” não é um objetivo muito delimitado. Como você vai saber que é famoso? Por outro lado, “estar na capa da Rolling Stone em 2012” é um grande objetivo, porque é mensurável. Ou ter 10.000 seguidores no twitter em dois anos.  Então no final desse prazo, caso você não tenha conseguido isso, você saberá. Dessa forma, quando definir suas metas, escolha um período de tempo, e coloque uma estaca no chão para poder medir no futuro e saber se deu certo, se está chegando perto, se deve redefinir sua meta.

♡ Tenha um objetivo que te assusta
Se seus objetivos são coisas chatas como “alimentar o cachorro todos os dias” e “tirar o lixo às terças-feiras”, sua vida vai ser incrivelmente chata. Comece com algo que assusta você! Defina uma meta que irá fazer você engolir a saliva quando escrevê-la. Que tal algo como: “ir para a Áustria em Maio de 2012” ou “começar meu próprio negócio e deixar o meu emprego de escritório chato no final de 2011”. “Abri meu brechó com as amigas” “Deixar aquela criatura que não me faz mais feliz na semana que vem” “Perder 40kg” MEDO! Tremi! Vai fazer você congelar e passar noites sem dormir olhando pro teto. É eu sei, não é fácil, mas o melhor é que quando você menos esperar, vai está acontecendo e vai MUDAR a sua vida. Lembre-se: todas as mudanças são boas.

♡ Faça uma lista de coisas que você quer fazer antes de morrer
Para algumas pessoas definir metas e criar objetivos parece muito chato, muito sério. Que tal se inspirar na lista que eu fiz “ Coisas que você deveria fazer na vida” e fazer a sua lista das coisas  legais que você gostaria de fazer antes de bater as botas? Sei lá, pular de asa-delta, escrever um romance, viver como um boêmio em Paris, correr uma maratona, juntar um milhão de dólares, virar uma chefe de cozinha, ou iniciar uma sociedade de resgate de animais?

♡ Anote tudo
A menos que você escreva, o seu objetivo, é apenas um pensamento solto – e se você  não revêr e  relêr seus objetivos regularmente, você vai esquecê-los. Pegue uma folha de papel bem bonitinha (eu sempre uso papel de carta), para dar gosto de escrever.  E depois coloque em algum lugar que você vai ver o tempo todo. Talvez na parede ao lado da sua mesa, ou na geladeira, ou atras do espelho do banheiro. Você também pode tentar escrever o seu principal objetivo em um pequeno pedaço de papel guardar na sua carteira e claro que vc vai vê-lo sempre que abrir a carteira.

♡ Divida seus objetivos em pedaços
Se você quiser ser uma atleta olímpica, você não vai esperar que uma mágica aconteça e de repente vai receber uma carta dizendo que esta qualificada para as olimpiadas né bonita?  Vai precisar de anos de trabalho e dedicação, até você conseguir chegar lá. Por exemplo, se você quer ser um jogador de tênis olímpico, em primeiro lugar você precisa encontrar um bom professor … então comprar o equipamento … começam a ter aulas … ler livros sobre o assunto … participar de pequenos torneios… arrumar patrocinadores…

Você precisa pensar no passos a fim de fazer o seu objetivo acontecer.  Seja o objetivo que for. Mesmo que seja perder 10kg. Pensar e definir pequenas metas para chegar numa maior, vai fazer seu objetivo parecer muito mais gerenciável e vai ajudar você  a manter o rítmo e não ficar sobrecarregada. Para cada objetivo que você tem, pegue outro pedaço de papel e divida em etapas. Coloque em algum lugar de fácil acesso, e quando você termina uma etapa, marque com X enorme.

