Carta aberta aos meus leitores

Dois anos se passaram desde que criei o Ambiente Vistorido. Quando comecei o blog, jamais imaginei que iria crescer e que eu iria encontrar tanta gente disposta a interagir comigo, seja por aqui, pelo email, facebook, pelo twitter, os links pro blog, as recomendações para os amigos. Agradeço de coração, por tudo isso.

Aqui no blog falo de mim, da minha vida nos Estados Unidos, das viagens, das coisas que eu gosto e o que me motiva. Não me preocupo muito com rótulos, de tentar escrever sobre um tema especifico, seguir um “padrão” e assim vou levando o blog sem muitas pretensões. “Antes eu só tinha um compromisso comigo mesma: expressar-me. Agora eu sinto que tenho um compromisso com todos aqueles que visitam o blog todo dia”.

Eu acho que a internet é um lugar democrático e aberto e quando você escreve num blog está sujeita a tudo, porque cada pessoa tem um jeito diferente de pensar. E eu não estou aqui pra agradar a todo mundo, claro!!  Eu queria que vocês soubessem que, muitas coisas que eu penso estão registradas neste blog, mas que nem tudo que eu penso está aqui. “Tirar conclusões é um exercício mental interessante, mas evitem as precipitações e os julgamentos vazios”.

Mas enfim, recentemente um comentário me intrigou, onde a leitora me perguntou: “ Vc tem vergonha de ser Brasileira? Não gosta de nossa cultura? Poxa você diz que não gosta de carnaval e fica fazendo post sobre halloween ! Agora que você vive nos Estados Unidos passou a pensar como os americanos mais do que como brasileira(…)

O mais legal de ter um blog, para mim, além de poder dizer o que penso, é conhecer vários pontos de vista e diferentes perspectivas pelos comentários que deixam ou pelos emails que recebo. Apesar de morar fora do país, por opção, eu tenho orgulho de ser brasileira e não acho que nunca demonstrei no meu blog minha falta de amor ao Brasil. Realmente eu não falo muito do Brasil, nem de bom e nem de ruim. Não ressalto muito a cultura brasileira, ou as coisas que sinto falta morando fora do país e até deveria escrever um post sobre isso. Porque mesmo gostando de morar no exterior eu sinto falta de muita coisa do Brasil (como as pessoas, a comida, a música, a cultura).  Mas eu não vejo muito espaço no meu blog pra falar do Brasil, porque esse não é meu foco e nem a minha realidade.

Eu já moro fora do Brasil ha quase 5 anos, antes de morar nos Estados Unidos eu morei na Europa e hoje em dia vou ao Brasil apenas para visitar a família e os amigos.  Mas o fato de morar fora, não subiu a minha cabeça não, na verdade acho que “abriu os meus olhos”.  Apesar de não estar fisicamente no Brasil, o Brasil está mais presente na minha vida do que muitas pessoas imaginas. Fiz um mestrado onde meu foco era economia e política na America latina, trabalho com projetos econômicos relacionados ao Brasil, tenho contato direto com projetos sociais, urbanização, infra-estrutura e saneamento. Leio todos os dias os jornais nacionais online e tenho a assinatura de algumas revistas brasileiras aqui no exterior. Até a novela de vez em quando eu assisto e tento ficar atenta as coisas que me interessam, como política, economia, os novos trends –tipo o a Gaby Amaranto, que agora esta fazendo o maior sucesso por aí. Mas como comentei o foco do meu blog é outro, então eu deixo a minha opinião pessoal sobre esses assuntos pra ser discutida numa mesa de bar com os amigos.

Claro que tem coisas que me orgulho muito do Brasil, da multiculturalismo que não se encontra em todo lugar, da culinária excepcional, do povo ser tão aberto e alegre, da música que é reconhecida mundialmente, do fato do Brasil ser a quinta maior economia do mundo, entre outras coisas maravilhosas.  Mas também não concordo em várias coisas no Brasil,  como a alta taxa de criminalidade, problemas com o sistema de educação pública, as taxas altíssimas que estão embutidas nos produtos, e apesar da desigualdade no Brasil ter atingido o menor nível nos ultimos 50 anos, entre 128 países pesquisados pelas Nações Unidas, o Brasil ainda tem a décima maior desigualdade social, ou seja, tem muito chão pela frente. O carnaval para mim, nunca foi tão interessante.  Eu saí do país por uma questão pessoal, pra buscar outras oportunidades na minha vida pessoal e profissional que eu não encontrava em Fortaleza. E hoje em dia me considero uma cidadã do mundo e tento incorporar diferentes culturas na minha vida. O mundo é muito grande minha gente, e não nascemos com raízes, eu acho sim, que todo mundo deveria ter ao menos uma experiência internacional na vida.

