4 Lições que aprendi com um sonhador

4 lições que aprendi com um sonhador

“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.” – ~Eleanor Roosevelt

Quem foi que disse que existe idade certa para correr atrás dos seus sonhos?

Eu prego que todos os sonhos são possíveis, pois a força para fazer eles acontecerem está dentro de cada um de nós. E eu acredito piamente nisso, pois desde pequena eu cresci ao lado de um dos maiores sonhadores, meu pai.

Meu pai vem de uma família humilde, minha avó teve 10 filhos e era dona de casa. Enquanto meu avô trabalhava no Cais do Porto de Fortaleza. Mas no meio de toda a adversidade, meu pai sempre teve uma família muito unida e equilibrada. Todos os irmãos se ajudavam mutuamente e praticamente todos tiveram a chance de entrar pra a universidade.

Meus pais se conheceram na universidade. Na época, minha mãe cursava direito e meu pai engenharia. Mas aos 20 anos minha mãe engravidou e a Manu nasceu =) Com um bebê no colo, meu pai teve que trancar a faculdade, passou para um concurso público e começou a trabalhar.

Minha mãe, que também é uma grande guerreira, no meio dos trancos e barrancos foi dona de casa, mãe, estudante universitária e ainda arrumou um emprego pra ajudar na casa. E a vida foi levando. Logo ela se formou em direito e trabalhou na área por muitos anos, mas nunca foi realmente feliz. Meu pai sempre a incentivou a começar de novo, e aos 40 e poucos anos, com duas filhas, uma de 20 anos (eu!) e uma filha caçula, ela resolveu voltar a estudar.

Trabalhava durante o dia e estudava Serviço Social à noite. Nessa época eu já estava na universidade e ainda lembro-me de esbarrar nos corredores da universidade com minha mãe. Hoje, um pouco mais de 10 anos se passaram e minha mãe é um Assistente Social. Largou o direito sem olhar pra trás e é muito feliz na área que escolheu.

Meu pai sempre acreditou que, ir atrás dos desejos do seu coração é tão importante quanto qualquer outra coisa na nossa vida. Ele sempre viveu nas nuvens,  nos seus projetos e suas visões e assim me ensinou ser a Manu que eu sou hoje. Que acredita que o impossível é o novo normal.

Eu lembro quando era pequena que meu pai sempre dizia que ao se aposentar iria morar na praia, ter uma casa  grande perto do mar, uma horta e viver arrodeado de amigos. Ele também dizia que um dia ia se formar e ter seu diploma universitário. E que iria criar uma entidade de caridade pra ajudar crianças pobres, pois ele sabia o que era viver na pobreza. Eu adorava ouvir suas histórias, pois para mim eram apenas sonhos loucos. Sonhos de um “maluco beleza”, como ele mesmo se intitulava.

Bem hoje está fazendo um pouco mais de 35 anos que meu pai deixou a faculdade de engenharia, pra trabalhar e sustentar a família. Mas também esse ano de 2015 ele se aposentou do serviço público. Ele mudou de Fortaleza para a casa na praia, que vinha construindo há alguns anos. A casa é grande suficiente pra receber toda a família dele (que bota grande nisso, imagina ter 10 irmãos).

E há dois anos ele vem desenvolvendo um trabalho de caridade pras crianças da comunidade que moram no município perto da casa de praia. Ele arrecada presentes, roupas e dinheiro e faz eventos para as mais de 50 crianças que ele está ajudando atualmente. Porém, esse ano, ele tem mais um motivo para celebrar, dia 2 de Abril vai ter churrasco na casa de praia para comemorar seus 62 anos e também sua formatura. Pois é gente, com quase  60 anos meu pai voltou a estudar, foi buscar o sonho antigo do diploma universitário e orgulhoso mostrou a todos que nunca é tarde pra lutar pelos sonhos.

pai formatura

E aqui eu deixo quatro lições que aprendi com esse maluco beleza:

  1. Acredite em si mesmo

Tenho visto muitos sonhos lindos sendo deixados de lado porque o sonhador não tem autoconfiança para realiza-los. Muita gente acredita que tem sonhos grandes demais e começam a sentir que talvez não sejam bons o suficiente para realizar algo tão incrível. Acreditar que você é digno de seu sonho é uma parte essencial de trazê-lo à vida.

