Coisas para fazer sozinho

andando_sozinha_ambiente_vistoriado

Ilustração de EvgenyAverin

Recentemente foi o Valentine’s day aqui nos Estados Unidos e várias amigas estavam meio deprê por que estão sozinhas. Conversando com uma das minhas BFF sobre isso, eu mandei o link Como gostar de estar sozinho para passar uma motivação. E depois de  ler o texto e assistir o vídeo, ela resolveu sair num date com ela mesma e teve um dia excelente.

Fazer as coisas pra si mesmo pode ser intimidante, e dependendo da atitude, pode ser muitas vezes solitária. Mas, com o estado de espírito certo, fazer coisas sozinho, pode ser um desafio e também muito libertador. Independentemente do tipo de pessoa que você é – social ou anti-social, popular ou um chá de cadeira, e todas as diversas variações, tentar fazer coisas para si mesmo, lhe permite se auto-conhecer.

Por isso eu selecionei uma lista de coisas que acho que você deve tentar sozinho:

Ir a um bar

Para algumas pessoas, ir a um bar sozinha é uma versão do inferno, mas eu prometo a você que não é tão ruim quanto você pensa que é. Ir a um bar sozinha é uma boa maneira de sair da sua zona de conforto e você provavelmente vai aprender que nem sempre as pessoas são chatas. Você também vai provavelmente encontrar algumas pessoas que também tiveram a coragem de sair sozinho. Dica: Sorriso e dizer oi. E se isso não funcionar, bem, os bartenders são algumas das melhores pessoas que eu conheço.

Cozinhar uma refeição extravagante

Se você mora sozinho como eu, ou sua família esta viajando e você ficou só em casa, geralmente quando decide dar uma de cozinheira, a maioria das refeições provavelmente não levará mais 30 minutos pra ficar pronta. Muitas vezes é só dar uma esquentadinha, descongelar e tá pronto a gororoba, porque você não tem ninguém para impressionar. Mas não há nada mais gratificante do que tirar seu tempo  para fazer um jantar espetacular pra você mesma (se possível com direito a entradinha e sobremesa). De vez em quando se paparicar é muito bom. Eu gosto de pegar alguma receita que nunca tentei antes, separo cuidadosamente a lista de compras e já começo a curtir o dia fazendo as compras no supermercado. Antes de cozinhar tomo um banho gostoso, já acendo umas velas, coloco a minha playlist favorita e tento abstrair do stress e dos pensamentos chatos do dia. Cozinhar pode ser uma terapia gostosa, além do mais, você está treinando pra quando for cozinhar pros amigos, pra família ou pro amor.

Ir ao cinema

Essa é o tipo de atividade que pode provocar uma certa ansiedade nas pessoas. Mas é tranquilo gente. Eu adoro ir ao cinema em geral. Acho que tento ir uma vez por semana, seja com amigos, com o love ou sozinha. Sai do trabalho, pego minha pipoca e me divirto horrores.  Minha dica: tente uma vez ir ao cinema sozinha, e então tente novamente, você vai aprender a apreciá-lo.

Sair para uma longa caminhada

Eu moro perto de um parque onde tem os monumentos aqui em Washington, DC. E uma dos meus programas favoritos quando começa a esquentar é dar uma volta sozinha no parque. Eu nem preciso dos meus fones de ouvido, só gosto de andar, observar as pessoas e aproveitar a vida. A paz de espírito que você tem ao sair pra uma caminhada sozinha é excelente para o corpo, para a mente e o espírito. Você realmente vai apreciar o mundo ao seu redor, e vai viver o momento.

tumblr_lfi3n0sDA51qczvmbo1_500_large

Fazer compras

Sinceramente eu prefiro fazer compras sozinha. Não entendo esse povo que precisa sempre de alguém do lado, até quando vai comprar calcinhas. Fazer compras deveria ser uma experiência relaxante. Você começa ao decidir quanto tempo vai está fora de casa (se vai ser duas horas, a tarde, o dia todo) , e que lojas quer visitar, além de poder experimentar quantas roupas você desejar, sem se preocupar se está atrasando a outra pessoa.

Ver um show ao vivo

Eu gosto de ir pra shows acompanhada, mas nem sempre as pessoas tem a mesma disponibilidade pra me acompanhar para todos os shows que eu quero. Até porque eu moro do lado do meu club favorito e praticamente todo dia tem show por lá. Então comecei a ir com mais frequência sozinha. E notei que quando estou vendo um show ao vivo, provavelmente vou estar ao redor de pessoas que compartilham alguns dos meus interesses e por isso estar num show sozinha é uma maneira muito fácil de conhecer novas pessoas. E olha, o show pode ser tão bom que você nem mesmo vai perceber que está sozinho.