♡ Visualize o que você quer
Faça o seu objetivo ser o mais real possível. Por exemplo, você quer visitar Nova York – corte uma foto de você e coloque em uma foto do Central Park. Faça uma colagem de fotos que significam o tipo de vida que você quer – talvez uma bolsa sexy, um lugar dos sonhos, um safari, uma casa enorme. Coloque em algum lugar onde você vai ver o tempo todo. Eu ouvi falar de pessoas que escreveram cheques de um milhão de dólares e colocáram no teto em cima da sua cama e funcionou! =)

♡ Comunique com você no futuro.
Isso eu aprendi com a xuxa, serio gente!!! Hahahaha Em um dos milhares show da xuxa que eu assisti, ela disse que deveriamos escrever uma carta para “o cara la de cima” agradecendo as coisas que ainda estão por vir na nossa vida. Que deveriamos escrever como aquilo ja tivesse acontecido e que tivessemos fé que aquilo iria acontecer. Engraçado como criança registra tudo né? Pois bem, quando eu estava com uns 15 anos e tive minha primeira decepção amorosa, lembrei das palavras sábias da xuxa e resolvi escrever uma carta amorosa pra mim mesmo, agradecendo pelo meu futuro esposo. A loka!!!!!! Escrevi uma carta enorme,  agradecendo pelas qualidades dele (citei todas as que gostaria que ele tivesse, desde físicas a emocionais), pelo jeito que ele me tratava, como viviamos, o que faziamos e  bla bla bla. Bem, guardei essa carta dentro de um livro que tenho desde pequena e a esqueci. Ano passado, quando fui visitar minha mãe no Brasil, ela mandou eu dar uma olhada nas coisas que eu queria levar para os estados unidos e encontrei esse livro no meio dos meus antigos bregueços e dentro ainda estava a carta. Quando comecei a lê, lágrimas rolaram, chorei tanto, mas parecia que estava apanhando. Mas meu choro era de felicidade, pois casei com o homem que sempre sonhei…

O próprio ator e comediante Jim Carrey no começo da sua carreira, em 1990,  fez para si mesmo um cheque no valor de 10 milhões de dólares, pré-datado para o dia de Ação de Graças de 1995, quando sonhava em descontá-lo. Ele andava com esse cheque na carteira pra cima e pra baixo. Detalhe: Carrey recebeu um cachê recorde de 20 milhões pelo filme O mascara no final 1994. Baphô!!

♡ Não  tenha medo dos obstáculos 
Quando você está tentando alcançar algo, os obstáculos são inevitáveis. Mas ao invés de ficar frustado, com raiva, ou pensar que o mundo está contra você, apenas veja como um teste. Você só precisa untrapassar os obstáculos, desviar um pouco e continuar. Pense nas pessoas que conseguiram coisas incríveis e tente imaginar como elas lidaram com os obstaculos. Se inspire!!

Não espere o amanhã para sonhar!!

Mais uma coisa:
Esse blog me proporcionou um aproximação muito grande com pessoas que jamais imaginei conhecer, e apesar de não conhecer pessoalmente a maioria das minhas leitoras, gosto de dividir meus pensamentos e coisas positivas com vocês e claro, adoro esse bate-papo virtual que mantenho com várias pessoas, seja pelos comentários nos posts, por emails emocionantes que recebo, cartas ou mesmo no bate-bola do twitter. Se quiserem continuar com essa interação vou adorar bastante, leio todos os emails que recebo e comentários com carinho e claro, estou no twitter dia todo. hahaha. Por isso se manifeste também!

Muito amor e cupcakes.

♡ Manu

Se você gostou deste artigo, por favor, deixe um comentário e passe para os outros.
Não deixe de compartilhá-lo no Facebook, RT no twitter.
Siga-nos no facebook twitter.
Inscreva-se para receber as atualizações por email.

Deixe um comentário!

16 comentários

  1. Flávia

    Oi Manu, como sempre nos proporcionando dicas especias =)) não tem como deixar de da uma olhadinha no seu blog, sempre surpreendente. Adoooro. beijoos.

    [Reply]

    Responder
  2. Isis

    Manu,
    que coisa linda!

    Ontem de madrugada vi o teu post no twitter que de manhã teria um post no blog. A primeira coisa que fiz foi vir conferir e saiba eu fiquei emocionada com as suas palavras.
    Sou estudante de comunicação e ás vezes tô “viajando” nos meus devaneios aqui e penso: “Eu sou uma louca sonhadora.” kkkk E bate aquele desamino…
    Esse post me fez repensar que eu realmente posso realizar todos os meus objetivos, embora pareçam tão distantes hoje. E que, daqui a alguns anos vou olhar pra trás e pensar que realmente sonhar vale a pena, mas planejar e agir é o que faz a diferença.

    Grande abraço.