  1. Continue indo

Às vezes a gente tem que engavetar um sonho por um tempo, como foi o caso do meu pai. Esperou mais de 30 anos pra realizar o sonho de ter um diploma universitário. Não interessa quanto tempo você vai esperar para realizar o seu sonho. Lembre que esse é seu sonho e você não pode desistir dele só por que a vida, por um motivo ou outro, impôs assim. Continue indo devagarinho que você vai chegar lá.

  1. Goste de ser uma pessoa diferente

Ser um sonhador muitas vezes faz as outras pessoas acharem que somos loucos também. Não interessa o que os outros pensam de você por ser um sonhador. Imagina se meu pai tivesse ouvido e se intimidado por todas as críticas e olhares curiosos quando ele começou a universidade, onde todo mundo tinha 40 anos a menos? Você tem que ser forte e gostar de ser diferente, pois você está sendo o novo exemplo.

  1. Permita que seu sonho mude 

Seu sonho pode crescer ou mudar com o passar do tempo e isso é ok. Nem tudo que eu sonhava quando eu era criança faz sentido agora que já tenho mais de 30. Meu pai abandonou o curso de engenharia, mas se formou em administração. O sonho dele mudou durante o seu percurso e também com todas as habilidades e experiência que ele adquiriu na vida, um diploma de administração fez mais sentido.

E sabe qual é o próximo sonho do meu pai? Uma dica: tem haver com a foto acima =)

P.S.: Esse post foi publicado em abril de 2015. Hoje dia 20 de novembro de 2015 falei com meu pai no Brasil por telefone e mais uma vez ele me surpreendeu com sua mania de sonhar grande. Acabou de ser aprovado num MBA e está de volta ao mundo acadêmico. Eu tenho certeza que ele vai longe. E você acredita nos seus sonhos?!

E aí, como anda o sonho de vocês? 

Fique a vontade para deixar um comentário e dividir o seu maior sonho comigo. Eu acredito que quanto mais falamos dos nossos sonhos mais o universo conspira ao nosso favor.

divisor

Deixe um comentário me contando o que achou do artigo?  Sua opinião é muito importante para que eu possa cada vez mais trazer artigos de qualidade para inspira-la de forma adequada, compartilhar ideias e dicas e respondendo suas maiores dúvidas.

E claro, não deixe de dividir o amor, compartilha o post com seus amigos e familiares. Vamos mudar o mundo juntos, uma pessoa de cada vez  heart

Deixe um comentário!

57 comentários

  1. Weverton

    Muito lindo, essa historia me deu aquele ânimo que eu estava precisando, mas eu não esperava recebe-lo assim. Logo pela manhã, muito obrigado 🙂

    [Reply]

    Responder
  2. Josiane Paganini

    Manu, sua linda! ^-^ Sabe quando você está pensando em seus sonhos de forma desanimadora, quase desistindo mesmo. Bom, essa era eu hoje de manhã. Então recebi seu e-mail, e a frase do começo ( dá Eleanor, foi parar direto no meu mural de inspiração). Obrigada. Obrigada por me fazer acreditar nos meus sonhos de novo, pelo menos por hoje. <3 Que todos possam ter a chance de ler seu texto e se inspirar também. Beijos

    [Reply]

    Emanuella Maria Reply:

    Oi Josiane obrigada pelo comentário. Espero que você se inspire e acredite nos seus sonhos todos os dias 😉

    [Reply]

    Responder
  3. Anonimo

    Olá, estou escrevendo para dizer que este artigo me fez muito bem. Tenho passado por uma fase de tristeza, incerteza e desânimo. Estou longe de casa para tentar realizar o sonho que eu tive durante a vida e, como para todo mundo, não é nada fácil. Mas ai apareceu o seu blog e eu vejo que posso sim lutar mais um pouco e vencer isso tudo. Obrigada.

    [Reply]

    Emanuella Maria Reply:

    Ola anonimo, nada na vida vem de graça, muito menos os nossos sonhos. Se fosse fácil para eles acontecerem a gente não daria o valor devido a eles. Tenha fé e corra atrás pois no devido momento a vida é o universo vao conspirar ao seu favor. Boa sorte na sua jornada!

