Como funciona o Airbnb? {minha experiência em New Orleans}

Há uns dias viajei de férias para New Orleans com o meu namorado. Como deixamos pra organizar tudo de última hora, não conseguimos achar um hotel bem localizado, com um preço razoável. Daí resolvemos tentar o site Airbnb.  Tenho vários amigos que já utilizaram o serviço e sempre ouvi excelentes recomendações.

airbnb_brasil

O que é o Airbnb?

O Airbnb, pra quem não conhece, é uma rede de acomodações, é meio como o lance de alugar casa para temporada. Por lá você pode alugar uma casa, um apartamento ou um quarto extra na casa de alguém e literalmente ficar de hóspede.

O legal é que todos os usuários do site podem alugar uma acomodação ou, então, disponibilizar um anúncio. Então se você tem um quarto sobrando na sua casa e mora numa localização privilegiada, com fácil acesso a transporte públicos e pontos turísticos da sua cidade, pode fazer uma graninha com esse site alugando um quarto, ou mesmo a casa toda. O público alvo do Airbnb é turista. E turista a gente sabe como é, passa o dia batendo perna e só volta para casa para dormir. Então é perfeito!

airbnb_resenha

Você pode fazer as buscas à vontade mas, para efetivar qualquer coisa é preciso um cadastro no site. O anfitrião determina no calendário quando sua acomodação estará disponível e tem o direito de aceitar ou não algum hóspede. Isso faz com que as reservas não sejam confirmadas em tempo real; pode demorar um pouco entre o pedido e confirmação (ou recusa), por um motivo ou outro.

O ideal é você ter um cadastro o mais completo possível, com fotos, descrição, confirmar número de telefone (que não aparece online) e como você pode se conectar pelo Facebook você pode pedir referencia do seus amigos e assim criar mais credibilidade.

Além disso, você pode usar o sistema de mensagens do site e contactar o anfitrião, fazer perguntas (caso a suas dúvidas não estiverem respondidas na descrição do local).

Anfitriões e hóspedes se avaliam mutuamente, assim você pode escrever sua opnião sobre a hospedagem, o lugar, a limpeza e o anfitrião pode dizer como os hóspedes se comportaram (se foram limpinhos, se fizeram bagunça, etc.). Toda essa informação é pública para facilitar futuras hospedagens.

Como funciona o pagamento?

O pagamento pode ser feito com PayPal, cartão de crédito e também, como existe a mediação do site, você fica um pouco mais tranquilo. O valor é pago à vista e com todas as taxas inclusas, mas a cobrança só é concretizada se sua oferta for aceita. Os anfitriões recebem o pagamento 24 horas após o check-in do hóspede.

Nossa experiência em New Orleans

Como comentei no inicio do post usei pela primeira vez o site Airbnb há alguns dias. Achei o processo super simples: entrei no site, escolhi o lugar, as datas e afunilei minha busca selecionando o bairro que eu queria ficar, o preço máximo que queríamos pagar. Entre as centenas de opções que nos apareceu, escolhemos uma casa super chamosa com (1 quarto, sala, cozinha e banheiro) que ficava localizado numa área super priveligiada da cidade e pagamos $156 pela diária no período do festival de jazz pela casa toda.

airbnb_como_usar

O anuncio da casa estava super completo, cheio de fotos lindas do lugar, informações detalhadas da localização, mapa do lugar, todas as amenidades que teríamos disponível, as regras da casa. Além de tudo o lugar tinha mais de 30 reviews super positivos. Então, fizemos a reserva pelo site e confirmamos a nossa data e durante a reserva pedíamos para falar um pouco mais sobre a gente. Eu fiz um resumo geral, dizendo que estava viajando com meu namorado, que queríamos ficar 5 noites, que estávamos indo pro jazz festival e queríamos ficar no apartamento por causa da localização e mais alguns detalhes sobre minha profissão e de onde eu estava vindo. Em menos de 24 horas recebemos a confirmação positiva da reserva e já fizemos o pagamento integral com o cartão de credito. Além do valor das diárias, teríamos que pagar extra uma taxa de limpeza (cada caso é diferente, pois o anfitrião define o valor) e uma taxa de serviço (que acho que é a taxa que o Airbnb cobra). Dois dias após a confirmação do pagamento recebemos um email com o endereço completo do lugar, uma senha pra ter acesso a casa e os números de contatos dos donos da casa.

Chegamos em New Orleans super tarde da noite e não tivemos nenhuma interação direta com os anfitriões. Na entrada da casa tinha um sistema de segurança que nos dava acesso a casa com um código que foi mandando por e-mail logo após a confirmação da reserva. Quando chegamos o apartamento era exatamente como nas fotos e estava super limpo e arrumado, tinha toalhas limpas e agua mineral e sodas na geladeira como cortesia dos anfitriões. Eles também deixaram um guia turístico da cidade e uma a carta de boa vindas em cima da mesa com a senha da internet, e dicas básicas sobre o lugar. Adoramos a estadia e agora vamos usar o site sempre.

Segue algumas fotos da nossa casa em New Orleans.

Link do anúncio da casa para alugar em New Orleans AQUI

airbnbLinda, não é?

 

Deixe um comentário!

