Cada grande sonho começa com um sonhador

COMO REALIZAR SEUS SONHOS

Na minha vida eu já esbarrei com todo tipo de pessoa, esbarrei com meu amor, esbarrei com gente que sonhava pequeno e gente que sonhava grande, mas também já esbarrei com gente que não sonhava de jeito nenhum.

Eu não sei qual o tamanho do seu sonho, se ele é grande ou pequeno. Mas eu quero lhe dizer para não desistir dele. Sonhos são importantes e são eles que movem a gente para ter uma vida melhor. Para sermos pessoas melhores.

O meu namorado é professor de música e recentemente fui para um recital de natal dos estudantes dele. Entre os alunos de 5 a 9 anos que estavam se apresentando, tinha uma senhora de 74 anos, do qual seu sonho era aprender a tocar violão. E depois que os cinco filhos cresceram e ela ficou viúva, resolveu investir no sonho dela. E esse ano pela primeira vez, ela fez sua apresentação ao vivo e tocou no violão a música Imagine do John Lennon. Foi lindo!

Recentemente eu li o livro do Blake Mycoskie, Start Something That Matters (Comece algo que importa) e ele fala de uma viagem de férias para a Argentina, onde passava o dia usando alpargatas e visitando pequenos povoados pobres no interior do país. Durante a viagem ele conheceu muitas crianças que eram tão pobres que não tinham sapatos. E isso deu a ideia de criar alpargatas para vender nos Estados Unidos. E pra cada Alpargata vendida, uma alpargata seria doada para uma criança pobre. Para muitos essa ideia era uma loucura, até porque nos Estados Unidos ninguém usava alpargatas, mas para ele era um sonho.  Ele correu atrás do seu sonho, passou por vários obstáculos mas deu certo. Hoje ele é o criador da famosa marca de sapatos TOMS. E eu que pensava que TOM era o nome do cara que tinha inventado a marca, mas lendo esse livro descobri que TOMS vem de tomorrow (amanhã). Ou seja, shoes for tomorrow (sapatos para o amanhã).

magictime

Frase: Mágica é algo que você faz

Em uma conversa recente com uma colega no Brasil, ela disse que seu sonho era conhecer a Asia e viajar por um mês.  Eu disse que se ela corresse atrás do sonho e realmente acreditasse, ele se tornaria realidade. Ela me respondeu:“ Ah é muito fácil pra você dizer isso, você mora nos Estados Unidos. Quero ver viver a minha vida e acreditar em sonho.”  Mas eu expliquei a ela que sonhos não acontecem da noite pro dia como passe de mágica. Que até eu chegar aqui, eu tive que sonhar muito. Eu não acordei da noite pro dia vivendo essa vida que nem cinderela.

Acredite em mim, eu sei muito bem como a vida às vezes pode ser assustadora, injusta e até mesmo cruel. Há dez anos eu estava em Fortaleza, tinha terminado o curso de jornalismo, estava me matando de trabalhar, sem tempo para nada, vivendo um relacionamento que não me satisfazia com medo de ficar sozinha.

Mas dentro de mim existia um sonho maior que minha desilusões, uma sede de mudança, de abraçar o mundo e ter novas experiências. Quando eu abri a boca pra dizer para minha família que eu ia largar tudo para começar algo novo, em outro país, fui chamada de inconsequente e que era mais uma das minhas loucuras. E acho que nem minha melhor amiga acreditou em mim naquela época.

sonhe_ambiente Vistoriado

Hoje vai completar 8 anos que saí do país definitivamente. Resultado: 27 países visitados, um mestrado, inglês e espanhol fluente, moro na cidade que escolhi para ser meu lar, vou de bicicleta para meu trabalho, tenho tempo livre pra fazer o que eu quiser, um trabalho com comunicação numa organização internacional, uma especialização de Life Coach e claro, o Ambiente Vistoriado.

Valeu a pena arriscar tudo e correr atrás do meu sonho? Para mim valeu.
Podia ter sido diferente? Claro, com certeza.
Porque deu certo para mim? Eu acreditei no meu sonho. E reguei ele todos os dias.

A vida pode ser comparada às Olimpíadas, pois nunca falta em seus desafios.