    [Reply]

    Responder
  4. Adriana Lima

    Me fez chorar!
    Me fez acreditar que ainda dá pra sonhar em ser mãe , uma BIG mãe!

    [Reply]

    Emanuella Maria Reply:

    Ah que bom que gostou do post! =)

    [Reply]

    Responder
  5. Alessandra

    Adorei a matéria, e história da sua mãe tem muito a ver comigo, já pensei entrar na faculdade, mas penso agora e a vez de minha filha , depois dessa matéria refleti o tanto que estou equivocada e achei a história de seu simplesmente corajosa e digna, vocês são exemplo de pessoas melhores . Siga em frente com amor. Bjs alessandra

    [Reply]

    Emanuella Maria Reply:

    Oi Alessandra, nunca é tarde pra buscar seus sonhos. Se é isso que você quer, que seu coração está pedindo, então faça. 😉

    [Reply]

    Responder
  6. Luana

    Poxa Manu, que legal saber de tudo isso. Me faz sonhar que talvez eu ainda possa encontrar o meu caminho.
    Que legal que seus pais puderam retomar os sonhos e começar tudo de novo sob uma nova perspectiva.
    Parabéns pela família inspiradora!
    Beijos

    [Reply]

    Emanuella Maria Reply:

    Oi Luana, obrigada pelo comentário. Pois é, essa família linda me ensinou que tudo é possível. E é isso que eu tento passar aqui no blog. E é claro que você pode encontrar o seu caminho. 🙂

    [Reply]

    Responder
  7. Ana Luciene

    Sabe Manu, eu tenho 41 anos e desde criança tenho vontade de aprender inglês e conhecer os EUA, eu me casei, tive filhos e achei que esse sonho não existia mais, más eu estava enganada, ele somente estava adormecido, pois de uns 2 anos para cá ele voltou com força total. Hoje estou separada e com filhos já quase criados sinto que posso realizar esse sonho, se não realizar agora acredito que cada vez vai ser mais difícil. Acontece que as pessoas ficam me dizendo que estou velha demais para isso, e isso de uma ou de outra acaba me desestimulando, me faz acreditar que não vou conseguir. Estou recebendo seus e-mails e isso tem me incentivado bastante, o de hoje então foi demais! Parabenize seu pai por mim, ele deu não só a mim, más acredito que a quase todos inscritos no seu canal uma lição de vida, agora sei que ainda é possível eu ir para os EUA aprender inglês e conhecer mais desse País maravilho. Beijos e fique com Deus!

    [Reply]

    Responder
  8. maria

    Manu, que história linda do seu pai. Me fez querer sonhar mais ainda. Algumas pessoas nos acham até doidas né?! Mas quero continuar sonhando e realizando todos os meus sonhos em Nome de Jesus!!

    [Reply]

    Responder
  9. Danielly Romero

    É engraçado como você sabe o que dizer as pessoas, parece que cada palavra chega a nossos corações e nos atinge com uma injeção de ânimo, fé, coragem, força e carinho. É como se seus textos, suas palavras nos envolvessem como num abraço acolhedor, sincero e apertado. Estou generalizando, utilizando “nós”, pois pelo o que li dos outros comentários, todos foram tocados. E para os que receberam seu e-mail, visitaram o Ambiente Vistoriado e leram seu texto e não deixou um comentário, seja por falta de tempo, falta das palavras certas para agradecê-la ou por timidez, sei que todos colocaram em seus rostos belos sorrisos e tiraram do peito anseios e medos pesados.
    Não tem muita relevância, porém, tem uma animação da Disney, Enrolados, em que em uma determinada parte, os personagens falam (catam, na verdade) sobre seus sonhos, os mais sinceros. Que apesar de quem são ou como são vistos, possuem sim, sonhos. E seus corações e almas clamam por realizá-los. Seja do mais simples ao mais complexo. Achei que a canção se encaixa perfeitamente neste texto. Aliás, enquanto o lia, na minha cabeça, ouvia essa música ao fundo 🙂
    Obrigada, mais uma vez, Manu. Por sua sensibilidade e carinho com as palavras.
    Abraço de urso em ti!