Claro que gosto dos Estados Unidos, já moro aqui ha quarto anos, sou casada com um americano e dizer que não gosto daqui seria uma hipocresia. Me adaptei a cultura que me abraçou. Mas nem por isso não deixo de sonhar em um dia morar na Europa novamente, quero fazer meu doutorado na Asia e quem sabe um dia me aposentar em alguma praia do Ceará (porque pra mim não existe praias mais bonitas). Mas ninguém sabe o amanhã, não é verdade?!

Bem acho que é isso! Boa semana para vocês!

Manu

 

Deixe um comentário!

19 comentários

  1. victória rocha

    vem pro ceará, vem! HEHE
    nossas praias são as mais lindas mesmo, você tem bom gosto! HEHE

    http://www.blogtodoestilo.com/

    [Reply]

    Responder
  2. Fabíola

    Olá!
    Acho que só comentei no seu blog uma vez, mas estou sempre por aqui lendo alguns posts.
    E depois desse, resolvi dar minha opinião.
    Acho legal você ter feito esse post, porque infelizmente tem pessoas que gostam de julgar os outros precipitadamente e criticar só pra incomodar.
    Eu acho que se fosse comigo, não teria paciência pra me explicar com gente limitada hehehehe
    Se a menina não gosta dos Estados Unidos ou do seu modo de pensar, acho que seria mais fácil ela fechar o blog e não entrar mais, né?
    O espaço é seu, e a partir do momento que vocês não está ofendendo ninguém você posta o que você quiser e bem entender.
    Se a pessoa não gostou, não comente, oras!

    Bjs!

    [Reply]

    Responder
  3. Renata

    Manu!!! Adorei o post, resumiu tudo!! Parabéns e eu continuo lendo o seu blog sempre. Quero que saiba que você foi uma das pessoas mais importantes que conheci e que me impulsionaram a seguir em frente por aqui. super beijo

    [Reply]

    Responder
  4. Ana

    Manu, acompanho seu blog já faz um tempinho e acho muito legal você ter “respondido” essa leitora com uma carta aberta.. porque se fosse eu, eu acho que nem responderia. Eu nunca achei que você em algum momento falou “mal” do Brasil ou algo assim, e por não ficar falando da cultura Brasileira o tempo todo isso não te faz melhor nem pior. Simples, você não precisa dar explicações, porque vive a sua vida e ninguém tem nada a ver com isso. Seu blog é democrático, bonito e simples, com textos sobre relacionamentos e auto-estima, coisa que muito blog “de moda” não tem, então considero ele único, porque você sempre consegue animar com suas palavras. Então, parabéns por isso e acho que suas dicas sobre a vida, no geral, são muito muito boas, coisas que só quem viveu isso pode falar.

    beijo!

    [Reply]

    Responder
  5. Ana Flávia

    Particulamente o que me agradou a primeiro vista no Blog, é o fato de conhecermos uma cultura totalmente diferente da vivenciada por nós, através de uma linguagem simples, escrita por alguém que de certa forma é parecida conosco; brasileira e conhece nosso desafios diarios… então atraves do blog a gente ”fixa residência” nos EUA rsrs… falar do Brasil é muito fácil e ”batido” , mas daí o Blog prederia o seu diferencial. Contudo quero te parabenizar pelo Blog e que continue assim com porque o que ébom a gente pede bis rsrs

    Beijos e pães de queijo =D

    [Reply]

    Responder
  6. Jéssica

    Oii Manu…um dia pesquisando sobre como trabalhar fora do Brasil cai no seu blog. Mas precisamente no post onde você fala como trabalhar em uma organização internacional(e ele tá salvo nos meus favoritos). =)
    O fato do blog ser de uma brasileira que já viajou para vários lugares e que conta para gente as aventuras pela qual passou, dá dicas super legais e importantes pra quem quer ir pra fora, foi o que me fez salvar nos favoritos e me faz passar aqui todos os dias.
    E para mim não faz nenhum sentido, você que não está morando no Brasil…falar do Brasil!
    E tenho certeza que você nunca se esquecerá do Brasil.