Eu sei que ir para o ouro nem sempre é fácil quando a competição da vida cotidiana pode causar até mesmo os concorrentes mais motivados a desistir de seus sonhos. Todo mundo joga, alguns desistem antes mesmo de começar, e os outros vão passar a vida inteira tentando ter sucesso.

Mas a oportunidade existe para todos nós para reivindicar a vitória

Depois de muitos anos de luta para chegar onde estou, eu percebi algumas coisas que eu gostaria de compartilhar com vocês:

Nunca desista dos seus sonhos

Mesmo que por algum motivo você se desviou do caminho porque alguém lhe disse que era impossível, eles ainda são os seus sonhos; você simplesmente não pode colocá-los de lado.

Pense bem e lembre-se dos sonhos que uma vez você teve. Seja quais eles eram, se era para entrar na faculdade ou para aprender um instrumento musical ou até mesmo viajar pelo mundo. Seus sonhos nunca realmente vão embora. Se você trabalhar duro o suficiente e fazer todo o planejamento necessário, você pode alcançar qualquer objetivo que você definir na sua vida.

Aprenda a assumir riscos e ignorar todos os “e se”.

Quando eu decidi abandonar meu trabalho e mudar de país para começar uma vida nova, eu tive o suficiente “e se” me atormentando. E se não der certo? E se eu não conseguir ser fluente no inglês? E se eu não conseguir me sustentar? E se, e se, e se …

Eu finalmente tive a coragem de chutar o “e se” fora do barco e mergulhar no mar dos meus sonhos. Você pode se perguntar todos os “e se” que a sua mente quiser, mas eu acredito que é melhor gastar essa energia trabalhando em direção a seus objetivos.

Recentemente eu conheci o Camilo do Projeto Vida Larga. O Camilo vivia na cidade com sua esposa. Tinham uma vida comum, de trabalho, casa e rotina. Mas depois que a filhinha Manu (minha xará) nasceu, eles decidiram arriscar tudo e mudar da cidade grande para o interior de Minas Gerais, que era um sonho antigo. Hoje eles trabalham em casa, vivem uma vida simples porém cheia de significado, plantam vegetais na horta orgânica da casa, tem uma vida cheia de aventuras. E como ele mesmo escreveu: “Reaprendendo a viver. Um dia de cada vez”. Mas recentemente, Camilo começou a investir em um novo sonho, que é uma curso online para novos blogueiros, chamado Blog is Cool- Escola para Blogueiros. E com o sonho dele, ele esta ajudando outras pessoas a concretizar sonhos. Eu ja esbarrei com tanta gente que queria começar um blog ou um site mas não sabia por onde começar E com o A ao Z da escola online ele ensina tudo para começar do zero e quem sabe realizar alguns outros sonhos na sua vida.

Faça amizade com os seus obstáculos.

Eu costumava detestar verdura quando criança e cresci tirando todas as folhas verdes do meu prato.  E quanto mais eu não poderia suportar, mais difícil se tornou. Mas um dia eu finalmente percebi que, porque eu nunca dei uma chance real, eu não tinha o direito de estar com tanta raiva e de não gostar de salada. E um dia, num jantar entre amigos na Alemanha, eu me dei à chance de comer minha primeira salada com 25 anos. Resultado, hoje eu amo saladas!

Assim como eu me sentia com verduras, muitas vezes reagimos da mesma forma quando vimos pela primeira vez uma pessoa, com um pré-julgamento.  E hoje eu apreendi que é melhor tentar ser simpática, em vez de julgá-la ou dizer que seu santo não bateu com o dela. Dê uma chance.

Se algo está no meio do seu caminho, tente o seu melhor para lhe dar um pouco de compreensão. Talvez você esteja olhando para esse obstáculo da forma errada desde o início.

Os sonhos nunca expiram a menos que você os deixe-os.

A vida pode ser um desafio permanente preenchido com eventos imprevisíveis. Mas o caminho pode ser feito um pouco mais fácil se você continuar a promover a ideia de que os sonhos ainda estão batendo no seu coração.

Muitas vezes eles estão enterrados sob um mar de responsabilidades e deveres que frequentemente atravancam nossas vidas, mas eles ainda estão lá escondidos.