    Caso não conheça a canção que mencionei: https://www.youtube.com/watch?v=WKB7n5_TB8o

    [Reply]

    Responder
  10. Nancy

    oi Manu, boa noite…………estou adorando receber seu e-mail, parece que acendeu uma luz , uma esperança que ainda não é tarde pra mim realizar meus sonhos e mudar minha vida, muito obrigada!
    beijos……Nancy

    [Reply]

    Responder
  11. Evani

    Oi Manu, que história de vida mais linda, Parabéns por ter essa família tão abençoada. E a vida é assim, sai andando sem aviso e a gente tem que correr atrás, sempre determinada.
    Beijos , um ótimo final de semana e uma Feliz Páscoa a todos os seus.
    Evani 🙂

    [Reply]

    Responder
  12. Konauky

    Manu, um grande obrigada.

    [Reply]

    Responder
  13. Paula

    E qdo vc já não sabe o q é ter sonho e que caminho seguir?

    [Reply]

    Responder
  14. Ana Paula

    Amei seu artigo! Com certeza uma grande lição e um grande exemplo de persistência e superação!
    Bjo e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    [Reply]

    Responder
  15. Marinete Ferrarezi

    Muito bom o artigo, espero um dia ter coragem e sabedoria para ir em busca dos meus sonhos…Parabéns Manu pela familia corajosa e determinada.

    [Reply]

    Responder
  16. Cecilia Mesquita

    Que historia linda <3
    Meu pai também voltou a correr atrás dos sonhos dele, ele largou a faculdade de Agronomia na ufc para trabalhar e sustentar a família, mas esse ano passou no vestibular novamente e vai voltar aos estudos, vou até mostrar esse post para ele, nunca é tarde para realizar sonhos <333 que inspiração.
    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    [Reply]

    Responder
  17. Paula Leiko

    Excelente artigo, é como eu sempre digo, é preciso sonnhar para viver e ver seus objetivos alcançados, quem deixa de sonhar deixa de viver e fica estagnado na vida.

    [Reply]

    Responder
  18. Marta Victor

    Achei o texto bárbaro! Esse ano está sendo estranho, mas incrível. Parece que pela primeira vez estou sendo eu de verdade. E a frase: “O sonho mudou durante o percurso” hj define bem o momento que estou vivendo! Um cheiro

    [Reply]

    Responder
  19. Juliana

    Amei!
    Linda história!

    [Reply]

    Responder
  20. Kaline Fonseca

    Gostei muito Manu. Parabéns pelo seu lindo trabalho.

    [Reply]

    Responder
  21. Fabiana

    A cada dia q passa me apaixono mais pelo seu blog. Às vezes penso ser surreal ser tão feliz, mas estando aqui, na sua blogesfera, parece tão fácil! A idade algo q tem pesado muito na minha (re)definição de vida, mesmo sabendo racionalmente q isso é bobagem. Seu texto me deu mais ânimo para seguir em frente com meus sonhos. Continue seu trabalho maravilhoso, inspirador!!

    [Reply]

    Responder
  22. Qe lindo, seu Pai "Maluco Beleza" é um grande guerreiro, e persistente nos seus sonhos. Parabens pra ele, e pra vc qe com esse lindo texto, me fez acreditar qe posso conquista meus sonhos. Obg. Beijos

    [Reply]

    Responder
  23. Daniel Marques

    Msg muito inspiradora tenho 16 anos e ando pensando muito na vida ,me perguntando se vo conseguir. Ser um empresario de sucesso. Estava desacreditando de mim msm, mais agora vou ir atras dos meus sonhos, com mais confiaça e força de vontade. Vlw manu!!

    [Reply]

    Responder
  24. Val Taylor

    Manu, obrigada por compartilhar essa parte da história da sua familia. Parabéns ao seu pai, sua mãe… Grande e inspirador exemplo.