    [Reply]

    viviane Reply:

    olá,
    Fui eu quem fiz o comentário tanto sobre o post do hallowen como do carnaval. Deixei bem claro que gosto muito do seu blog principalmente as matérias sobre auto-estima, moda e etc. Tanto gosto que li todos os posts. Mas não posso negar que me senti muito ofendida com o vídeo que você postou sobre o carnaval. Principalmente, pelo fato do vídeo ter sido postado por uma pessoa que nem mora no Brasil. Não concordo com os absurdos ditos por aquela jornalista. Eu não conheço o carnaval no nordeste portanto não quero criticar algo que não conheço. Mais conheço o carnaval do Rio de janeiro que é algo bem diferente da descrição dessa Senhora. Não gostar de carnaval é uma opção . Cada um tem a sua e eu respeito isso. Agora dizer que o carnaval gera DST, que não cria empregos ou só cria emprego para os vendedores de espetinho na Rua e donos de trio elétrico. ..Desde quando trio elétrico é carnaval? Trio Elétrico é algo especificamente da Bahia. È algo ligado ao axé que não tem nada haver com Samba de Raiz. Essas afirmações ditas por essa senhora na minha opinião e coisa de quem não gosta do País. Há desordem no nosso País sim. Muita coisa precisa ser resolvida sim. Agora querer culpar o carnaval por causa disso já é demais.
    Meu irmão é um dos diretores da escola de samba Mocidade de Padre Miguel e eu posso dizer que o carnaval gera emprego sim para muitas famílias. Todos que frequentam a quadra da escola de samba não precisam pagar para desfilar. Muitas pessoas estudam para trabalhar com o Carnaval. Aqui no Rio ninguém precisa pagar abadá para participar de bloco e tudo gratuito. Gostaria de ter a oportunidade de convida-la para conhecer o carnaval no Rio, porque definitivamente não se enquadra com a descrição dessa senhora.
    Manu, você tem a liberdade de expressar a sua opinião quando você quiser e como quiser . Principalmente no seu próprio blog. Mas eu confesso que me senti ofendida e decepcionada com uma Brasileira que posta um vídeo denegrindo a imagem do nosso carnaval e depois posta fotos curtindo o hellowen dos EUA.

    [Reply]

    Responder
  7. Adriel Christian

    É, acho que ninguém deve julgar as pessoas por suas opções. Tu foi em busca de uma vida melhor, e creio que encontrou. Realmente, mesmo no Brasil, a cultura do nosso país não é muita boa. A maioria das músicas denigrem a imagem da mulher…

    Adorei o seu texto e as suas explicações!

    [Reply]

    Responder
  8. Anônimo

    Eu sempre leio seu blog mas nunca comentei aqui mas diante deste post resolvi dar minha opinião porque tem gente que tem mania de achar só porque somos brasileiros temos que aceitar tudo que tem no Brasil.Eu detesto carnaval e acho que carnaval virou uma banalização tão barata que dar nojo ver aquela apelação com mulheres nuas na tv vendendo a imagem de um Brasil promíscuo para outros países.Ninguém é obrigado a gostar de carnaval só porque é brasileiro e acho que amar seu país não tem nada a ver com essa idéia de gostar de carnaval,de se enrolar numa bandeira e lembrar de ser patriota só naquele dia ou mesmo de gritar aos quatros ventos que somos brasileiros .Ser um cidadão que ama seu país é respeitar as leis,é não jogar lixo nas ruas,é mostrar nossas raizes de maneira bonita sem apelação para nudez,é respeitar o direito do outro de ir e vir etc….Acho que a jornalista não denegriu a imagem do Brasil com a opinião dela sobre o carnaval porque basta ver a imagem que é vendida no exterior sobre o Brasil de samba,futebol e carnaval.Vergonha tenho eu de ver que somos conhecidos apenas como o país da libertinagem,carnaval,futebol e samba onde mulheres aparecem semi nuas na tv vendendo uma imagem vergonhosa!!!O Brasil é país lindo,cheio de cultura de diversas etnias que mostra a verdadeira história do povo brasileiro e.Quer dizer só porque vc mora nos Estados Unidos não pode gostar das coisas que o país tem a oferecer ou mesmo a cultura de outros países só vc é brasileira e tem que demonstrar isso o tempo todo ?eu acho Manu que vc tem que viver sua vida da maneira que te faz feliz.Vc parece ser uma pessoa bacana,centrada em seus objetivos e acho que vc tem que continuar sendo exato como vc é abraçar aquilo que vc ama.

