Encontrando a beleza nas curvas erradas da vida

estrada errada da vida - Ambiente Vistoriado

E se você tivesse a garantia que há um arco-íris no final dessa tempestade que você se encontra? O que seria diferente hoje?

“In omnia paratus” é uma expressão em latim que significa “pronto para tudo”. O principal conceito por trás desta frase é o incentivo a aproveitarmos todas as oportunidades que surgem em nosso caminho.

“Aceitar o convite para saltar de asa-delta numa manhã de quarta-feira? Com certeza!”

“Estar aberto para ir numa festa que você não conhece ninguém e conhecer novas pessoas? Na hora!”

“Perceber que não tem todos os ingredientes para uma receita, adaptar o prato inicial e acabar tendo uma agradável surpresa com a nova invenção? Vamos lá!”

Estar aberto a novas oportunidades e experiências é extremamente interessante e quase sempre muda nossas vidas de maneira surpreendente. No entanto, esse conceito é o principal por trás da expressão In omnia paratus, mas não é o único.

Estar pronto para tudo também está ligado a algo mais profundo e que precisa de um pouco mais de atenção para entendermos e colocarmos em prática: encontrar a beleza nas curvas erradas da vida.

É sensacional aproveitarmos as boas fases, quando tudo parece caminhar para o rumo planejado e nossos sonhos e metas parecem cada vez mais próximos de serem atingidos. Mas e quando as coisas não saem como planejamos?

Essas circunstâncias exigem bastante atenção para evitar que surja aquele conhecido inimigo de todos nós: o desânimo. Também devemos estar alertas para que os obstáculos não nos tirem do nosso foco, fazendo com que nossas atitudes se desviem do objetivo final.

Pensando nisso, resolvi fazer esse post não apenas para ajudar os leitores a lidarem com as adversidades que podem surgir quando estamos indo atrás de nossos sonhos, mas também para que todos percebam que até nas situações difíceis coisas incríveis e bonitas podem surgir.

Belezas fora da rota

Quando estamos focados pra valer em nossos objetivos, costumamos não ter olhos para coisas que acontecem em nosso redor. Claro que isso é positivo no que diz respeito à conquista do que buscamos, no entanto, podemos perder a chance de viver várias coisas que estão a nossa volta e quem sabe até se reinventar.

Uma amiga que trabalhava como produtora cultural, teve que sair do trabalho pois o marido foi transferido pra outro estado. Incialmente ela ficou depressiva, pois nunca tinha sido uma “dona de casa” e na nova cidade ela não tinha amigos e contatos, portanto muito difícil entrar na mesma área. Como ela tinha muito tempo livre, resolveu investir fazendo cursos de culinária. Ela tomou tanto gosto pela coisa que acabou entrando pra um curso mais profissional, para ser chefe. Hoje ela tem uma carreira nova, trabalha como chefe num dos restaurantes mais badalados e tem até uma coluna de culinária em uma revista.

Caindo para cima

Fases difíceis são excelentes momentos para o auto-conhecimento e reflexão sobre as decisões que tomamos na vida. Já ouviu aquela expressão “ostra feliz não cria pérola”? É exatamente isso! O confronto e o caos são os territórios mais férteis para o crescimento pessoal.

Quando saímos de nossa zona de conforto, passamos a ver as coisas de modo mais claro e produtivo, chegando a conclusões que jamais teríamos chegado se não fosse aquele momento de dificuldade que nos fez refletir e ponderar. Sabe o que nasce do caos proveniente do choque entre planetas? As estrelas =)

Estar perdido é bom: significa que há caminhos

Em 2012, eu havia acabado de passar uma temporada de um mês no Brasil para recarregar as energias após ter me divorciado. Quando voltei aos EUA, me perdi no caminho para um churrasco em comemoração ao dia 4 de julho. Adivinha com quem esbarrei para pedir informação sobre o caminho? Isso mesmo, com minha alma gêmea.

Se eu não tivesse me divorciado, se eu não estivesse perdida, se eu não estivesse em busca de momentos alegres após o término, eu não teria encontrado o meu amor!

No post: Um simples oi pode mudar a sua vida eu já comentei com vocês que a vida é uma surpresa, nunca sabemos com certeza o que pode acontecer.

O lado bom? Até o que acontece de ruim pode trazer surpresas maravilhosas que nos farão muito felizes.

Basta ter otimismo, atenção e foco para tirar proveito até das adversidades, sabendo que coisas boas estarão sempre lá, prontas para nos surpreender na próxima curva da vida.

Crie plena consciência que você é o único responsável por seus pensamentos e como eles conduzem sua vida. Não temos poder para mudar nossas circunstâncias, mas podemos decidir como vamos deixar que ela nos afete.

divisor

Gostou desse artigo?

Então compartilhe esse post com seus amigos e vamos juntos mudar o mundo para melhor, uma pessoa de cada vez.

E cadastre seu email na minha lista para se juntar a vários leitores inteligentes do Ambiente Vistoriado e ser o primeiro a receber novos conteúdos e dicas que só compartilho por email.

Deixe um comentário!

10 comentários

  1. PALOMA

    Maravilhoso post, obrigado!
    Só peço, que por favor poste com mais frequência…sofro esperando suas postagens hehehe.

    Responder
  2. Maria Luiza

    Muito incrível sua reflexão!

    Responder
  3. Cátia Rodrigues

    Perfeito!!! Grande Beijooo

    Responder
  4. Be Sant

    Gosto da sua sensibilidade no uso das palavras! Xero

    Responder
  5. Elyda

    Muito obrigada pelo e-book! Amo seu blog e seus vídeos, tem sido de grande ajuda =D

    Responder
  6. Mikaelly Araujo

    Excelente texto *-*

    Responder
  7. Marina

    Adorei o post! Me ajudou muito, principalmente na parte de ser aberto a coisas novas e sobre o desânimo. Quando as coisas começam a dar errado eu me desanimo e desisto de tudo, preciso ficar mais aberta e entender que dar errado é uma oportunidade de fazer diferente. Obrigada pela reflexão! Gostei de saber como conheceu seu namorado (marido?), eu ficaria desesperada se estivesse perdida hahaha’

    Bom Manu, estou passando aqui pra avisar que seu post “chamada para todos os amantes de livros” foi selecionado para minha coluna de links quinzenais. Parabéns! Se você quiser ver, vou deixar o link para você, adoraria uma visita! Link Party – Os melhores links da quinzena #2.

    Responder
  8. Michele

    #perfeito
    Procurando no Google sobre autoconhecimento (rsrsrs) descobri o seu site Manu!
    Tenho refletido muito sobre todos os aspectos da minha vida e o ambiente vistoriado tem me ajudado bastante!
    Estou amando, leio diariamente e até estou indicando.
    Obrigada 🙂

    Responder
  9. Grasielle Rodrigues

    Parabéns suas palavras atravessam minha alma, vc tem um Don e usa muito bem! O ebook é maravilhoso e seus textos são extremamente esprecivos, está me ajudando muito nessa nova fase da minha vida! Obrigada Emanuella!

    Responder