Sou Emanuella Maria (Manu), uma romântica inconsolável que adora coisas vintage e viajar. Há 7 anos moro na capital americana, Washington DC e neste espaço divido um pouco da vida no estrangeiro e o que me inspira no dia-a-dia. Falo das coisas que faço, do que gosto e o que me faz feliz.

Buscar no blog












23.10.2011

final02

No ano de 2005, tive a oportunidade de morar alguns meses em Berlin, na Alemanha. Nessa viagem, conheci um universo paralelo, onde é possível pronunciar palavras com 36 letras (donaudampfschiffgesellschaftskapitän) e onde um indivíduo pode criar uma nova palavra a partir da junção de outras já existentes, podendo até formar sons incompreensíveis. Um lugar onde o sol se põe às 21:30h no verão, às 15:30h no inverno e onde um metrô pode parar ao seu lado na estação às 09:47h em ponto; sem nenhum atraso. Descobri um país cheio de charme, peculiaridades, imagens monumentais e com um ar especial que começa na percepção de que o antigo e o moderno se encontram sem atritos.

2489108064_290ac4f215_b
28558387_ee5b3bd785_o
3844803055_d5ca61caf4_z
1809543362_f471f9b8f5_z

Marlene Dietrich, cantora e atriz alemã, que fez sucesso nos Estados Unidos e virou ícone no cinema, já cantava em tom de sedução: “Ich hab’ noch einen Koffer in Berlin / daswegen fahr’ ich nächstens wieder hin”. Algo como: ainda tenho uma mala em Berlin, por isso, para lá viajarei novamente em breve. Também tinha essa sensação permanente que iria voltar lá em breve, nesse lugar que fui acolhida de uma forma tão amigável, que encheu a minha bagagem de experiências e mudou a minha forma de ver a vida.  Pra quem não sabe Berlin foi o motivo que me fez mudar de vida, deixar minha família e amigos no Brasil, sair de um trabalho estável e escolher “arriscar” a vida no exterior.

4727955523_45cb5342f1_b
IMG_0523
final02 (1)
IMG_0512

Viver em Berlin, foi uma experiência tão incrível que quando regressei percebi que Fortaleza, e mesmo o Brasil já estava pequeno demais pra mim. Queria viver outras experiências, ter outras oportunidades que sabia que não ia encontrar em minha terra natal. E não me arrependo nenhum minuto de ter mudado de vez pro exterior há quatro anos atrás.

photo-12
IMG_0858
photo-11
IMG_0773
Screen shot 2011-10-23 at 11.50.31 AM

Esse mês de setembro visitei Berlin mais uma vez. Visitar Berlin depois de tanto tempo, me trouxe mais uma vez essa sensação de nostalgia e felicidade tão grande, e o que pareceu velho e cinza ao primeiro olhar, hoje ganhou cores e novas dimensões.    Eu espero que um dia vocês encontrem a Berlin de vocês também. Uma Berlin cidade, uma berlin pessoa, uma berlin amor, uma berlin livro, ou uma berlin experiência, que seja tão intensa e especial que façam vocês repensarem a vida e querer mudar a realidade.

Amor para todos!!


Gostou? Compartilhe:

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Pinterest

12 Comentários

Categorias: viagens | Tags:













12 Comentários em “A Berlin de cada um”

Marisa
23/10/2011 ás 12:43

Poxa nunca imaginei que Berlin fosse tao linda. adorei os muros e as fachadas coloridas.

[Reply]


Gorete
23/10/2011 ás 12:44

Que linda essas fotos!!!…Agente viaja na imaginação.

[Reply]


Marcelle Mendes
23/10/2011 ás 13:44

Lindo texto, parece uma declaração de amor e um “MUITO OBRIGADO” à uma experiência passada!!!
Engraçado ler seu texto num momento em que tenho me questionado muito, me sentindo presa, sufocada, com vontade de largar tudo e cair no mundo… rsrs
Me identifiquei bastante.
Adorei ver Berlim pelos seu olhos e, como você disse, espero encontrar minha BERLIM em breve…
Bjks

[Reply]


Ana
28/10/2011 ás 12:05

Olha, pra quem tem “mestrado em uma das 10 melhores universidades do mundo”, vc deveria era voltar pra alfabetizacao pq nao escreve bem. Se vc escreve “fiz tal e tal ha dez anos”, nao precisa escrever “ha dez anos atras”, o “ha” ja implica que foram anos passados, ou seja, nao necessita do complemento do “atras”. Ja se vc quiser pode escrever “fiz tal e tal 10 anos atras”, nesse caso nao precisa do “ha”, entendeu?

