A gente é o que a gente come

Já entrei no clima das soluções de 2012 e entre elas, quero ter uma vida mais saudável. Acho que agora que passei da casa dos 20s está na hora de puxar a vela do barco e decidir a direção que eu quero tomar, principalmente em relação a minha saúde e meu bem estar pessoal.

Minha irmã que tem quase nove anos a menos do que eu, veio passar uns dias comigo em DC e apontou várias falhas na minha dieta, na forma que eu como, isso e aquilo. Bem eu sei que é um saco alguém apontar nossos defeitos, pior ainda quando é alguém da família, mas é importante quando uma pessoa de “fora” pode fazer parte da sua rotina e perceber os erros que você comente e nem nota mais. Ela me fez refletir e buscar melhorar meus hábitos alimentares. Além disso, ela esta terminando a faculdade de nutrição, então ela tem mais embasamento pra fazer comentários nessa área. Bingo pra mim, que já tenho uma nutricionista na família.

Tenho que trabalhar bem o meu lado psicológico, porque eu vejo a comida como um refúgio. Se estou triste eu como mais, se estou feliz eu quero comemorar com uma boa pratada, e assim acabo comendo muito por impulso, por hábito.  Mas é errado ter a comida ligada as nossas emoções.

Tenho me esforçado para prestar atenção em tudo que como e estou fazendo isso através de um diário alimentar. Hoje em dia com os “smart phones” fica tudo mais fácil, eu baixei uma aplicação chamada MyNetDiary onde anoto tudo o que como, horários e ainda vejo a quantidade de calorias ingeridas. Tem uma aplicação brasileira chamada Boa Forma que tem um principio parecido e é muito boa também. Além disso, achei esse artigo com 60 dicas para ter uma alimentação mais saudável que ajudou bastante.

Mas enfim, não estou fazendo dieta, apenas mudando velhos hábitos alimentares. Estou mais curiosa sobre os produtos que estou ingerindo e buscando entender melhor a comida, os nutrientes, vitaminas e os benefícios que eles me trazem. Em pouco tempo, já notei resultados super positivos, como a perda de peso, menos ansiedade, mais energia, diferenças significativas na pele e nas unhas. Agora eu entendo aquela frase, a gente é o que a gente come.

Eu acredito que há quatro aspectos chaves para a nossa existência – mental, físico, espiritual e emocional. E o balanço desses aspectos é essencial para uma jornada plena e saudável. Eu sei que não é fácil, principalmente por que passei a vida toda amando-odiando meu corpo. E o estado emocional parece estar intimamente ligado ao físico. Mas agora eu tenho certeza que quero mudar. Como no post anterior eu comentei, não é uma resolução, é uma necessidade.

Eu aprendi com tudo isso que viver dentro do próprio corpo é sempre o caminho mais difícil.

Namastê

P.S.: Namastê é um cumprimento, saudação falado no sul da Ásia. Quando dito a outra pessoa, é normalmente acompanhada de uma ligeira vénia feita com as duas mãos pressionadas juntas, as palmas tocando-se e os dedos apontando para cima, no centro do peito. E entre os significados da palavra está “Eu honro o local em você em que o Universo inteiro reside, eu honro o lugar em você que é de Amor, de Integridade, de Sabedoria e de Paz. Quando você está neste lugar em você, e eu estou neste lugar em mim, nós somos um.”

Deixe um comentário!

2 comentários

  1. Adriel Christian

    Esse post veio na hora certa, Manu. Foi o com um tapa na cara pra vê se acordo. Estou acima do peso já faz um tempo, já fiz dieta com nutricionista, mas não resolveu meu problema. Nós últimos meses perdi vários quilos sem fazer dieta, apenas me reeducando. Acho que mesmo sem a pessoa ter um profissional por perto mostrando o que deve ou não comer depende da força de vontade da pessoa em querer manter uma vida saudável.

    P.S.: Adorei a explicação do termo “Namastê”. Hahaha.

    Beijos.

    [Reply]

    Responder
  2. Mônica

    Parabéns Manu pela iniciativa.
    Eu tbm tenho mudado algumas coisas que como.
    Posso te dar uma sugestão ? A LINHAÇA DOURADA TRITURADA NO LIQUIDIFICADOR. É excelente para um moooontão de coisas no nosso organismo. Dá uma lida nos benefícios. Mistura no iogurte ou coloca sobre a salada.

    Bjusss e um ótimo ano de 2012 para vc. 🙂

    [Reply]

    Responder