    [Reply]

    Responder
  25. Louh Marques

    Nossa, Manu! Como foi bom você ter indicado esse post pra mim!
    Acordei tão pensativa sobre o meu grande sonho hoje…
    A história dos seus pais é realmente muito inspiradora e serve de lição pra mim e, tenho certeza que, pra muitas outras pessoas também!
    Seu pai tá muito fofo nessa foto <3
    Obrigada! Muito obrigada!!!

    [Reply]

    Responder
  26. PALOMA

    Oi, Manu?!
    Nossa achei seu blog na hora certa! Estava desistindo de falar dos meus sonhos, por criticas da minha família e até mesmo amigos, que zombam de mim dizendo que só sonho e não realizo. Hoje em dia as pessoas querem as coisas pra ontem, e não é assim que acontece, não é mesmo?! As vezes leva tempo para realizar um sonho. Estou fazendo faculdade, e sou a única da família a cursar ensino superior, as pessoas não entendem porque gasto com algo que não está me dando retorno no momento, me criticam pelo curso que escolhi, que é Ciências Biológicas (Licenciatura), dizendo que professor sempre ganhará pouco no Brasil, eles não intendem que acho lindo a arte de poder passar ideias as pessoas, de tentar mudar alguns pensamentos e esses adolescentes (meus futuros alunos) conseguirem fazer um futuro melhor para o nosso país. Eu acredito num mundo melhor e não medirei esforços para fazer oque puder para ajudar.
    Me identifico muito com você e claro que começarei a acompanhar o blog, parabéns pelas postagens, isso me motiva! Bjus e sucesso sempre no seu caminho.

    [Reply]

    Responder
  27. Poxa Manú mais uma vez seu texto é uma injeccao de incentivo para mim., Por duas vezes meu percurso vem sido alterado pelos acontecimentos da vida e , exatamento neste momento penso em um recomeco.
    Obrigada pela forca!
    Márcia dos Santos Peterek

    [Reply]

    Responder
  28. Tassia

    Parabéns , você tem uma família abençoada!!
    E obrigada pela inspiração, seus pots são cada dia mais incríveis e perfeitos.
    Que Deus continue abençoando você e sua família.

    Bjs Tassia Tavares

    [Reply]

    Responder
  29. Ivone Alves

    Nesse momento da minha vida esse post veio para eu ter certeza que vou adiante e vou ainda me formar e vou realizar todos os meus sonhos.

    obrigada Manu por vc dar oportunidade de fazermos diferente.

    [Reply]

    Responder
  30. Denize Lemos

    Estou em prantos por ler essa linda história. Me trouxe Esprança!!! Te amo msm sem te conhecer Manu…… Leio quase tudo oq vc posta e louvo a Deus por sua vida….. obrigada por existir bjus miiiiiil…..

    [Reply]

    Responder
  31. Karina

    Muito inspirador!!! Vc está fazendo a diferença nos meus dias!!!Obrigada! !!

    [Reply]

    Responder
  32. Serginho Leal

    E eu preocupado com 27 anos, achando que já estou velho pra ir pra faculdade. Bela história Manu, inspiradora como sempre <3

    [Reply]

    Responder
  33. simone

    oi tudo bem? E uma linda lição de vida e muito emocionante uma exemplo pra todos seguirmos nunca é tarde para realizar os nossos sonhos basta de força de vontade ou seja coragem.obrigada .

    [Reply]

    Responder
  34. Lorena

    Valeu a pena ler Manu!
    A gente ouve tanto que “É pra gente correr atrás dos nossos sonhos”, que as vezes isso se torna comum e a gente acaba esquecendo o tamanho da importância de nunca desistir de nenhum deles!!!
    Foi muito inspirador!!
    Te adoro! ;*

    [Reply]

    Responder
  35. ste

    História linda . Obrigada por compartilhar !!! Direta ou indiretamente me faz sonhar com o sonho que parece impossível RS . Simplesmente amei ♥

    [Reply]

    Responder
  36. Robson

    Meu sonho é conhecer o “Silicon Valley” ai em USA, Califórnia

    [Reply]

    Responder
  37. Júlia Batista de Andrade

    Eu acho lindo pessoas assim, pois mostra que sempre quebrar um barreira do impossível para o possível. Que Deus abençoe e de muita saúde para seu pai e você.