Quando eu fiz a faculdade de jornalismo, tinha um companheiro de classe que era da mesma idade do meu pai. Na verdade, ele já estava aposentado, foi à vida todo um contador, criou 3 filhos e era casado. Mas a vida inteira sempre quis ser um jornalista. Mas por falta de oportunidade guardou esse sonho por anos. E quando se aposentou entrou no curso de jornalismo. Ele era o melhor aluno do curso e quando se formou foi convidado por um dos professores a estagiar no maior jornal do Ceará e hoje é repórter e tem mais de 65 anos.

Essa semana estou tirando umas férias e realizando um sonho antigo, visitar Tulum no Mexico. Venho adiando essa viagem há alguns anos, pois sempre tem outra coisa mais importante para fazer. Esse não é o meu maior sonho da minha vida, mas na minha lista de sonhos, agora ele vai ser checado. E como esse vai ser o último post de 2014 eu gostaria de deixar essa mensagem para você:

Nunca é tarde demais para realizar os seus sonhos e se tornar a pessoa que você sempre desejou ser. Você só precisa deixar o medo e entrar no desconhecido.

Com amor!

Manu

Deixe um comentário!

22 comentários

  1. Michelle

    Obrigada Manu por cada palavra, pelo seu tempo e dedicação, por seu amor. Acredito que só com muito amor a gente é capaz de tocar a vida do outro e eu ao lê o seu texto eu fiquei muito emocionada, me senti tocada.
    Grata!

    Feliz Ano Novo!

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Olá Michelle, muito obrigada pelo carinho e pelo comentário lindo. Fico feliz que meu texto te tocou 🙂 Feliz 2015!

      Responder
  2. pâm

    Adoro seu blog!
    esse texto me ajudou mt

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Ah que bom Pâm. Muito feliz por você!

      Responder
  3. Stephanie

    Oi, Manu! Tudo bem?
    Você foi parar aí por conta do mestrado? Pode falar um pouquinho sobre essa experiência, sobre a universidade, sobre estudar em DC e não trabalhar?
    Sucesso e Beijão!

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Olá Stephanie!
      Eu mudei pra DC em 2007 e na epoca eu vim so para estudar ingles, com visto de estudante. Fazia uns bicos aqui e acolá e ate fui babá por um tempo. Mas quando me senti preparada e ja estava com o ingles bem fluente apliquei para meu mestrado. Basicamente 1 ano depois que cheguei aqui. Durante o mestrado eu fui assistente de professor e trabalhei pra universidade. Aqui em DC não tem como ficar sem trabalhar, é uma das cidades mais caras dos Estados Unidos. Foi bem puchado esse periodo, mas acho que ninguem recebe uma cruz que não possa carregar e no final deu turo certo. 🙂

      Responder
  4. Mariane

    Lindo o texto, como tantos outros! Um bom texto para começar um ano novo.
    Deixar o medo de lado é um pouco (muito!) dificil, mas saber que ele existe e que vai lhe acompanhar em todos os momentos da sua vida, talvez possa deixa-lo menor; menor que seu sonho. O medo é aquela pedrinha no sapato, que paralisa e deixa o sonho esmagadinho e esquecido. Por isso detectar a pedra, já é o primeiro passo. Saber do quê você tem medo para poder trabalhar esse medo e fortalecer sua força para que assim realizar seus sonhos.
    Que o medo não seja protagonista neste ano que se inicia.

    Beijos e parabéns pelo blog, inspirador!

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Olá Mariane, obrigada pelo comentário. Realmente o medo sempre vai nos acompanhar, faz parte da vida. O importante realmente é não deixar que ele seja maior que os seus sonhos, seu propósito. Muito legal sua colocação, nunca imaginei o medo como uma pedrinha no sapato.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Responder
  5. Camila Lacerda

    Inspirador <3 Lindo <3
    Amo seus textos e amo essa simplicidade daqui..
    Feliiz 2015..

    http://www.chadecalmila.com

    Responder
  6. Cristiane Santos

    Oi Manu, conheci seu blog através de uma grande amiga minha que lhe acompanha já algum tempo e vivia me falando das maravilhas que você escreve. sou de Maranguape, pertinho de Fortaleza. Adorei o seu post! Eu estava precisando realmente de algo assim para me animar rsrs Vivo me preocupando com os ” e se” e acabo deixando muitos dos meus sonhos de lado. Obrigada por suas palavras.

