4 anos morando nos Estados Unidos

Hoje é um dia especial para mim, estou fazendo 4 anos que cheguei aqui nos Estados Unidos. Sempre recebo email de meninas curiosas com a vida fora do país e querendo informações sobre como morar no extrangeiro. Infelizmente não existe uma fórmula mágica e cada pessoa traça o caminho dos seus sonhos e da sua vida. Eu sempre gostei de viajar, de me aventurar, de descobrir o novo. Adoro colocar a mochila nas costas e com alguns trocados viajar. Lembro quando estava trabalhando no Brasil, minhas colegas de trabalho juntavam dinheiro pra comprar um carro, dar entrada num ap e eu tava salvando pra minha próxima viagem.

Primeiro morei na Alemanha (Berlin) em 2005, e quando voltei ao Brasil em 2006 descobri que Fortaleza não era mais meu lugar. A cidade tinha ficado pequena demais e como o pequeno princípe, agarrei a cauda do próximo cometa e sem querer vim parar aqui nos Estados Unidos.

Foi difícil, saí de Fortaleza, minha cidade natal, deixar minha fámilia e amigos. Vim com o coração apertado de saudade, mas com a mala cheia de sonhos e ideais. E foi assim! Me deixei levar por terras estranhas, aprendi a falar linguas diferentes, fiz muitas viagens, inclusive morei no Equador por três meses no ano passado. Me apaixonei e também me desencatei. Fiz novos bons amigos, mas sem querer me perdi de algum velhos. Fui a shows das minhas bandas favoritas, fui groupie, trabalhei em restaurante, fui babysitter, tive dificuldade com a língua, sofri alguns preconceitos, chorava todos os dias quando comecei meu mestrado, mas confesso que tudo valeu a pena e hoje me sinto outra Emanuella.

Todas ás vezes que vou ao Brasil, adoro ir pra minha cidade. Acho que nunca vi Fortaleza tão bonita como agora, dêvo está com o olhar estrangeiro de quem passa e vê os detalhes com mais calma. Mas continuo achando que lá não é mais meu lugar.

Esses quatro anos passaram tão rápido, foi como um piscar de olhos. Tentei saborear cada momento que vivi aqui aos poucos, daquele jeitinho que comemos uma bolacha recheada, lambendo e comendo pelas beiradas para não acabar logo. Agora tenho uma nova vida em Washington DC, mudei recentemente para um apartamento no coração da cidade, fui abençoada de encontrar minha alma-gêmea e me casei, ganhei uns kilos a mais, estou com o  mestrado encaminhado, mas confesso que minha sede de viajar continua e tenho planos de mudar de país novamente em um ou dois anos. Vamos vê onde o próximo cometa irá me levar.

Lembre-se todos, é importante viajar, conhecer novas culturas, cidades, portos. É confrontar pensamentos, valores, conceitos, sentimentos. Importante é recomeçar. É o velho novo, de novo. É tentar, tentar e tentar. E se nada do planejado der certo, simplesmente não planejar. E seguir em frente. Há tantos lugares para ir, tantos nortes e tantos lestes. Importante é não fechar portas e abrir possibilidades.  Não existe idade certa pra tentar. Vou, assim como vim. Como um barquinho de papel deslizando na correnteza da vida.

Um chêro a todos!

Manu

Deixe um comentário!

22 comentários

  1. loma

    admiro demais sua coragem, Manu! se meus planos derem certo, pra 2012 tb terei q fazer algumas malas e ficar fora por um tempinho, curto, mas q tenho ctza q vai ser de matar! \o/ adorei o post! parabéns pelos 4 anos de US! ♥

    [Reply]

    Responder
  2. Marta

    Amei saber que é daqui da Terriha. Fiquei muito contente em ler seu post
    Parabéns pelas suas conquistas viu

    [Reply]

    Responder
  3. Ai Manu, passei a te admirar ainda mais depois de ler este post. Concerteza você é uma pessoa muito corajosa e tem força de vontade. Me vejo assim também, pena não ter tido as mesmas oportunidades que talvez você teve, mas Deus nos faz andar pelos melhores caminhos e hoje me sinto uma pessoa feliz e realizada como você… a diferença é que eu apenas saí do interior para a capital, mas fique certa… o sentimento é o mesmo e também já trabalhei de tudo nessa vida !! 😀

    Adorei conhecer mais um pouquinho de vc… bjos

    [Reply]

