5 dicas para ajudar você a dimunir o rítmo e ser mais feliz

sozinha eu vou

“Sempre que você sentir que está ficando infeliz, diminua o ritmo, não se apresse, faça movimentos suaves como no tai chi chuan. Se estiver triste, feche os olhos e deixe o filme passar muito lentamente. Observe o que está acontecendo de acordo com uma perspectiva abrangente. Faça tudo sem pressa, de forma que você possa ver cada ato separadamente. Se estiver ficando irritado, faça a mesma coisa — mergulhe lentamente no sentimento. Durante alguns dias, reduza o ritmo de sua vida. Ande mais devagar do que o habitual, tome um banho mais demorado, coma com mais devagar e mastigue mais vezes. Quando você reduz o ritmo de todas as coisas, automaticamente a máquina do seu corpo diminui a velocidade. Não há diferentes mecanismos em ação, apenas um único mecanismo orgânico — o mesmo que lhe permite andar, falar e ficar irritado. É uma experiência única: seus pensamentos e desejos tornam-se mais lentos, todos os seus velhos hábitos ficam diferentes. Reduzindo todos os ritmos, você verá que a tristeza, a raiva e a violência também diminuirão.” – Osho

E depois dessa época do carnaval, nada melhor do que ler esse texto do Osho e parar um pouco para refletir na vida. É engraçado pensar que já estamos em Março, fizemos tantos planos pra esse ano, tantas coisas que quereremos fazer, lugares que quereremos ir, listas que começamos, livros que pretendemos ler, amigos que vamos visitar… e já passou quase três meses e parece que ainda estamos no ponto zero. Você se sente assim?

Meu conselho: escolha uma coisa de cada vez. Concentre-se seu momento em torno de um evento, seja ele grande ou pequeno, e deixe tudo mais acontecer sem pressa.

Isso é uma coisa que eu venho trabalhando na minha vida nos últimos seis meses e eu achei pequenos passos que podem ajudar a vocês diminuírem o ritmo.

1. Perceba as pequenas coisas ao seu redor

Você já percebeu como a sua vida é abençoada? Quantas coisas maravilhosas estão ao seu redor? E aquele talento lindo que você tem, já começou a usá-lo? Tire uma tarde e deixe o telefone no silencioso, no fundo da bolsa e vai dar uma volta no quarteirão, no museu, no parque. Pare pra tomar um café, um suco ou seja o que for. Leve um bloquinho de anotação e liste as coisas boas que existem na sua vida. Seja uma pessoa, um animal, um trabalho, um livro, uma vista linda… anote as coisas que te faz sorrir, que te faz se emocionar.

2. Não se compare

Lembre-se as coisas nem sempre são como elas parecem. Ame você acima de tudo, aceite sua vida, sua situação e tente sempre buscar o melhor pra você. Não se compare e fique triste porque fulano tem isso ou aquilo e você não tem. Existem altos e baixos em qualquer situação. A verdade é que tudo na vida acontece por uma razão, mas você sempre pode mudar sua realidade pra melhor. Se inspire nos outros mas nunca queira ser outra pessoa.

embrace imperfeições

3. Encontre alegria

Existe muitas coisas pra te fazer feliz todos os dias. Existem ideias que podem ajudar você a se alegrar. Você só precisa buscá-las. Existem coisas maravilhosas acontecendo ao seu redor todos os dias. Apenas abra seus olhos.

4. Controle o que é controlável.

Meu namorado sempre me diz: ” mude o que você pode e não estresse com o resto”. Você não pode mudar o tráfico e os engarrafamentos, mas você pode mudar a forma que reage a isso. Você tem ficar 15 extra minutos no carro, então escute aquele CD maravilhoso, aprenda uma nova língua, planeje seu dia. Você não pode mudar os outros, mas você pode mudar como reage a eles. Sua amiga está atrasada para o jantar? Pegue uma cerveja e relaxe amiga.