Viajar

Eu adoro viajar sozinha. Algumas pessoas estranham. Sozinha??? Sim amiga, sozinha da silva. Já fiz isso três vezes (excetuando as viagens a trabalho, claro). A primeira foi quando eu tinha uns 25 anos. Foi a segunda vez que saí do Brasil, eu e minha mochila. Passei três meses na Europa e me valeu por 20 anos de terapia. Foi muito interessante porque foi uma viagem dupla: pra fora e pra dentro. É muito bom sair da sua terra, onde você domina todos os códigos, e enfrentar a vida sem muita grana, sem saber direito como proceder em determinadas situações, e assim, aos poucos, descobrir a si mesmo, seus medos e sua coragem. Sim há três anos fui a Barcelona sozinha, e foi ótima a viagem. Viajar acompanhada é bom, muito bom, mas depende da companhia também. Eu sou muito independente, gosto de andar, andar, me perder, falar com as pessoas na rua, sentar nas praças, dar comida pros animais (é eu sei que não é permitido), gosto de comer bagulho, tirar fotos. Pra mim só tem o lado bom de viajar sozinha, você entra num museu e fica o tempo que quiser. Não precisa negociar nada. Tem todo o tempo do mundo. Quer pegar um metrô e ir para o outro lado da cidade? Ninguém te impede, ninguém te apressa, ninguém te julga. É o suprasumo da liberdade. Pois se a pessoa não tem teu rítmo a viagem fica muito chata. Estar só também é estar bem acompanhada.

Deixe um comentário!

18 comentários

  1. Carolina

    Muito bom estar sozinha e conseguir apreciar a melhor companhia que é a sua própria.
    Queria muito um dia fazer uma viagem dessas de mochilão pra um lugar distante sozinha. Deve ser um baita aprendizado!

    Responder
  2. Jess

    são boas dicas. eu gosto mto de ir ao cinema, fazer compras, caminhar… antes de casar eu vivia sozinha e fazia quase tudo sozinha eu mesma. Sei o qto isso é importante, pq te ajuda a descobrir você mesma, como vc disse!

    Responder
  3. Andreia

    Adorei as dicas. São todas fantásticas. Acho que vou seguir os conselhos e pôr em pratica algumas delas. Especialmente a quarta a contar do fim. x3

    Responder
  4. Anna

    A única coisa que eu não fiz sozinha dessa sua lista é ir a um bar, acho que tenho que reunir um pouco de coragem a mais pra isso:)

    Responder
  5. Helena

    Estar só em alguns momentos ajuda a relaxar e a pensar melhor sobre a vida…

    Amei o texto.

    Responder
  6. Carol

    Nossa, lendo seu post percebi quanto eu dependo das pessoas 🙁 nunca fiz NENHUMA coisa dessa lista sozinha. Talvez seja pois quando planejo de ir sozinha acabo convidando minha irmã, mas às vezes parece que preciso de um tempo para mim. Tanto para uma caminhada ou ir as compras.
    Bj e amo seu blog <3

    Responder
  7. Jayne vituriano

    Muito boa as dicas, irei mostrar para minhas amigas solterinhas rs

    Responder
  8. Carolina

    Eu estou sempre sozinha… com minha Bichinha (chihuahua).
    Meu marido viaja tantoooo que posso me considerar a maior parte dos meus dias so.
    Otimas dicas, eu tb adoro aproveitar da minha propria companhia.
    PS: Amei a nova cara do blog. “Brava! Complimenti”!
    Bjs

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Carolina, fico feliz que gostou do novo layout do blog!
      beijos ❤

      Responder
  9. Lilian S. Cardoso

    Eu simplesmente amei as dicas, Manu. Pretendo começar com: ir a um museu sozinha, me aventurar pela cidade e assistir a um filme com a minha melhor companhia: eu mesma!

    Responder
  10. Mariana

    Manu.. Concordo com você! Muitas coisas são até melhores se feitas quando estamos sozinhos- compras, por exemplo.
    No Brasil eu dependia de amigo(a)/ namorado até para ir ao banheiro mas aqui tive que aprender a aproveitar as coisas sozinhas. Cinema, shows, compras, museus, monumentos, feiras… Já fui em TUDO sozinha e recomendo 🙂

    Responder
  11. Bárbara S.

    Sobre o show você falou exatamente o que sempre digo! Show é algo que você estando acompanhada ou não, seu foco é lá na frente.. então não faz muita diferença estar acompanhada, ou não!
    Adorei o post, odeio depender dos outros, não deixo de fazer quase nada por ter que fazer sozinha…
    Bjs

    http://shoesandshows.blogspot.com.br/

    Responder
  12. Dulce

    Viajar sozinha.

    Responder
  13. Tamilesq

    Ai super curti, estou num momento de ficar em casa (vulgo desempregada) e vou seguir estas dicas sim, o namorado trabalha e vai ser bem legal sim dar umas voltas por ai sozinha, e curti mais estes momentos com estas dicas! adorei meeesm.

    Responder
  14. Erika

    Olá! Adoro o seu blog, de vez em quando dou uma passadinha para ler. De toda a lista, a única que ainda não fiz sozinha é ir a um bar e cozinhar algo extravagante. Já fui ao cinema assistir a algo que várias pessoas diziam ser um porre (e não foi!), já passei 15 dias estudando em Londres sozinha e passeando, indo onde queria e quando queria, sem segui agenda dos outros, e foi também uma sensação de liberdade e autonomia incrível!

    Responder
  15. cristiane alves

    Primeira vez que visito o seu site, cheguei aqui pela página do face da Airbnb que tem um link para o seu site. Parabéns pelo trabalho. Já está nos meus favoritos o seu blog. Nunca viajei sozinha, por medo. adoraria ver um post falando da experiência de viajar sozinha. Beijos

    Responder
  16. Vanessa Biana

    Manu! Tb adoro fazer as coisas sozinhas de vez em quando! É muito bom poder mergulhar no nosso interior! É uma viagem enriquecedora! Valeu pelo texto inspirador!

    Responder
  17. Steh Rocha

    Amei a matéria, pq adoro fazer estas coisas sozinha!
    A percepção é taoooo diferente!

    Responder