    Responder
  4. Emi

    Espero muito conseguir isso um dia também 🙂
    Em mim sobra vontade, mas também sobra medo, dependência e apego.. :/

    [Reply]

    Responder
  5. Tatianna santos

    Manu, há uns meses atrás lhe mandei e-mail pedindo dicas sobre como é morar fora e vc me ajudou muito, justamente hoje tive que tomar a decisão se comprava um carro ou de fazer intercambio nos EUA, e quando abro o seu blog, está este post dos seus 4 anos morando fora. Parabéns por esta história linda que é sua vida e por sua coragem, te admiro muito.
    Minha decisão foi estudar mais um pouco e ir pros EUA, e agora mesmo farei um post no meu blog, e vou falar sobre o Ambiente Vistoriado. Beijos, Tati.

    [Reply]

    Responder
  6. Karyne

    Que incrível!!!!
    Qnd vc decidiu ir pros states… foi com intuito de trabalho ou estudo?!
    sempre quiz ir fazer intercambio escolar… agora tenho cvntade de fazer intercambio de lingus.. pra dois meses, sabe?
    O que vc tem de conselho e tal pra dizeR?

    amei teu blog… looks fofos

    já etsou seguindo!
    espero que goste do meu tb

    bjinhos
    @karyduarte

    [Reply]

    Responder
  7. Karyne

    Que incrível!!!!
    Qnd vc decidiu ir pros states… foi com intuito de trabalho ou estudo?!
    sempre quiz ir fazer intercambio escolar… agora tenho cvntade de fazer intercambio de lingus.. pra dois meses, sabe?
    O que vc tem de conselho e tal pra dizeR?

    amei teu blog… looks fofos

    já etsou seguindo!
    espero que goste do meu tb

    beijinhos
    @karyduarte

    [Reply]

    Responder
  8. Lola Farias

    Entendo muito a parte que tu diz: “quando estava trabalhando no Brasil, minhas colegas de trabalho juntavam dinheiro pra comprar um carro, dar entrada num ap e eu tava salvando pra minha próxima viagem.”
    É bem como ando fazendo, e como ando me sentindo.

    Beijo.

    [Reply]

    Responder
  9. Maraysa Carvalho

    Manu, agora que vc completou 4 anos nos States já pode editar o seu perfil e colocar: Manu Huessy é cearense, jornalista, adora coisas vintage e viajar. Morou em Berlim, no Equador, em Nova York e mora há 4 anos na capital americana Washington, DC.
    Muitas Felicidades pra ti! Sempre passo por aqui e adoro seus looks! Bjo!

    [Reply]

    Responder
  10. dayane

    adoreii manu 😀 linda sua historia 😀

    [Reply]

    Responder
  11. Mônica Talita Biffi

    Oi Manu,
    Primeiro Parabéns por seus 04 anos, que deve ter sido de mta descoberta, medos e conquistas. É tão bom “alargar as estacas”, olhar pra trás e ver que tudo valeu a pena neh ?
    Eu não fui pra outro país, mas como uma menina que nasceu numa cidade de menos de 2 mil hab. e saiu com 18 anos de casa pra morar na capital, trablahar em casa de familia a principio e com o sonho de estudar música. Eu vivia no meu mundinho, tão inocente, ingênua e aqui em Florianópolis pra mim era uma mega cidade, que dava medo, pois morava numa vila pacata, sem shooping, sem computador, sem muita liberdade (pais severos). Mas aqui, no dia a dia, fui abrindo a mente e conquistando meu espaço tbem, faznedo novos amigos, descobrindo as coisas. Acabei me formando em Administração, encontrei o meu amor e como vc sabe, vou me mudar para outro Estado – RS. Haverão muitas mudanças, mas, lendo isso tudo q vc viveu elembrando um pouco do que já vivi. VALE A PENA MUDAR. O MUNDO É MUITO GRANDE PRA GTE FICAR SO NUM LUGAR.
    TE DESEJO TUDO DE MELHOR, MITAS DESCOBERTAS, SONHOS REALIZADOS E QUE VC SEMPRE PRESERVE A SUA ESSENCIA !!!!

    Um beijãoooooooooooooooooo 🙂

    [Reply]

    Responder
  12. baby belchior

    meu sonho é morar nos EUA, você é realmente muito corajosa, adoro pessoas determinas! muah beijocas, plis me segue ;*

    [Reply]

    Responder
  13. Gabriela

    As vezes a gente vê no perfil de uma blogueira “moro em ‘tal’ cidade de ‘tal país'”” e muitas pessoas devem pensar “nossa, que metida” ou “nossa, que sortuda” mas sem imaginar o que aquela pessoa passou para chegar onde chegou e ter orgulho de dizer isso.