5. Acredite no universo

Há uns meses atrás eu descobri que meu contrato no trabalho não seria renovado por questão de orçamento. Então comecei a aplicar para trabalhos na minha área em DC. E me deu um pouco de medo, pois mas do que qualquer outro lugar nos Estados Unidos o mercado de trabalho em DC é bastante concorrido, principalmente na minha área de comunicação. Todo mundo que vive aqui, vem de outro estado ou outro país. Quase todo mundo tem mestrado, doutorado, fala 2 ou mais idiomas, tem experiência internacional Então passei três meses procurando trabalho, fiz algumas entrevistas, fiz network, mas parece que nada estava dando certo. Ao conversar com uma amiga, ela me falou que eu parecia tão calma, se fosse ela já estaria super tensa. Chegou até a me perguntar se eu achava que tinha alguma energia negativa me afastando do meu objetivo. E eu disse que tinha um pouco de receio as vezes (claro que sou um ser humano) mas que acreditava que a coisa certa ainda ia chegar. Eu estava fazendo tudo direitinho, mas as vezes leva tempo, só não tem que perder as esperanças. E foi que aconteceu. Algumas semanas depois que tive essa conversa com ela, recebi duas propostas de emprego e escolhi a melhor pra mim. Depois disso outras coisas bateram a minha porta, mas eu já tinha feito a minha escolha.

Eu sei que nem todo mundo que ler o meu blog acredita em Deus ou num ser superior, mas você deve acreditar que existe bondade e beleza ao seu redor. E existe provas que as coisas sempre acontecem do jeito que elas devem acontecer. Encontre inspiração na sua vida, vença a ansiedade, tenha fé, faça a coisa certa e acredite que a felicidade vai estar ao seu redor todos os dias. Esse é meu conselho.

Namaste!

Deixe um comentário!

13 comentários

  1. Jane Nogueira Olimpio Sagrillo

    Adorei as dicas!!

    Responder
  2. Anônimo

    Adoro seus posts, Manu! Sempre providenciais! bjos

    Responder
  3. Ana Letícia

    Manu, te desejo tanta coisa boa na vida! É muito bom saber que mesmo quando uma coisa não dá certo outras coisas sempre darão.

    Responder
  4. Mirella Fernandes

    Diminuir o ritmo eh tao importante… Adorei as dicas. eu senti na pele isso quando passei a ver a importancia de se dirigir com mais calma. Eh qualidade de vida.

    Responder
  5. Aline

    Eu estou neste propósito de desacelerar há um tempo… nele resolvi excluir um monte de atualizaçòes de blog. Só estou com uns 10 cadastrados agora. Só os melhores!!! Vc está entre eles. E é bom deixar aqui minha gratidão pelo bem que me faz ler seus posts! Uma delçia mesmo!!! De longe fico aqui desejando o seu melhor e feliz com suas conquistas. Namaste!

    Responder
  6. Gisley Scott

    #3 é fundamental! Principalmente quando as coisas não acontecem do nosso jeito, mas quando menos esperamos vem Deus e nos dar um presente que não cabe no nosso colo! Sim, vale a pena ter bom ânimo e ter uma boa atitude SEMPRE!

    Bjos!

    Responder
  7. Marina Corrêa de Moraes

    o post certo na hora certa

    Responder
  8. Paulo Belim

    amiga, você é linda! acho que vou fazer um blog te imitando! rs parabéns!

    Responder
  9. Gabriel

    Show este artigo, eu gostei muito. Hoje em dia trabalhamos sob pressão a todo instante e sempre temos que fazer mais com menos. as 24h são as mesmas, mas as atividades só aumentam. Eu mesmo sou muito corrido, trabalho de manhã, estudo a noite e nas horas vagas trabalho na startup que criei com um amigo, chamada elaele. É legal, mas a ansiedade nos destróia.

    Este artigo deu uma boa relaxada nos pensamentos hehehe, agora é colocar em prática.

    Obrigado.

    Responder
  10. elaele

    Adorei o artigo, repassei para toda a equipe do site. Acho que nós precisamos relaxar mais hoje em dia e saber aproveitar as pequenas coisas.

    Responder
  11. Dicas ótimas, devemos parar para refletir …

    Responder
  12. Danilo Pedro

    valei manu

    Responder