    Como faço para seguir o seu blog?

    Um início de ano maravilhoso para você! Bjs

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Ola Cristiane, Bem vinda! Que bom que voce é da minha terrinha. Para seguir voce pode me acompanhar pelo Fanpage do blog no facebook e tambem assinar minha newsletter. Eu prometo não mandar spam. Na verdade 1x por semana mando um email com dicas, atualizações e informações que eu acho legal repassar pros meus amigos, queridos leitores e leitoras. Além disso, quando você se inscrever na newsletter vai receber meu ebook a arte de se autoconhecer que é um guia simples e pratico =)

      Responder
      1. Cristiane Santos

        Tinha esquecido de perguntar sobre o ebook, bem lembrado ^^ Seguindo!
        Obrigada por sua atenção. Bjs

        Responder
  7. Nay Bianchi

    Manu adorei!!!
    Vc foi mtoo corajosa, é difícil abrir mão de carreira, msmo que não seja de sucesso a necessidade do salário sempre fala mais alto.
    Por mtas vezes já pensei em mudar de emprego mas sempre bate aquela insegurança, quem sabe um dia eu consiga neah?!

    Do Bem | http://dobem8.blogspot.com.br
    Bjoos!

    Responder
  8. Samiri Mendes

    Quantas vezes tudo o que precisamos é que alguém nos diga pra seguir em frente.
    Obrigada por esse texto, moça.
    É inspirador.

    Responder
  9. Bruna Ferreira

    Ah meu coração, este texto está muito inspirador, ultimamente tenho pensado em desistir dos meus sonhos que é ser uma Grande Fotógrafa Retratista de Mulheres, sou super apaixonada por esta area, e ela me conquistou o coração a um ano. As pessoas me dizem todos os dias para desistir, mas não consigo pois é o que mais amo fazer <3

    Responder
  10. Julia

    Artigo excelente e me identifiquei muito, eu desisti de uma faculdade no quinto ano, muitos me acharam louca e sofri muita pressão, mas era um curso que eu simplesmente não suportava mais , imagine trabalhar com isto a minha vida inteira então??

    Resolvi empreender e a pressão de amigos e familiares foi enorme, mas sempre me recusei a desistir do meu sonho e hoje conquistei muitas coisas por não desistir e vivo uma vida maravilhosa com tempo de sobra para fazer o que eu gosto e sem me matar de trabalhar com algo apenas pelo dinheiro..

    Responder
  11. Sara Leal

    Obrigada por este texto. ajudou mto.

    Responder
  12. Erica

    Ajudou um pouco

    Responder
  13. Wanessa Duarte

    Manu, muito obrigada!!! Muita inspiração nas suas palavras.

    Responder
  14. Nicolas Gonçalves

    Obg Emanuella vc abriu meus olhos e agora vo tentar não desistir do meu sonho obg

    Responder
  15. Millyani

    Obrigada pelas palavras de ânimo!!! Ando triste com a minha atual realidade, e com medo de realizar um sonho antigo, que é como o seu, jogar tudo para o alto e mudar de país. Tanta coisa acontece que a gente se esquece de como nos sentimos vivos quando finalmente concluímos um sonho tão sonhado.

    Responder
  16. Poliane

    Olá Manu tudo bem?!
    Amei suas dicas, estou buscando essa coragem de largar tudo e viver minha vida, meus sonhos. Mas pra isso terei que deixar meus filhos e o caçula só têm cinco meses. A quase um mês descobri que meu casamento é um fracasso, e que os homens são infiéis, todos!! Eles não tem pudor.
    Então me cansei de tudo, de me dedicar aos outros e me deixar de lado sempre.
    Gostaria de ir em busca de meus sonhos … Sonho em sair do país ir para o Estados Unidos mas nem sei falar inglês. .. Gostaria muito de me estruturar por lá e depois voltar só para buscar meus filhos…
    Será que consigo?

    Um grande abraço.

    Responder