    [Reply]

    D Reply:

    Manu eu estava corrigindo esse comentário aqui quando cliquei sem querer em comentar ai saiu anonimo e dois comentários um antes e depois.Vc pode deletar esse daqui porque o outro comentário que terminei saiu lá embaixo.Obrigada e tenha um bom dia!

    [Reply]

    Responder
  9. Manu Demonti

    Xara!!! Eu adoro o seu Blog…Mas infelizmente tem muita gente coloca a critica em primeiro lugar! E eu sinceramente, nao sei ate onde vale a gente se esquentar com isso…O importante eh fazer do nosso cantinho a nossa cara…e eh isso q vc demostra aqui! Da melhor forma…
    Beijoca amore

    [Reply]

    Responder
  10. jessica

    Oi manu, tudo bem?
    Gostei muito do post, acho que o comentário dela foi bem legal por um lado. Entendo perfeitamente que você mora em outro país e claro que quer expor no blog um pouco mais da sua cultura e o que você vive, acho que por isso o seu espaço diferencia tanto os outros, mas depois desse post a maioria de nós ficou sabendo de tanta coisa de você que creio que não sabiamos…como por exemplo, um pouco mais sobre o seu emprego, sua visão sobre o Brasil visto que já morou por muito anos aqui e é apaixonada por morar nos Estados Unidos…
    Gostei de ler e acho que a maioria das pessoas que passam por aqui diariamente também gostou! Amo os posts que falam sobre o mundo lá fora, porque eu moro aqui e quero conhecer coisas que não conheço! Claro que de vez em quando seria legal sim ler suas opiniões sobre o Brasil. pois você escreve de um jeito singular, mas acho que está no caminho certo, nada é por acaso.
    Beijinhos

    [Reply]

    Responder
  11. D

    Eu sempre leio seu blog mas nunca comentei aqui mas diante deste post resolvi dar minha opinião porque tem gente que tem mania de achar só porque somos brasileiros temos que aceitar tudo que tem no Brasil.Eu detesto carnaval e acho que carnaval virou uma banalização tão barata que dar nojo ver aquela apelação com mulheres nuas na tv vendendo a imagem de um Brasil promíscuo para outros países.Ninguém é obrigado a gostar de carnaval só porque é brasileiro e acho que amar seu país não tem nada a ver com essa idéia de gostar de carnaval,de se enrolar numa bandeira e lembrar de ser patriota só naquele dia ou mesmo de gritar aos quatros ventos que somos brasileiros .Ser um cidadão que ama seu país é respeitar as leis,é não jogar lixo nas ruas,é mostrar nossas raizes de maneira bonita sem apelação para nudez,é respeitar o direito do outro de ir e vir etc….Acho que a jornalista não denegriu a imagem do Brasil coisa nenhuma com a opinião dela sobre o carnaval porque basta ver a imagem que é vendida no exterior sobre o Brasil de samba,futebol e carnaval.Vergonha tenho eu de ver que somos conhecidos apenas como o país da libertinagem,carnaval,futebol e samba onde mulheres aparecem semi nuas na tv vendendo uma imagem vergonhosa!!!O Brasil é país lindo,cheio de cultura de diversas etnias que mostra a verdadeira história do povo brasileiro e não essa baixaria toda.Quer dizer só porque vc mora nos Estados Unidos não pode gostar das coisas que o país tem a oferecer ou mesmo a cultura de outros países só porque vc é brasileira e tem que demonstrar isso o tempo todo ?eu acho Manu que vc tem é que viver sua vida da maneira que te faz feliz sem se importar com que povo de mente limitada pensa e se dar sim o direito de aprender e apreciar a cultura do país que te abraçou e enriquecer sua vida culturamente.

    [Reply]

    Fabíola Reply:

    Voltei só pra dizer que concordo com cada palavra!
    Não aguento com brasileiros patriotas só na época da Copa do Mundo e do Carnaval, mas na hora de cuidar do seu país, ou ao menos APRENDER sobre ele (vamos combinar que a maioria não sabe nem quem descobriu o Brasil, qual o dia da independência, muito menos ESCREVER o português né), cadê?
    Assino embaixo do comment!

