Não existe idade para começar de novo

"Você nunca é tão velho para ter uma nova meta ou para sonhar um novo sonho..." - C.C. Lewis

"Você nunca é tão velho para ter uma nova meta ou para sonhar um novo sonho..." - C.C. Lewis

A vida nos dá tantas opções, porque seguir apenas um caminho? Acho que não existe prazo de validade ou limite para sonhar e acreditar que pode fazer coisas diferentes. Se tudo que você tem feito não tem dado certo, ou não é da forma que você queria, ou não te faz feliz, então pare tudo, e comece de novo, de uma outra maneira.

Eu tenho 31 anos e já mudei de caminho várias vezes. Quando saí do segundo grau fui estudar turismo e logo comecei a trabalhar na área, primeiro foi com eventos, depois em agência de viagens e essa experiência me serviu pra ter certeza que eu não gostava do turismo e com 23 anos, tive que começar de novo. Entrei pra Universidade, fui estudar Comunicação, estagiei, trabalhei na area. Primeiro foi a TV, depois no jornal, depois fui pra área de Relações Públicas. Tentei um pouquinho de tudo, para ter certeza que estava no caminho certo. O jornalismo me abriu portas e me mostrou novos horizontes. Fui pra Europa, vim parar nos Estados Unidos, mas aqui me apaixonei por outras disciplinas, senti que poderia caminhar uma estrada diferente. Em DC fiz um mestrado que me deu novas idéias e me envolveu com as causas sociais e o desenvolvimento enconomico dos paises da America Latina. Hoje eu estou bem longe do jornalismo, trabalho com projetos sociais e amo o que faço. Mas e amanhã? Eu ainda não sei, vou me preocupar quando o amanhã chegar.

Quando nós envelhecemos, temos a tendência de começarmos a fazer a pergunta: “quantos anos é velho demais para começar de novo?” Esta é uma pergunta válida, mas com uma resposta muito simples: NUNCA.  Mudanças podem ocorrer a qualquer momento, e mesmo uma nova carreira pode apresentar uma maneira fresca de abordar a vida. Por isso lembre-se:

Sonhos nunca envelhecem. A nova carreira apresenta novas oportunidades, e se você teve um sonho de ter sucesso em uma nova área, nunca é tarde demais para mudar de marcha. O que importa é que você aborde seu sonho de forma realista e com motivação para ter sucesso. Por exemplo saí do turismo e fui estudar de novo pra me tornar jornalista, me apaixonei por economia e politica e fui fazer um mestrado pra me dar mais conhecimento na área.

Nunca é tarde demais para atingir as metas. Como seres humanos, tendemos a dar datas de vencimento em nossos objetivos. Não existe uma regra que deve ser assim ou assado. Hoje em dia não existe mais esse lance de ser velho pra estudar, pra começar, pra mudar de carreira. Quando eu estava na Universidade de Jornalismo, eu tinha um colega de classe que tinha 49 anos, era casado e tinha uma filha da minha idade, ele vinha da area de finança mas sempre sonhou em ser um jornalista. Resolveu arriscar, era o melhor aluno da sala e no final do curso foi convidado por um professor a trabalhar no jornal do estado. Sempre que falo com ele , esta ocupado fechando a materia, mas tem aquele sorriso enorme no rosto, de realização.

Identifique as metas que deseja alcançar e, em seguida, liste as maneiras que você planeja para alcançá-la. As vezes o caminho é dificil, mas desistir não é uma opção. Quando estava buscando meu emprego na área que eu queria aqui em DC, tive uma oportunidade de conversar com uma pessoa mais experiente na área que eu queria entrar, mas infelizmente essa pessoa, tinha uma mentalidade atrasada e pequena. Eu estava acabando meu mestrado, cheia de planos e sonhos, ate que essa pessoa pegou meu CV, olhou pros meus olhos e disse: “Mas você já tem 30 anos, é da área de comunicação e agora quer mudar de carreira? Você não acha que está um pouco velha pra isso?” Fiquei sem palavras, naquele momento nem consegui lembrar que tinha terminado um mestrado, que já tinha feito alguns estagios e passei dias com aquela negatividade na minha cabeça. Me achando “velha” e frustada. Até que “um anjo” chegou pra mim e me disse, “Boba, agora que tua vida ta começando” Eu já tenho 65 anos e acabei de mudar de carreira e sou a pessoa mais feliz do mundo. Vai em frente que você vai conseguir.” E deu certo gente!!! Não se deixe abater pela primeira pedra no seu caminho.

A experiência é importante. Há sempre uma necessidade de experiência no Mercado de trabalho. Como funcionário experiente, você pode começar uma nova carreira e trazer consigo uma riqueza de conhecimento e experiência de um novo funcionário pode não ter ainda. Use isso a seu favor. Por exemplo na minha nova carreira o fato de ter sido jornalista me ajuda a escrever bem os projetos e me relacionar melhor com as pessoas.

Caso você tenha mais de XX anos, seja criativo, inove, tente aprender algo com as pessoas ao seu redor e também se sinta e faça efetivamente parte do time. Não fique repetindo…”no meu tempo”. O seu tempo é HOJE!! Seja mais ousado e se predisponha a assumir riscos, buscando o equilíbrio para não transformar a luta por novas oportunidades em sofrimento

Se você gostou deste artigo, por favor, deixe um comentário e passe para os outros.
Não deixe de compartilhá-lo no Facebook, RT no twitter.
Siga-nos no facebook twitter.
Inscreva-se para receber as atualizações por email.