    Queria muito ter a oportunidade de conhecer outros países um dia. Você foi a inspiração de hoje. Obrigada.

    Beijos, o blog está lindo.

    [Reply]

    Responder
  14. Mima

    Oi Manuela, achei blog bem bacana, achei ele por acaso!
    Moro em DC também! Achei que voce passou a impressao que nao quer conversas com conterraneos ne?
    Onde voce diz que nao come comida brasileira e nao tem amigos brasileios!
    Estaria voce fugindo da sua origem???

    Abraços,

    [Reply]

    Responder
  15. Manu ♥

    Olá meninas, obrigada pelos comentários. Fico feliz em saber que sou um bom incentivo na hora de fazer uma decisão séria, como essa de viajar e sair do país. Sempre estou a disposição para tirar a dúvida de vocês e trocar emails.

    Oi Mima, obrigada pelo comentário. Acho que você interpretou errado minhas palavras no post. Não sei onde você viu que não como comida brasileira, acho que não comentei em nenhum momento isso em meus posts. Pelo contrário, AMO comida brasileira! O problema é que sou zero a esquerda na cozinha, então não é sempre que como comida brasileira, só quando saio e DC é uma cidade tão internacional que eu não vou comer arroz e feijão todo dia, se posso fazer uma volta ao mundo gastronômica 🙂

    Bem eu não tenho muitos amigos brasileiros aqui nos Estados Unidos, comparado a quantidade de amigos que tenho no Brasil. Porém tenho alguns bons amigos brasileiros.

    [Reply]

    Responder
  16. Rayane

    Oi Manu fico muitos feliz por vc,mas queria uma dica de vc.
    Como faço para conseguir morar nos Estados Unidos para sempre e ilegalmente.
    O meu grande sonho é poder morar aí e espero que ele se realize um dia.
    Por favor me fale.
    Beijos e boa sorte nos United States!!!

    [Reply]

    Manu Huessy Reply:

    Ola Rayane, obrigada pelo comentario. Mas pra vir morar nos estados unidos e poder ficar morando legalmente por um tempo indeterminado so casando mesmo com um americano, por que nesse caso voce ganha um green card e com isso pode morar legalmente aqui, trabalhar e etc.
    A outras duas opcoes é vir pra ca estudar e chegar ja com visto de estudante ou vir pros estados unidos a trabalho (tipo voce ja tem as qualificacoes necessarias, fala ingles fluente e aplica na vaga do brasil) As organizacoes internacionais, tipo o banco mundial, o BID, ONU e etc sao otimas pra trabalho e eles preferem estrangeiros.
    Boa sorte e feliz 2012

    [Reply]

    Responder
  17. Milena Fischer

    Parabéns…gostaria de saber como conseguiu ficar legalmente por 4 anos nos EUA?tenho muita vontade de morar por ai mas dizem que é muito dificil :/ bjos♥

    [Reply]

    Responder
  18. Ana Luciene Dorneles

    Olá Manu, espero que vc esteja bem.
    Sempre tive muita vontade de conhecer os Estados Unidos e aprender inglês, hoje com 40 anos creio que seria impossível, más se vc tiver conhecimento de alguma escola que ministre curso de inglês para estrangeiros me dê uma dica, me separei recentemente e meus filhos já estão crescidos e se tiver oportunidade gostaria de fazer,aguardo retorno.

    [Reply]

    Responder
  19. Ana Della Nina

    Oi Manu tudo bem? Hoje tenho 45 anos e estou cansada do Brasil. Meus filhos estão grandes e moram com o pai. Estou querendo morar no EUA. Florida. Posso comprar uma casa ,as terei que trabalhar… Tenho cidadania italiana e não sei como funciona. Talvez tenha que trabalhar como empregada , garçonete enfim se puder ma dar uma dica agradeço.
    bjs meu email é anaclaudiadns@hotmail.com

    [Reply]

    Responder
  20. Elaine Cândido

    Cansada do Brasil também!Você foi sábia!!Beijos e fique com Deus!

    [Reply]

    Responder
  21. Elaine Cândido

    Que coisa boa!

    [Reply]

    Responder