[Reply]

Manu ♥ Reply:

oh Ana obrigada pela licao de portugues, mas como vc deve ter lido no post ,eu moro fora do Brasil desde 2005 e meu mestrado “em um das 10 melhores universidade americanas”, foi todo em Ingles. Sao quase seis anos sem praticar a lingua e no dia a dia, dentro da minha casa, ou no meu trabalho, minha primeira lingua eh o ingles. O portugues esta enferrujado e tento exercitar a lingua aqui no blog, nos textos informais, mas com certeza tem alguns erros ortograficos e de gramatica. Entao peco a compreensao dos leitores, e vez ou outra, quando noto um erro tento corrigi-lo. Mas se os erros aborrecem tanto, la em cima tem um X que serve pra fechar a pagina. Um abraco e bom final de semana

[Reply]

geovana Cristina câmara costa Reply:

Adorei seu blog Manu e o corte que você teu também . Espero que você continue postando coisas legais . Abraços . :D

[Reply]


Mônica
31/10/2011 ás 07:52

Manu, querida.
Eu posso sentir a sensação de felicidade e calor no peito qdo vc escreve de Berlin. No tempo que vc viveu lá, vc registrou momentos de intensa alegria, descoberta, sensações que vc guardou dentro de vc, e que hj, qdo vc volta lá, vem a tona. E isso não desaparece, cada vez que vc for la, esse sentimento vem pra fora.
Amanhã faz 01 mes que me mudei para a Serra Gaucha. Achei que sentiria saudades do mar, mas estou descobrindo aos poucos, outras coisas aqui, peculiares , que não encontrava em Fpolis. Me sinto bem, em paz. Tenho vivido momentos de alegria com meu esposo, de sensações que antes não sentia. Ontem a gte foi passear pelo interior da cidade, tem muito verde, muitos pinheiros, arvores grandes. A cidade é de colonizãção italiana, então, vc ve muitas casinhas que vendem massas caseiras, pães. Contruções em estilo colonial. Sem contar naquele ar mais fresco que tem aqui e agora tbm estamos caminhando tdo final de tarde, coisa qaue antes em Fpolis com a beira mar perto, a gte não fazia. Então eu to descobrindo novas sensações e eu to sentindo que Caxias do Sul e a região da Serra em geral será uma Berlin pra mim e meu esposo .
A gente é feliz quando se permite viver outras coisas, mesmo com medo, vá, siga em frente. A vida pulsa !!!

Bjão

[Reply]

Manu ♥ Reply:

Oi Monica, que legal que voce ja mudou e esta se adaptando. Quando eu era pequena meu pai sempre dizia que todas as mudancas eram boas, ate mesmo aquelas que a gente nao entendia o por que. Nao conheco bem o sul do pais, ja fui a gramado ha milhares de anos atras e achei tudo lindo.
Boa sorte na sua nova jornada!!

[Reply]


Martika
02/05/2012 ás 20:28

qUERIDA VC ESTUDOU NA UFC…CAMPUS DO PICI…CHEGUEI NO SEU BLOG E ACHO QUE JÁ TE VI,,,SOU DE FORTAL TAMBÉM! BJ

[Reply]

Emanuella Maria Reply:

nao estudei la nao. mas vivia por ali na area do benfica..

[Reply]


brunna
08/05/2012 ás 16:15

eu morei em firenze, na itália, e tenho a mesma sensação que você, mas eu não sei como sair de são paulo. :(
você conseguiu ir pra usa via emprego? marido? conta pra gente :)

[Reply]


Jess
14/06/2012 ás 09:02

que lindas fotos.
Morar fora é sempre uma experiência incrível.

quando der, nos conte mais sobre esse tempo :)

[Reply]