 

 

Deixe um comentário!

14 comentários

  1. Loma Sernaiotto

    E lá vem outro post com um timing impecável: acabei de dar uma guinada na minha vida, uma mudança de área brusca, mas que está me fazendo muito feliz! De publicidade para a área de cosméticos e estética! E ano que vem vou começar a estudar moda, que é um sonho! <3 Excelente post! Espero que possa guiar muita gente que anda perdida ou com uns preconceitos na cuca!! Kiss!

    [Reply]

    Responder
  2. Maria Elvira

    Adoro seus textos Manu! Parabéns! 🙂

    [Reply]

    Responder
  3. thayná

    posso pedir um texto por aqui mesmo? sobre adolescência. você já passou por isso e seus textos são tão inspiradores… sei lá, sabe quando você sente que não está aproveitando ela? muitos dizem que é a melhor fase da vida e eu sinto como se fosse indiferente pra mim, nao está sendo nada demais, nao aproveito parece. me sinto atrasada em relação aos meus amigos sabe… bom, é isso! ps. aaaaaaamo seus textos!

    [Reply]

    Responder
  4. Marivone

    Ai… Esse texto é minha cara! Total identificação, viu? Fiz Jornalismo, atuei na área e fui bem sucedida e feliz no que fiz. Aprendi muito e acabei me apaixonando por Direito. Hoje estudo Direito, próximo de me formar. Estou muito confortável com minha decisão de buscar minha nova paixão.No início foi difícil. Doeu muito. Mas, passou!

    bjusss
    😉

    Recomendo a todos: sigam seus sonhos!

    [Reply]

    Responder
  5. CAROL

    Valeu, Manu. Estava precisando ler algo assim. 🙂

    [Reply]

    Responder
  6. Carol Gomes

    Olá Manu…
    Essa é a 1 vez q comento no seu blog, não pude deixar de registar como foi incrivel esse post!
    Estou passando justamente por um momento de desilusão com a carreira q escolhi pra mim e parece q o mundo vai desabar nos meu ombros…sou jovem, mas ficou pensando, poxa, tantos anos de estudo pra agora me dar conta de q não era isso q eu queria?!sabe, lendo o seu texto, me ajudou a perceber q nunca é tarde pra mudar, pra fazer o realmente gosta….é bom encontrar apoio de onde a gente menos espera! Valeu Manu…obrigada por esse texto tão inspirador!
    bjo

    [Reply]

    Manu ♥ Reply:

    Ola Carol,
    que bom que gostou do post e do blog. Eu so a prova que nunca devemos desistir e se deixar abater pelas mudancas da vida, porque no final tudo se ajusta e dar certo.
    beijos
    manu

    [Reply]

    Responder
  7. DAniele Bruna Vanzuit Mayer

    Adorei a materia, eu infelizmente ate hoje sinto muito medo de apostar em uma carreira, quanto terminei o colegial queria muito fazer faculdade de dança, amo a dança, acho magico os movimento as expressoes que fizemos com o corpo, mas enfim por comentarios acabei desistindo, sou muito influenciavel……….hoje nao apostei em nada, sou mae, esposa e infelizmente nao tenho uma profissao, sofro por isso.

    [Reply]

    Responder
  8. Jess

    adorei o texto!
    concordo com tudo, tbm já desisti de mta coisa mtas vezes ^^ Só pra buscar a felicidade….

    bjssssss

    [Reply]

    Responder
  9. Mônica

    Nem fala Manu,
    eu me entrei pra facul de Administração Hoteleira, estava fascinada com a area de turismo, hoteis etc…ate que..pah!!!! não era nada disso, só ilusão. Mas como fiz ADMINISTRAÇÃO COM ENFASE EM HOTELARIA, pude aproveitar em outras areas a administração.
    Hj eu trabalho com Comércio Exterior e ainda não fiz nenhum curso na area, cai de paraquedas e gostei.

    E tenho 33 anos…..nunca é tarde e qdo se confia em Deus, Ele te leva para lugares que vc nem sonha, melhores que os nossos sonhos.

    🙂

    [Reply]

    Responder
  10. karine de araujo

    adorei… tudo que preciso!

    [Reply]

    Responder
  11. Thais Campioto

    Nesse exato momento Deus colocou sobre mim essa página … Como uma luva, todas as palavras serviram para mim… Agora é hora de colocar a mão na massa… e iniciar o plano de mudança….Suas palavras parece que entraram em mim e me deram uma coragem que não sabia onde estava…. Informarei sobre os próximos passos!! Adorei!!! Virei sua fã!!

    [Reply]

    Responder
  12. Patriciapat

    Maravilha! Adorei seu blog e preciso urgentemente de uma renovação , mesmo que signifique começar de novo com 40 anos ! bjs

    [Reply]

    Responder
  13. Aldenir Araújo

    Sempre podemos começar a qualquer momento e alcançar o que desejamos, mas temos que continuar tentando e nunca desistir. Nunca é tarde demais para começar de novo.

    [Reply]

    Responder