    [Reply]

    Responder
  38. Camila Sirino

    Oi Manu, tudo bem? Adoro seu site, seus videos e a maneira como você conta essas histórias inspiradoras.
    Me Chamo Camila, tenho 26 anos e todos os dias eu acordo e tenho que me convencer que ainda há tempo de ser a pessoa que eu desejo ser…
    Suas histórias me inspiram e quem sabe um dia você não venha a contar a minha aqui, pois farei questão de contar que você me ajudou no meu autodesenvolvimento, aceitação e motivação. Grande Beijo

    [Reply]

    Responder
  39. Maria José

    Que história!
    Hoje, você me mandou esse belíssimo texto reflexivo. Um texto, Manu, que vai me inspirar muito quando eu desanimar.
    Meu maior sonho é ser atriz, sempre sonhei em viver para o teatro. Mas, ainda não consegui!
    Hoje, também tenho um novo sonho: crescer meu blog e o canal, aos quais deposito todo meu amor, carinho e tempo!
    Beijos Manu!
    Que Deus abençoe toda sua família!

    [Reply]

    Responder
  40. Guiomar

    Olá boa noite
    Era tudo que precisava para entender que nunca é tarde.
    Eu nāo tive muitas oportunidades de estudo quando nova e hj fui muito humilhada devido a isso.

    [Reply]

    Responder
  41. felipe

    Muito obrigado pelo post, incentivador, tenho alguns planos e com certeza esse ano irei realizar

    [Reply]

    Responder
  42. José Bernardo neto

    Muito bom estas 4 lincoes de vida meu sonho é ser um escritor profissional e conseguir viver das palavras

    [Reply]

    Responder
  43. Elisângela Rocha

    Sonho. Não sei se um dia eu tive um sonho. Continuo confusa, por isso estou aqui. Aos 30 anos tentando me descobrir, procurando mais satisfação na vida.

    [Reply]

    Responder
  44. Karyne

    Que inspirador! ♥
    havia um tempo que não visitava o blog. Fiquei feliz em vir aqui de novo… vou estar por perto para sempre ler as inspirações e motivações que você escreve.

    Bjs, Karyne

    [Reply]

    Responder
  45. Liz

    Muito lindo e insspirador! Fiquei toda arrepiada, meus sonhos são grandes também, mas acredito que dando passinhos por vez conseguimos ir muito longe e alcançar nossos sonhos! Eu amei o post! Me inspirou muito! Obrigada linda, beijoss

    [Reply]

    Responder
  46. Juliana

    Achei muito inspirador sua história isso me fez ver que temos que ter força de vontade e correr atrás dos nossos sonhos abrigado manu

    [Reply]

    Responder
  47. Vanessa Santos

    sonhar e maravilhoso, realizar os nossos sonhos é mais gratificante ainda. Estou feliz pela realização do seu pai, um verdadeiro guerreiro. Amei seu artigo, na verdade todos eles falam comigo de uma forma especial. Um dos meus é aprender tocar piano, mas decidi adiar um pouco. Pois avida acadêmica me suga bastante energia. Porém, pretendo começar tocar violino semestre que vem, que também é um sonho e por enquanto está mais ao meu alcance do que piano! Obrigada por suas palavras motivadoras.

    [Reply]

    Responder
  48. Sandra

    Um farol de luz!

    [Reply]

    Responder
  49. Rodrigo França

    Muito bom Manu, gostei mesmo hoje tenho 32 anos e tenho sonhos é simples mas muitas vezes me pego desistindo dele.
    Mas com essa história fez sentido que posso alcançar.
    Obrigado por compartilhar

    [Reply]

    Responder
  50. Jennifer Alemida

    como sempre maravilhoso seus post MDSSS eu amei do fundo do meu coração

    [Reply]

    Responder
  51. Ana Luzia de Paula Riccioppo

    Olá Manu! Amei a história de vida da sua família! Ela nos inspira perseverar, não desistir dos nossos sonhos! No momento estudo para concurso. Tenho sonho de ajudar muitas pessoas. Já faço isso.. mas quero aumentar…tenho sonho te fazer mestrado! amei receber seu email. Comecei o m~es de Setembro bem! Uma ótima semana! Bjss

    [Reply]

    Responder