    [Reply]

    Responder
  3. Jayne Vituriano

    Garota, sem palavras. tu é fodaa #
    sorry haha’

    Sabe, tudo o que vc falou ae faz um grande, enorme sentido, e me fez despertar de algumas coisas.
    Vc não sabe o bem que vc está fazendo a alguem com essas palavras.
    Adorei o seu post anterior tbm e ri muito. Será eu, com um gringo? uahsuas
    Mais enfim, muito sucesso pra você.

    [Reply]

    Responder
  4. Esther

    Oii Manu

    Bom primeiro quero dizer que adorei esse post.É muito válido de verdade.Também como vc,escrevi uma carta,mas não aprendi com a Xuxa..rs,escrevi la pelos meus 17 anos,pedi um namorado,um amor assim de contos de fadas,e não sei porque quando se é mais nova,sem tanta maturidade,e vivencia do mundo a gente não tem muito medo de sonhar,e acredito que por isso as coisas se tornam realidade.Guardei minha carta dentro de uma minibiblia,e realmente esqueci lá,no meio das minhas recordações.E ano passado eis que conheço o meu atual namorado,isso com 23 anos.Ele chegou na hora que eu mais precisava,me faz muito feliz,me sinto tão amada que as vezes choro de felicidade.É muito doido isso,ele é o que eu sempre procurei,a carta eu entreguei para ele depois de um certo tempo de namoro,ele se emocionou lendo,e o mais curioso é que eu dizia na carta que ia encontrar em um sábado,e foi assim que aconteceu.Estamos juntos a um ano.É essa foi minha experiência,de sem mesmo saber no que ia dar de verdade,comuniquei com o meu futuro e fiz as coisas acontecerem.Não me considero uma pessoa tão determinada assim,acho que falta muito em minha vida,mas ler esse post hoje cedo,me da mais ânimo de viver,conquistar.acredito nisso :´”fé em Deus e pé na tábua”.Parábéns Manu,realmente seu blog alcança vários lugares,até eu aqui ,na minha pacata cidade Poá,em São Paulo.

    bjoss

    [Reply]

    Responder
  5. Natália

    Oi, conheci seu blog ontem e amei. Eu já li boa parte dele. Então, vi que você era do Ceará e você sabe o que dizem né? “Cearense tem em todo canto do mundo!” hahaha Não sou de lá, mas a família do meu pai toda sim! Acho que vim aqui mesmo para contar essa curiosidade – jurando que você está interessada né? rs – e parabenizar por esse espaço. Principalmente pelas listas que você posta, ontem mesmo comecei a fazer as minhas – GENTE AJUDA MUITO! Desejo muito sucesso para ti e mais coisas para descobrir! Beijos de uma natalense!

    [Reply]

    Responder
  6. Fernanda Castro

    Oi, Manu. Descobri o seu blog a pouco tempo e confesso que já estou viciada. Nunca encontrei em um só lugar tantas coisas que eu gosto e tantas palavras boas. Neste post, em especial, não poderia vir em melhor hora na minha vida. Sinto que cheguei a um certo ponto que preciso desligar o automático e repensar em tudo aquilo que realmente quero fazer. Já tenho a mania de escrever tudo em um caderninho que anda comigo para todos os lados. Acho que agora é o momento de ir a luta! Como disseram aqui num comentário: “Fé em Deus e pé na tábua”. Beijos e sucesso!

    [Reply]

    Responder
  7. Amanda Madureira de Oliveira

    Oi, Manu! acabei de conhecer seu blog, atraves de um tweet do @depoisdosquinze, e o primeiro texto que li foi das coisas que deveríamos fazer na vida, e simplesmente me encantei por vc e por tudo que vc ja conquistou.
    Hj pensando em tudo que ainda tenho que fazer pra conseguir meus objetivos, eles parecerão estar longe demais, e parecia que tudo o que eu fiz ate agora nao valeu de nada, eu tenho 18 anos faço cursinho e não sei se a faculdade que vou prestar é a certa, quero poder fazer AuPair mas nao sei quando isso será possivel, ou se terei a coragem para abandonar tudo por aqui e ir para outro país morar com outra familia.
    Este seu texto, digamos, que era tudo o que eu precisava ouvir hj. Foi como aquelas palavras de amigo que quando vc ta pra baixo vc precisar ouvir para se reanimar, pra saber que se eu batalhar bem forte e desejar profundamente as coisas vão se REALIZAR.
    Muito Obrigada, não conheço voce, mal conheço seu blog, mas continue escrevendo dessa forma, e inspirando milhares de pessoas.
    Eu vou sonhar, e vou ter medo do meu sonho. Porque eu vou vencer ele, e quem sabe daqui 5 anos eu posso dizer novamente para vc que conquistei muitos objetivos e ja planejei muitos outros e bem maiores!
    Obrigada Manu.