17 comentários

  1. Ana Flávia

    Mais um dos post estilo “utilidade publica”. Adoreii rsrs =D

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Ah fico feliz que gostou. Esse site é muito bacana, principalmente pra quem gosta de viajar.
      beijos

      Responder
  2. Loma

    Mas essa internet sempre me surpreende! Não fazia ideia que existia um site desse tipo, tô impressionada! Obrigada por compartilhar a experiência, com certeza deixarei a dica salva pra futura necessidade. Sem contar que essa casinha que te hospedou é um xuxu né? Que coisa mais fofa, parece um hotel! ^^

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Loma,
      Pois é o Airbnb está fazendo o maior sucesso. Aqui nos Estados Unidos todo mundo está usando e tenho até alguns conhecidos no Brasil que estáo alugando quartos pelo site já pensando na copa e todos os eventos que vão acontecer no Brasil.
      Pois é o quarto era muito fofo, parecia mais uma casa de boneca, todo colorido
      beijos

      Responder
  3. Dayse Fashion

    Que casa linda,mais que ótima para passar uma temporada!
    Obrigada pela dica, bjsss

    Responder
  4. Gisley Scott

    Gostei muito do site e isso ajuda muito quando a pessoa vai preparar para viajar porque o que vc paga de diária numa casa sai mais em conta do que pagar para ficar num hotel e ainda ter que lidar com outros hóspedes que não tem consideração.

    Bjos

    Responder
  5. Adriana

    Ótimas dicas, gostei muito desse post.

    Responder
  6. Sandra Costa

    eu queria era morar nessa casa, pode? rs!

    ❤ xO!
    Blog da Sandra Costa

    Responder
  7. cris

    Olá Florzinha!
    Está rolando um sorteio no meu blog Armário em Mutação e gostaria de convidá-la a participar. O prêmio do sorteio é uma Jaqueta Wendy da loja Elle Dakotta
    Link do sorteio: http://armarioemmutacao.blogspot.com.br/2013/05/sorteio-em-parceria-com-elle-dakotta.html
    Data do término: 18/06/13
    Aguardo sua participação!
    Bjinhos
    Cris

    Responder
  8. Andréia

    Oi Manu! Adorei o post, muito util, ainda mais agora que estou montando a minha viagem para Los Angeles! Alias você tem alguma dica sobre LA? Muitos beijos!!! Otima semana

    Responder
  9. Stella Mota | A&C

    que maneiro, eu nao conhecia
    muito útil para viajantes!

    Responder
  10. Andréa Dell'Antonia

    Gostaria de saber se quando vc escolhe a opção casa/apto inteiro não passamos os dias com os donos certo? ou passamos? grata

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Andrea, quando voce seleciona o apt inteiro voce fica sozinha no apt. Os donos geralmente so entregam a chave no inicio e depois vc tem toda a privacidade.

      Responder
      1. andrea

        obrigada Manu! beeijo

        Responder
  11. Gisele Ferreira

    Olá bom estou a procura tbm no rio de janeiro mas estou com muitas dúvidas brasileiro é muito desconfiada e minha primeira viajem.com meu marido para o rio de janeiro então acheibo site airbnd mas como disse ainda em.duvidas sobre usar bom queria saber como é pra pagara pois não queria pagar em cartão de credito sim a vista dinheiro mesmo e tbm oque vai ser cobrado seria tudo junto com a reserva ou depois ainda termos surpresa bom queria me tirasse essas duvidas pois tenho interesse mas muito receio obrigado

    Responder
    1. Emanuella Maria

      Oi Gisele, sim é cobrado tudo junto com a reserva. Mas durante a reserva tem umas taxas (taxa de limpeza, um calção que você paga a mais para no caso de danos no local).Cada casa ou apt define os valores dessas taxas, mas isso tem la no site visivel.
      Quando você paga, quem recebe o dinheiro é o airbnb e eles so liberam o dinheiro pro dono da casa depois de 24h do teu checkin. Pra dar uma segurança a voce que esta alugando o local. Entao voce tem 24 h pra reclamar ou entrar em contato com o airbnb em caso de algo estiver errado. Eu nunca tive problemas, ja usei o airbnb varias vezes e foi tudo tranquilo. Depois que voce sai da casa/ apt, o dono do lugar tem 24 horas pra contactar o airbnb e dizer se tudo foi ok, se sumiu algo, se quebrou algo. Se a estadia for tranquilo eles devolvem o dinheiro do calção a mais que voce depositou na reserva. So nao devolve a taxa de limpeza.

      Responder
  12. Bruno Leite

    Por favor, compartilhem, e' uma absurdo. Depois da brasileira Natalia Vasconcelos Oliveira ter todos seus pertences roubados em Berlim, posso ser a próxima vitima. Lamentável, estou em viagem pelo Hawaii e reservei uma acomodação pelo Airbnb, que parecia um bom lugar, porem, para minha surpresa a acomodação sequer tem uma porta apropriada ou chaves, e a entrada da mesma esta à 30 metros da principal estrada local, com o portão da propriedade aberto dia e noite, todo o tempo. O Anfitrião não estava presente durante a chegada e se encontra viajando, conforme nos comunicamos pelo serviço de trocas de mensagens, simplesmente enviou qualquer pessoa para receber o Hospede. Qualquer um pode entrar ou sair sem ser notado e serem roubados, documentos essenciais para viagem a viagem, dinheiro, cartão de credito, objetos pessoais e de valor, a qualquer momento.

    Responder