    [Reply]

    Responder
  12. Camila Capeloci

    Manu,
    lindo seu post. Nao sabia que estava rolando drama no seu blog nao.
    Primeiramente, gostaria de expor minha graditao a vc, minha amiga online. Posso te chamar de amiga ja ne? Tantas as vezes que lhe enviei email pedindo dicas (seja sobre a carteirinha de jornalista, seja outros bafafas).
    Querida Manu, amei esse post mais do que tudo, pois pude saber um poquinho mais sobre ti.
    Obs: Deu ate vontade de pegar um trem daqui de hilly pra DC so pra tomar um cafe contigo hahahaha Olha que um dia eu irei.
    Pois bem, parabens, por tudo, pelo seu sucesso como profissional, blogueira e pessoa.

    Regards,

    Camila

    [Reply]

    Responder
  13. Liliane

    O post que me fez começar a acompanhar de verdade o seu blogo foi o do vídeo do Carnaval.
    Sou brasileira e ainda moro no Brasil. Mesmo assim não acho que apenas por ser algo da cultura daqui que temos que aceitar.
    Parabéns pelo blog!
    Pra mim esse blog é um dos melhores que existem, exatamente pela diversidade cultural mostrada aqui.
    Não se limitem garotas! O mundo é muito maior que a cultura brasileira.

    [Reply]

    Responder
  14. Mônica

    Manu,
    Entendo e concordo com o que vc escreveu.
    Não é porque vc é brasileira que tem que falar do seu país. Se vc vive nos EUA, vc vai querer mostrar pro povo, as coisas que tem aí, que vc está descobrindo, vivenciando, e nós que estamos aqui não temos acesso, uns podem, outros não. Mas mesmo assim, a forma como vc faz os post são legais, seus comentários, as fotos.
    Vc mostra pra gte muita coisa interessante, e isso é cultura. Eu adoro.
    Agora, se vc um dia conhecer um grupo de americanos que queira conhecer mais do Brasil, vc reune o pessoal em algum lugar e faz uma paletras com data show e bolinhos de chuva, que tal ? ….kkkk.

    Bjus,
    fica com Deus.

    [Reply]

    Responder
  15. monica

    Manu, só pra contar…
    adorei e concordo com tudo o que uma de suas leitoras falou sobre o carnaval e o Brasil.

    “Eu sempre leio seu blog mas nunca comentei aqui mas diante deste post resolvi dar minha opinião porque tem gente que tem mania de achar só porque somos brasileiros temos que aceitar tudo que tem no Brasil.Eu detesto carnaval e acho que carnaval virou uma banalização tão barata que dar nojo ver aquela apelação com mulheres nuas na tv vendendo a imagem de um Brasil promíscuo para outros países.Ninguém é obrigado a gostar de carnaval só porque é brasileiro e acho que amar seu país não tem nada a ver com essa idéia de gostar de carnaval,de se enrolar numa bandeira e lembrar de ser patriota só naquele dia ou mesmo de gritar aos quatros ventos que somos brasileiros .Ser um cidadão que ama seu país é respeitar as leis,é não jogar lixo nas ruas,é mostrar nossas raizes de maneira bonita sem apelação para nudez,é respeitar o direito do outro de ir e vir etc….Acho que a jornalista não denegriu a imagem do Brasil com a opinião dela sobre o carnaval porque basta ver a imagem que é vendida no exterior sobre o Brasil de samba,futebol e carnaval.Vergonha tenho eu de ver que somos conhecidos apenas como o país da libertinagem,carnaval,futebol e samba onde mulheres aparecem semi nuas na tv vendendo uma imagem vergonhosa!!!O Brasil é país lindo,cheio de cultura de diversas etnias que mostra a verdadeira história do povo brasileiro e.Quer dizer só porque vc mora nos Estados Unidos não pode gostar das coisas que o país tem a oferecer ou mesmo a cultura de outros países só vc é brasileira e tem que demonstrar isso o tempo todo ?eu acho Manu que vc tem que viver sua vida da maneira que te faz feliz.Vc parece ser uma pessoa bacana,centrada em seus objetivos e acho que vc tem que continuar sendo exato como vc é abraçar aquilo que vc ama.”

    SHOW DE BOLA.

    [Reply]

    Responder
  16. falou tudo manu! e nossa, as praias do Ceará… meu deus, jericoacoara é um dos paraísos que tem por la

    [Reply]

    Responder