    [Reply]

    Responder
  8. Andréia Esteves

    Olha, amo seu blog, sempre que posso faço uma visitinha, suas mensagens nos faz sonhar, lutar e acreditar, parabéns, que Deus abençõe sua vida em tudo, pois você merece tudo de bom, mais tudo mesmo. um grande beijo.

    [Reply]

    Responder
  9. Gih

    Amei sua frase.. já aderi para a minha vida rs
    ótimo post
    Está tendo sorteio de um brinco de prata no blog!
    participa
    kisses

    [Reply]

    Responder
  10. Marivone

    Manu, fiz essa da carta, mas a minha foi descrevendo o homem que gostaria de ter a meu lado. Lembro exatamente de colocar até coisas como “amar rock e detestar jogar bola e saidinha com os amigos”. Num é que achei? hauahua Não lembro se foi a Xuxa, mas lembro que fiz. Adorei esse post. bjus

    😉

    P.S: Não comento tanto, mas leio sempre, viu?

    [Reply]

    Responder
  11. Luíza Hesketh

    Manu, você é uma inspiração, adoro seu blog!

    [Reply]

    Responder
  12. jessica

    Manu, faça mais dicas! Toda vez que vc faz posts como esses jogo no meu facebook e o pessoal curte, lê e agora viu? Eu mesma devoro e gosto muito! Gosto do modo como vc escreve e principalmente de como vê a vida…é muito feliz e cativante, vc é ótima!
    beijinhos

    [Reply]

    Responder
  13. mônica

    Manu,
    Sempre surpreendente.
    Hj aqui no meu trabalho eu parei tudo o que estava fazendo e sai a caça de fotos de lugares para fazer colagem…kkkk..foi demais.
    A minha primeira colagem foi París…demais..demais….
    Vou fazer mais, estou com varias na minha cabeça de lugares quequero ocnhecer, dentre outras coisas.
    Eu acredito que devemos escrever sim, e Deus tem poder para realizar todos os desejos do nosso coração. Se eles acontecem, é pq é da vontade Dele.

    Fica com Deus sempre….

    Bjus

    [Reply]

    Responder
  14. Hevoise Papini

    Lindo texto, Manu! De uma preciosidade infinita!

    Obrigada!
    Hevoise

    [Reply]

    Responder
  15. Thayná Almeida

    Adoro seu blog! Essas dicas sao o que eu precisava, era tudo o que eu precisava ler! Agora ja tenho que botar em pratica hahahahhaha

    Sonho alto, muito alto… e sempre que compartilho com as pessoas o que quero fazer, elas dizem que é impossível, fazem aquela cara de quem nao acredita, dizem wue eu sonho alto demais… Se fosse pra sonhar baixo eu me contentava com a realidade, né?

    Espero conseguir seguir as dicas e colocar tud em praticar, ir em sca dos mrus sonhos. Naopara provar aos outros que sou capaz, mas pra provar a mim mesma que eu posso tudo!

    [Reply]

    Responder
  16. Louise

    Oi, passei a visitar seu blog a uns 3 meses, adoro o fato de você ser gente como a gente, ser normal (como eu), legal e divertida, não uma modelo magéeerrrima. Bom, tenho 16 anos e adorei esse post, porque mesmo faltando 1 ano e meio para o vestibular e blablabla, eu tô muito afobada com tudo que parece ter caido nos meus ombros. Esses dias criei um lista de coisas que quero ter feito até o fim do ano, e uma lista de coisas pra fazer depois que estiver no emprego dos meus sonhos, me ajudou a reforçar isso, me ajudou a aprimorar minhas ideias. (Desde ontem estava com vontade de entrar no seu blog…). Como sempre digo, as coisas acontecem porque tem que acontecer. Obrigada, e sim, continue com esses posts, e com as conversas mais que interativas.
    beeijos, Louise.

    [Reply]

    Responder